sexta-feira, 23 de agosto de 2019

>>> LINK DA SEMANA


Quanto vale uma Kombi no mercado de automóveis clássicos? Descubra no link acima...

***

>>> BUSCANDO OS ANTIGOS


Volvo busca caminhão e ônibus mais antigos da marca produzidos no Brasil e ainda em atividade

Como parte da celebração dos 40 anos de produção de veículos no país, a Volvo está lançando uma ação nas redes sociais para encontrar o caminhão N10 e o ônibus B58 mais antigos ainda em circulação no Brasil. Os modelos foram os primeiros produzidos na fábrica de Curitiba (PR) e foram precursores de inúmeros avanços introduzidos pela marca nas últimas quatro décadas.


A ação pretende mobilizar os seguidores dos perfis da Volvo no Facebook e Instagram para encontrar exemplos de robustez e resistência que sempre caracterizaram os caminhões e ônibus da marca desde estes primeiros modelos. “Queremos encontrar histórias de transportadores e motoristas que contaram e contam até hoje com os veículos Volvo para acelerar o progresso do Brasil”, afirma Daniel Homem de Mello, diretor de comunicação e marketing da Volvo.


A ação de busca começa esta semana e vai até o final de setembro. Fotos, vídeos, documentos ou qualquer outra evidência que possa comprovar a história dos veículos ainda em circulação podem ser enviadas à Volvo por meio das páginas da marca no Facebook.

Histórias de empreendedorismo

A iniciativa tem como base o sucesso de uma ação similar recente, quando a marca saiu em busca do mais antigo Volvo FH em circulação no País. “Percebemos uma riqueza de conteúdo muito grande em diversas histórias que chegaram até nós. Por trás de cada veículo há muitas conquistas pessoais, familiares e histórias de empreendedorismo. E vamos novamente em busca disso, dessa vez com nossos veículos pioneiros”, diz Alessandra Almada, gerente de marketing da Volvo.


A unidade 001 do N10 tem paradeiro bem conhecido: depois de anos em operação foi readquirida pela Volvo e hoje faz parte do acervo de caminhões históricos da marca. Já o chassi de ônibus 001 encontra-se num acervo privado. “Dessa vez, queremos achar um N10 e um B58 ainda em atividade, gerando resultados para seus proprietários”, argumenta a gerente.

N10 e a “Batalha dos Pesados”

O N10 faz parte da primeira família de caminhões que a Volvo trouxe ao Brasil. Introduzido em 1980, o modelo tinha motor de 10 litros e 260 cv. Logo no ano seguinte chegaria o N12, com motor maior, de 12 litros e 330 cv, para aplicações mais severas. Ambos estavam disponíveis nas versões 4x2 (cavalo-mecânico) e 6x4 (rígido).


Com esses dois modelos a Volvo dava início à “Batalha dos Pesados”, campanha de opinião pública que mobilizou o setor de transportes para o uso de caminhões maiores, com mais eficiência e economia por tonelada transportada. Antes da chegada da Volvo predominavam nas estradas brasileiras caminhões leves e médios. Eram necessários muitos veículos e diversas viagens para transportar a mesma carga que um N10 passou a levar sozinho.


Até o fim de 1988 mais de 12 mil caminhões dos modelos N10 e N12 foram licenciados no Brasil. Além disso, milhares foram exportados para toda a América Latina, Oriente Médio e África. Em 1989 os já veteranos modelos deram lugar aos também bem-sucedidos NL10 e NL12.

B58 deu origem aos BRTs

Em ônibus, a história de inovação é parecida. Primeiro veículo da marca produzido pela Volvo no Brasil, em 1979, o chassi B58 trouxe conceitos muito à frente do seu tempo. Com motor central, posicionado entre-eixos, privilegiava o espaço aos passageiros, que passaram a viajar pelas estradas com muito mais conforto e menos ruído.


No segmento urbano essa configuração também permitia transportar mais passageiros num mesmo veículo. O motor entre-eixos permitiu ainda a introdução dos chassis articulados (1980) e biarticulados (1992), que trariam alta eficiência na mobilidade urbana em toda a América Latina, dando origem aos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) que conhecemos hoje.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

>>> PROPAGANDA


Propaganda de 1932 do modelo B-46 da Mitsubishi.

***

>>> DUSTER GOPRO


Renault lança série limitada do Duster em parceria com GoPro

A Renault lança o Duster GoPro, veículo que chega de série equipado com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente câmera da linha HERO. A parceria reforça ainda mais o espírito aventureiro e a robustez do SUV, que chega em dois modelos, 1.6 CVT X-TRONIC e 2.0 4x4. Ambos recebem barras de teto na cor preta, kit alargador de para-lamas, proteção do para-choque frontal com faróis de longo alcance e adesivo GoPro localizado logo abaixo dos retrovisores. A versão 4x4 ganha também rodas pretas diamantadas.



O interior brinda o cliente com suporte GoPro no para-brisa e uma câmera GoPro Hero 7 Black para registrar todos os momentos a bordo e gravar as paisagens onde o Duster pode te levar. A câmera apresenta como principal recurso a super estabilização de vídeo, o HyperSmooth, que dispensa o uso de gimbal durante produção de conteúdo. Com a GoPro Hero 7 Black é possível fazer fotos até 10m embaixo d’água, filmar suas aventuras em 4K e transmiti-las ao vivo para o Facebook, Twitch, YouTube, Vimeo e outras plataformas.


A série também traz mais conectividade, com o Media Evolution, central multimídia da Renault com tecnologia Android Auto e Apple Carplay e que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva. O MEDIA Evolution ainda traz as funções Bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching – que ajudam o motorista a economizar combustível auxiliando na maneira de dirigir.


O Duster é o veículo ideal para quem procura robustez, amplo espaço interno e conforto para os passageiros. Com a diversidade de versões, seja com CVT X-TRONIC ou tração 4X4, o Duster permite ao condutor encarar qualquer terreno, seja ele urbano ou off-road.


A série limitada chega em duas versões:
-Duster GoPro 1.6 CVT – R$ 81.890,00 - Traz de série o Pack Outsider com proteção no para-choque dianteiro, faróis auxiliares, alargadores de para-lamas e a GoPro Hero 7 Black, com suporte;
-Duster GoPro 2.0 4x4 – R$ 85.790,00 - Traz de série o Pack Outsider com proteção no para-choque dianteiro, faróis auxiliares, alargadores de para-lamas, rodas de liga leve diamantadas na cor preta e a GoPro Hero 7 Black, com suporte.

* Press Release/Renault do Brasil.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

>>> IMAGEM DA SEMANA


Scania-Vabis LT75 em 1960.

***

>>> ÍCONE ALEMÃO


A quarta geração do ícone RS: O novo Audi RS 6

25 anos de RS, 25 anos de alto desempenho em peruas da Audi: Com o novo Audi RS 6 Avant Sport, a Audi está conduzindo um novo capítulo na história das Avant de alto desempenho. Ainda mais potência combinada com eficiência, graças ao sistema híbrido leve, torna o Audi RS 6 Avant a companhia perfeita para qualquer finalidade.


“Através da nossa história de 25 anos de RS, o Audi RS 6 Avant é um dos nossos ícones absolutos com uma grande base global de fãs”, disse Oliver Hoffmann, diretor superintendente da Audi Sport GmbH. “Também estaremos oferecendo o RS 6 Avant na América do Norte pela primeira vez. Assim, exploraremos um novo mercado com enorme potencial de crescimento.”

Amplo e potente: o projeto exterior

O estilo da carroceria, que é único neste segmento, atrai olhares desde o momento em que você vê o novo Audi RS 6 Avant. O modelo RS esportivo apresenta um projeto enfaticamente diferenciado comparado ao modelo base do A6 Avant. Com exceção das portas dianteiras, teto e tampa traseira, o exterior é composto unicamente de peças específicas do RS. A carroceria, que foi ampliada por volta de 40 milímetros em cada lado, com seus largos arcos das rodas, enfatiza o toque esportivo e o caráter distinto da Avant de alto desempenho. As rodas de 22 polegadas acentuam as proporções impressionantes.


O novo RS 6 Avant é um dos primeiros modelos Audi Sport a apresentar a nova linguagem de desenho RS. A dianteira toda é diferenciada ao máximo, fornecendo um visual distinto dentro da linha de modelos A6. Além do novo capô, junto com o teto elétrico, o RS 6 Avant também adota os faróis da linha de modelos A7. Eles vêm não somente com uma expressão mais plana e esportiva, mas oferece também a opção dos faróis de laser RS Matrix LED com frisos escurecidos. Similar às luzes traseiras em LED, eles apresentam indicadores de direção dinâmicos junto com o sequenciamento específico do RS quando o veículo é travado e destravado.

A estrutura tridimensional em colmeia dentro da grade Singleframe tem acabamento em preto brilhante. Em combinação com a geometria muito mais plana e ampla, isto reforça o visual atlético do RS 6 Avant. O contorno da Singleframe e o logotipo quattro no para-choque foram eliminados. Abaixo dos faróis de LED padrão, entradas de ar laterais abrem sobre o impressionante novo para-choque e se estendem quase na borda inferior dos faróis. Os projetistas tiraram sua marca da frente do supercarro Audi R8.


A silhueta característica da Avant domina a vista lateral – seção dianteira alongada, comprida, linha do teto reta e colunas D planas, que descansam nas bolhas quattro. Os estribos específicos RS com inserções pretas enfatizam visualmente nos flancos o impulso à frente pronunciado. A traseira dinâmica consiste do aerofólio na borda do teto e o para-choque específico RS, com o difusor traseiro e elementos do projeto em preto brilhante. O estilo marcante RS, o sistema de escape RS flui em ambos os lados em ponteiras de escape ovais cromadas – um sistema de escape esportivo RS com ponteiras de escape pretas está disponível como opcional.

Pacote Supremo de potência: o motor

O motor 4.0 TFSI do novo Audi RS 6 Avant entrega 441 kW e 800 Nm de torque, que é mantido neste alto nível entre 2.100 e 4.500 rpm. A perua de alto desempenho acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Em somente 12 segundos, o RS 6 Avant atinge 200 km/h. A velocidade máxima é controlada eletronicamente em 250 km/h. Com o pacote Dynamic opcional, a perua RS atinge até 280 km/h ou até mesmo 305 km/h com o pacote Dynamic plus.


Graças ao sistema elétrico principal de 48 Volts o V8 turbo combina o desempenho máximo com alta eficiência. Um motor de partida com alternador de correia está no coração do sistema híbrido leve (MHEV). Até 12 kW de potência podem ser recuperados durante uma desaceleração leve e armazenados em uma bateria separada de íons de lítio. Se o motorista tirar o pé do acelerador em velocidade entre 55 e 160 km/h, a gestão de tração seleciona uma das opções: Dependendo da situação de condução e ajuste no Audi drive select o novo RS 6 Avant recupera energia ou roda até 40 segundos com o motor desligado. Pressionar o acelerador faz o motor de partida com alternador reiniciar o motor. A tecnologia MHEV permite o funcionamento start/stop em velocidades de até 22 km/h.

O sistema cilindro sob demanda (COD) também está a bordo como outro componente de eficiência. Com carga e velocidade baixa a intermediária, ele desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nas marchas altas, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e escape. No funcionamento de quatro cilindros os pontos operacionais nos cilindros ativos são deslocados em direção às cargas altas, em áreas do mapa característico com maior eficiência, enquanto os cilindros desativados funcionam grandemente sem perdas, como molas a gás. Quando o motorista pressiona o pedal do acelerador, eles são reativados instantaneamente.

Para toda essa eficiência o 4.0 TFSI desenvolve um som esportivo e volumoso de um V8. O motorista pode influenciar o som do motor usando o sistema Audi drive select. O sistema de escape esportivo opcional RS com as ponteiras dos canos de escape pretas garante uma experiência sonora esportiva ao máximo. Nos modos RS1 e RS2 passíveis de personalização, o cliente decide se o som deve ser esportivo ou balanceado.

O tiptronic de oito marchas padrão, com as mudanças de marcha otimizadas e uma nova função Controle de Partida transmite a potência do 4.0 TFSI à tração permanente nas quatro rodas quattro. As forças de tração são distribuídas aos eixos dianteiro e traseiro em proporção de 40:60 via diferencial central todo mecânico. Se uma roda derrapar, automaticamente mais torque de tração é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.

O controle de torque seletivo por roda otimiza a condução ágil e segura do novo RS 6 Avant – ele freia as rodas suavemente com carga reduzida no lado interno de uma curva logo antes de começar a derrapar. O diferencial esportivo quattro no pacote opcional dynamic e pacote Dynamic plus altera o torque em curvas na velocidade necessária entre as rodas traseiras, melhorando assim a tração, estabilidade e dinâmica.

Ainda mais ágil: a suspensão

No novo RS 6 Avant, os eixos dianteiro e traseiro usam um projeto five-link (cinco braços) para manusear separadamente as forças induzidas longitudinal e transversal. As articulações e estruturas secundárias são feitas em grande parte de alumínio. A largura da bitola é 1.668 milímetros na frente e 1.651 milímetros na traseira.


A suspensão adaptativa a ar do RS com amortecimento controlado foi ajustada especificamente para RS e fornece, graças ao novo módulo de mola a ar com 50% de taxa da mola a mais, uma velocidade máxima de 305 km/h pela primeira vez em conjunto com o pacote Dynamic plus. Ela pode ser ajustada em diversos modos e inclui o controle automático de nível. A carroceria do novo RS 6 Avant é 20 milímetros mais baixa do que o Audi A6 Avant com suspensão padrão e em velocidade de 120 km/h ou mais, ele abaixa mais 10 milímetros. O modo elevado aumenta a altura do veículo em 20 milímetros em baixa velocidade. A atuação muito ampla da suspensão a ar esportiva RS oferece ao motorista livre escolha entre conforto para longas distâncias e máximo desempenho.

A suspensão esportiva plus RS com Dynamic Ride Control (DRC) está disponível como alternativa. Ela usa molas de aço e amortecedores ajustáveis de três estágios, que são conectados entre si via linhas diagonais de óleo e uma válvula central. Em curvas em velocidades, as válvulas regulam o fluxo de óleo no amortecedor da roda dianteira com a mola defletida na parte externa da curva. Elas aumentam o suporte fornecido e reduzem a inclinação e os movimentos de rolagem. Isto permite a melhor aderência do RS 6 Avant ao pavimento e melhora a manobra. Uma nova geração de amortecedores com válvula de controle integrada garante diferença muito mais perceptível entre os modos individuais do sistema Audi drive select.

O RS 6 Avant vem como padrão com o esterçamento progressivo esportivo com sua relação direta. O sistema desenvolve forças de retorno significativamente maiores com crescente ângulo da direção para resposta de esterçamento preciso. Sua assistência elétrica recém-desenvolvida conecta diretamente o motorista e o pavimento. Opcionalmente com o pacote Dynamic e pacote Dynamic plus o RS 6 Avant vem com esterçamento dinâmico nas quatro rodas. Eles combinam o esterçamento dinâmico no eixo dianteiro, que usa uma engrenagem de onda infinitamente variável com um sistema de esterçamento no eixo traseiro com um eixo estriado e braços da suspensão. Em baixas velocidades, as rodas traseiras viram até cinco graus na direção oposta em relação às rodas dianteiras. Isto reduz o círculo de curva em até um metro, tornando o RS 6 Avant mais ágil no tráfego urbano e curvas fechadas. Em velocidades intermediárias e altas, as rodas traseiras viram no máximo dois graus na mesma direção – promovendo estabilidade principalmente ao mudar rapidamente o curso.

O motorista pode mudar o caráter do RS 6 Avant usando o sistema dinâmico de manobra Audi drive select. Estão disponíveis seis perfis: comfort, auto, dynamic, efficiency, e os modos configuráveis individualmente específicos do RS, RS1 e RS2, que podem ser ativados diretamente usando o botão “RS MODE” no volante de direção. Isto abre automaticamente os displays específicos do RS no Audi virtual cockpit. O sistema dinâmico de manobra Audi drive select influencia a gestão do motor e transmissão, a direção assistida elétrica, a suspensão, o esterçamento dinâmico nas quatro rodas, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar-condicionado automático. O modo RS2 existe especificamente para influenciar o Controle Eletrônico da Estabilidade (ESC) diretamente ao apertar um botão.

O novo RS 6 Avant tem instaladas como padrão rodas de liga leve de 21 polegadas no projeto estrela de 10 pontas, equipadas com pneus de tamanho 275/35. Está disponível como opcional uma roda específica do RS com 22 polegadas no projeto trapezoidal de 5 raios em V, equipada com pneus de tamanho 285/30, nas cores prata, visual titânio fosco, acabamento alto brilho e preto antracita brilho. As pinças do sistema de freio de aço do RS com discos ventilados e perfurados (420 milímetros na frente, 370 milímetros na traseira), são pintadas em preto como padrão e estão disponíveis opcionalmente em vermelho. Com os freios de cerâmica RS opcionais, as pinças vêm à escolha em cinza, vermelho ou azul. Os discos medem 440 milímetros na frente e 370 milímetros na traseira. O sistema de freios de cerâmica do RS recém-desenvolvido pesa cerca de 34 kg menos do que o freio de aço, reduzindo assim as massas não suspensas. O Controle Eletrônico da Estabilidade (ESC) apresenta um modo esportivo ou pode ser totalmente desligado.

Esportivo e variável: o interior

O projeto interior pioneiro é acentuado com sua orientação ao motorista e os apliques em alumínio antracita destacam o caráter esportivo do novo RS 6 Avant. Com seu alinhamento horizontal e sua estrutura em camadas e tridimensional, o painel de instrumentos parece leve e intuitivo. A interface do usuário com o sistema operacional totalmente digital se harmoniza com o projeto limpo do painel preto. O display superior MMI touch response está incorporado quase invisivelmente na arquitetura do painel preto. O display “RS Monitor” fornece ao motorista a opção de ter o display superior fornecendo uma visão geral da condição da temperatura dos componentes de tração, os números máximos de aceleração “G” junto com informação sobre a pressão e temperatura dos pneus.

No Audi virtual cockpit, displays especiais RS fornecem informação sobre pressão dos pneus, torque, potência, temperatura do óleo do motor, pressão do turbo, tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. O display das luzes de mudança avisa ao motorista para mudar para marcha superior quando atingir a rotação máxima do motor. O head-up display opcional também fornece vários displays gráficos específicos RS.

O volante de direção em couro esportivo totalmente perfurado, com a base plana e novos paddles shift RS grades feitos de alumínio, apresenta botões multifuncionais que permitem também ao motorista selecionar diretamente os modos RS1 e RS2 do Audi drive select. Os logotipos RS e RS 6 adornam o interior no volante de direção, bancos e nos estribos iluminados dos estribos das portas. O emblema Audi Sport e projetado no pavimento quando as portas dianteiras ou traseiras são abertas.

Os bancos esportivos em couro/Alcantara Nappa preto perolizado vêm com RS bordado e padrão losango. Como opcional, os bancos esportivos RS estão disponíveis em couro Valcona perfurado, com padrão colmeia e RS bordado. A perfuração também permite ventilação pela primeira vez.

Dois pacotes do projeto RS, vermelho e cinza, acrescentam cor e esportividade adicional ao interior – com esta opção, o aro do volante de direção, o trilho da alavanca de mudanças e a almofada para o joelho são em Alcantara com costura contrastante. Cintas dos cintos de segurança com bordas coloridas e tapetes de assoalho RS arredondam o pacote. Apliques em carbono, madeira natural, cinza-marrom ou alumínio fosco acrescentam mais opções de personalização.

O novo RS 6 Avant está com interior ainda mais espaçoso. O compartimento de bagagem tem capacidade entre 565 e 1.680 litros, a largura de carga entre os arcos das rodas agora é de 1,05 metro, 14 milímetros. O banco traseiro inteiriço dobrável com relação de 40:20:40 pode ser convenientemente liberado e dobrado a partir do compartimento de bagagem – como resultado, o comprimento do compartimento de bagagem cresceu para 1,99 metro. Uma tampa traseira elétrica e o tampão do compartimento de bagagem são padrão. Em combinação com a chave conveniência opcional, o controle por sensor permite que a tampa traseira seja aberta com um movimento do pé. O engate de trailer giratório opcional apresenta uma função de liberação elétrica. Também disponível como opcional temos assistência a trailer baseada em câmera, que ajuda o motorista ao engatar marcha à ré e manobrar com trailer.

Grande escolha: infotainment, sistemas de assistência, cores e materiais

O RS 6 Avant vem com extensos equipamentos de conforto, conectividade e assistência ao motorista. Desta forma, ela combina esportividade consistente com capacidade ilimitada de longas distâncias e assiste o motorista em muitas situações. Estão disponíveis mais de 30 sistemas de assistência – incluindo assistência de cruzeiro adaptativa, assistência em cruzamentos, advertência de mudança de faixa, advertência em curva e câmeras 360 graus.

As opções de pintura do Audi RS 6 Avant contam com treze cores, incluindo cores específicas do RS cinza Nardo e preto Sebring, cristalizadas junto com a escolha de cinco acabamentos foscos. O acabamento dos retrovisores externos como padrão são pretos, mas estão disponíveis opcionalmente na cor da carroceria ou alumínio fosco. Os pacotes de estilo alumínio fosco, preto e carbono mudam as lâminas verticais, o separador horizontal, as inserções do estribo, os trilhos de teto e os frisos das janelas, além do friso do difusor traseiro. As argolas Audi e os logotipos RS na frente e traseira também podem ter acabamento preto brilhante como opcional para os pacotes de estilo preto e carbono. A gama Audi exclusive oferece numerosas opções de personalização.

* Press Release/Audi do Brasil.

>>> NOVO SUV DA FORD


Ford anuncia o lançamento do SUV Territory no Brasil e na Argentina

A Ford confirmou o lançamento do Territory, SUV médio de nova geração, nos mercados do Brasil e da Argentina em 2020. O anúncio foi feito por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, durante um evento realizado hoje em São Paulo com jornalistas dos dois países, no qual destacou a importância do novo veículo dentro do processo de transformação do portfólio da marca.


O executivo falou também das perspectivas de crescimento da região e apresentou um balanço das ações de produto realizadas pela marca no primeiro semestre.

O Territory foi exibido no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado como teste de mercado e desde então vinha sendo apontado como forte candidato à ampliação da linha no Brasil. A reação positiva que o modelo recebeu tanto por parte do público como da rede de concessionárias da marca foi determinante nessa decisão.

“A resposta dos consumidores ao Territory foi excelente, especialmente nos aspectos chaves de design externo e interno, espaço e tecnologia. Eu disse então ao nosso time que tínhamos de arregaçar as mangas e trazer rapidamente esse veículo para os consumidores da região. É uma satisfação confirmar agora que ele será lançado no Brasil e na Argentina em 2020”, disse Lyle Watters.


Segundo ele, o Territory é uma combinação perfeita da experiência global da Ford em engenharia, qualidade e manufatura com a competitividade de custos da China para entregar um produto vencedor. “Ele é um exemplo da rápida transformação da Ford em uma empresa realmente centrada no consumidor, mais conectada e focada em qualidade e serviços, com produtos empolgantes que vão surpreender e encantar os clientes.”

O executivo informou ainda que a primeira exibição pública do Territory será feita no mês que vem, no Rock in Rio, festival que tem a Ford como montadora oficial.

SUV de nova geração

Desenvolvido pela Ford na China em parceria com a JMC, o Territory faz parte de uma nova geração de veículos com conceito avançado e tecnologias encontradas apenas em segmentos superiores. A conectividade é um de seus pontos fortes. Além de carregamento sem fio para celular, central multimídia e painel de instrumentos com telas de 10 polegadas, ele terá um sistema de comunicação em tempo real com modem embarcado conectado ao FordPass que permite ao motorista travar, destravar, dar partida, localizar e obter informações de telemetria do carro remotamente. Esse recurso também poderá viabilizar a oferta de novos serviços, como seguros baseados no uso do cliente.

“O Territory é um grande exemplo de como a Ford está se transformando rapidamente para cada vez mais espelhar os consumidores de hoje e do futuro. Ou seja, uma geração conectada, móvel e ativa que quer resolver seus problemas de forma fácil e rápida e tem o tempo como commodity mais valiosa”, afirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Além de oferecer o maior espaço da categoria para os passageiros de trás, o Territory traz equipamentos como câmera de visão 360 graus. Suas tecnologias de assistência ao motorista incluem piloto automático adaptativo, estacionamento automático, alerta de permanência em faixa e monitoramento de ponto cego. Mais detalhes do veículo, como motorização, versões e preço, serão divulgados mais próximo do lançamento.

Como exemplos da expansão e transformação do modelo de negócios da Ford com o uso de novas tecnologias, foram citados também o aplicativo gratuito FordPass e o Auto Busca, plataforma revolucionária de compra de peças para os reparadores independentes que está sendo lançada no mercado brasileiro.

* Press Release/Ford Motor Company.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

>>> VÍDEO DA SEMANA




Propaganda do Ford Econoline (1969).

***

>>> NOVA RAM 2500


Nova RAM 2500 chega em novembro

A nova geração da Ram 2500 já pode ser encomendada. A expectativa das concessionárias é que ela comece a chegar nas lojas brasileiras em novembro. A picape, produzida no México, será vendida aqui por R$289.990.


Embaixo do capô, que foi reestilizado nesta nova versão, está um motor turbodiesel de seis cilindros que entrega 365 cavalos e mais de 110 kgfm de torque. O chassi também mudou para aumentar a rigidez e economizar peso, são cerca de 100 kg a menos.

O estilo foi mantido em parte. A dianteira ficou mais robusta graças ao capô elevado (marca tradicional do modelo), enquanto os faróis horizontais de LEDs acentuam a enorme largura da picape grande.


O perfil parece manter as linhas da encarnação anterior, mas é apenas impressão e dá para notar que o vinco lateral está mais saliente. A traseira mudou na mesma medida e agora conta com lanternas verticais de LEDs. Além disso, as rodas aro 18 contam com desenho novo.

Os espelhos retrovisores são modulares, podendo ser ajustados manualmente para ficar na horizontal ou na vertical. Ela vem em sete cores: preta diamond, vermelha flame, branco pérola, granito crystal, prata billet, azul patriot e marrom walnut.


Quanto à tecnologia, a nova RAM 2500 vem com central multimídia integrada a Apple CarPlay e Android Auto ecâmera 360º. O sistema é a grande novidade. E bota grande nisso: a tela vertical de 12 polegadas parece um tablet grande (a disposição vertical ajuda a exibir informações diferentes em ordem).

* Odhara Rodrigues/Auto Esporte.

domingo, 18 de agosto de 2019

>>> LE BUG SHOW 2019


Le Bug Show 2019

Local: Circuit de Spa-Francorchamps
Data: 10 e 11 de Agosto
Cidade: Stavelot
País: Bélgica
Fotos: Von Luft Photography







































***