segunda-feira, 15 de setembro de 2008

>>> IVECO DAILY 70 C16

Com a nova lei para circulação de caminhões em SP, as empresas estão investindo no segmento dos leves. E a Iveco não perde tempo e estréia com o novo Daily 70C16.
O novo caminhão leve Daily 70C16 Chassi Cabine da Iveco vai dar trabalho para os concorrentes Ford e Mercedes, já vendidos no mercado brasileiro na faixa de 7 toneladas de peso Bruto Total (PBT). O novo modelo, desenvolvido com exclusividade no Brasil, está sendo comercializado em toda a rede Iveco com nova suspensão dianteira, motor Iveco/FPT (Fiat Powertrain Technologies) F1C, rodado traseiro duplo e duas opções de entreeixos (3.450 e 3.750 mm), com preço sugerido de R$ 91 mil e R$ 106 mil, respectivamente. Com o lançamento do novo Daily, a Iveco espera crescer 10% no segmento de caminhões leves até janeiro de 2009.


O novo caminhão, que leva a assinatura do designer italiano Giorgetto Giugiaro, conta com alguns detalhes bem marcantes, como o robusto pára-choque preto, que dá ao novo modelo um aspecto de mais "força". Conta com amplo pára-brisa que oferece uma boa visibilidade, capô inclinado e grade do radiador pintada na cor da carroceria. O logo da Iveco está estampado na parte central. Completa o desenho, o grande conjunto ótico que acompanha as linhas do capô, pára-choque e lateral.

O Daily 70C16 possui 5.928 mm de comprimento e 1.996 mm de largura, atendendo com uma boa margem a nova legislação VUC (Veículo Urbano de Carga) que entrará em vigor no próximo dia 30 de junho. Com a nova lei, há novas regras para a circulação de caminhões no município de São Paulo. A medida, já adotada nas principais capitais do mundo, visa dar maior fluidez ao tráfego, especialmente na ZMRC -- Zona de Máxima Restrição de Circulação, área de 100 quilômetros quadrados interna ao centro expandido.

Caminhões de médio e grande porte estarão proibidos de transitar das 5hs às 21hs, de segunda a sexta-feira, e das 10hs às 14hs aos sábados. Já os VUC – caminhões de pequeno porte, até 6,3 metros de comprimento - entrarão em um sistema de rodízio de placas par e ímpar no período de 30 de junho a 31 de outubro. Também terão de cumprir, cumulativamente, as regras do rodízio municipal de veículos. A partir de 1º de novembro, todos os veículos de carga – de pequeno, médio e grande porte – só poderão circular entre 21 e 5 horas.

Desenvolvido pelos engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produtos da Iveco em Sete Lagoas (MG), durante nove meses, o novo Daily 70C 16, segundo a Iveco tem grande agilidade no trânsito, oferece bastante conforto para os três ocupantes e tem um boa capacidade de carga: 4.285 kg. Tem em sua lista de equipamentos de série freio a disco nas quatro rodas, válvula reguladora de pressão de frenagem no eixo traseiro, rodado traseiro duplo, transmissão Eaton FSO 4405 B com sistema de engate de marchas a cabo.

No interior, conforto para três ocupantes, sendo que o banco do motorista é independente. Entre os equipamentos de série que facilitam e melhoram a vida a bordo estão piloto automático, imobilizador, vidros elétricos, retrovisor elétrico, ar-condicionado e rádio AM/FM. O retrovisor externo preto tem embutida a seta indicadora de direção. Destaque para a faixa cinza com o 70C16 estampado, que corta a lateral do motorista.

O Daily 70C16 está equipado com motor Iveco/FPT F1C Turbocompressor, produzido em Sete Lagoas (MG), com sistema de injeção Commom Rail, quatro válvulas por cilindro e distribuição por corrente. Segundo a fabricante, está homologado para utilizar o B5 e pronto para a normativa Euro IV. Desenvolve 155 cavalos de potência máxima e emprega 41 mkgf de torque máximo de forma constante que se estende por quase 900 rpm, faixa de utilização mais ampla que a da concorrência. Isso significa que o motor é mais elástico e mais suave, requer menor necessidade de trocas de marchas, com melhor dirigibilidade e maior conforto para o motorista.

* texto: Célia Murgel/Portal Motorcar.

Um comentário:

hugo pastori disse...

o problema sao os retovisores com 3 meses de comprado o caminhao começou os retovisores a ficar folgando apertava e folgava ate tricar de vez e a concessionaria mobile de salvado bahia disse que nao tinha garantia ou seja fiquei no prejuizo