sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

>>> RARIDADE ALEMÃ

Uma rara Kombi alemã fabricada em 1970 tão conservada que parece nova!
Percorrer as ruas da capital de madrugada ao volante de Kombis fez parte da rotina do motorista Amaro José de Oliveira durante 22 anos. Após guiar vários modelos malcuidados, como eram os carros da empresa em que trabalhava, esse apaixonado pela van da Volkswagen agora tem nas mãos uma raridade: uma Kombi alemã feita em 1970 tinindo de nova.


“Eu dirigia modelos fabricados em 1976 e 1980 que serviam também a outros motoristas”, diz Oliveira. Por isso ele afirma que não conseguiu resistir quando, há sete anos, dois vizinhos lhe ofereceram o exemplar azul das fotos desta página, que foi importado da Alemanha.

“Os rapazes a compraram de um colecionador, mas logo perceberam que o carro chama muita atenção e ficaram com medo que ele fosse roubado”, lembra o motorista. “Poderia tê-la melhorado, mas preferi conservá-la como estava. É umas das poucas unidades dessa versão no País.”


A Kombi de Oliveira faz tanto sucesso no bairro que muitas vezes ele evita até tirá-la da garagem. “É tanta gente que vem fazer perguntas e querendo fotografar que dá medo de andar com ela por aí”, diz o motorista, que trata a relíquia com carinho.

“Só fiz uma viagem com ela, até o interior do Estado. Não houve nenhum problema e o carro virou atração por onde eu passava”, diverte-se.


Em muito bom estado, segundo seu atual proprietário, a van não precisou de reparos. Ele diz que faz manutenções regulares, afinal o carro tem quase 40 anos, embora tenha rodado apenas 22 mil quilômetros. “Zelo bastante, inclusive quando estou na direção”, diz. Motivos não faltam.

Segundo o presidente do Clube da Kombi de Curitiba (PR), essa versão marcou o fim da produção da van com dois vidros dianteiros na Europa. O motor é boxer de 1.600 cm³, refrigerado a ar, que desenvolve potência de 58 cv. As unidades feitas no Brasil entre 1967 e 1975 tinham propulsor parecido, mas de 1,5 litro e 52 cv.


O perfil de Oliveira é bem diferente do da maioria dos donos de raridades, afinal esta Kombi surgiu em sua vida por mero acaso. Mas sua história também deverá ter final feliz. Com dor no coração, o motorista diz que a van deve ajudá-lo a alcançar outro sonho. “Eu a estou vendendo para terminar a reforma da minha casa.”

* Viviane Biondo/Jornal da Tarde - SP.

3 comentários:

Unknown disse...

Alessandro 021975269577 rio de janeiro zap

Unknown disse...

Boa tarde amigo senhor Amaro , essa kombi sempre foi meu maior sonho pois nunca achei uma dessa dentro das minhas condições para pagar, gostaria de saber quanto pede por essa linda cá que faz parte do meu maior sonho

Rodrigo disse...

Tenho interesse em comprar ela, esta a venda? favor, entre em contato pelo whatsapp 54 9 99581608