Nova geração do SUV chega mais leve, econômica e moderna do que seu antecessor.A primeira geração do Touareg nunca conseguiu decolar em vendas, seja pela forte concorrência ou simplesmente pelo valor agregado (leia-se status) superior de SUVs de marcas mais luxuosas, como Mercedes-Benz e BMW.
A Volkswagen sabe que a missão não será fácil, mas vai tentar virar o jogo com o novo Touareg, que fará sua estreia oficial no Salão de Genebra, em março. O design segue as tendências de estilo apresentadas pela VW nos últimos lançamentos. O visual dianteiro é muito parecido com os traços de Golf e Polo, especialmente nos faróis (que possuem iluminação por LEDs) e na grade dianteira. O para-choque também é novo, com aletas nas entradas de ar inferiores.
A lateral lembra bastante a primeira geração, com um desenho mais limpo e com poucos vincos na carroceria. Na traseira, as lanternas abandonaram o formato retangular e ganharam contornos mais modernos, mas continuam invadindo a tampa do porta-malas. As belas ponteiras de escape completam o visual.
O interior foi extensamente modificado em relação ao seu antecessor. O console central abriga uma tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, que reúne os controles do sistema de entretenimento e outras configurações ligadas aos ajustes do carro, incluindo ajustes de suspensão e tração.
Caso o proprietário do Touareg queira se aventurar na lama, a eletrônica ajuda a superar os obstáculos. Todas as versões contam com tração nas quatro rodas e um programa que ajusta os freios com sistema anti-travamento (ABS), controle de tração (ASR) e outros sistemas eletrônicos para atuarem em pisos com baixa aderência, além de ativar o controle que limita a velocidade do carro em declives.
Se a tração 4x4 não for suficiente, um botão seletor no console central é a solução. Ele reúne cinco tipos de ajustes, que variam entre o on-road até o bloqueio do diferencial central e do diferencial traseiro.
Ar-condicionado com três zonas de regulagem de temperatura, teto solar panorâmico, quatro câmeras que monitoram os arredores do carro, nove airbags, assistente de mudança de faixa de rolagem e Adaptative Cruise Control (ACC), que controla a velocidade do veículo automaticamente em relação ao veículo à frente são alguns dos itens de série do SUV.
Segundo a Volkswagen, o novo Touareg está 208 quilos mais leve e 20% mais econômico do que a geração anterior. A opção mais barata do utilitário possui um motor 3.0 com seis cilindros em “V”, de 240 cv, enquanto que a versão topo-de-linha é equipada tem um propulsor 4.2 V8 a diesel, que gera 340 cv. A novidade é a versão híbrida, que combina um motor 3.3 V6 a gasolina e um gerador elétrico que gera 47 cv, totalizando 380 cv e um torque máximo de 59 mkgf.
* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário