quarta-feira, 20 de agosto de 2008

>>> FORD T VAN

O Ford modelo T é mundialmente famoso, por ser um dos primeiros carros produzidos em série, um dos mais baratos na época e vários outros predicados. Mas como Henry Ford sempre pensava em tudo, também existiram muitas configurações diferenciadas deste modelo.
Sempre com o intuito de aumentar sua clientela, Ford resolveu adaptar vários tipos de carroceria, algumas para trabalho, outras para baratear custos, sempre baseado na plataforma do modelo T. Através deste verdadeiro túnel do tempo, conforme veremos nas fotos abaixo, percebe-se o por quê da Ford ter uma enorme tradição em veículos deste porte, pois estava à frente do seu tempo em soluções inteligentes para todo tipo de necessidade.

Na foto acima, temos uma van da loja de utensílios Littlewood Brothers, em Londres, onde podemos notar que proteção para o motorista não era um ítem essencial, digamos assim. Nem janelas e muito menos proteção contra chuva existiam. Foto do início da década de 20.

Nesta outra, mais um modelo diferenciado, pois nota-se a falta das pequenas janelas laterais e também o comprimento menor do que as outras vans feitas sob o epíteto "T". Foto também da década de 20, feita na Nova Zelândia.

Aqui conseguimos perceber outra modalidade do Ford T: uma espécie rústica de camper van, adaptado no modelo tradicional. É curioso também, notar como o automóvel nesta época, era símbolo de riqueza para as famílias...

Nesta foto, o Ford T talvez tenha inaugurado o segmento dos jipes e nem ficou sabendo disso... esta versão com a capota e galões de combustível nas laterais, entrega o caráter desbravador do veículo (os populares off-road). Foto tirada durante expedição de Ingleses no Quênia, nos anos 20.

E por fim, o modelo mais curioso (e raro) das fotoa apresentadas aqui: uma adaptação para ambulância! O mais interessante, é que registra o momento em que a equipe médica está fazendo atendimento na generosa mansão da época. Notem, que neste modelo, sequer pára-brisas existiam!

Então é isso, fica aí o registro histórico de um tempo que poucos de nós viveram, o que torna muito interessante acompanharmos os verdadeiros atos heróicos dos motoristas nesta época.

Nenhum comentário: