Os lançamentos das montadoras no FENATRAN 2009!Com início no dia 26 de outubro, às 13h, e encerramento no último dia 30, São Paulo recebeu mais um Fenatran – Salão Internacional do Transporte, que este ano está na 17ª edição. Quem foi ao palco da maior mostra de transporte da América Latina, o Pavilhão de Exposições do Anhembi, não se arrependeu, pois viu novidades nos estandes das principais montadoras de caminhões no país, como o estreante Vertis, primeiro caminhão médio da Iveco; o desejado Volvo FH 16 de 700 cavalos; as novas Séries G e R da Scania; o aguardado Ford Transit Chassi-Cabine; o novíssimo Mercedes-Benz Actros 2646; isso sem falar dos imponentes caminhões MAN, nova dona da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Destaques
Como sempre, todas as montadoras de caminhões reservaram lançamentos e atrações especialmente para a Fenatran. A Mercedes-Benz, por exemplo, apresentou nada menos que 12 modelos de toda a sua gama de caminhões, com destaque para dois lançamentos: o pesado Actros 2646 LS 6x4 com motor V6 de 456 cv e o cavalo-mecânico Axor 2535 6x2.
A Mercedes-Benz apresentou ainda o Axor 2544 Série Especial, que comemora o marco de 1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil; versões tunadas do Axor 2644 6x4 e do Atego 2428 6x2; o Axor 4144 6x4 equipado com câmbio Mercedes-Benz G 240 de 16 marchas com sistema semi-automatizado de troca de marchas; um Atego 2425 6x2 com a inédita cabina leito teto alto; a Van Sprinter 19+1 com capacidade para 20 pessoas, a maior do mercado, entre outros modelos da linha da marca.
A Iveco, por sua vez, destacou nesta Fenatran uma série de veículos sustentáveis, com destaque para o caminhão leve Daily Elétrico, derivado da versão de linha 55C16 chassi cabine dupla que usa três baterias Zebra de última geração e tem autonomia de 100 quilômetros com uma carga de oito horas. Ainda dentro desta linha, a montadora apresentou em seu estande o EuroCargo 4x2 com motor a gás natural; uma versão do motor Iveco-FPT Cursor 8 totalmente movido a etanol; um conjunto motor híbrido diesel-elétrico; além do Iveco Stralis B30, ou seja, preparado para receber a mistura de 30% de biodiesel misturado ao diesel convencional.
No entanto, a grande estrela da Iveco na mostra atende pelo nome de Vertis, caminhão médio que vai atuar na faixa de 9 e 13 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) e primeiro projeto mundial desenvolvido no país pela empres. De acordo com a montadora, o modelo é ideal para os segmentos de coleta e distribuição urbana e interurbana e nas aplicações de baú, carga seca e carga refrigerada.
A Fiat por sua vez apresentou uma vasta gama de veículos comerciais que atendem diferentes tipos de serviço. Entre os 23 veículos expostos na Fenatran, o visitante da Feira pode conferir de perto os modelos Ducato, Strada, Doblò Cargo, Uno Furgão e Fiorino Furgão, além de modelos Ducato Multijet Economy adaptados a diversos tipos de utilização como transporte de cargas, veículos destinados ao turismo, ao serviço público, entre outros.
Os grandes destaques da Renault foram Renault Kangoo e a nova linha do furgão Master, de inúmeras aplicações, do segmento de furgões até transporte de passageiros, com PBT (Peso Bruto Total) de até 3.500kg. Foram exibidos na Feira, nove unidades, sendo cinco transformadas nas versões Furgão Isotérmico, Minibus Executivo VIP, Minibus Acesso (para deficientes), Ambulância UTI e Remoção.
A Scania destacou as Séries G e R, que ganharam novas linhas frontais e novo interior. Na série topo de linha R, o novo modelo R (cabine-leito, com uma ou duas camas) se junta a atual cabine R Highline (teto alto).
Já a estrela da Volvo na feira foi o FH16 de 700cv, considerado o caminhão mais potente do mundo. O FH16 de 700 cavalos foi lançado no começo do ano na Europa, complementando as outras duas versões da linha - cada uma com igualmente respeitáveis motores de 540 cv e 660 cv. Produzido na fábrica da Volvo em Tuve, próximo de Gotemburgo, sede mundial do grupo na Suécia, o caminhão mais potente do mundo exigiu três anos de desenvolvimento. A montadora exibiu também a linha VM e ainda caminhões da linha F.
A novidade da Ford para a feira foi a Transit Chassi-Cabine, versão que permite a implementação de diversos tipos de carroceria. Com lançamento previsto para abril de 2010, ela se juntará as atuais versões Furgão Curto, Furgão Longo e Passageiro.
Na abertura da Fenatran, a Ford Caminhões anunciou em primeira mão seu novo pacote de investimentos para o país. A montadora vai investir R$ 370 milhões entre 2010 e 2013. De acordo com o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveiora, os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos, no aprimoramento da manufatura e dos serviços. “Essa nova fase marcará a chegada de um caminhão cabine-lito, versão que é bastante aguardada pelo segmento”, revela.
Novidades também da mais nova montadora de caminhões instalada no país. Trata-se da Hyundai, conhecida pelo caminhão leve urbano HR. A montadora reservou três lançamentos para a Fenatran. A Hyundai Caoa (grupo concessionário) lançou na feira o HR Low Deck Single, terceira versão da linha, que oferecerá maior capacidade de volume de carga em relação aos atuais modelos HR HD (rodado simples) e HR LD (rodado duplo). A montadora também anunciou oficialmente no evento dois caminhões médios que produzirá a partir de 2010, com lançamento em abril do mesmo ano: os modelos HD 65 e HD 78.
No estande da empresa nacional Agrale, O caminhão 13000 Caçamba foi o grande lançamento. Essa nova versão marca a entrada no setor de transporte de cargas de alta densidade, como coletor de lixo.
Nas versões 6x2 e 4x2, o caminhão possui um entre-eixos mais curto com 3.560mm (4x2) e 4.784mm (6x2). A motorização ainda é o MWM 6.0 Euro III, 6.5 Litros, 6 cilindros em linha com 173 cavalos de potência e 61,18 kgfm de torque com tranmissão de seis velocidades. Os caminhões 8500 receberam o novo motor eletrônico da MWM de 3.0 Litros, 140 cavalos de potência e 40,79 kgfm de torque, que é um motor mais econômico e que visa reduzir as emissões de poluentes bem como a preservação ambiental.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus estreou na feira como MAN Latin America, nova denominação da empresa a partir da aquisição pelo grupo alemão MAN. Como não poderia deixar de ser, o estande da marca destacou quatro modelo MAN: os cavalos mecânicos TGS 26.480 6x4, TGS 28.480 6x2 e TGX 33.540 6x4, além do caminhão TGS 41.480 8x4. Em seu estande na Fenatran a montadora apresentou ainda modelos de toda a linha de caminhões VW, como Worker e Constellation.
Os modelos MAN expostos na Fenatran são comercializados somente no exterior. No entanto, a montadora confirmou no evento que as linhas TGS e TGX serão as primeiras que sairão da sua fábrica em Resende (RS) futuramente. E para provar que o anúncio da chegada dos caminhões MAN ao país não é da boca pra fora, a montadora anunciou que já tem 100 unidades reservadas dos modelos para clientes no país. Três dos maiores frotistas do país já estão na lista de espera: Julio Simões, Arcom e Binotto.
Saiba mais: www.fenatran.com.br
* José Carlos Cabral/Canal Do Transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário