Começa na Alemanha o Salão dos recordes
Começaram hoje, em Hanover, na Alemanha, as conferências de imprensa do 62º Salão de Veículos Comerciais do IAA, a maior exposição do mundo de veículos de transporte de carga e passageiros. Matthias Wissmann, presidente da VDA, entidade que representa os fabricantes de veículos na Alemanha, disse no discurso de abertura que este é o Salão dos recordes, pois, além dos bons números da indústria, reúne 2.084 expositores, número 1/3 superior ao da última feira, de 2006.
Desse total, 1.188 são expositores estrangeiros, de 84 países, sendo 133 da China, que triplicou sua participação.
No momento em que o Brasil discute se o diesel com menos enxofre, para motores Euro 4, vai mesmo ser produzido a partir de 2009, o principal foco do salão é a maior eficiência do transporte com redução de emissões e do consumo de diesel. Na Europa, a norma de emissões em vigor é a Euro 5.
A Mercedes-Benz, que tradicionalmente faz a primeira conferência de imprensa, apresenta no Salão o ônibus Citaro, movido a célula de hidrogênio, um novo conceito de mobilidade há muito anunciado e que se baseia no uso de um pequeno motor nos cubos de rodas do veículo.
Outras novidades são os motores híbridos, que equipam caminhões como o Atego de 12 toneladas. A única limitação, neste caso, continua sendo o custo da tecnologia. O preço deste veículo, em particular, é cerca de 40 mil euros superior ao de motor convencional. Um ônibus híbrido é ainda mais caro: 300 a 400 mil euros a mais que o modelo convencional.
A grande atração do estande da Mercedes-Benz continua sendo o Actros, caminhão top da marca, em sua nova versão equipada com transmissão power shift de série com 12 velocidades. O modelo também chega adaptado para a construção civil e já acumula 20.000 encomendas da nova versão.
O diretor da Mercedes-Benz Andreas Renschler comparou o Salão do IAA a uma olimpíada do setor de veículos comerciais por reunir os melhores “atletas” do mundo. “A diferença é que aqui contamos com ajuda técnica para vencer nosso grande desafio que é a redução das emissões”, comparou.
E ele parece ter motivos para comemorar, pois a montadora teve um resultado histórico em 2007, tanto em volume de vendas quanto em rentabilidade, e continua crescendo em 2008, sobretudo em mercados como a América Latina.
Embora ainda não tenha previsão de aportar no Brasil, o modelo Actros apresenta números que são motivo de comemoração para a montadora alemã. Segundo a montadora, seus custos de manutenção chegam a ser 35% mais baixos que os dos concorrentes e, em algumas aplicações, tem apresentado intervalos de paradas para reparos apenas depois de 600.000 quilômetros.
O Salão de Veículos Comerciais da Alemanha abre para o público no dia 25 a vai até o dia 02 de outubro. Maiores informações poderão ser obtidas no site www.iaa.de.
* Revista Carga Pesada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário