terça-feira, 23 de dezembro de 2008

>>> É NATAL!


Sim, estes são os votos do KOMBI & CIA., a todos que nos acompanharam neste último semestre. Seja como visitante ou assíduo leitor, nosso muito obrigado e esperamos nos encontrar no ano que vem, com muitas novidades, notícias, fotos, vídeos e tudo o que acontece no mundo sobre os veículos que foram tema neste blog.

Um grande abraço a todos!
Boas Festas!!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

>>> LINK DA SEMANA


WWW.FURGOVW.ORG

Excelente fórum em espanhol sobre assuntos relacionados à KOMBI e também outros veículos de mesmo porte. Trabalho bem feito que garante algumas horas de visitação...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

>>> CONSTELLATION FOTÓGRAFO

Das caravelas aos caminhões. Um casal de expedicionários portugueses adaptou um caminhão para que ele funcione como uma máquina de fotos e um expositor ambulante.
A engenhoca tem o objetivo de realizar mostras fotográficas que revelem a visão estrangeira do Brasil, utilizando técnicas experimentais altamente inovadoras. O nome do projeto é "Brasil pelo buraco da agulha".


A máquina fotográfica foi colocada dentro de um baú de sete metros que está preso ao caminhão. Por meio de um orifício na caixa, o equipamento tem a capacidade de fazer imagens no tamanho de 5x2 metros. Depois de fazer as fotos, o casal usa uma tela de plasma, que foi colocada na parte lateral do veículo, para expor as imagens.

A idéia da expedição foi do casal Mica Costa-Grande, fotógrafo, e Sofia Salgado, jornalista. Eles já percorreram quatro continentes em seis anos com os seus dois filhos, Elói, 12, e Sáskia, 10. Eles divulgam as fotografias realizadas por onde passam.

* Fabiana Monte/ Tech Guru.

>>> FICHA TÉCNICA

Jetta Variant: Ficha técnica e fotos de uma das mais belas station-wagon já produzidas pela Volkswagen...



DESEMPENHO

0 a 100 = 9,2 s

Vel. Máxima = 205 km/h

Consumo urbano = 10,6 km/litro

Consumo estrada = 13,6 km/litro


DADOS TÉCNICOS

Motor

Combustível = Gasolina

Tipo = Em linha

Válvulas = 20

CM³ = 2480

Taxa de compressão = 10,01

Potência = 170 cv

Rotação em potência máxima = 5000 rpm

Torque = 24,5 kgfm

Rotação em torque máximo = 4250 rpm

Posição = Transversal


Transmissão

Câmbio Automático seqüencial

Marchas = 6

Relações:

1ª 4,044

2ª 2,371

3ª 1,556

4ª 1,159

5ª 0,852

6ª 0,672

Ré 3,193

Diferencial = 3,683

Tração = Dianteira


Suspensão

Suspensão dianteira = Independente

Mola dianteira Helicoidal

Amortecedor dianteiro Hidráulico pressurizado

Mola traseira Helicoidal

Amortecedor traseiro Hidráulico pressurizado

Freios

Freio dianteiro = Disco ventilado

Freio traseiro = Disco sólido

Auxílio à frenagem = ABS/ASR/ESP

Rodas e Pneus

Material das rodas = Liga leve

Diâmetro da roda = 17 polegadas

Pneu - tamanho dianteiro = 225 mm

Pneu dianteiro - relação 45 %

Tipo de pneu = R

Pefil dianteiro = J

Diâmetro da roda traseira = 17

Pneu - Tamanho traseiro 225 mm

Perfil traseiro = J

Pneu traseiro - relação 45 %


Dimensões e capacidades

Comprimento = 4556 mm

Largura = 1781 mm

Altura = 1467 mm

Entreeixos = 2578 mm

Peso em ordem de marcha = 1466 kg

Carga útil = 514 kg

Volume do porta-malas = 505 litros

Tanque = 55 litros

>>> BUSSCAR ELEGANCE

Busscar recebe prêmio internacional
O modelo Vissta Buss Elegance 360 recebeu recentemente o iF Product Design Award 2009, considerado pelos críticos como o principal prêmio de design da Europa. Premiado na categoria "Transportes", o modelo foi selecionado na etapa brasileira do concurso e juntamente com outros 110 concorrentes brasileiros participou da etapa internacional. De acordo com a Busscar, a premiação vem confirmar o sucesso de vendas do produto, que em aproximadamente um ano de comercialização, já atinge um volume superior à 500 unidades, no Brasil e no exterior. Segundo informações, o iF Design Awards valida, há 55 anos, o design de produtos do mundo todo, assim como sua tecnologia e valor diante do público consumidor. A premiação nasceu em Hannover, na Alemanha, por uma iniciativa conjunta da Associação Federal da Indústria Alemã (BDI) e da Deutsche Messe AG, organizadora de grandes feiras mundiais na cidade. Segundo os organizadores do prêmio europeu, os critérios de avaliação são qualidade do design, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, adequação ambiental, funcionalidade, ergonomia, percepção do uso, segurança, valorização da marca e design global.


Dentre os principais destaques da carroçaria Vissta Buss Elegance 360 estão a segurança, o conforto e a inovação. A Busscar ainda enfatiza o seu design, que proporciona grande impacto visual e refinamento. Os produtos vencedores ficarão em exposição de março a agosto de 2009, em Hannover, na Alemanha, na mostra que ocorre paralelamente à CeBIT, maior feira de tecnologia do mundo. A organização do prêmio estima que durante esse período cerca de 300 mil pessoas visitem a exposição.

* texto: Antonio Ferro / fotos: Divulgação.

>>> SUZUKI JIMNY

Suzuki Jimny chega por R$ 54.990
A Suzuki inicia as vendas do jipe compacto Jimny, seu segundo modelo disponibilizado no mercado nacional. O veículo é oferecido por R$ 54.990 e vem equipado com um motor de 1.300 cc e 16 válvulas, à gasolina, com comando variável. O bloco, feito de alumínio, é capaz de gerar 84 cavalos de potência e 11,2 kgfm de torque a 4.100 rpm.


De acordo com o fabricante, a distância entreeixos do Jimny é de 2,25 metros, e os modos de tração 4x4 ou 4x2 podem ser acionados com o carro a velocidades de até 100 km/h. O sistema também possui engate 4x4 com reduzida, indicada para situações de fora de estrada.


A cabine tem capacidade para abrigar quatro ocupantes e traz painel com acabamento tipo titânio e mostradores de fácil visualização. Entre os equipamentos que fazem parte do pacote de itens de segurança destacam-se barras de proteção laterais nas portas, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura, freios a disco dianteiros e a tambor traseiros, e assistência de frenagem (BAS), que adequa a frenagem à velocidade do veículo no momento em que o pedal é acionado.

* Portal Carsale.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

>>> IMAGEM DA SEMANA


Postal impresso e distribuído em 1955, com finalidade de divulgar a nova linha dos caminhões Chevrolet!

>>> HERÓIS DO PASSADO

MORRIS MINOR: Pequeno notável no velho continente!
William Morris era um homem de sonhos. Nascido em 1877, em Worcester, UK, era dono de uma fábrica de bicicletas, inaugurada em 1910, e resolveu se aventurar na construção de automóveis, abrindo assim, em 1913 a Morris Motor Company. Após vários projetos de tímida repercussão nos anos seguintes, William Morris acertou a mão com o revolucionário Morris Minor. Lançado no Earls Court Motor Show, na Inglaterra em 1948 e nomeado em homenagem à um antigo projeto da Morris datado de 1928, era o trabalho de uma equipe conduzida por Alec Issigonis, que projetou mais tarde o Mini, lendário carro inglês. O protótipo era conhecido como Morris Mosquito e alguns modelos foram chamados mais tarde de Morris 1000. As primeiras versões foram a Standart, a Stationwagon Wood, Traveller e depois vieram as versões Pick-up e Mini Furgão.


Após as versões Morris Minor MM (48-52) e Morris Minor Series II (52-56), o carro era outra vez atualizado em 1956, onde o motor ganhava mais força, de 30cv para 37cv, o pára-brisas de duas partes foi substituído por uma peça só, as janelas traseiras foram ampliadas e as luzes indicadoras de sentido também foram adequados ao mercado britânico.

Famosos por serem usados pelo serviço postal inglês, as versões Pick-Up e Furgão também agradaram as pequenas empresas da época, o que ajudou consideravelmente a aumentar sua popularidade na Inglaterra e posteriormente nos EUA. Era uma carro barato, levava pequenas cargas sem dificuldades e ainda era relativamente econômico.


Em 1961 o Morris Minor transformou-se no primeiro carro britânico a vender 1.000.000 unidades. Para comemorar este evento, uma edição limitada de 350 Morris Minor foi produzida com pintura distinta com interior branco, com o nome do emblema no lado da capota modificado para "1,000,000" Minor, em vez do padrão “1000" Minor e no ano seguinte ainda ganharia um motor mais potente, 1.1 litros alcançando assim, 77 hp (124 km/h). Outras modificações incluíram uma disposição nova do painel, com novo porta-luvas, coletores de ar e pisca-alerta redesenhado. No ano de 1963, o fundador da marca, W. Morris, faleceu e como não tinha filhos com sua esposa, deixou grande parte de sua fortuna para intituições de caridade e para a abertura de uma fundação, onde hoje funciona um museu em sua homenagem, com um campus universitário acoplado ao seu prédio.


Com o afastamento definitivo de seu idealizador, nos anos seguintes, o Morris Minor seguiu sem modificações até as mudanças no mercado mundial deixarem o carro totalmente datado, onde os concorrentes como Ford Cortina, abocanhavam um pedaço da Inglaterra com veículos mais modernos e versáteis. Em 1969, já em declínio, as versões mais caras do Morris Minor foram deixando de ser produzidas e em 1971, apenas com as versões de trabalho, foi anunciado pela fábrica o fim do valente Morris Minor, sendo substituído pelo Morris Marina, produzido pelos novos donos da marca, a British Leyland Motor Corporation.


Até hoje, muitos Morris Minor rodam pela Inglaterra e EUA, nas mãos de colecionadores fanáticos em clubes especializados no modelo, e que com certeza, não deixarão o mito morrer.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

>>> PAJERO DAKAR

Edição limitada da Mitsubishi Pajero tem visual diferenciado e equipamentos especiais para o off-road.
Apresentada no Salão de São Paulo, o Pajero Dakar, versão especial de tiragem limitada baseado no Pajero Sport, começa a ser vendido em março. Apenas 500 unidades do modelo serão produzidas na fábrica da marca em Catalão, estado de Goiás, homenageando o Rally Dakar, que no próximo ano será disputado na América do Sul. O preço ainda não foi divulgado. Diferente do modelo que serviu de base, a versão Dakar virá com pneus lameiros, rodas de aço na cor cinza, snorkel para travessia de trechos alagados, rack no teto com barras transversais, suspensão recalibrada, máscaras nos faróis e um segundo par de faróis de neblina instalados no pára-choque dianteiro. O Pajero Dakar será oferecido somente na cor "Verde Catalão".


Para impulsionar todo este conjunto, a versão especial do utilitário da Mitsubishi traz o já conhecido motor 2.5 litros turbodiesel VGT acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e opções de tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, acionadas manualmente. No Pajero Sport o mesmo bloco gera 143 cv, potência que foi elevada 150 cv da versão Dakar. O torque manteve seu pico de 30,6 kgfm.


Por dentro, o Pajero Dakar tem o logo alusivo a versão estampado nos bancos, navegador móvel no painel, rádio MP3 com entrada USB e para iPod e ar-condicionado digital. A lista de equipamentos ainda inclui freios ABS com sistema EBD de distribuição de frenagem e airbag duplo.

* Thiago Vinholes/Portal Auto Esporte.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

>>> VÍDEO DA SEMANA



Vídeo promocional sobre a Scania 124L, um exemplo de caminhão. Duvidam? Então basta assistir para concordar com a afirmação...

domingo, 14 de dezembro de 2008

>>> VANAGON REDUZIDA

Entusiastas criam a Vanagon mais baixa do mundo!
Depois de criar o carro mais baixo do mundo, Andy Saunders criou agora o furgão mais baixo do planeta. Como base, o europeu maluco utilizou um Volkswagen Bus Vanagon, terceira geração da Kombi comercializada no velho continente. Com um metro de altura, o modelo chama a atenção por onde passa e foi destaque em um evento que reuniu vans na Alemanha.


Chamado de Vancake, o furgão é um street legal, termo destinado aos carros modificados que possuem todos os itens necessários para rodar legalmente nas ruas. Além de ser diferente, o veículo ainda foi construído em apenas três dias, durante um evento. Apesar de ser um furgão, ele lembra muito a sensação de estar a bordo de um conversível, já que é necessário permanecer com parte do tronco e a cabeça ao ar livre.

>>> TOUAREG EXCLUSIVE EDITION

Belas fotos do Touareg em edição especial.
Lançado em 2007, pelo departamento da Volkswagen na Alemanha chamado "Volkswagen Individual", esta série era composta por vários opcionais com detalhes personalizados, inclusive motorização, à escolha do cliente. Numerada em 999 unidades, o nome da série já diz tudo, então ficamos com as fotos para decorar o desktop dos leitores, deste que é o veículo "prata da casa" aqui do KOMBI & CIA...



>>> PEUGEOT 207 ESCAPADE

Nova perua 207 Escapade chega às revendas
A Peugeot começa a vender a partir deste mês a nova perua Escapade, com preço a partir de R$ 47.790. O modelo complementa a recém-lançada linha 207, composta pelas versões hatch, station wagon e sedã.
Com estilo aventureiro, a Escapade passa a incorporar computador de bordo, sensores automáticos de farol e de limpador do pára-brisa ao seu pacote de equipamentos de série.

Para 2009, a perua traz novo acerto na suspensão, melhor tratamento acústico na cabine e câmbio acionado por cabos.

* Ricardo Couto/Auto Estrada.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

>>> LINK DA SEMANA



WWW.ALFAFNM.WORDPRESS.COM

Simplesmente o melhor, e talvez único, site sobre um dos veículos pioneiros no transporte de cargas no Brasil. Muitas fotos, história da marca, curiosidades, relatos e eventos. Tudo muito bem feito e idealizado por quem entende do ramo. Resumindo, visitação obrigatória para quem aprecia estes robustos caminhões!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

>>> EXPOSIÇÃO DE ÔNIBUS ANTIGOS

Com o slogan Viver, Ver, Rever, tem início no próximo final de semana, em São Paulo, mais uma edição do evento realizado pelo primeiro clube de ônibus antigos do estado.
Tema de filme na Austrália, atração turística em Londres e um dos meios de transporte mais importantes do país. O ônibus fez e faz história no Brasil interligando regiões e transportando trabalhadores nas grandes cidades. Esse grande automóvel continua sendo tão importante como outrora e ainda é a única solução para muitos brasileiros. Em São Paulo, não é diferente, mas uma novidade está trazendo de volta a relevância histórica que os ônibus merecem.


Um grupo de empresários apaixonados resolveu resgatar a história do transporte brasileiro, reformando e colecionando ônibus antigos. Eles chegam a gastar fortunas comprando peças e embelezando as carrocerias, sempre, preservando suas características originais.

Criado em 30 de novembro de 2005, o Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro vem catalogando essas verdadeiras raridades. Desde então, num evento que costuma atrair aficionados por ônibus, jovens e adultos, que se interessam pela cultura brasileira, reúnem-se nas exposições que promove.

“Ao promovermos exposições, mantemos viva essa paixão e estimulamos a conservação de um patrimônio que é de todos. A visitação é sempre cheia de surpresas e bons momentos de engrandecimento lúdico-cultural, atraindo empresários e famílias inteiras”, afirmou o presidente do clube, Kaio La Fontaine.

As coleções em exposição, hoje existentes em muitas empresas, que compreendem e preservam o seu passado, atestam a importância desse segmento na construção do país, além de manter vivo, para as novas gerações, um passado saudoso.

Os ônibus, das empresas que participam do evento, são tão bem conservados que atraem além de curiosos, cineastas e publicitários que buscam retratar o passado. Foi assim que o ônibus dos irmãos empresários Jerônimo, Sidney e Milton foi parar na televisão. Eles têm uma coleção que reúne dez peças, muitos com mais de 30 anos. Um dos seus ``brinquedinhos históricos``, o GMC de 1956, foi trazido da Califórnia, Estados Unidos, há pouco mais de três anos e faz o maior sucesso. Ele foi contratado para ambientar o comercial de uma grande companhia aérea. A estrela do filme publicitário é um passarinho que pega um ônibus na volta para casa. Esse comercial ficou no ar por bastante tempo e ajudou a alavancar as vendas da companhia.

A prova do cuidado desses colecionadores pode ser conferida no próximo encontro, “Expo Viver, Ver e Rever”, que será realizado em 13 e 14 de dezembro, de 2008, a partir das 10 horas, no Memorial Da América Latina – Barra Funda, São Paulo-SP.

O evento apresentará também exposição de réplicas artesanais e miniaturas, desenhos manuais e digitais, revistas, álbuns de fotos, que compõem um grande acervo dos aficionados.

* Portal Maxicar/Release do Evento.

>>> VW WORKER NO HAITI

Caminhões Volkswagen integrarão missão da ONU no Haiti
Onze unidades do caminhão Volkswagen Worker 15.210 4X4 integrarão uma missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti. De acordo com a montadora, trata-se da primeira remessa de veículos a serem conduzidos à cidade de Porto Príncipe.
Ao todo, serão enviados 40 modelos para transportar as tropas e equipamentos militares. Os primeiros veículos, totalmente adaptados para suportarem aplicações severas, partirão do porto do Rio de Janeiro e têm previsão desembarcar em solo haitiano em janeiro de 2009.


"Os caminhões enfrentarão uma situação real de guerra: estradas destruídas e zonas de conflito armado, por onde é preciso circular com agilidade e robustez, explica Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

De acordo com informações da VWCO, a frota terá assistência técnica dos mecânicos do Exército Brasileiro, treinados pela equipe de profissionais da fabricante. Os itens de manutenção estão sendo embarcados nos próprios caminhões.

* Redação Webtranspo.

>>> CHEVY C30 CUSTOM

Texano mostra como se faz um verdadeiro LOWRIDER!
Carlos Roman, um apaixonado por pick-ups e customização, resolveu dar um novo visual para sua Chevy 1986, que era muito comum, segundo o próprio. Com a ajuda de alguns amigos, Carlos fez um esboço do que desejava e foi apresentando aos seus cúmplices, para desenvolver em conjunto todo o projeto.



E o resultado final é este que vocês estão vendo nas fotos, um legítimo LOWRIDER (o popular "rebaixado"), com um motor V8 com incríveis 350 cv. A pick-up ainda conta um sistema de som poderoso, com vários equipamentos da Kenwood instalados num console central feito de fibra de vidro; uma interessante pintura, com uma faixa na traseira com detalhes inusitados, que somente chegando bem perto, é possível visualizar; discos de freio de Ferrari, e rodas de 24 polegadas com pneus especiais da Pirelli.



O proprietário não comentou o custo da brincadeira, mas confessou que investiu boa parte de suas economias, e que o mais caro, foi apimentar o motor e alongar o chassi, para não perder espaço tanto dentro da cabine dupla, quanto na caçamba, já que também é um grande fã de motos, e necessitava carregar a sua para os eventos que costuma frequentar...

>>> NISSAN CUBE

Terceira geração do monovolume foi apresentado no Salão de Los Angeles.
Um carro completamente diferente em termos de design. Assim a Nissan classifica a terceira geração do monovolume Cube, que deixa de ser vendido única e exclusivamente no mercado japonês para desembarcar também nos Estados Unidos e Europa. Apresentado para a imprensa no Salão de Los Angeles, o modelo começa a ser vendido no Japão ainda este mês. Nos demais mercados, estréia somente no segundo semestre de 2009.


Lançado em 1998 no Japão, o Nissan Cube acumula mais de um milhão de unidades vendidas de suas duas gerações. O objetivo da marca agora é atingir o mesmo volume de vendas com o novo modelo. Apostando em um visual diferenciado, o carro leva a sério o seu nome e traz linhas retas, que lembram um cubo. O detalhe mais chamativo é a traseira, cujo lado direito difere totalmente do esquerdo. O catálogo de cores é variado.


A cabine do novo Cube mantém a versatilidade dos modelos anteriores, com inúmeros porta-copos e consoles para armazenamento de objetos específicos, como uma revista ou um aparelho de som portátil. A combinação de cores e acabamento também dispõe de uma série de opções de personalização, podendo variar entre o monocromático ou o colorido.


A Nissan ainda afirma que o carro será oferecido somente com o motor quatro cilindros 1.5 litro, com opção de tração dianteira ou integral; Os preços no Japão começam em US$ 14.900 (R$ 35.715) na versão de entrada e US$ 19.800 (R$ 47.460) no modelo mais equipado.

* Thiago Vinholes/Portal Auto Esporte.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

>>> IMAGEM DA SEMANA


Os freqüentadores deste blog devem estar se perguntando: Um FUSCA no KOMBI & CIA?
Bem, realmente é um FUSCA, só que com um leve toque de utilitário, numa configuração no mínimo muito curiosa, merecendo figurar nestas páginas. E em tempos de Fiorino, até que não seria uma má idéia...

>>> IVECO NO ÁRTICO

Veículos da Iveco em expedição ártica
Expedição ártica não é coisa do passado. No último final de semana, um time composto por 40 pessoas, incluindo pesquisadores, médicos, jornalistas, fotógrafos e mecânicos, saiu de Milão, na Itália, rumo ao Cabo Norte, na Noruega, onde começa a expedição 'Oltre – Beyond The Edge'. Seis veículos da Iveco, incluindo os caminhões Massif Station Wagons e os utilitários Daily 4x4, farão a 'escolta' do time, que deve chegar ao Estreito de Bering em março de 2009.


Os caminhões farão parte da 'comissão de frente' da expedição, enquanto os dois utilitários Daily 4x4 servirão de apoio à equipe. A rota expõe os veículos a severas condições. Estima-se que a temperatura pode cair para 50 graus Celsius negativos, colocando em prova os materiais e componentes, a exemplo dos plásticos, que podem se tornar rígidos e frágeis, peças de borracha e cabos elétricos, que quebram com mais facilidade, e óleos e fluidos, que correm o risco de perder a eficácia.

Para encarar o desafio, os veículos foram especialmente preparados, recebendo proteções especiais sobre as peças para evitar impactos, adaptações no sistema de combustível, aquecimento adicional para as cabines, mais lâmpadas, guinchos, pneus e rodas especiais. Como servem de apoio à equipe, os veículos também foram equipados com salas de conveniência, espaço para estoque de peças, assim como cozinha combinada com quartos.

* Portal Carsale.

>>> GREAT HOVER

Marca chinesa Great vai produzir SUV na Bulgária
Ao mesmo tempo em que invade outros países com seus carros, a China começa a lançar seus tentáculos pelo mundo. Agora, em vez de exportar veículos, a indústria chinesa quer produzir seus modelos no exterior.
O fabricante de utilitários-esportivos Great Wall Motor deve inaugurar uma linha de montagem na Bulgária. A empresa vai investir 80 milhões de euros na nova planta, em parceria com a marca local Litex. Lá deverá ser montado o modelo Hover, com lançamento previsto para o início de 2009, segundo a agência Reuters.

* Ricardo Couto/AutoEstrada

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

>>> TOYOTA RAV4 - 2009

Utilitário esportivo ganhou novidades em sua nova versão.
A Toyota apresentou, no Salão do Automóvel de Bolonha, na Itália, a nova versão de seu utilitário esportivo RAV4, que também é vendido pela gigante japonesa no Brasil. A linha 2009 do modelo competirá com automóveis como VW Tiguan, Ford Kuga e Renault Koleos.


Falaremos, agora, das novidades. Por fora, o modelo passou a ter uma nova grade dianteira, uma gama de cores mais variada, novos desenhos de rodas e lanternas traseiras com novo desenho. Outros pontos, como os pára-choques, também ganharam uma atualização.


Por dentro, o maior destaque da nova linha do SUV é o volante achatado na parte de baixo. O veículo também apareceu com novos materiais em seu interior, além de tapeçaria e alguns detalhes novos.


Em relação à motorização, a novidade é um propulsor 2.0 litros a gasolina, com 158 cv de potência, disponível com distribuição variável e podendo ser combinado com um cambio manual de 6 velocidades ou o automático CVT de 7.

Ainda não foi informado quando – ou se – essa nova versão do modelo chegará ao mercado brasileiro.

* Portal Fastdriver.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

>>> VÍDEO DA SEMANA



Impagável comercial da KOMBI datado de 1976!

>>> IVECO TECTOR

Iveco inicia 2009 com novo caminhão no mercado
Um lançamento, muitas novidades, inúmeras possibilidades, assim pode ser definida a linha Tector, nova família de caminhões semipesados da Iveco para a América Latina. Explica-se: baseado no recém-lançado EuroCargo europeu e quarto produto disponibilizado pela montadora no mercado latino-americano em pouco mais de 12 meses, que chega inicialmente no Brasil e na Argentina em janeiro de 2009, e gradualmente nos outros mercados da região durante o ano, o novo caminhão pode ser escolhido dentre 16 versões diferentes com suas quatro opções de configuração (4x2, 6x2 e as inéditas 6x4 e cavalo-mecânico 4x2), quatro de entreeixos (3.690mm, 4.815mm, 5.175mm e 5.670mm), duas de cabine (curta e leito) e três de transmissão (Eaton e ZF, sendo uma inédita de nove marchas sincronizadas e outra exclusiva de 10 marchas), isso sem falar no novo motor de 250 cavalos desenvolvido pela FPT no Brasil.


A ser produzido no Centro Industrial Integrado da Iveco em Sete Lagoas (MG), com índice de nacionalização superior a 65%, segundo a montadora, e também na fábrica argentina da empresa em Córdoba, a nova gama do Tector é composta de modelos 4x2 (170E25 e 170E25T), 6x2 (240E25 e 240E25 S) e 6x4 (260E25). As grandes novidades ficam por conta da inédita versão 6x4 e para o primeiro cavalo-mecânico 4x2 da marca para o segmento de semipesados. O Tector 6x4, aliás, tem um exclusivo câmbio Eaton FTS 16108LL de 10 marchas sincronizadas. Com a única caixa sincronizada deste segmento, de acordo a fabricante, a transmissão atende às aplicações do mercado da construção como básculas e betoneiras. Por conta de suas características de utilização mais exigentes, o modelo teve as longarinas reforçadas.


Já os modelos cavalo mecânico 4x2 e plataforma 4x2 e 6x2 vêm de série com câmbio Eaton FS-6306B. De seis marchas sincronizas, ele tem opção de alteração (“split”) da relação do eixo traseiro (duplo), considerada combinação ideal para aplicações baú fechado, sider e carga seca. A exclusiva caixa mecânica de nove marchas sincronizadas e eixo traseiro simples ZF 9S1110, neste caso indicada para médias e longas distâncias, é opcional na versão 6x2.


Com 190 kg e projetada para suportar torque de até 1.100 Nm, essa nova transmissão é produzida pela ZF na França. Inédita no mercado brasileiro, já equipa os caminhões da família Iveco Eurocargo na Europa. Em um trabalho conjunto da fabricante com a engenharia da montadora, ela passou por testes de performance e durabilidade para ser fornecida também ao mercado latino-americano.


A ZF ressalta algumas características da nova transmissão. Caso da marcha crawler, que facilita a partida do caminhão em rampas com o veículo carregado, recurso que também diminui o desgaste da embreagem; do sistema do tipo “H duplo”, que permite engates de marcha precisos; além do escalonamento de marchas focado na otimização do consumo de combustível. Todos os modelos incorporam um novo sistema de engate, desenvolvido no Brasil, que promete diminuir em até 50% o esforço exigido para a troca de marchas.

MOTORIZAÇÃO

O motor turbo diesel aftercooler 5,9 litros de 6 cilindros em linha (quatro válvulas cada um) do Tector tem 250 cavalos de potência a 2.500 rpm, 10cv a mais que a versão mais potente do EuroCargo e 950 Nm de torque máximo a 1.300-1.500 rpm (17% superior ao modelo anterior, que tinha 810Nm). Desenvolvido pela FPT – Powertrain Technologies especialmente para o novo caminhão e integrante da família NEF, o propulsor está sendo produzido na planta da FPT dentro do complexo produtivo da Iveco em Sete Lagoas.


A FPT, também uma empresa do Grupo Fiat, destaca uma série de características da nova motorização como o sistema de injeção common rail em alta pressão (1400BAR) e seu menor peso (505 kg, standard). De acordo com a fabricante, o motor está pronto para atender a legislação ambiental de emissão de poluentes, operando no sistema Euro III, e predisposto para Euro IV e Euro V, além de homologado para utilizar a mistura de 5% de biodiesel ao óleo convencional (B5). Os testes feitos pela Iveco com o propulsor comprovaram um consumo de combustível até 4% inferior ao da versão de 240cv.


Ainda no quesito motorização, destaque para o freio motor de série para a gama Tector. Ele tem três tipos de acionamento: automático, ao tirar o pé do acelerador; pela folga do pedal de freio de serviço ou através de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem. Conta ainda com piloto automático para a manutenção de velocidade constante nas estradas de topografia plana e para a melhor utilização de aplicações que exigem tomada de força.

No projeto do novo caminhão, a Iveco adotou a suspensão dianteira com molas parabólicas. A versão plataforma 4x2, por exemplo, tem limites superiores aos da lei da balança: capacidade para 6,6 toneladas no eixo dianteiro e 10,4 toneladas no eixo traseiro. Para a montadora, com suas 16 versões diferentes de configuração o semipesado Tector adapta-se com facilidade às diversas aplicações típicas do segmento entre 16 e 26 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).

VISUAL

No que se refere ao design e interior do Tector, ambos totalmente novos, a Iveco se sobressai e surpreende mais uma vez levando a modernidade ao mercado brasileiro de caminhões. No visual externo característico da marca, que lembram o também renovado Stralis, chama atenção a grade do radiador, com o logotipo “Iveco” em posição central e quatro grandes sulcos na forma de um “V” que avança sobre o novo pára-choque dianteiro, pintado na cor da carroçaria; além dos defletores laterais, dos grandes espelhos retrovisores, do novo pára-sol e dos vidros verdes de série. O desenho das cabines ficou a cargo do Centro Stile Iveco de Turim, na Itália.


No interior, a preocupação da montadora com a praticidade e o conforto é evidente. O painel de instrumentos, por exemplo, conta com um computador de bordo com múltiplas funções como controle e limitador de velocidade e nível de óleo. A coluna de direção pode ser regulada na altura e inclinação, enquanto o banco do motorista tem suspensão pneumática de série. O Tector possui 10 porta-objetos e escotilhas laterais de grandes dimensões (260 litros) com abertura por acionamento elétrico do interior da cabine leito.


Rebatível, a cama da cabine leito tem 1,90 metro de comprimento por 0,62m de largura e a mesma forração dos bancos. Já a versão cabine curta vem com um espaçoso banco duplo do lado do passageiro. Em ambas, nova suspensão com molas helicoidais e amortecedores foram projetados para ampliar o conforto em marcha. O caminhão tem opcionais como ar-condicionado, travas e vidros elétricos e rádio CD-player.


Outros detalhes que despertam a atenção no novo semipesado da Iveco são o volante exclusivo, com desenho parecido com um manche de avião, e o pára-choque dianteiro pintado na cor preta e com altura menor (disponível apenas para a versão 6x4 com cabine simples). A linha Tector tem seis cores disponíveis: as metálicas Azul Vitality, Verde Savage e Cinza Scandium e as sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Modena.

O novo Tector fecha um ciclo de quatro lançamentos da Iveco no Brasil em pouco mais de doze meses, seguindo sua estratégia de disponibilizar dois novos produtos no mercado por ano. Antes dele vieram o leve Daily, o pesado Stralis e o extra-pesado Trakker – este último, aliás, em outubro.


O novo caminhão é baseado no EuroCargo, campeão de vendas da Iveco, com mais de 430 mil unidades comercializadas desde seu lançamento em 1991 – mais especificamente na mais recente versão lançada na Europa em maio último. Tanto que o nome “Tector” vem da família de motores Iveco utilizada no modelo europeu.

* José Carlos Cabral/Canal Do Transporte.