quinta-feira, 17 de setembro de 2009

>>> NEGÓCIO DA CHINA

Hafei Towner deixou o passado para trás.
Se lhe pedissem para explicar o que é um ‘carro de hot-dog’ é provável que o primeiro automóvel que lhe venha na cabeça seja uma Asia Towner, a diminuta van sul-coreana que foi importada para o Brasil em meados da década de 1990. A importação, no entanto, terminou, a Asia Motors foi adquirida pela Kia Motors, que pertence ao Grupo Hyundai. O nome Towner, porém, abandonado pelos sul-coreanos, foi adotado pelos chineses da Hafei, que deu origem a uma outra diminuta minivan aproveitando apenas a denominação conhecida pelo público brasileiro.


A Hafei Towner teve sua ‘reestreia’ no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, importada pela CN Auto. Na versão para passageiros, o carro é vendido por R$ 26.990 e vem de série com... bem, basicamente apenas as rodas, o motor e o volante. Não há direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo ou qualquer coisa desse gênero como opcional; apenas o ar-condicionado. Ela faz, entretanto, o que poucos carros fazem nessa faixa de preço: leva sete passageiros, ou 600 kg de carga.

O propulsor que empurra os exatos 1.000 kg de peso do carro é um pequeno bloco 1.0 de quatro cilindros 8v a gasolina com comando simples no cabeçote capaz de desenvolver 48 cv de potência a 5.000 giros e 7,5 kgfm entre 3.000 e 3.500 rpm. Trocando em miúdos, o motor é fraco, já que a potência máxima aparece apenas no limite de giro do motor e o torque também está próximo disso. A antiga Asia Towner usava um motor 0,8 de três cilindros. O câmbio e a tração do modelo atual possuem a mesma configuração da antecessora: caixa manual de cinco velocidades e tração traseira.


Nas medidas, a nova Towner encontra um de seus argumentos de venda. Ela mede 3,9 metros de comprimento, 1,5 m de largura, 1,8 m de altura e tem 2,4 m de distância entre os eixos. Ou seja, compacta, mas com espaço interno de sobra. A outra arma do modelo é o visual: moderno e diferente de suas concorrentes, das quais falaremos mais para frente.

Como Ela Anda Ou, Ao Menos, Tenta

Uma tonelada e 48 cv de potência não formam um belo par. Isso fica evidente em ladeiras, em que a Towner sofre para sair da imobilidade, e em retomadas, nas quais o carro demora para responder mesmo se houver redução das marchas. Em terrenos planos ou em aclives não muito acentuados, o desempenho é suficiente para fazer uma locomoção curta ou urbana. O motor, ao menos, se esforça.


Enquanto o visual da Towner é atrativo, o interior da cabine é espartano. Algumas peças, como o cinzeiro e o porta-luvas, não ficam alinhadas e aparentam fragilidade. O painel de instrumentos é bem resolvido e de fácil leitura. A capacidade para sete pessoas é real; se forem sete pessoas de altura mediana, pois, na última fileira de bancos, onde deveriam caber três, vão apenas dois adultos com mais de 1,80 m. No meio, onde iriam dois, apenas um passageiro viaja com relativo conforto.

Quem prestou atenção nas medidas do carro, percebeu que ele é alto, estreito e relativamente curto. Combinação venenosa para a estabilidade. Até 40 km/h, em manobras simples, como virar a esquina, por exemplo, são feitas sem problemas, mas, passando disso, a roda traseira interna à curva tende a sair do chão. Indo além disso, a condução fica até perigosa, pois não é difícil fazer o carro ficar apoiado em apenas duas rodas.


O conjunto de suspensão é formado por amortecedores independentes do tipo McPherson na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira. Solução arcaica, mas eficiente para o transporte de cargas. Mas passageiros não são carga e sofrem com os solavancos da suspensão do eixo traseiro. Esse problema de amortecimento fica ainda pior com o carro vazio, pois, mesmo em baixas velocidades, a traseira pula e sai do chão com facilidade.

Mais Do Mesmo

A Hafei Towner possui duas concorrentes diretas no Brasil: a Effa ULC Van e a Chana Family, que custam, respectivamente, R$ 26.480 e R$ 31.310. Os carros em si são praticamente os mesmos. Apesar de os três utilizarem blocos 1.0 a gasolina, a potência declarada da ULC Van é de 47 cv, enquanto a Chana entrega 53 cv. A diferença gritante de valor da Family em relação às concorrentes se dá porque ela oferece ar-condicionado de série. A VW Kombi não se encaixa nessa comparação, pois é maior e custa nada módicos R$ 43.410 na versão para nove ocupantes.


A principal diferença entre essa trinca de pequenas vans está no visual. Nesse quesito, a nova Towner sai na frente. O modelo da Chana possui farois dianteiros muito grandes e um estranho (para não dizer inútil) aerofólio traseiro. O modelo da Effa tem uma espécie de ‘quebra-mato’ no para-choque dianteiro que destoa do restante do carro.

É Towner, Mas Não é Aquela Towner

Um ferro-velho especializado numa marca ou em um carro não é difícil de se encontrar e há um específico para peças da antiga Towner localizado na zona Norte de São Paulo (SP). Lá foi possível ver o quanto as duas Towner, a nova e a antiga, se diferenciam. Além do nome, nada mais é igual, como os mecânicos do estabelecimento perceberam.


Apesar disso, a opinião sobre o modelo novo foi unânime: ‘ficou muito bonita’. Os funcionários também perceberam que o novo motor chinês tem o acesso mais difícil que o da antecessora, apesar de ambas possuírem o propulsor abaixo dos bancos dianteiros. ‘Olha o veneno que é pra trocar a correia’, alertou um dos mecânicos para o fato de ser necessário descer o motor para se trocar a correia de comando de válvulas.

A nova Towner possui injeção eletrônica, ao contrário do antigo sistema de carburador da Asia Towner. Quando comentei com os funcionários da oficina que o carro rodava apenas com gasolina, recebi uma estranha oferta: ‘ah, isso não é problema, a gente pode chipar (remapear a central eletrônica) para álcool. Dá até pra tirar uns 50 cv dela!’.


Mais bonita que a Effa ULC e mais barata que a Chana, a nova Towner é uma boa pedida para o transporte racional de passageiros sem muito compromisso com o conforto.

* Thiago Moreno/iCarros.

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