domingo, 2 de agosto de 2009

>>> SUV ECOLÓGICO

Coreana Kumho mostra projeto de SUV ecológico, apostando em reciclagem e eletricidade como alternativa para os utilitários do futuro.
A fornecedora de pneus Kumho apresentou seu conceito do que serão os futuros utilitários esportivos com apelo ecologicamente correto. Segundo a empresa, para que os utilitários esportivos continuem sendo feitos no futuro eles precisarão de mudanças para cumprir as crescentes exigências de baixa emissão de poluentes do mercado.


Tendo isso em vista, a Kumho desenvolveu o protótipo Fortis. O veículo possui baixo peso e na construção do painel, portas, para-choque e estrutura da carroceria, foram utilizados pneus reciclados. Sua plataforma é elaborada de forma que algumas partes possam também equipar outros automóveis.


O Fortis terá em cada roda um motor elétrico que gera 100 cv, totalizando 400 cv. O sistema permite também a seleção de tração dianteira, traseira e nas quatro rodas, melhorando a versatilidade do SUV. O modelo também conta em seu projeto com sistemas de freios regenerativos, aumentando a autonomia. A Kuhmo aposta que a utilização de eletricidade nos veículos em um futuro não muito distante será tão cômoda e prática quanto a atual utilização de combustíveis fósseis.


O projeto deverá ter, de acordo a Kumho, um sistema que esvazia os pneus e expõe os chamados “dentes de metal”, que melhoram a tração na neve. Quando em vias asfaltadas, os pneu se inflam novamente.

* Márcio Murta/Revista Carro.

Nenhum comentário: