quarta-feira, 31 de julho de 2013

>>> IMAGEM DA SEMANA


Genial! Por que ninguém nunca pensou nisso antes?

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>>> DOKKER VAN


Dacia Dokker Van disponível no mercado europeu

A fabricante romena Dacia disponibilizou em solo europeu o Dokker Van, um pequeno furgão com um comprimento de 4,36m, 1,75m de largura e 1,81m de altura e equipado com motor Diesel 1.5 dCi de 90 cv, custando a partir de 10 850 euros.
 

Com um volume de carga de 3,3 m3 e um comprimento total de carga de 1,9 m, o Dokker Van ainda beneficia-se da opção Easy Seat (que permite rebater o banco do passageiro até junto do porta-luvas, ou mesmo removê-lo), liberando um comprimento total de carga de 2,42 metros. A carga útil é de 750 kg e a altura ao solo é de 186 mm.
 
 
Em termos de design, o novo furgão herda a grade e faróis dianteiros estreados no Lodgy - modelo com o qual compartilha a nova plataforma M0 -, tal como o painel de instrumentos, que incluem como opcional o sistema multimedia Media Nav (com tela sensível ao toque de sete polegadas). Possui uma porta lateral deslizante - uma segunda está disponível como opcional – e portas traseiras assimétricas com ângulo de abertura de 180 graus. Em termos de equipamento de ajuda à condução, inclui limitador de velocidade e câmera de estacionamento traseiro. A Dacia ainda oferece o mesmo sistema de frenagem do Lodgy, que integra ABS com controlador eletrônico e Assistência à Frenagem de Urgência. Como opcional, sistema de controle de trajetória (ESC).

* Redação/Auto Hoje.

>>> 100 MIL UNIDADES


Nova Chevrolet S10 chega a 100 mil unidades produzidas

A General Motors do Brasil produziu a unidade de número 100 mil da nova picape média Chevrolet S10, na fábrica de São José dos Campos (SP), na mesma linha de montagem onde também é feito o Trailblazer.
 
 
A nova geração da S10 começou a ser produzida em janeiro de 2012, tendo sido lançada em fevereiro daquele ano. A S10 lidera o segmento de picapes médias há 17 anos consecutivos – desde 1995, quando foi lançada no mercado brasileiro – e lidera o ranking com folga também em 2013.
 
 
A produção de picape média e utilitário esportivo na unidade de São José dos Campos registrou recorde no ano passado, com 62.033 unidades, destinadas aos mercados interno (Brasil) e externo (Argentina, Uruguai e Paraguai). Aquele resultado superou o recorde anterior, estabelecido em 1997, de 57.275 unidades dos modelos anteriores da própria S10 e do utilitário esportivo Blazer, que deixaram de ser produzidos no final de 2011.
 
 
No Brasil a S10 é produzida nas configurações simples e dupla, e com motorizações a diesel 2.8 litros CTDI – transmissões manual e automática e trações 4x2 e 4x4 -, e 2.4 litros flex fuel (gasolina e etanol), com transmissão manual e tração 4x2. Além do Brasil, a S10 também é produzida pela GM na fábrica da Tailândia – cabines simples e estendida. Em 2013, no Brasil, a produção de S10 e Trailblazer deverá registrar novo recorde, superando a marca de 2012.

* Press Release/GM do Brasil.

terça-feira, 23 de julho de 2013

>>> INSIGNIA COUNTRY TOURER


Opel revela Insignia Country Tourer, 4X4 que traz espírito aventureiro para a linha

Recentemente, a Opel transformou seu sedã Insignia com uma reestilização e motores mais potentes. Agora, é a hora de acrescentar um pouco mais de emoção. Para isso, a marca apresenta o Insignia Country Tourer, versão aventureira que deve ser lançada oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro.
 

Desenvolvida a partir do Sports Tourer, a perua traz proteções de plástico na carroceria e uma suspensão elevada em 20 milímetros. Além disso, existe o novo sistema de tração 4x4 Haldex, controlado eletronicamente, acompanhado de um diferencial eletrônico que varia até 100% o envio do torque entre os eixos, dependendo da condição da estrada.
 
 
O Country Tourer conta com três opções de motores: 2.0 SIDI turbo a gasolina, de 250 cv e 40,8 mkgf de torque; 2.0 CDTI a diesel, de 163 cv e 35,7 mkgf. 2.0 CDTI biturbo de 195 cv e o mesmo torque da versão a gasolina. Esse último pode ser acoplado apenas a uma transmissão automática de seis velocidades, enquanto os outros dois contam também com a opção manual.

* Marcelo Moura/Car And Drive Brasil.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

>>> VÍDEO DA SEMANA



Interessante matéria veiculada dia 16 do mês passado no programa Auto Esporte da Rede Globo. A reportagem apresentou algumas histórias e ressaltou a importância da Kombi no quadro econômico brasileiro. O programa também aproveitou a oportunidade e deixou um link para quem deseja contar sua história com a Kombi.

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>>> SX4 2014


Suzuki lança geração 2014 do crossover SX4

A Suzuki lançou oficialmente a geração 2014 do crossover SX4, apresentado anteriormente no Salão de Genebra, na Suíça, em março deste ano. O carro é baseado no conceito apresentado ano passado no Salão de Paris. O carro cresceu e está mais robusto, em comparação ao modelo atual, que é vendido no Brasil. Segundo a marca japonesa, estudos de pesquisa demonstram essa necessidade de mudança no design.
 

O SX4 é um crossover compacto, mas com equipamentos tecnológicos e de estilo de utilitários maiores, como a tração integral nas quatro rodas. No interior, bancos de couro, material sensível ao toque no painel complementam para um design sóbrio e elegante. Os faróis ganharam lâmpadas de sinalização diurna de LED.
 
 
Na Europa, existem dois motores disponíveis de 1.6 litro, um a gasolina e outro a diesel. Há duas opções de câmbio, manual de cinco marchas e a transmissão continuamente variável (CVT.) Para diminuir emissão de CO2, o carro ganhou sistema de start-stop.
 
 
O carro está com 4,3 m de comprimento e 2,6m de distância entre eixos. Os encostos dianteiros são moldados para dar aos passageiros de trás mais folga no joelho. Segundo a Suzuki, o porta-malas tem capacidade de 430 litros.
 
 
No Brasil, o SX4 atual custa a partir dos R$ 65 mil.

* Thiago Ventura/Portal Uai.

domingo, 21 de julho de 2013

>>> HOSPITAL MÓVEL


Veículos Volkswagen são transformados em hospitais móveis no Peru

Caminhões VW Constellation terão uma missão especial no Peru: 17 unidades serão transformadas em hospitais móveis, que levarão atendimento médico especializado a mais de 500 mil moradores de baixa renda na região de Huancavelica. O modelo escolhido para atender às necessidades do percurso foi o VW 17.250, um dos veículos mais comercializados no país, respondendo por cerca de 15% de participação nas vendas locais no segmento de 15 a 24 toneladas. O investimento foi de 27 milhões de novos soles peruanos, o equivalente a R$ 21,5 milhões.
 
Os veículos percorrerão sete províncias – Huancavelica, Angaraes, Churcampa, Acobamba, Castrovirreyna, Tayacaja e Huaytará, e oferecerão serviços gratuitos de cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, oftalmologia, dermatologia, clínica médica, laboratório, ginecologia, e serviços de raio X, farmácia, mamografia e densitometria.
 
 
“Veículos Volkswagen terão um papel importante na melhoraria das condições de vida da população de Huancavelica em relação à saúde pública. Os modelos transportarão, além da tecnologia agregada no veículo, esperança para todos que puderem usufruir dos serviços oferecidos”, comenta Antônio Ricardo Albuquerque, gerente executivo de Vendas Mercados Internacionais da MAN Latin America.

Com mais de 20 anos de tradição, o Grupo Euromotors, importador da MAN Latin America no Peru, apoia o projeto e valoriza a ação do governo no país. “Os moradores dessa região não terão que se deslocar por horas para chegar ao centro de saúde mais próximo. Agora, os médicos chegarão a bordo de caminhões Volkswagen diretamente em suas comunidades”, diz Luis Alvarado, diretor comercial de caminhões e ônibus da Euromotors.
 
O executivo peruano ainda comenta sobre o impacto positivo em outras regiões do país. “Essa frota que irá operar em Huancavelica é o maior de todas deste segmento no país e eles representam um grande desafio já que outros governos regionais estão dispostos a seguir o exemplo e desenvolver projetos de saúde para atender os moradores mais necessitados”.

Liderança no mercado peruano

Representante oficial da MAN Latin America no Peru, o Grupo Euromotors é líder nas vendas de caminhões acima de 7,5 a 31 toneladas há oito anos e tem a vice-liderança no mercado de ônibus vendidos no país. Com forte atuação na indústria automobilística, iniciou suas operações com a comercialização de automóveis das marcas VW e Audi em 1993 e já no ano seguinte importou as primeiras unidades de caminhões e ônibus Volkswagen da fábrica de Resende (RJ), completando 20 anos de parceria com a operação brasileira.
 
Sua tradição se percebe também quanto à qualidade de seus produtos e serviços. Foi a primeira empresa automotiva peruana a receber o certificado ISO 9.001, em 2003, inaugurando também esse reconhecimento entre os importadores do Grupo Volkswagen na América Latina.
 
Com matriz na cidade de Lima, conta com aproximadamente 500 colaboradores distribuídos entre escritórios administrativos e oficinas de serviços espalhadas por toda a república peruana, que cobrem desde a operação de caminhões e ônibus da marca quanto a de automóveis. Para atender à atual estrutura de veículos comerciais, o importador dispõe de uma rede com nove concessionárias e sete oficinas de serviços autorizadas.
 
Atualmente, o Grupo Euromotors é responsável por uma frota com mais de 8.000 unidades entre caminhões e ônibus da marca Volkswagen no Peru. Os modelos de caminhões mais vendidos são os VW Worker 9.150, 15.180, 17.220 e 17.250, além dos VW Constellation 15.180 e 17.250. Em ônibus, são comercializados os chassis Volksbus 9.150, 17.210 e 17.230, todos equipados com motor dianteiro dotado da tecnologia Euro 3, de acordo com a legislação local de emissões.
 
* Press Release/MAN Latin America.

sábado, 20 de julho de 2013

>>> CONCEPT ACTIVE TOURER

 
BMW mostra minivan híbrida Concept Active Tourer
 
A BMW revelou na semana passada as primeiras imagens e detalhes do Concept Active Tourer, minivan conceitual que será exibida em uma feira de esportes radicais na Alemanha.
 
 
Bastante parecido como o carro-conceito de mesmo nome exibido no último Salão de Paris, o carro tem 4,35 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,57 metro de altura, com distância entre-eixos de 2,67 metros. O Concept Active Tourer é um híbrido do tipo plug-in, sendo equipado com um motor transversal de 1,5 litro a gasolina, responsável por tracionar as rodas dianteiras, e um motor elétrico movido por uma bateria de íon-lítio. Combinados, resultam em potência de aproximadamente 190 cv, consumo médio de combustível de 39,9 km/l e apenas 60 gramas de CO2 emitidos por quilômetro rodado.
 
 
Se o motorista desejar, o veículo pode rodar apenas com eletricidade por entre 20 a 30 quilômetros. O modo híbrido é indicado para situações que exigem mais desempenho, uma vez que o Active Tourer consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos e chega aos 200 km/h.
 
 
Por fora, o estilo presente nos últimos lançamentos da BMW também marca presença no Active Tourer, com traços do novo X5, principalmente na frente. A montadora diz que não há planos de produzir a minivan em série, mas o protótipo servirá como fonte de inspiração para o Série 1 Gran Turismo, que será lançado até o final de 2013.
 
* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

LINK DA SEMANA



Simplesmente um "lar de memórias" dos caminhões na web, idealizado por um apaixonado pela história da indústria automobilística nacional. Muitas informações, propagandas, fotos, curiosidades, tudo relacionado ao mundo dos reis da estrada. Vale a pena conferir!
 
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quinta-feira, 11 de julho de 2013

>>> EX-COMBATENTE


De volta à fábrica, Jeep Willys MB 1943 vai da Itália aos Estados Unidos

Nada mal para um senhor de 70 anos comemorar seu aniversário percorrendo uma distância de 1,6 mil quilômetros, demonstrando total disposição e sem apresentar qualquer tipo de problema. Foi o que aconteceu com um Jeep Willys MB 1943, que saiu da Itália e retornou à sua fábrica de origem, em Toledo, nos Estados Unidos. O ex-combatente de guerra pertence ao jornalista italiano Vittorio Argento, que preserva seu Jeep com muito zelo e deixou emocionados os funcionários da fábrica norte-americana.
 
 
A história desse Willys MB começou em 3 de junho de 1943, quando saiu da linha de montagem da fábrica de Toledo para ser entregue ao Exército dos Estados Unidos. Um mês depois, as tropas americanas desembarcaram na Sicília, na Itália, no calor da Segunda Guerra Mundial. O modelo era derivado do Willys Quad, de 1941, feito sob encomenda para o Exército norte-americano pela Willys-Overland e que deu origem ao primeiro Jeep civil, o CJ-2A. Com a evolução rápida dos modelos, o Quad virou MA e em seguida MB, mas todos ficaram conhecidos mundialmente como Jeep.
 
 
Quando a guerra acabou, esse Jeep Willys MB – e vários outros que resistiram às batalhas – foi transferido para o Exército da Itália, onde permaneceu em plena atividade. Em 1984, foi vendido ao jornalista Vittorio Argento, que teve a ideia de levar o Jeep de volta à fábrica onde foi construído há 70 anos. O veículo saiu da Itália, cruzou o Atlântico em um navio e desembarcou nos Estados Unidos, percorrendo 1,6 mil quilômetros, passando pelos estados de Nova Jersey, Pensilvânia e Ohio, até chegar ao Complexo de Montagem de Toledo do Chrysler Group, onde continua sendo produzido o Wrangler, seu sucessor.
 
 
Durante a visita a Toledo, Vittorio Argento conheceu uma das chaminés da antiga fábrica da Willys, posou para fotos ao lado de diretores e funcionários do complexo de montagem e ainda estacionou seu Jeep MB próximo a dois Jeeps Wrangler Unlimited Rubicon, proporcionando uma demonstração da evolução dos modelos da marca.

* Redação/Jornal Estado de Minas.

>>> GRAND C4 PICASSO


Citroën apresenta imagens oficiais do Grand C4 Picasso

A Citroën apresentou à imprensa, no final do mês passado, as primeiras imagens do novo Grand C4 Picasso. Caso você não esteja familiarizado com as designações de modelo da marca, basta saber que ao adicionar 'Grand' na frente de 'C4 Picasso', significa que você terá um carro maior, que pode acomodar três fileiras de assentos, sendo assim capaz de transportar até 7 passageiros.
 
Olhando rapidamente, o novo Grand C4 Picasso permanece com o conceito básico de seu antecessor, ainda com estilo envolvente, mas com um interior mais limpo e mais simples de aparência, assim como a gama básica de motores. A novidade fica por conta da nova plataforma denominada EMP2, da PSA, que reduz 110 kg no peso final do veículo e consequentemente proporciona mais economia e desempenho, além de uma melhor dirigibilidade para uma minivan desse porte. Os preços ainda não foram definidos, mas a Citroën confirmou que no segundo semestre deste ano o modelo já estará disponível nas concessionárias da Europa.
 
















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>>> DE VOLTA AO FRONT


Série F será relançada com produção iniciando no primeiro semestre de 2014

A Ford anunciou que vai retomar a produção dos caminhões Série F na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a partir do primeiro semestre de 2014. "A Série F é a linha de veículos comerciais mais vendida do mundo e uma das mais tradicionais do Brasil. Essa renovação servirá para que ela volte ainda mais forte", disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul.
 

O caminhão semileve F-350 e o leve F-4000 foram líderes de vendas nos respectivos segmentos em 2012. Para o relançamento do modelo, a área de engenharia da Ford vem desenvolvendo a aplicação da nova motorização dentro das normas de emissões Euro 5.
 
A nova série vai reforçar as características de qualidade e engenharia comprovadas pelos clientes. O desenvolvimento dos novos caminhões está sendo feito no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, único na América Latina com estrutura para testes de caminhões.

* Mauro Cassane/Portal iCaminhões.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

>>> IMAGEM DA SEMANA



No dia 4 de julho de 1776, foi declarada nos Estados Unidos a independência do país perante a Inglaterra, sua colonizadora até então. Obviamente a data é sempre lembrada e comemorada com grande festa em todos os estados, e o grupo acima ganhou destaque na web com a interessante montagem da bandeira estadunidense.

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>>> PEGADAS PELA AMÉRICA


A história de uma Kombi, dois jornalistas e um mapa da América Latina nas mãos

A vinheta avisa: essa é uma viagem como qualquer outra. A ideia é ir perseguindo diferentes lugares, sabores, cores e costumes pela a América Latina. No entanto, essa não é uma viagem comum. É uma aventura a dois, uma rádio e um guia de viagens. Tudo na mesma ideia. Não há lugar que você tenha imaginado neste enorme continente que Maru e Martin já não tenham passado ou planejem passar com sua “Huella”. Este, o nome dado pela dupla à Kombi na qual viajam.
 

O trajeto dessa viagem sem roteiro – sabe-se apenas que eles saíram da Argentina e viajam rumo ao México– inclui regiões desérticas, com privilegiadas vistas do céu, e outras bem povoadas, onde se provam sabores e descobrem-se personagens e costumes bem representativos do nosso continente. Mas além da viagem a bordo da Kombi, esses dois argentinos encontraram um jeito de dividir as experiências na estrada: transformaram a Kombi em uma rádio. Maru e Martin, ela com 38 e ele, 30, são jornalistas e trabalhavam em uma rádio até pedirem licença para viajar. Foi lá que eles se conheceram, em 2004. Além da mesma profissão, o casal logo descobriu outro gosto em comum: viajar.
 
 
Nessa aventura, que ganhou o nome de Kombi Rutera (http://www.kombirutera.com.ar/), os dois gravam programas nas principais paradas. Em um podcast você descobre , por exemplo, a melhor salsoteca de Cali, na Colômbia, uma cidade que respira salsa, ali na rua 5 com a 42. E também percebe pelos comentários que Maru não acha os passos da dança tão simples assim. Ou em Quindío, departamento colombiano, onde a tradição manda beber café amargo, guardá-lo na geladeira e nunca ferver a água. “Nós sempre gostamos de viajar e admirávamos aqueles faziam da viagem um modo de vida. Em 2009, viajamos por dois meses pela Europa e, um ano depois, pedimos licença do trabalho na rádio por seis meses e fomos conhecer a Europa Oriental, África e bastante da Ásia. Voltamos ansiosos para conhecer o nosso continente e começamos a procurar informações. Encontrei muitos viajantes que estavam viajando de Kombi pela América Latina, e outros de carro, bicicleta, moto, a pé, e aí os perguntamos ‘por que não?’”, conta a dupla.
 
 
Quem lançou o ultimato é uma informação que o casal já não se lembra. Todos de acordo, arrumaram as malas, a Kombi, um modelo de 1983 apelidada de “Huella”, pegada em espanhol, e no dia 17 de fevereiro do ano passado caíram na estrada. Além de deixarem dicas e informações preciosas para quem quer fazer viagens nada tradicionais pelo continente, a dupla levou o rádio para a estrada. Em podcasts, eles falam sobre as viagens, entrevistam pessoas e contam cada aventura vivida durante os trajetos.
 
 
Huella, a Kombi que leva Maru e Martin pra lá e pra cá nessa aventura, é uma atração à parte. O novo lar do casal foi comprado de um vizinho de Martin e só passou pelas mãos de dois donos. Para comprar o veículo, eles tivera que fazer uma promessa ao dono: cuidar bem da Kombi. Antes de ser chamada de “pegada”, a Kombi foi Suria. “Trocamos o nome porque gostamos da ideia de deixar nossa pegada pelo caminho”, conta a dupla. “A Kombi atrai muita gente e nos ajuda a quebrar o gelo. As pessoas se aproximam e, obviamente, acabamos contando quem somos, de onde viemos e para onde vamos”.
 
 
“Sempre destacamos que, mais do que uma viagem, isso é um sonho”, dizem os jornalistas sobre o seu atual dia a dia. Maru conta que antes de embarcar na Kombi Rutera muita gente perguntava como ela iria sobreviver. Tal pergunta – ou talvez a resposta – nunca a preocuparam muito. “Vou viver do que sei fazer e do que mais eu aprender”, diz segura. Um dia, ela ainda planeja publicar um livro com fotos de suas viagens, duas paixões combinadas.
 
 
A transformação com a experiência que já dura mais de 400 dias e algumas horas com mais de 17 mil quilômetros percorridos, fará com que Maru e Martin voltem diferentes à Argentina. “Viajando temos plena liberdade de escolher a vida que queremos viver. Sabemos onde acordamos, mas não sabemos onde vamos dormir. O dia vai se arrumando minuto a minuto, e podemos passar por imprevistos e gratas surpresas. Todos os dias são diferentes, e isso é o que mais gostamos”, diz Maru. Quando Maru fala que geralmente não sabe onde vai dormir, não está exagerando. Ao longo do ano, além da Kombi, o casal viveu perambulando por hotéis, albergues, campings e casas de família pelos países que já passou até agora: Argentina, Bolívia e Peru.
 
 
Neste momento o casal está cruzando a Colômbia, seguindo firme rumo ao México. A data de retorno da viagem, no entanto, não é um assunto no qual Maru e Martin pensam muito. Aliás, não há planos para a volta. Todo o plano do casal hoje se resume em uma frase: “Queremos chegar ao México contornando o Pacífico, e depois voltar à Argentina pelas margens do Atlântico”.
 
 
Antes de voltar para a terra natal, eles fazem questão de passar pelo Brasil. Para esse momento eles se dizem ansiosos. “Queremos estar aí para a Copa de 2014. É um grande objetivo a cumprir (risos)”. Assim como a própria Copa do Mundo.

* Andréia Martins/Portal Clichetes.