terça-feira, 18 de agosto de 2009

>>> MARCOPOLO NICOLA

Um dos primeiros modelos de ônibus produzidos pela Marcopolo, um Nicola, Série Prata, de 1967, está agora exposto permanentemente na unidade Ana Rech, em Caxias do Sul (RS).
A empresa recebeu da Transportadora Suzantur, de Suzano (SP), a doação do veículo. Com chassi Mercedes-Benz O.321, o Nicola foi completamente reformado pela Marcopolo.


A Marcopolo S.A., fundada em 1949, nasceu com o nome de Nicola & Cia. Ltda e foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus. Na época, os veículos levavam 90 dias para serem produzidos e o material utilizado nas carrocerias era a madeira. A evolução do setor automobilístico foi ponto-chave para o crescimento da empresa, que, em 1957, já fabricava 237 carrocerias em aço por ano, quase uma unidade por dia de trabalho.

Em 1967, ano de produção do Nicola exposto na unidade Ana Rech, a empresa passou por uma atualização de seus processos produtivos e pela implementação de programas de treinamento, que aumentaram consideravelmente a produção. O número de carrocerias fabricadas duplicou: foram montados 468 chassis naquele ano.

No ano seguinte, 1968, o sucesso obtido com o lançamento do novo ônibus Marcopolo no VI Salão do Automóvel, em São Paulo, foi tão grande que acabou sendo sinônimo para a empresa, que adotou o nome do modelo, a partir de 1971.


Com o lançamento da Geração 6, em 2000, a empresa entrou definitivamente no mercado mundial, concorrendo com um produto de alta qualidade e desempenho nas mais diversas regiões do Brasil, além da Europa e América do Norte. Hoje, com uma estrutura organizacional voltada para o mercado global, a companhia possui 50% de participação no País e exporta para 70 países dos cinco continentes.

A Marcopolo possui fábricas em Caxias do Sul (RS), no Rio de Janeiro (RJ) e em Curitiba (PR), além de unidades no exterior, localizadas na Argentina, no México, em Portugal, na Colômbia e na África do Sul.

* Redação/Agência NewMotorAge.

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