terça-feira, 8 de setembro de 2009

>>> LADA NIVA M

Lada mostra Niva M 2010 na Rússia. Veterano 4x4 da marca ganha novos itens visuais.

Lembra do Niva? Pois é, ele ainda é vendido pela russa Lada em diversos mercados na Europa, principalmente nos países que formavam a antiga União Soviética. E tem mais, a marca acaba de lançar no Salão de Moscou a linha 2010 do veterano jipinho com atualizações visuais. Seu nome, por sua vez, agora recebe a letra M adicional. As vendas da nova gama começam em setembro no Velho Continente.


Segundo o grupo AvtoVAZ, proprietário da Lada, o Niva M vem com novos retrovisores externos, para-choques redesenhados, assentos melhorados com opcional de sistema de aquecimento (ideal para quem o utiliza na Sibéria), ar-condicionado mais potente e instrumentação atualizada. O motor continua o mesmo 1.7 quatro cilindros em linha de 80 cv a 5 000 rpm e 13 kgfm de torque em 4 000 giros. A tração 4x4 com reduzida vem de série.


Lançado em 1977 na então União Soviética, o Niva pouco mudou. No Brasil, o carro foi vendido com motor 1.6 entre 1990, quando o país foi aberto para importações de automóveis, e 1995, quando a Lada encerrou suas atividades por aqui. Amado por uns e odiado por outros, o veículo deixou uma legião de órfãos ávidos por peças de reposição. Um suspiro para esses entusiastas ocorreu em 2008, quando o grupo CAOA ensaiava um retorno do utilitário (comentado aqui mesmo, no Kombi & Cia), que chegaria por cerca de R$ 30 000. Porém, a volta do carro não foi concretizada.

* Thiago Vinholes/Revista Carro.

Nenhum comentário: