segunda-feira, 16 de novembro de 2009

>>> IVECO VERTIS

Iveco apresenta o novo Vertis na Fenatran, o primeiro produto da montadora desenvolvido no Brasil.
A Iveco Latin America apresentou na última Fenatran o novo Iveco Vertis, a primeira família de caminhões da empresa desenvolvida no Brasil. O novo produto foi idealizado pelos engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) da Iveco, localizado no complexo industrial de Sete Lagoas (MG), com a colaboração da plataforma mundial de caminhões médios da Iveco. O modelo vai atuar na faixa de 9 e 13 toneladas de peso bruto total (PBT), os chamados caminhões médios.


“O diferencial desse produto é seu excelente custo operacional”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Ele é versátil na utilização, econômico no consumo de combustível e tem baixo custo de manutenção, características fundamentais para o segmento dos caminhões médios”, diz Mazzu.

O Iveco Vertis estreia com um conjunto motor-câmbio totalmente novo. O motor é um Iveco-FPT de quatro cilindros e 3,9 litros, com quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica Bosch commom-rail de alta pressão. Ele desenvolve 160cv e 180cv, dependendo da configuração, com torque elevado, de 520 Nm e 560 Nm, respectivamente. “O Iveco Vertis alia força, economia e robustez em uma composição tão harmoniosa que, sem dúvida, vai conquistar o cliente de seu segmento”, afirma Marcello Motta, gerente da plataforma de leves e médios da Iveco no Brasil.

O modelo sai de fábrica com uma transmissão ZF S5420 de cinco velocidades, a primeira caixa de câmbio ZF no segmento dos caminhões médios no Brasil. As trocas de marchas são feitas via cabo, sendo mais precisas e suaves. E também, pela primeira vez no segmento dos médios, o modelo virá de série com embreagem servoassistida, a qual reduz o esforço do motorista na hora de trocar as marchas.

O modelo entrará em produção no primeiro trimestre de 2010, quando começam as entregas aos revendedores e clientes da marca.

* Fernando Fischer/Transporte Mundial.

Nenhum comentário: