segunda-feira, 24 de agosto de 2009

>>> CROSSOVER 2.0

Subaru Forester 2.0: bravura renovada! Como anda a nova geração do discreto crossover que tem uma legião de fãs.

Um dos primeiros crossovers do mercado, o Subaru Forester é um modelo que ocupa um nicho de mercado, mas que tem uma legião de fãs. A revista argentina Auto Blog, avaliou a versão 2.0 XS (R$ 105 mil), a nova geração do modelo da marca japonesa, cuja grande maioria dos donos tiveram outros Foresters.

Por Fora

As primeiras gerações do modelo – com seu desenho quadrado, mas parecendo uma perua que um utilitário esportivo – se destacaram mais pela discrição e praticidade do que pelo visual. Nessa terceira geração o Forester evoluiu bastante quando o assunto é estética, ficando mais parecido com um jipão de luxo.


De qualquer forma, segue sem muito alarde nesse aspecto. Precisa do atrevido vanguardismo do Honda CR-V e do Nissan X-Trail. Tão pouco é elegante como o Land Rover Freelander 2. E nem esportivo, como o Volkswagen Tiguan. Mas há que se reconhecer que a evolução desse Subaru é notável em termos de estilo. A frente de cantos arredondados tem um perfil de um verdadeiro utilitário esportivo e a traseira vem com dupla saída de escapa cromada, o que deu mais esportividade ao carro.O que também ajuda nesse aspecto são as rodas de 16 polegadas montadas em pneus 215/65R.

Por Dentro

O Forester tem um dos interiores mais espaçosos do segmento. Um ambiente bem arejado e com bom acabamento são qualidades que agradam logo de cara. Os bancos traseiros têm espaço para três ocupantes adultos, mas quem tiver que ir sentado no centro vai sentir um certo incômodo por causa do túnel do eixo carda da transmissão, que atrapalha a acomodação das pernas. E quem quiser rebater os encostos traseiros vai acabar tendo 1.660 litros para levar bastante bagagem.


A fama da Subaru em fabricar modelos resistentes é confirmada nesse Forester 2.0 XS. Mas os plásticos do interior são rígidos e ficam devendo uma textura mais refinada, como a que oferece o Chevrolet Captiva e o Toyota RAV4. Em contrapartida, a posição de dirigir é correta, com ajustes de altura e profundidade do volante, que na versão avaliada veio revestido de couro. A instrumentação com iluminação azulada pode parecer um tanto exagerada, mas os fãs da marca adoram essa cor.

Motor e Transmissão

A estética pode não impressionar, assim como o interior, mas o conjunto mecânico reserva o que esse carro tem de melhor. O motor de quatro cilindros contrapostos – configuração usada também pela Porsche – torna o centro de gravidade mais baixo e gera menos vibrações. Com 2.0 litros de cilindrada e 16 válvulas, recebeu uma série de melhorias nessa nova geração. Agora tem 150 cavalos e 20 kgfm de torque a 3.200 rpm. A tração é integral e vem com sistema que distribui a força do motor entre os eixos conforme as condições de aderência. Além disso, combina bem com o câmbio automático seqüencial de quatro marchas. Tem respostas rápidas, mesmo quando exigido a fundo.

Comportamento

O novo Forester mostra suavidade. Vem com direção assistida e rápida e uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.Talvez pudesse ser mais rígida, já que permite que a carroceria incline bastante nas curvas, mesmo as de baixa velocidade. Por isso é bom pensar duas vezes antes de acelerar demais esse Subaru. Mas em trechos de terra, o carro se sente mais à vontade, mantendo o conforto dos ocupantes, apesar dos buracos pelo caminho. E se você se acostumar com a inclinação da carroceria, o Forester pode se transformar em um carro bem divertido de dirigir, com a segurança garantida pelo controle eletrônico de estabilidade.


A distância livre do solo aumentou de 20,5 centímetros para 22,6 cm, a tração é excelente e a potência do motor é entregue de maneira linear e constante. Os freios também fazem parte dos outros pontos a serem destacados: há discos nas quatro rodas (dianteiros ventilados) que param sem problemas os 1.490 quilos de peso.

Conclusão

Seu desenho não ganhará prêmios internacionais, com essa suspensão nunca baterá recordes em Nurburgring e o interior nunca será igual aos dos utilitários esportivos de luxo, mas nada disso interessa dos fãs do Forester. Mais do que um jipão da moda, eles buscam um meio de transporte confiável, robusto e com foco no conjunto mecânico, deixando de lado o desenho sem graça. O novo Forester talvez nunca seja um sucesso de vendas, mas os fãs do modelo encontrarão motivos sobra para continuarem fiéis à marca das estrelas.

* Carlos Cristófalo/Argentina Auto Blog

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