quinta-feira, 28 de agosto de 2008

>>> HERÓIS DO PASSADO

Bedford CA: sempre pronto para o trabalho!
Bedford era uma fábrica de utilitários e caminhões (posteriormente automóveis), subsidiária da Vauxhall Motors, que por sua vez era uma ramificação da GM. Surgida na Inglaterra, em 1930, produziu veículos bem aceitos pelo mercado, inclusive caminhões de combate para o exército britânico durante a segunda guerra mundial, onde começaram a desenvolver veículos com estrutura rígida e de fácil manutenção. Depois do fim da guerra, a fábrica se tornou bem conhecida, o que levou alguns modelos a cruzarem o oceano, em direção a América, abrindo as portas para a exportação em massa de seus produtos. Dentre estes veículos, encontrava-se o maior sucesso comercial da marca em terras estrangeiras até então: o Bedford CA.

Modelo Furgão - 1959

Lançado em 1952, e com padrões típicos da época, ele não primava pela beleza estética e sim pela praticidade, tão necessária para as pequenas empresas da década, tanto que foi produzido nas versões pick-up, somente com chassis (para adaptação de carrocerias), van, camper van (dormobile), e furgão, dentre outras.

Modelo Camper Dormobile - 1960

Certamente o modelo de maior sucesso entre os americanos foi o Bedford Ice Cream Van (adaptado para a venda de sorvetes), que até hoje pode ser encontrado em perfeitas condições, praticando o seu "ofício". O Bedford CA foi produzido sem grandes alterações até 1969, quando deu lugar ao Bedford CF, já mirando no Ford Transit como concorrente.

Modelo Ice Cream - 1969

O Bedford era um veículo no mínimo bem curioso, com soluções estruturais bem interessantes para a época, com motor de 4 cilindros à gasolina (mais tarde com opção à diesel) que invadia o interior do veículo (solução herdada diretamente dos caminhões pesados produzidos pela marca) e desenvolvendo velocidade máxima de 97 km/h, o que era considerável, pelo seu tamanho e peso. E com muita "simpatia", reside até hoje no coração dos seus aficcionados, tendo participação garantida em encontros de antigos ou até mesmo ainda trabalhando, como o modelo da foto acima, flagrado nas ruas dos EUA!

Nenhum comentário: