terça-feira, 16 de setembro de 2008

>>> CAMINHÕES BUICK

Apesar de causar certo estranhamento, o título da matéria está correto: a BUICK chegou a fabricar caminhões leves no início da primeira década.
Quem é fanático por automóveis conhece muito bem a fama e a classe dos automóveis produzidos pela BUICK, principalmente os feitos nas décadas de 40 e 50. Mas o que pouca gente conhece, são os modelos ditos comerciais, produzidos nos primeiros anos de atividades da empresa.

Fundada em 1903 em Detroit, Michigan-EUA, pelo escocês David Dunbar Buick, a BUICK MOTOR CO. nasceu do prazer de Mr. David com o manuseio de peças e engrenagens, que desde adolescente, mostrava-se um artista nato na arte dos motores. No final do século 19, período pelo qual a indústria mecânica tomava forma e se desenvolvia a olhos vistos, o então executivo e inventor nas horas vagas D. Buick, juntamente com o grande amigo e engenheiro mecânico Eugene Richard, abriram uma fábrica de motores para barcos e para uso agrícola, denominada BUICK AUTOVIM AND POWER CO. Como desafios eram o combustível dos amigos, não tardou para que tivesse início a montagem de veículos propriamente ditos em 1900. Devido ao sucesso do empreendimento, mudaram o nome para Buick Manufacturing Co. e logo depois para Buick Motor Co., exatamente no dia 19 de maio de 1903, sendo a data celebrada até os dias atuiais como aniversário da montadora.

Mas no mesmo ano, devido aos excessos do seu sócio financeiro, Benjamin Briscoe Jr., teve que vender sua criação para bancar as dívidas adquiridas, sendo comprada por uma fábrica de vagões situada na cidade de Flint, próxima à Detroit, de propriedade de James Whiting, que logo contratou um gerente para o seu novo negócio. É costume afirmar que à partir desta data é que realmente a BUICK teve início como fábrica de automóveis de verdade, pois até então poucos automóveis haviam sido montados e comercializados.

E como a empresa que comprou a BUICK tinha certa experiência no ramo de transportes, nada mais coerente do que produzir veículos para transporte, além dos veículos normais. Então, em 1911, a BUICK apresentava uma linha completa para entrar no segmento. Usando o mesmo chassi para vários modelos de carroceria, contava com um motor de 2 cilindros e 22 cv de potência, com transmissão de duas velocidades à frente e uma à ré. As rodas receberam um aro um pouco maior e para suportar bem a carga, foram usadas longarinas com soluções vindas diretamente do chassi usado nos vagões, o que rendeu ao veículo fama de inquebrável.

Obviamente, como todos sabemos, a era dos veículos comerciais não durou muito. Não se sabe ao certo quando teve seu fim decretado, mas a própria história deixou para a BUICK a marca indelével dos finos automóveis produzidos nos anos seguintes.

Para ilustrar esta matéria, disponibilizamos alguns folders da época, com desenhos feitos à mão (recurso usado no período), onde nota-se a versatilidade do chassi desenvolvido pela BUICK. Os originais destes folders pertencem ao colecionador russo Alexander Kulikov, grande estudioso e apreciador de veículos desta época.






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