sexta-feira, 14 de agosto de 2009

>>> X6 ACTIVE HYBRID

BMW X6 ActiveHybrid é revelado. Com potência combinada do bloco V8 e dois motores elétricos, o veículo entrega 577 cv.
Marcando sua estreia no segmento de carros híbridos, a BMW não fez feio e revelou logo em sua primeira cartada o modelo mais potente do gênero já produzido. Trata-se do X6 ActiveHybrid, que traz o motor 4.4 V8 biturbo de 400 cv combinado a dois propulsores elétricos, um de 91 cv e outro de 86 cv. Com as três fontes de impulsão acionadas, a variante do jipão-cupê alcança assombrosos 577 cv. A novidade, ainda sem preço definido, estreia para o público em setembro, no Salão de Frankfurt.


Segundo a BMW, o X6 nessa configuração é até 20% mais econômico no consumo de combustível, além de emitir um menor índice de poluentes. A plena força, o híbrido cumpre a prova dos 0 a 100 km/h em 5s4 e atinge a velocidade máxima de 210 km/h, de acordo com a marca alemã. Parte desse desempenho é creditada ao torque de 79,4 kgfm gerado pelo conjunto motriz e administrado pela transmissão automática de 7 marchas e pela tração integral.


Como todo carro híbrido, os motores do X6 ActiveHybrid funcionam em diferentes modos. Em baixas velocidades, a condução fica por conta do motor elétrico mais potente, que atua até os 60 km/h. Ainda rodando devagar e quando é necessário mais força, como uma subida ou transposição de obstáculo, o segundo propulsor elétrico entra em ação. Em velocidades médias e altas, o modelo atua com propulsão completa. Baterias de níquel, que alimentam os motores elétricos, vão alojadas sobre o assoalho do porta-malas e são recarregadas quando o motor a explosão é ligado.

Para poupar gasolina, o X6 híbrido vem com sistema Auto Start Stop, que desliga o motor quando o carro se encontra parado no trânsito ou em semáforos, e freios regenerativos, que captam a energia cinética das frenagens e a convertem em elétrica para os diversos equipamentos do carro.


O lançamento do veículo ocorrerá ainda neste ano na Europa e Estados Unidos. No Brasil, o X6 ActiveHybrid deverá chegar em 2010. Caso isso se confirme, o modelo poderá inaugurar o segmento híbrido de luxo no país.

* Thiago Vinholes/Revista Carro.

Nenhum comentário: