segunda-feira, 24 de agosto de 2009

>>> LIVINA ADAPTADO

Livina ganha versões para clientes PNE.
A Nissan do Brasil está disponibilizando em sua rede de concessionárias versões das minivans Livina e Grand Livina adaptadas para portadores de necessidades especiais (PNE). Os dois veículos podem ser adquiridos com isenção de impostos (ICMS, IPI, IPVA e IOF) prevista na legislação federal. Com os descontos, o preço do Livina cai para até R$ 33.519, representando um abatimento de aproximadamente 30% em relação a um modelo similar sem adapações. No caso do Grand Livina, sua versão mais acessível equipada com motor 1.8 l e câmbio manual, chega a custar R$ 39.406.


Entre os equipamentos instalados no veículo estão pomos de dirigibilidade - equipamento que permite ao motorista girar o volante com apenas uma das mãos -, banco móvel para facilitar o acesso ao interior do veículo, acelerador e freios manuais instalados na parte superior do painel, além de acelerador posicionado à esquerda - o comando fica ao lado do pedal do freio sem anular o pedal original. De acordo com Pedro Batista, gerente de Vendas Diretas da Nissan do Brasil, os acessórios (adaptados) foram desenvolvidos para atender 95% das necessidades físicas mais comuns do segmento.


O Livina é equipado com motor 1.6 16V de 108 cv, com gasolina, e 104 cv, com álcool, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Com o bloco 1.8 l 16V de 126 cv (álcool) e 125 cv (gasolina), a minivan é oferecida apenas com transmissão automática de quatro marchas. Já o Grand Livina é vendido apenas com motor 1.8, que pode estar associado a uma alavanca manual de seis velocidades ou automática de quatro. O porta-malas do Livina tem capacidade para 449 litros de bagagem ou 769 l, com os banco traseiro rebatido. No modelo maior, com os assentos da terceira fileira dobrados, a capacidade é de 589 l.

De acordo com a Nissan, a aquisição de um dos modelos é feita por meio do programa Direção Especial, voltado para consumidores com necessidades especiais, e requer entre outros documentos a avaliação médica expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

* Redação/Carsale.

Nenhum comentário: