segunda-feira, 16 de novembro de 2009

>>> MADE IN MEXICO

Conin: o 1º SUT produzido no México.
O México está prestes a lançar o seu primeiro utilitário esportivo de trabalho, ou SUT (Sport Utility Truck). Projetado e desenvolvido no próprio País pela empresa de design Climex, que há 20 anos atua no setor de transporte, o Conin terá quatro portas, capacidade para acomodar até cinco passageiros e deverá ser oferecido com motores a gasolina ou diesel. Além disso, a picape será toda construída com fibra de vidro reforçada.


A Climex divulgou que pretende fabricar anualmente 500 unidades do Conin, mas já adianta que esse número pode chegar 1.000 veículos por ano, dependendo da demanda. Quanto aos preços, a expectativa é de que o Conin custe de US$ 20 mil (R$ 34 mil) a US$ 27 mil (RS 46 mil). Entre seus principais concorrentes estão o Hummer H3, o Jeep Wrangler e o Toyota Land Cruiser.

Segundo a Climex, o nome Conin é uma homenagem a um líder da tribo Otomi que viveu no México durante o período de colonização espanhola e figura popular naquele país até hoje. O SUT 100% mexicano será fabricado na cidade de Querétaro, a cerca de 160 quilômetros da capital mexicana. O projeto está sendo financiado por proprietários da empresa e investidores, mas pode receber em breve apoio e financiamento do governo do México ou de alguma empresa de capital de risco.


Embora a Climex não tenha divulgado nenhuma imagem oficial do veículo e o lançamento esteja programado para acontecer somente em setembro de 2010, durante o México Auto Show, na Cidade do México, algumas imagens já circulam na internet e revelam de como será o novo SUT mexicano. Futuramente o objetivo da Climex é de abrir concessionárias em Querétaro, Cidade do México, Monterrey, Guadalajara e Cancun.

Mas a Climex não é a única empresa que trabalha em um veículo 100% mexicano. A Maestretta, outra companhia especializada em design automotivo, também está envolvida no desenvolvimento de um cupê esportivo local. A Maestretta pretende fabricar 150 unidades do modelo em edição limitada e destinar a maior parte para os Estados Unidos e Europa.

* Redação/Carsale.

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