quarta-feira, 26 de agosto de 2009

>>> ÔNIBUS OFF-ROAD

Para encarar desafios: Volkswagen Caminhões e Ônibus produziu um verdadeiro ônibus off road para melhorar o transporte dos estudantes das áreas rurais em nosso país.
Ele parece um veículo desenvolvido para enfrentar provas do tipo rally, com todos os percalços que possam surgir, como poeira, lama e muito buraco. Mas ele é um ônibus escolar criado para atender o programa federal Caminho da Escola. A Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu especialmente o modelo VW 15.190 VE-03R para garantir maior segurança e qualidade ao transporte dos estudantes da área rural do Brasil.


Para isso ela reforçou a suspensão e reduziu balanço dianteiro e traseiro, promovendo uma otimização para operações em estradas de terra com condições severas de piso e relevo. “A concepção desse modelo mobilizou toda a nossa Engenharia, os fornecedores e nossa área de Qualidade. Tudo foi projetado para garantir maior conforto aos estudantes”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America. No total, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fornecerá 2.200 unidades para o projeto. O primeiro lote, com 1.100 veículos completos (as carroçarias serão da marca Caio/Induscar e Marcopolo), começa a ser entregue no fim de agosto.


Cada veículo foi configurado para transportar até 57 alunos sentados. Além disso, recebeu pneus borrachudos, faróis traseiros, sinalizador sonoro de ré, portas maiores que as convencionais, poltronas tipo sofá, cinto de segurança, vidros verdes, acentos preferenciais, janelas de emergência, limitador de velocidade para 70 quilômetros por hora e tacógrafo com GPS. A montadora informa que as alterações necessárias nos ônibus foram alcançadas por estudos e proposições feitas pelo Centro de Pesquisa em Transportes da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB), técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e pelo o Inmetro, que certificou o veículo da VWCO como o padrão para o transporte escolar rural no Brasil.


“Foram percorridos 50 mil quilômetros e 16 municípios da zona rural brasileira onde foram entrevistados prefeitos, secretários de educação e transporte, condutores de ônibus e barcos, donos de empresa de transporte, professores e alunos. Atualmente, a pesquisa é dividida em frentes de estudo com o objetivo de dar assistência aos municípios no planejamento, regulação e na operação do serviço”, enfatizou Alouche. A marca aguarda ainda a licitação para o fornecimento de outros 1.100 ônibus com 15 toneladas convencionais que garantirão o transporte dos estudantes nas áreas urbanas.

* Antonio Ferro/Revista AutoBus.

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