segunda-feira, 28 de setembro de 2009

>>> FRANKFURT

Visitas ao Salão de Frankfurt caem, mas organização comemora
A organização do Salão de Frankfurt, encerrado ontem (28/09), comemorou inesperados 850 mil visitantes. O número é 15% menor que o milhão de espectadores verificado no evento anterior, em 2007, mas superou os 750 mil esperados para este ano. A edição 2009 do maior salão automotivo do planeta enfrentou os efeitos da crise econômica global, que atingiu tanto os expositores como o público em geral. Apesar de continuar gigante, a mostra deste ano não contou com importantes exibidores, como a Honda e a Nissan.

Mesmo os que compareceram restringiram seus gastos, desde com a recepção aos jornalistas credenciados à redução da área de seus estandes. A BMW, por exemplo, que normalmente mostra seus produtos numa gigantesca tenda localizada na área entre os pavilhões da mostra, este ano adotou uma opção econômica e ocupou um dos prédios convencionais. A General Motors, que até poucos meses tinha o destino incerto, teve que se acomodar numa tenda modesta, do lado de fora de um dos galpões.

O público europeu, em particular o alemão, também pode ter desanimado, da mesma forma que tem se retraído na hora de comprar novos carros. Apesar das vendas locais terem reagido nos últimos meses devido a um programa de incentivo à troca de usados por novos, as vendas ainda não podem ser consideradas normais.

No salão deste ano não faltaram os carros de sonho que sempre são destaque nos eventos internacionais. Mas o destaque entre os produtos mais acessíveis ao consumidor normal ficou com os carros “verdes”, híbridos, elétricos ou movidos por combustíveis alternativos. Apesar do interesse e da preocupação de todos na Europa com a degradação ambiental, eles não parecem ter despertado a mesma atenção que os modelos tradicionais. Abaixo, algumas imagens do evento...

Toyota Land Cruiser.

Novo Kia Sorento.

Volkswagen Caravelle, a quinta geração da Kombi.

Mercedes-Benz Classe E Station Wagon.

Ford C-Max.

Kia Venga, em breve no Brasil.

Hyundai iX35, o novo Tucson.

X1 é o SUV compacto que a BMW prefere chamar de SAV (Sporty Activity Vehicle), ou veículo de atividade esportiva.

Skoda Superb Kombi, nova station wagon da subsidiaria da Volkswagen.

BMW X6 Active Hybrid.
* Redação/Revista Auto Estrada.

Nenhum comentário: