terça-feira, 19 de agosto de 2008

>>> KOMBI 4X4

No post do dia 07/08/08, mostramos aqui no Kombi & Cia, a Kombi Export, de propriedade de Ernst Martin Scherwits. Hoje, apresentaremos outra Kombi de sua coleção: a raríssima 4X4!
A história desta Kombi começa em 1979, quando a empresa paulista Dacunha Veículos, associada à QT Engenharia, desenvolveu um sistema inédito de tração 4x4 para a Kombi. A vantagem é que a empresa Dacunha era especializada em veículos off-road. Chegou a desenvolver veículos para o exército e o Jeg. O projeto não vingou e sobraram apenas duas unidades da utilitária 4x4. Uma foi totalmente desmontada e a outra ficou com o funcionário da Volkswagen, na época, Scherwits. A idéia do funcionário era viabilizar o projeto como kits, já que a multinacional o havia deixado de lado.


O administrador de empresas conta que esperou a patente da Dacunha caducar e virar domínio público para tocar o projeto para frente com a ajuda de um empresário. Mais uma decepção: o kit também esbarrou nos custos operacionais e no fornecimento de peças. Hoje, Scherwits se vangloria de ter a única Kombi 4x4 do Brasil, e sonha em ver a tração nas quatro rodas abraçada por ele, engrenada nas utilitárias pelo país.

Mesmo demonstrando todo o carinho por estas raras vans, o saudosista afirma que ambas estão à venda. A única coisa que ele não revelou foi o preço, só adiantou que é impossível praticar o preço de tabela nas jóias raras.

Como funciona a Kombi 4x4

Ao câmbio original é acoplada uma nova caixa de transferência, diferente da dos veículos 4x4 tradicionais, sem marcha reduzida. Desta nova caixa de transferência saem dois eixos-cardã que se conectam com um diferencial dianteiro. Vale lembrar que a Kombi possui câmbio e motor originais na parte traseira.

A sustentação dos eixos é feita por travessas adaptadas ao próprio chassi do automóvel. O diferencial dianteiro joga força nas rodas dianteiras por meio de semi-eixos, conhecidos no mundo dos pesados como cruzetas.

Para acionar a tração 4x4, a Kombi tem no assoalho uma segunda alavanca que tem a incumbência de acionar o sistema. Para agüentar o tranco e o peso extra, a suspensão dianteira recebeu reforço.

*matéria publicada no portal webmotors.

2 comentários:

Unknown disse...

Legal

Unknown disse...

Pó uma pena um projeto desse não ir a diante seria espetacular