quinta-feira, 21 de agosto de 2008

>>> KOMBI 4X4 - MATÉRIA

Na semana passada, publicamos uma matéria sobre a KOMBI 4X4, com alguns detalhes sobre o projeto. Hoje temos mais uma pauta, desta vez, publicada na revista Motor 3, de Outubro/85.
A Kombi 4x4 foi desenvolvida pela Dacunha Veículos associado à QT Engenharia e Equipamentos (em 1980 e 1985). Lá, desenvolveram um novo sistema de tração total aplicado à mecânica Volkswagen. A Dacunha/QT, visava à diversificação na aplicação do sistema de tração integral, com vistas ao mercado rural. Foram fabricadas apenas 2 unidades da Kombi 4x4. O resultado das modificações foi positivo, em ladeiras, mesmo secas, onde a tendência ao patinamento é irreversível, um simples toque na alavanca propicia uma saída imediata, sem titubeios.


O sistema não produz ruídos estranhos e provoca pouca perda de torque no motor quando acionado e não altera o relativo conforto da suspenção original. A Kombi 4x4 provou que poderia ter sido uma importante aliada nas operações em estradas não rotineiras, em estações chuvosas, em sítios e para comércio em estradas do interior.

Nenhum comentário: