segunda-feira, 24 de novembro de 2008

>>> SCANIA SÉRIE K

Com apresentação de nada menos do que quatorze modelos, a Scania traz para o Brasil e o mercado latino-americano novos chassis de ônibus para os segmentos urbano e rodoviário. Os veículos, denominados Série K, estão divididos em seis modelos para aplicação urbana e oito modelos para o segmento rodoviário. Uma característica comum a todos eles é a motorização traseira, além de suspensão a ar e uma maior eletrônica embarcada.
A montadora continua atuando nos nichos mais adequados a carros pesados, dispensando os volumes da demanda por motores frontais. Com diversas soluções técnicas focadas na segurança dos passageiros, os chassis de ônibus Scania Série K começam a ser produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a partir de janeiro de 2009.

Chassi rodoviário é o prato forte da Scania

“A segurança para os passageiros é a principal característica dos novos veículos, respaldada por sistemas eletrônicos como o controle dos freios e o controle da suspensão. Esses novos sistemas eletrônicos garantem maior confiabilidade das funções do veículo e minimizam em grande parte a ocorrência de falhas, o que proporciona viagens sem interrupções”, explica Mathias Carlbaum, diretor de Vendas de Veículos da Scania para a América Latina. Diversos parâmetros do ônibus, como sua estabilidade, podem ser agora acompanhados por sistemas eletrônicos que ajudam o motorista na condução mais segura, destaque da marca no lançamento.

Motores mais econômicos

Os chassis de ônibus Scania Série K apresentam novas opções de combinação entre motores e caixas de câmbio, possibilitando montagens que atendem ainda mais as necessidades do transporte de passageiros, tanto urbano como rodoviário. As potências são as mesmas da linha atual, mas a eletrônica embarcada em cada motor foi atualizada, seguindo padrões já empregados para a linha de caminhões, padronizando sua designação.

Além das opções atuais de caixas de câmbio, a Série K introduz uma nova caixa mecânica, a GR 875R, para os veículos rodoviários com motor de 420 hp, que além de maior torque conta com freio auxiliar incorporado. Para as aplicações urbanas, há uma nova geração de caixas automáticas de 5 marchas e a introdução de caixas com 6 velocidades. O Scania Opticruise, em uma nova versão tecnológica para a Série K, é um opcional para os ônibus rodoviários que automatiza as mudanças de marchas nas caixas de cambio manuais.

* Portal Transporte Online.

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