terça-feira, 12 de outubro de 2010

>>> QUEM AMA O FEIO...

Pontiac Aztek: Simplesmente como deveria ser.
Através desse folheto, que aparece aqui escaneado, relembramos o conceito de um dos carros mais inacreditáveis jamais criados, e que não deu certo quando foi desenvolvido para produção: o Pontiac Aztek.


Uma pena não ter sido oferecido para venda exatamente como aparece aqui, com seu desenho conceitual de 1999. Lançado como modelo 2001, foi produzido até 2005 e considerado um dos carros mais feios de todos os tempos, e também uma das piores criações do desenho industrial.


Como esse tipo de "eleição" é de pouca importância, pois considera a opinião de pessoas que não sabemos quem são, esses títulos não dizem nada. Além disso, eleições e votações podem ter resultados que fogem da realidade, como bem sabemos.

Pessoalmente, há coisa muito mais feia rodando por aí, inclusive no Brasil, em quantidades muito maiores do que as 108.344 unidades do Aztek vendidas em 7 anos. Sim, 5 de produção mas 7 de vendas, pois os últimos 25 foram vendidos apenas em 2007, por preços que devem ter sido maravilhosos pelo conteúdo que o carro possui.

Acredito que se o modelo fosse mais similar ao conceito mostrado aqui, seria uma história bem diferente para o modelo e para a finada Pontiac, como já foi bem explicado pelo Paulo Keller quando da descontinuação da marca. Além de notável pelo seu estilo controverso, foi um dos primeiros crossovers, carros com tamanho de utilitário esportivo, mas voltados quase exclusivamente para uso em asfalto.

Como tudo que é estranho ou feio para alguns pode ser idolatrado por outros, existe um clube do carro. Caso alguém tenha interesse, poderá visitar o site do clube do Aztek.

* Juvenal Jorge/Auto Entusiastas.

Nenhum comentário: