Do tamanho certo!A Volkswagen disponibilizou para avaliação de toda imprensa mundial o seu novo Sport Utility Vehicle (SUV) Tiguan. Todo o teste dinâmico do utilitário foi realizado na Hungria, nos arredores de sua capital Budapeste. Além dos testes de avaliação realizados no trânsito urbano e nas rodovias, MotorCar avaliou o Tiguan em uma improvisada pista off-road na terra especialmente criada, com desníveis, buracos, rampa e descida com altos graus de inclinação.
O VW Tiguan foi apresentado mundialmente em Budapeste, na Hungria, no ano de 2007. O novo SUV, que poderá ser importado para o Brasil em 2009, deve chegar ao mercado nacional em torno de R$ 150.000,00, segundo a VW do Brasil. Abaixo, uma matéria realizada em Outubro de 2007 pela MOTORCAR à respeito deste novo membro da família VW.
Em todas as situações, o novo VW mostrou que tem tecnologia e estrutura mecânica suficiente para enfrentar situações difíceis on-road e off-road. O nome Tiguan é oriundo de uma fusão da palavra tigre (do qual o modelo herdou a agilidade e a agressividade segundo a VW) com iguana (lagarto conhecido por sua resistência às variações climáticas ou ambientais). Segundo a fabricante, o nome foi escolhido pelos leitores da revista alemã Auto Bild.
Dividindo a mesma plataforma com o Golf V europeu (a mesma do Jetta que é vendido por aqui), comuniza diversos componentes mecânicos com o conhecido hatch da marca, como os motores (diesel TDI ou gasolina 1.4 ou 2.0, ambos FSI turbo de 150 cv ou 200 cv, essa última disponível apenas em seis meses) e as transmissões (tração dianteira ou a 4motion de tração integral e diferencial central viscoso).
Por enquanto a VW disponibilizará para o mercado apenas a versão 1.4 turbo com câmbio manual de seis marchas ou diesel TDI, automático ou manual. Configurações típicas para o mercado europeu. O carro será inicialmente comercializado na Europa e nos Estados Unidos e será oferecido em duas versões: on-road e off-road. Na versão on-road pode-se optar apenas pela tração dianteira ou ainda pela transmissão 4motion integral. Nessa o parachoque dianteiro é maior com uma entrada de ar inferior.
Na versão off-road a transmissão oferecida é a integral com pneus de uso misto e ângulos de ataque e saída mais agudos graças ao redesenho dos pará-choques sem a entrada de ar inferior na dianteira. Além disso, o off-road oferece um dispositivo eletrônico que freia o carro nas ladeiras mais íngremes (o carro não desce) e segura o modelo automaticamente nas descidas acentuadas. Como no Touareg. Ítens como navegador por satélite (muito preciso e eficiente) e dispositivo de estacionamento (estaciona o Tiguan automaticamente sem a interferência do motorista) valorizam ainda mais o novo produto da VW.
Existe a possibilidade, ainda não confirmada, do Tiguan chegar ao mercado nacional como importado no final do segundo semestre do próximo ano. Nesse caso, a versão mais provável seria a on-road 2.0 FSI Turbo de 200 cv com transmissão automática 4motion (integral) de seis marchas. O modelo seria vendido por cerca de R$ 150.000 e disputaria o mercado com o Freelander 2 da Land Rover, Toyota RAV4 e Honda CR-V (esse é produzido no México e vendido aqui a preços bem atraentes).
* Texto: Douglas Mendonça / Fotos: Divulgação
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