sexta-feira, 26 de setembro de 2008

>>> VW EM HANOVER

VW Caminhões e Ônibus marca presença em Hanover com primeiro veículo ISO 14040 da América Latina
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está apresentando em primeira mão no Salão de Veículos Comerciais de Hanover, que começou nesta quinta-feira (25) e vai até 2 de outubro, o inédito veículo certificado pela norma internacional ISO 14040. O modelo, o cavalo mecânico VW Constellation 19.320 Titan Tractor (foto), está exposto no estande da montadora na mostra ao lado de outros sete caminhões e ônibus de sua linha.


Certificação - A ISO 14040, que leva em conta a análise do ciclo de vida do produto, no caso o caminhão VW Constellation 19.320 Titan Tractor, foi concedida pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Trata-se de um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por entidades como Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), acreditado pelo Inmetro e parceiro de organismos internacionais.

A certificação ISO 14040 para o VW 19.320 Titan Tractor, primeira de um veículo na América Latina, segundo a montadora, teve a finalidade de comprovar o seu contínuo aperfeiçoamento tecnológico. Para tanto, o modelo foi comparado com a versão anteriormente produzida para o segmento: o VW 18.310 Titan Tractor.

De acordo com a VW Caminhões e Ônibus, essa comparação levou em conta três dos maiores desafios ambientais: aquecimento global, acidificação (causadora da chuva ácida) e formação de ozônio troposférico (o mau ozônio, que prejudica a saúde). O estudo não só comparou dados básicos como nível de gases emitidos, mas cobriu detalhadamente toda a cadeia produtiva e o uso continuado do caminhão - da obtenção das matérias-primas ao fim de sua vida útil, com o seu sucateamento. Com a certificação, como já acontece em outros países, o VW 18.310 Titan Tractor poderá ser tema de uma brochura - destinada à rede de concessionárias autorizadas da marca e que informará ao público em geral os benefícios ambientais obtidos com esse produto.

Além do VW Constellation 19.320 Titan Tractor, de um caminhão da Fórmula Truck e dos caminhões VW 17250, VW 31370, VW 25370, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta em seu estande no Salão de Hanover alguns ônibus da sua linha Volksbus. “A feira de Hannover é uma grande vitrine para nossos produtos, e também uma ótima oportunidade para falarmos de nossos planos de crescimento”, destaca o presidente da montadora, Roberto Cortes.

* José Carlos Cabral – redação/Canal do Transporte -

Nenhum comentário: