quarta-feira, 27 de outubro de 2010

>>> DISTRIBUIDOR NATO

Um distribuidor nato! Holandesa DAF, que já demonstrou interesse no mercado brasileiro de caminhões, desenhou um veículo na medida para o transporte de carga nas zonas urbanas.
Cada vez mais, os empresários de transporte encontram dificuldades para trafegar com os seus caminhões no perímetro urbano, seja por restrições legais, trânsito ou falta de espaço. Pensando nisso, a DAF desenhou um veículo exclusivo para a distribuição dentro das grandes metrópoles, o LF45. Com 430 mm de distância de entre-eixos e um raio de manobra de 53 graus, esse holandês proporciona uma excelente manobrabilidade em locais de difícil acesso. Tem 7,92 m de comprimento, sendo 5,62 m correspondentes à área disponível para carga.


Mas além de agilidade e dirigibilidade, o LF45 possui um motor com força considerável para um veiculo de circulação urbana. São 210 cv de potência a 2 000 rpm e uma caixa de transmissão de seis relações, sendo a última overdrive.
Contudo, a DAF não se esqueceu do conforto. O banco com suspensão pneumática oferece ao motorista o mesmo conforto encontrado no XF. E ainda existe a opção da cabine leito, que possui 2 m a mais que a convencional e uma cama retrátil com 1,1 m de altura.


Outro fator importante desse modelo adequado a distribuição é o chassi feito em aço e totalmente plano para facilitar a instalação de outras carrocerias. Mas o melhor mesmo é saber que a marca poderá vir para o Brasil. A Paccar, grupo que detém as marcas Peterbilt, Kenworth e DAF, já demonstrou vontade em expandir seus negócios para a América do Sul, por meio da marca DAF. Embora isso possa ocorrer em breve, não existe uma data definida, o que deixa os brasileiros ainda mais ansiosos.

* Weslei Nunes/Revista Transporte Mundial.

Nenhum comentário: