segunda-feira, 7 de setembro de 2009

>>> VOLVO DOUBLE DECK

Volvo lança primeiro ônibus urbano double deck híbrido do mundo.
A Volvo Buses apresentou recentemente na Europa o primeiro ônibus urbano double deck híbrido, o Volvo B5L Hybrid. Seis unidades destes veículos foram entregues para a Arriva London, um dos maiores operadores de transporte coletivo de Londres, na Inglaterra.


A tecnologia híbrida Volvo gera redução no consumo de combustível e nas emissões de gases e também diminui significativamente os níveis de ruído do veículo. A Volvo usa a tecnologia I-SAM, um sistema híbrido paralelo próprio que significa que o motor a diesel e o motor elétrico podem funcionar em conjunto e separadamente.

I-SAM

A solução veicular híbrida está passando da fase de desenvolvimento para a realidade comercial plena. A plataforma tecnológica da Volvo nesta área é diesel-elétrica e é chamada de I-SAM. O conceito híbrido consiste de um motor de arranque, um motor de acionamento e um alternador combinados, e uma unidade de controle eletrônico. A recarga das baterias elétricas é feita pelo motor diesel, a cada vez que os freios são acionados.

Alta Performance

O sistema é paralelo e o veículo pode ser acionado por só uma fonte de propulsão, de maneira independente, ou pela combinação das duas fontes de força ao mesmo tempo. A tecnologia híbrida da Volvo proporciona alta performance em economia de combustível em trajetos de alta frequência de frenagem e aceleração, justamente o que ocorre em operações de ônibus urbanos.


Custo De Manutenção

Em virtude de o motor ser movido por um sistema híbrido paralelo, o consumo de combustível cai sensivelmente. Mas outro benefício importante para o transportador é que os custos de manutenção tendem também a diminuir, por causa do menor desgaste do sistema de freios.

Custo De Vida

O diretor executivo da Arriva London, Mark Yexley, disse que os ônibus da Volvo “oferecerão uma excelente oportunidade para que se possa avaliar os benefícios e o custo total de vida da tecnologia híbrida em uma situação real e diária de operação”. A Arriva London é responsável por 20% do total de serviços de ônibus da capital inglesa, e sua frota total de veículos roda cerca de 50 milhões de milhas por ano.

* Walter Silva/Revista BusPress.

Nenhum comentário: