quarta-feira, 13 de agosto de 2008

>>> IVECO DAILY HÍBRIDO

Iveco testa vans híbridas na Itália
A Iveco, fabricante italiana de veículos comerciais, está testando uma versão híbrida da van Daily, em Milão e Turim, na Itália. A empresa cedeu dez exemplares do modelo equipados com sistema de propulsão diesel-elétrico à subsidiária italiana da Fedex, empresa de origem americana especializada em entregas expressas. As vans especiais farão parte da frota da companhia durante o período de testes. De acordo com a Iveco, a tecnologia híbrida foi desenvolvida pela própria empresa e apresentada pela primeira vez em outubro de 2007, durante uma feira automotiva realizada em Amsterdã, na Holanda.

Ainda segundo a Iveco, o sistema híbrido proporciona economia de combustível de até 30% em trajetos urbanos, com níveis de emissões de CO2 menores em comparação com outros modelos convencionais. Além da tecnologia híbrida, o veículo possui sistema Stop&Start, que desliga o motor assim que o veículo pára no trânsito - diante de semáforos fechados ou em situações de congestionamento - e o religa assim que o motorista alivia a pressão sobre o pedal do freio.


As dez unidades do Daily híbrido deixarão de consumir cerca de seis mil litros de óleo diesel por ano e de emitir em torno de 15 toneladas de CO2 na atmosfera, se comparados a veículos similares com propulsores tradicionais. Fabricante pertencente ao grupo Fiat, a Iveco pretende produzir o sistema híbrido no fim de 2009, caso haja demanda.

*PORTAL CARSALE.COM

Nenhum comentário: