Um clássico da Califórnia roda reluzente no Brasil: um legítimo GM Coach - 1956.É muito provável que os leitores deste blog tenham assistido algum filme americano e se maravilhado com os clássicos ônibus prateados da Greyhound, aqueles que sempre participavam como coadjuvantes quando o personagem ia de uma cidade para outra via rodoviária, rodando macio e imponente nas longas estradas norte-americanas. Mas a alegria ficava, até então, limitada aos contornos de uma TV ou tela de cinema.
Porém, a tradicional empresa de turismo Santa Rita, estabelecida em São Paulo desde a década de 60 e tem histórias intimamente ligadas com a preservação da história de veículos antigos, importou e restaurou uma unidade 1956 destes ônibus, produzidos pela GM sob encomenda.
O ônibus foi mantido com suas características originais, a começar pelo motor, um 671 da Detroit Diesel de seis cilindros.O câmbio é um Spicer de 4 velocidades, e o modelo tem capacidade para 41 passageiros.Um grande destaque é o sistema de ar-condicionado, que utiliza um motor independente, movido à gasolina de 4 cilindros e nada menos do que 1200 cilindradas. Conforto a bordo, portanto, não falta, ítem ajudado ainda pela suspensão a ar comprimido.
A Santa Rita adquiriu o ônibus em 2001, de uma Igreja Batista da Califórnia, e a restauração, iniciada em março de 2004, levou cerca de quatro meses. É realmente uma oportunidade única para aqueles que sempre tiveram curiosidade de ver um exemplar de perto, pois o ônibus faz muito sucesso em feiras e exposições, atraindo as atenções dos aficcionados por veículos deste porte.
*portal Classic Show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário