Dando continuidade a tradição e pioneirismo da marca, o All New Outlander é mais um passo da Mitsubishi Motors no segmento iniciado por ela em 2002 com o Airtrek, aprimorado com o Outlander em 2008, e agora com um carro totalmente novo, disponível em três versões: All New Outlander 2.0L, All New Outlander GT V6 e All New Outlander GT V6 com Full Technology Pack. O que era bom ficou ainda melhor. Os conceitos de segurança ativa e passiva, os itens de tecnologia que melhoram a performance e otimizam o desempenho e o conforto são destaques no modelo.
"O All New Outlander é um carro totalmente novo, com um design moderno e equipamentos high tech, inéditos e pioneiros em sua categoria. É mais um grande passo que a Mitsubishi Motors dá no segmento de crossovers, lançando um carro que, fatalmente atenderá as expectativas dos clientes, alinhando tecnologia, conforto e segurança com o que há de mais moderno no mundo", enfatiza Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
A nova versão ganha em aerodinâmica e performance. O inédito e inteligente piloto automático adaptativo (ACC), o dispositivo de redução de risco de colisão através do radar (FCM) e a tração Multi Select com Trimode II reforçam a denominação High Tech deste crossover, que ainda ganhou o prêmio máximo de segurança automotiva no Euro NCAP, ANCAP e JNCAP.
O interior do All New Outlander está ainda mais envolvente e espaçoso com comandos de fácil acesso e o ar condicionado Dual Zone, além da praticidade do porta malas com abertura e fechamento automáticos. Esse crossover tem ainda a terceira fileira de bancos e capacidade para sete pessoas, isolamento acústico aperfeiçoado, mais espaço, teto solar one touch e o novíssimo sistema multimídia Black Glass. Tudo isso aliado ao sistema eletrônico 4WD, Hill Start Assistance e nove Airbags.
O design do All New Outlander traz linhas marcantes e sofisticadas que remetem a muito espaço interno. A grade dianteira cromada está integrada ao moderno conjunto óptico com faróis de xênon super wide range, regulagem de altura automático e lavador de faróis. O aerofólio tem brake light integrado e um friso cromado contorna os vidros e destaca a linha de cintura alta, transmitindo a modernidade do design. O rack de teto está integrado na aerodinâmica e as maçanetas cromadas reforçam o design sofisticado e dão um toque especial na parte externa.
Toda a tecnologia do All New Outlander se mostra antes mesmo de entrar no carro. Para destravar as portas, basta estar com a chave Smart Keyless no bolso ou em uma bolsa, e pressionar o botão na maçaneta cromada para que o veículo seja destravado. Para dar a partida, um simples toque no botão Start/Stop Engine. Ao sair do veículo e travar as portas, os espelhos retrovisores, que são equipados com desembaçador, são rebatidos automaticamente. Equipado com Comfort Pack, traz sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva, que ativa o limpador do para brisas.
Tecnologia Com Poucas Letras
ASC, ATC, ACC, FCM e HSA. Essas poucas letras são as responsáveis pelo que há de mais moderno em tecnologia, segurança e praticidade. Uma das grandes novidades do All New Outlander GT é o ACC, piloto automático adaptativo, um novo recurso tecnológico que vai além de um piloto automático convencional. Seu funcionamento é muito simples: o motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em velocidade menor entre na sua frente, o All New Outlander GT reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta. Se o veículo da frente frear, o All New Outlander GT acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, o veículo volta à velocidade inicial.
Outro destaque deste crossover é o FCM (Foward Collision Mitigation), um sistema que utiliza um radar para controlar a distância a possíveis obstáculos à frente. Esta tecnologia é capaz de reduzir o risco de colisões a baixa velocidade. Ao entrar em distância de risco, o sistema ativa um alarme sonoro e um aviso no display solicitando ao motorista uma ação de frenagem. Caso entre em uma distância de colisão, o sistema aplica força de frenagem no veículo. Se a velocidade relativa entre o All New Outlander e um outro veículo for de até 30 km/h, o sistema pode evitar o acidente.
O controle de estabilidade ativo (ASC) garante a perfeita trajetória em curvas e pisos de baixa aderência, mantendo o veículo na posição ideal. Já o controle de tração ativo (ATC) evita o escorregamento em curvas ou arrancadas. Para completar, o Hill Start Assistance (HSA) impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
Design Com Eficiência
A nova estrutura do All New Outlander passou por um grande processo de aperfeiçoamento e muitas horas nos laboratórios de engenharia e no túnel de vento. A sua construção utiliza aços especiais de alta resistência, que proporcionaram uma redução de peso de cerca de 100 quilos e uma melhora de 10% no índice de penetração aerodinâmica. Isso resulta também em baixo coeficiente de arrasto, com apenas 0,33, que proporciona um menor nível de ruídos, baixo consumo, maior estabilidade e excelente performance.
O All New Outlander é um carro completo e está disponível com duas opções de motorização: motor MIVEC 3.0L V6, 24 válvulas, SOHC, de 240 cv e 31 Kgf.m a 3.750 rpm; e motor MIVEC 2.0L, 16 válvulas, SOHC, com 160 cv e 20,1Kgf.m a 4200rpm. Os motores têm bloco, cabeçote e cárter de alumínio e o sofisticado sistema MIVEC, desenvolvido pela Mitsubishi, que atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação. Assegura ganho de torque e economia de combustível nas baixas rotações e gera maior potência e desempenho nas altas.
O All New Outlander GT é equipado com transmissão automática de seis marchas com sistema sequencial Sports Mode, que garante maximização do torque do motor e maior prazer ao dirigir. Além disso, o câmbio possui o exclusivo INVECS II, que analisa o modo de dirigir de cada motorista, tornando as trocas de marcha muito mais suaves. O All New Outlander 2.0L possui transmissão CVT de última geração (INVECS III), com simulação de 6 marchas.
Para uma condução ainda mais esportiva, Paddle Shifters estão posicionados atrás do volante. Feitos em titânio e com tamanho generoso, permitem a troca de marchas manual, deixando a sensação de dirigir ainda mais prazerosa.
Interior
A preocupação com os detalhes está presente em todo o interior do All New Outlander. Equipado com painel Soft Touch, o acabamento é em Silver Carbon. Os bancos são em couro, os dianteiros têm aquecimento e o do motorista conta com regulagem elétrica, trazendo ainda mais conforto e praticidade. O novíssimo sistema multimídia completa o ambiente funcional e com muito conforto.
A praticidade está sempre à mão do motorista e passageiros, como o ar condicionado Dual Zone, onde cada lado do interior pode ter sua temperatura programada separadamente. Além disso, o All New Outlander possui 12 pontos de refrigeração espalhados pela cabine, deixando a temperatura sempre agradável para todas as pessoas.
O volante é revestido em couro e tem os controles de áudio - Joystick Style -, além do controle do piloto automático Easy Ride. A direção elétrica torna a condução ainda mais precisa e prazerosa e o volante conta ainda com ajustes de altura e profundidade. O All New Outlander traz a praticidade para todos os ocupantes. São 15 porta objetos, 10 porta copos, 8 luzes de cortesia, além de dois pontos de energia. O painel de instrumentos é moderno e tem display em LCD colorido de alto contraste, com computador de bordo e 13 funções.
A segunda fileira de bancos é deslizante em até 250 mm, o que garante um conforto ainda maior para os passageiros. Os bancos da terceira fileira são equipados com o Hide & Seat, rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta malas. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.625 litros com os bancos rebatidos e 798 litros com cinco passageiros.
O amplo porta malas é equipado com o inovador sistema Power Tailgate de abertura e fechamento, com anti esmagamento. Com um simples toque no botão localizado à mão do motorista, na tampa do porta malas, ou pela chave Smart Keyless, o porta malas é aberto e fechado automaticamente, sem necessidade de fazer força ou deixar as bagagens e compras no chão. Uma praticidade a mais deste crossover recheado de tecnologia. Em um veículo pensado para toda a família, o All New Outlander tem dois pontos com Isofix, que facilitam e dão mais segurança na fixação de cadeirinhas das crianças.
Novo Sistema Multimídia - Black Glass
Toda a tecnologia do All New Outlander GT está presente também em seu interior. O novo sistema multimídia traz recursos inéditos e uma tela Black Glass Touch Screen de 7". Repleto de novos recursos e sensível ao toque, tem uma navegação ainda mais fácil e intuitiva, similar aos mais modernos tablets e smartphones.
É equipado com navegador GPS, 5.499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré e o Dynamic Information System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude.
Projeto e Segurança
Desde a concepção do veículo, a Mitsubishi Motors pensa em todos os detalhes para garantir conforto e segurança. O veículo foi projetado sob o conceito RISE de deformação controlada e os pedais e a coluna de direção são colapsíveis. Os cintos de segurança são de três pontos para os sete ocupantes e os dianteiros tem pré-tensionador e limitador de força. A utilização de aços especiais de alta resistência e baixa espessura contribuem para diminuir o peso do veículo e colabora para baixar o centro de gravidade e proporcionar mais estabilidade.
Para garantir ainda mais segurança, o All New Outlander é equipado com nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista. Prova de toda essa tecnologia empregada em favor da segurança é a mais alta classificação em três dos mais renomados institutos: Euro NCAP, ANCAP e JNCAP, que concederam cinco estrelas ao All New Outlander.
Tecnologia 4x4
O All New Outlander GT carrega todo o DNA da Mitsubishi Motors no que há de melhor em segurança e estabilidade. O sistema de tração é o Multi Select com Trimode II, com acionamento por botão tipo Push/Leave e três modos de operação: Eco, Auto e Lock. Este sistema conta com novos sensores e está mais preparado para atender as mais diversas situações. A posição "Eco" permite uma maior economia de combustível, pois mantém o sistema preferencialmente em 4x2. Mas, caso necessário, a tração 4x4 é acionada automaticamente, trazendo mais segurança.
A posição "Auto" é um 4x4 ativo, onde os novos sensores garantem uma melhor distribuição da tração entre os eixos e é voltada para todo tipo de terreno, trazendo mais segurança em uma pilotagem esportiva. A posição "Lock" é a 4x4 em tempo integral, ideal para situações fora de estrada e pisos de baixa aderência.
A suspensão dianteira independente Mc Pherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares.
A suspensão traseira alia a sofisticação com a performance e permite que, durante uma curva, haja um esterçamento passivo das rodas aumentando a estabilidade e dirigibilidade.
Um veículo de alto desempenho tem que ter um sistema de frenagem capaz de proporcionar estabilidade e segurança. O All New Outlander é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS.
As rodas são de liga leve 18" e pneus de perfil baixo 225/55R18 que garantem a melhor aderência nas pistas. O All New Outlander tem ainda um excelente raio de giro, com apenas 5,3 metros, ideal para manobras em garagens e lugares com pouco espaço.
Mitsubishi All New Outlander 2.0L
Para completar a família All New Outlander, a versão 2.0 vem com muitos itens de série, como o rack de teto, sensores automático de luz e chuva, teto solar panorâmico, bancos em couro, ajuste elétrico no banco do motorista, airbags duplos, laterais e de cortina, além do sistema multimídia com rádio, CD, DVD, MP3 integrado e Bluetooth.
Com tração 4x2, o modelo possui câmbio Invecs III, CVT automático com Paddle Shifters e Sports Mode sequencial de 6 marchas. O Outlander 2.0L possui motor MIVEC a gasolina, montado transversalmente, com 160 cv de potência, injeção eletrônica multiponto sequencial, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC).
Cores
O All New Outlander está disponível nas concessionárias de todo o país nas cores: Copper, Titanium Gray, Black Pearl, White Pearl, Cosmic Blue Metallic e Cool Silver. Para a tranquilidade dos proprietários, o All New Outlander tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preço fixo.