terça-feira, 30 de abril de 2024

>>> COROLLA CROSS 2025


Toyota do Brasil lança Novo Corolla Cross 2025 com novidades em design, tecnologia e sofisticação

A Toyota do Brasil anuncia a chegada do Novo Corolla Cross 2025, marcando um novo padrão de excelência em design, tecnologia e sofisticação na categoria, um “caminho sem volta” para quem busca a robustez de um SUV com a confiabilidade da Toyota.


Com mais de 230 mil unidades produzidas, o Corolla Cross é um grande sucesso no mercado brasileiro e nos mais de 20 países da América Latina e Caribe onde é vendido. Em 2023, além de ter sido o eletrificado mais vendido do Brasil, o modelo também se destacou como o carro mais exportado do país.

O Novo Corolla Cross 2025 passa por sua primeira grande reestilização visual, recebe mais equipamentos e itens de comodidade, sem abrir mão do já consagrado sistema híbrido flex.


O SUV chega ao mercado com grandes atributos para se manter como o automóvel com os proprietários mais satisfeitos do Brasil (96% de satisfação em Vendas e 91% em Pós-Venda), título que reforça o compromisso da Toyota com seus clientes em relação à qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos.

A linha 2025 do Novo Corolla Cross chega às concessionárias da Toyota a partir de 23 de abril em seis versões: XRX Hybrid, XRV Hybrid, GR-Sport, XRX, XRE e XR (direcionado para o mercado de Vendas Diretas).


O Novo Corolla Cross 2025 traz a dianteira totalmente renovada, com destaque para a nova grade em estilo colmeia que transmite modernidade e sofisticação. O conjunto óptico ganhou novo design nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, combinando de forma ainda mais integrada farol alto e de baixa intensidade em lente única, com assinatura em LED e indicadores de direção sequencial tridimensional.

As novas rodas de liga leve de 18’’, desde a versão XRE, chegam também com novo design tridimensional para as configurações XRX e XRX Hybrid, remetendo a mais elegância. Já as lanternas traseiras foram redesenhadas e conferem ao SUV uma presença ainda mais marcante.


O Novo Corolla Cross recebeu refinamentos internos para garantir uma experiência ainda mais sofisticada aos ocupantes. Um dos principais destaques é o novo painel digital de 12,3 polegadas, presente em todas as versões a partir da XRE, com três menus configuráveis para acesso intuitivo as informações essenciais de condução.

Toda a linha 2025 do SUV recebe itens de conveniência como freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução nas versões XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid, além do sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas para as configurações XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid. Este mecanismo também pode ser acionado com os pés por meio de sensores (kick sensor), proporcionando conveniência adicional ao motorista.


Os novos acabamentos internos ampliam a percepção de uma categoria superior, incluindo novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel. A iluminação ambiente agora está disponível desde a versão XRE.

O SUV ainda oferece direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado digital automático com saída traseira – com sistema Dual Zone e S-Flow para as versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid -, banco do motorista com seis regulagens para altura, distância e inclinação, além de ajustes para inclinação do encosto e do assento nas mesmas três versões acima; banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes de distância e inclinação, entre outros itens que trazem conforto ao motorista e passageiros.

O Novo Corolla Cross se mantém como o SUV flex mais econômico do país e o segundo carro flex mais econômico do mercado brasileiro, atrás apenas do Corolla sedã. O modelo ainda se destaca como o único SUV híbrido flex produzido no Brasil, na cidade de Sorocaba (SP).

As versões híbridas flex XRX Hybrid e XRV do Novo Corolla Cross são equipadas com o motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina, com 14,5 kgf.m de torque (com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo respostas rápidas e condução aprimorada.

A versão híbrida flex é equipada com a transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem, eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega aceleração linear, simulando marchas de acordo com a demanda do motor sem desperdiçar energia e contribuindo para a eficiência de combustível.

Os híbridos flex da Toyota têm um consumo 30% menor em comparação com as versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO₂ quando abastecidos com etanol.


As versões equipadas com o motor flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que entregam até 175 cv e torque de 20,8 kgfm, receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). A transmissão Direct Shift dessas configurações simula dez marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha. O resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de velocidade.

Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.

Pioneirismo em eletrificados

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para uma redução de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.


Seguindo uma trajetória de pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias, a Toyota também foi a primeira a lançar, em 2019, o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que também equipa o Corolla Cross desde 2021.

Atualmente, Toyota e Lexus correspondem por cerca de 40% dos modelos eletrificados em circulação nas ruas do Brasil, demonstrando um compromisso sólido da Toyota com o futuro, sustentabilidade e a inovação. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram vendidas entre as marcas Toyota e Lexus, sendo que 20 mil foram dos modelos Corolla e Corolla Cross. Esses números refletem não apenas uma liderança em vendas, mas também uma contribuição significativa para a redução das emissões de carbono e o avanço da mobilidade sustentável no país por meio da consagrada tecnologia híbrida flex.

Beyond Zero

O Novo Corolla Cross 2025 estreia no Brasil a nova identidade global da Toyota para neutralidade de carbono – Beyond Zero. O badge exclusivo, posicionado na lateral frontal e traseira nas versões XRX Hybrid e XRV Hybrid, cria uma assinatura visual distinta para as versões eletrificadas.


A visão Beyond Zero da Toyota representa o compromisso da empresa em ir além da neutralidade de carbono com seus produtos, serviços e operações, e seguir em busca de novas maneiras de causar um impacto positivo no planeta e na sociedade. Atualmente, a Toyota oferece uma ampla gama de veículos de baixa ou zero emissão. A estratégia da empresa é focada em múltiplas rotas tecnológicas, sempre oferecendo a tecnologia mais adequada para cada região ou cliente.

Segurança

O Corolla Cross já chegou ao mercado como um dos mais bem equipados em itens de segurança de seu segmento. Na linha 2025, o modelo traz Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas as velocidades, adicionando mais comodidade e segurança nas viagens, juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Além disso, dois novos sensores dianteiros de estacionamento foram incorporados para garantir mais segurança e precisão ao manobrar.


O SUV é ainda equipado de série com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos e, diante da possibilidade de uma colisão, alerta o motorista com avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos de impacto. No Corolla Cross, o sistema também detecta pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida, que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta.

Faróis altos automáticos (AHB): sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas, trabalhando com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, alternando automaticamente entre os faróis altos e baixos.

Além do próprio Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Garantia

Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, o Novo Corolla Cross 2025 tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido/elétrico, sem limite de quilometragem no uso particular, enquanto para uso comercial o limite é de 200 mil KM, prevalecendo o que ocorrer primeiro (tempo ou quilometragem). Os clientes brasileiros também contam com o apoio e os serviços do melhor pós-venda do país, que tem como objetivo proporcionar experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.

* Press Release/Toyota do Brasil.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


A história da Kombi Carat.

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>>> INOVAÇÕES DE SEGURANÇA


Daimler Buses apresenta inovações em sistemas de segurança e assistência à condução de ônibus urbanos e rodoviários

A segurança rodoviária e urbana e a rentabilidade são altas prioridades para a Daimler Buses. Suas marcas Mercedes-Benz e Setra têm sido tradicionalmente pioneiras em novas tecnologias de segurança e assistência à condução altamente eficientes. A fabricante de ônibus introduziu recentemente uma série de novos sistemas de assistência, que vão desde o Active Brake Assist 6 (ABA 6) ao Active Drive Assist 2 (ADA 2), o Sideguard Assist 2 e o Frontguard Assist, isso sem mencionar a MirrorCam e o sistema de câmera 360°. Além disso, surgiram novas gerações de propulsões elétricas e híbridas, bem como ônibus elétrico com célula de combustível com prolongador de autonomia.


A partir de julho de 2024, o Regulamento Geral de Segurança (General Safety Regulation - GSR) da União Europeia (UE) exigirá uma gama completa de sistemas de assistência ao motorista em ônibus recém-registrados para melhorar ainda mais a segurança rodoviária para todos. Isso inclui, mas não está limitado, a: Assistente de Ponto Cego no lado do passageiro dianteiro e na frente do veículo para detecção de curta distância, reconhecimento de sinais de trânsito para controle de velocidade, assistência de atenção, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, monitoramento de ré, luz de advertência pulsante, para o caso de frenagem de emergência e interface para bafômetro opcional (“Alcohol Interlock”).


Em particular, os sistemas de assistência eletrônica podem contribuir, tanto quanto possível, para evitar que momentos de desatenção, devido à fadiga, stress ou distração, tenham conseqüências graves. Isso ajuda não apenas os motoristas e passageiros de caminhões ou ônibus urbanos e rodoviários, mas também todos os outros usuários da via ou da estrada que circulam de carro, bicicleta ou a pé.

Com sistemas de assistência como o Active Brake Assist 6, Sideguard Assist 2, Frontguard Assist, Active Drive Assist 2 ou o Traffic Sign Assist, a Daimler Buses mais do que atende a esses requisitos e, em alguns casos, até estende as funções de segurança, ultrapassando os níveis requeridos pela GSR de 2024. Os sistemas são o novo padrão em todas as versões de veículos e representam maior valor agregado dos ônibus Mercedes-Benz e os ônibus urbanos da Setra, ônibus intermunicipais e ônibus rodoviários. Com o sistema opcional de câmera 360° (no caso de ônibus articulado, sistema de câmera de 270°) e a nova, também opcional, MirrorCam para todos os ônibus, a Daimler Buses está dando mais contribuições para ainda maior segurança.


Com o "Regulamento Geral de Segurança", a UE pretende melhorar significativamente a segurança rodoviária. Em particular, os usuários mais vulneráveis da estrada, como os pedestres e os ciclistas, devem ser mais bem protegidos. A UE emitiu recentemente normas correspondentes para equipar veículos com sistemas de segurança e assistência no Regulamento (UE) 2019/2144 sobre "certificado de homologação para veículos motorizados, seus reboques e sistemas, componentes e unidades técnicas destinadas a esses veículos quanto à sua segurança geral e à proteção dos seus ocupantes e usuários vulneráveis da estrada".

Desde 2015, os ônibus a serem licenciados têm que ser equipados com assistentes de frenagem de emergência e sistemas de alerta de saída de faixa, entre outros aspectos. Desde 2022, os novos tipos de veículos que chegam ao mercado têm que ser equipados com sistemas adicionais de assistência e segurança, e eles serão obrigatórios para todos os ônibus licenciados a partir de julho de 2024.


As oito funções de segurança citadas a seguir serão obrigatórias a partir de julho de 2024:

Sinal de parada emergencial (Emergency Stop Signal): Luz de freio piscando ou sinal de alerta semelhante que avise os usuários da estrada quando o ônibus está freando bruscamente.

Detecção de ré (Reversing Detection): Informa o motorista sobre objetos e pessoas atrás do ônibus, usando uma câmera ou sensores.

Sistema de aviso de perda de pressão nos pneus (TPM – Tire Pressure Loss Warning System): Monitora continuamente a pressão dos pneus e avisa o motorista no caso de perda de pressão.

Assistente inteligente de velocidade (Intelligent Speed Assistant): Detecta a velocidade máxima permitida e avisa o motorista se esta velocidade for ultrapassada.

Sistema de informação de ponto cego (Blind Spot Information System): Informa o motorista sobre pedestres, ciclistas e objetos localizados na área do ponto cego ao lado do ônibus.

Sistema de informação de saída (Moving-off Information System): Avisa o motorista quando há pedestres ou ciclistas parados ou se movendo na frente do veículo, antes da saída ou quando se está conduzindo vagarosamente.

Preparação para instalação de bafômetro (Alcohol Interlock Installation Facilitation): Interface padronizado que permite a instalação de bafômetro no veículo.

Aviso de sonolência e atenção (Drowsiness and Attention Warning): Avalia a atenção do condutor analisando os sistemas do veículo e avisa o motorista de forma correspondente.

Muitas das novas funções de segurança obrigatórias, como o sinal de parada de emergência, detecção de ré, sistema de alerta de perda de pressão dos pneus, sistema de informação de ponto cego ou sistema de alerta de atenção, já estão disponíveis nos ônibus Mercedes-Benz e Setra. A partir de agora, serão introduzidas em produção de série e, em alguns casos, seu escopo funcional foi significativamente ampliado.

Estabelecendo padrões

Os sistemas de segurança e assistência dos ônibus da Mercedes-Benz e Setra não só atendem aos requisitos da GSR, como algumas de suas funções ultrapassam o nível exigido ou já atendem hoje aos requisitos que só entrarão em vigor em 2026.

Active Brake Assist 6 com monitoramento de múltiplas pistas

O Active Brake Assist 6 (ABA 6) é um bom exemplo do cumprimento que ultrapassa os requisitos da GSR. Usando uma combinação de sensores de radar de curto e longo alcance e uma câmera, o mais recente sistema de assistência à frenagem de emergência da Daimler Buses pode agora realizar uma frenagem automática até a parada total em velocidades de até 60 km/h – o ABA 5 já era capaz a 50 km/h. Com isso, tem capacidade de parar o ônibus antes de atingir as pessoas que estão à frente do veículo, os usuários da estrada que vão em sentido contrário ou os usuários que estão na mesma pista. A reação ampliada a pedestres e ciclistas não está incluída nas funções exigidas pelo GSR 2024 e só se tornará obrigatória posteriormente.

Em todas as velocidades, o sistema pode reagir aos veículos à frente do ônibus com uma frenagem máxima até a parada total. Em condições ideais, um acidente a velocidades até cerca de 90 km/h pode ser evitado. A sequência de alertas em caso de acidente iminente compreende um aviso visual e tátil. Se o motorista não reagir, segue-se primeiro uma frenagem parcial e depois uma frenagem de emergência. Outro valor agregado do ABA 6 é o monitoramento de múltiplas faixas, a distâncias de até 250 metros, para uma detecção de perigos ainda melhor. Isso permite que o sistema reaja a situações críticas e a objetos em movimento ou parados – incluindo, por exemplo, situações de curva em rodovias. Ao mesmo tempo, a tecnologia de radar geralmente garante alta disponibilidade do sistema, mesmo em condições de pouca visibilidade.

Preventive Brake Assist 2 para ônibus urbanos

Uma manobra inesperada de frenagem de emergência por parte de um ônibus urbano que encontre um obstáculo pode representar risco de ferimentos aos passageiros a bordo. É por isso que a Daimler Buses utiliza o Preventive Brake Assist em seus ônibus de piso baixo das séries de modelos Mercedes-Benz Citaro, eCitaro e Conecto, bem como no Setra MultiClass 500 LE para transporte urbano e intermunicipal. Trata-se do primeiro assistente ativo de frenagem do mundo para ônibus de serviço regular. O sistema alerta o motorista sobre obstáculos estacionários, bem como sobre pedestres e ciclistas, podendo iniciar uma frenagem parcial se o motorista não reagir. Tal como o ABA 6, a segunda geração deste sistema de assistência de frenagem funciona a partir de uma combinação de sensores de radar de curto e longo alcance e uma câmera, sendo assim capaz de reagir a objetos parados e em movimento, incluindo pedestres e ciclistas. Ele pode processar vários objetos ao mesmo tempo. Dentro dos limites do sistema, os objetos localizados fora da estrada também são detectados de forma ainda melhor e os falsos avisos são minimizados.

O Preventive Brake Assist 2 avisa o motorista em caso de colisão com objetos parados ou em movimento, tanto visualmente, por meio de uma luz de alarme vermelha no display central, como de forma acústica. Também inicia automaticamente uma manobra de frenagem parcial e simultânea. Semelhante à frenagem de emergência do ABA 6, ela é mantida até que o motorista intervenha, a situação não seja mais crítica ou o ônibus pare. No entanto, a sequência de avisos e a aplicação dos freios foram concebidas precisamente para utilização em serviço regular e, portanto, também para a segurança dos passageiros em pé. O Preventive Brake Assist 2 é outro marco, especialmente para a proteção de usuários vulneráveis no tráfego urbano e intermunicipal.

Sideguard Assist 2 com função ampliada no lado do motorista

A segunda geração do Sideguard Assist (Assistente de Proteção Lateral) também demonstra até que ponto equipar os veículos com seis sensores, o que resulta no aumento do ângulo de visão gerado com essa medida, aumenta a segurança na estrada. Graças a esse novo conceito de sensores, o Sideguard Assist 2 reage e avisa com ainda mais precisão em caso de risco de colisão com pedestres e ciclistas. Agora ele também é usado no lado do motorista. Isso torna a conversão à esquerda ainda mais segura. Até uma velocidade de 30 km/h, a zona de monitoramento lateral do lado do passageiro da frente tem uma largura de 4,25 metros (antes tinha 3,75 metros) e se estende por 30 metros para trás e 7 metros para frente do veículo.

Em velocidades acima de 40 km/h, o Sideguard Assist 2 também tem a função de assistente de mudança de faixa. Até a velocidade máxima permitida, informa o motorista sobre a presença de objetos no lado do motorista e do passageiro da frente. O sistema gera um aviso visual e tátil em situações críticas de mudança de faixa. O Sideguard Assist 2 ajuda, portanto, nas mudanças de pista, como, por exemplo, ao ultrapassar um ciclista ou ao mudar de faixa e realizar ultrapassagens em estradas com várias pistas.

Novidade: Frontguard Assist monitora o tráfego à frente do veículo

No ritmo frenético da vida profissional cotidiana é fácil para um motorista acionar o motor ou arrancar em um semáforo com os olhos já voltados para a estrada à sua frente. Isso pode ter graves consequências se houver usuários da estrada desprotegidos, como pedestres ou ciclistas, diretamente na frente do ônibus. O novo Frontguard Assist (Assistente de Proteção Frontal) da Daimler Buses pode ser um recurso útil para evitar acidentes em tais situações. Se o sistema detectar objetos parados ou em movimento à frente do veículo, poderá ajudar os motoristas em velocidades até 15 km/h, enviando alertas de perigo por meio do sistema de aviso que tem duas fases. O sistema de assistência monitora o ponto cego à frente do veículo em uma distância de 0,8 metros até aproximadamente 4 metros em toda a largura do veículo.

O Sideguard Assist 2 e o Frontguard Assist se combinam para criar um sistema de alerta completo que avisa sobre obstáculos e pessoas nas laterais e na frente do ônibus. Quando combinados, a câmera de ré padrão e o sistema opcional de câmera de 360° fornecem ao motorista um sistema de alerta abrangente ao redor do ônibus

Active Drive Assist 2 oferece melhor suporte para uma condução semiautomática

O Active Drive Assist 2 (ADA 2), Assistente Ativo de Condução, agora oferece ao motorista ainda mais ajuda para manter a distância e permanecer na pista. O novo sistema está equipado com uma função de parada de emergência. No ADA 2, todos os sistemas de assistência trabalham em conjunto e se ajudam uns aos outros: por exemplo, o Active Drive Assist 2 atua de acordo com as especificações do Predictive Powertrain Control (PPC) para garantir o estilo de condução mais econômico possível. Para a orientação longitudinal e lateral do veículo, o sistema utiliza extensões funcionais baseadas no comprovado piloto automático adaptativo (ART) e no Lane Assist. O ADA 2 também utiliza a avançada tecnologia de radar e de câmera do ABA 6 para detectar o tráfego à frente. Uma função de parada de emergência também é implementada. Isso faz com que o veículo pare por meio de uma frenagem suave e automática se o motorista não estiver reagindo mais.

Um componente essencial do ADA 2 é a orientação lateral ativa dentro da faixa pelo Active Steering Assist com motor elétrico para ajudar a direção hidráulica, bem como a conexão com a orientação longitudinal do piloto automático adaptativo (acelerar/frear/manter distância), por meio da combinação das informações do radar e da câmera. Com a assistência ativa de direção, o ADA 2 também mantém o ônibus dentro da pista quando o ART é ativado por meio de intervenções contínuas de direção, dentro de uma meta que pode ser definida pelo condutor. O motorista pode escolher entre três configurações: o ônibus circula exatamente no meio da pista ou, dependendo da largura da faixa de rolagem, ligeiramente deslocado para a esquerda ou direita entre 10 e 20 centímetros. Assim, o sistema alivia consideravelmente o motorista, liberando-o de grande parte de pequenas correções contínuas de direção para manter-se dentro da pista. Tal como o ART, a orientação lateral do Active Steering Assist fica ativada em todas as gamas de marchas do ônibus rodoviário, de 0 a 100 km/h. Pré-requisito para o sistema: a pista precisa estar claramente demarcada pelas linhas em ambos os lados.

Um símbolo verde do volante no display central indica ao motorista que o assistente ativo de direção está atuando na orientação lateral do veículo. Se o motorista não quiser usar o recurso de assistência de conforto, devido à situação do trânsito naquele momento, ele pode desativá-la. Mesmo quando o ADA 2 é desativado, o ART continua a assumir a orientação longitudinal do veículo, em conjunto com Predictive Powertrain Control (PPC). O piloto automático adaptativo reduz a velocidade do ônibus quando ele começar a chegar muito perto do veículo da frente. Depois, quando a situação voltar ao normal, ele acelera o ônibus para retomar a velocidade ajustada pelo motorista. Se necessário, o ART também reduz a velocidade do ônibus até parar, utilizando para isso uma frenagem parcial.

O ADA 2 foi desenvolvido para condução em vias expressas e estradas, razão pela qual é necessária uma largura mínima da pista. O sistema torna-se passivo quando os limites do sistema são atingidos, como marcações de faixa pouco claras, pistas muito estreitas ou raios de curva muito apertados. Isso é avisado ao motorista, por meio de sinalização correspondente no display do painel de instrumentos.

Apesar da ajuda prestada pelo ADA 2, o motorista continua sendo sempre o responsável pelo processo. Se ele tirar as mãos do volante, é acionada uma sequência de avisos de acordo com os requisitos legais. Depois de 15 segundos, o sistema de assistência ao motorista avisa com um sinal amarelo, seguido de um vermelho no painel de instrumentos e, em seguida, com avisos acústicos em intervalos cada vez mais curtos, até soar o sinal de aviso contínuo. Se tiver ocorrido 60 segundos desde o início da sequência de avisos de que as mãos foram tiradas do volante, sem que o motorista volte a colocá-las, a função de Parada de Emergência é ativada. Isso dá início a uma redução de velocidade, liberando o pedal do acelerador por um segundo. Depois ocorre a redução da velocidade. A função de Parada de Emergência assume então o controle do veículo dentro dos limites do sistema, visando mantê-lo na pista. O sistema de faróis e luzes de emergência é ativado 5 segundos antes do final da sequência de alerta de mãos livres, a fim de avisar os outros motoristas. E o veículo é gradualmente desacelerado até parar.

Quando o veículo está parado, o freio elétrico de estacionamento é ativado e o sistema de luzes de emergência continua a piscar. Durante a intervenção da função de Parada de Emergência, o motorista é continuamente informado por um sinal acústico contínuo e um aviso visual no painel sobre a Parada de Emergência e a possibilidade de cancelar o processo por meio do “kickdown”, pisando fundo no acelerador.

Novidade: Traffic Sign Assist, um assistente para sinais de tráfego

Outro recurso novo é o Traffic Sign Assist, Assistente de Sinalização de Tráfego que compara a velocidade em que o ônibus está no momento com a velocidade permitida para o veículo e emite um aviso se o limite permitido tiver sido ultrapassado. Ele funciona apesar das diferentes sinalizações existentes em toda a Europa. O Traffic Sign Assist pode assim reduzir o risco de acidentes devido à velocidade excessiva e desatenção. Também reduz o risco de multas por excesso de velocidade.

Attention Assist e TPM em produção de série

O sistema de aviso de perda de pressão nos pneus, Tire Pressure Loss Warning (TPM), que antes era opcional, também passa a se tornar um item de série. O TPM evita danos nos pneus, indicando uma possível perda de pressão. Além disso, a pressão correta dos pneus reduz o desgaste e o consumo de combustível.

Já o Attention Assist (AtAs), bafômetro instalado no cockpit do motorista, também está agora em produção de série. O mesmo se aplica à câmera de ré, que era antes também opcional. Dependendo do modelo, sua imagem é transmitida para um monitor no cockpit ou para um monitor adicional de sete polegadas. Como alternativa à câmera de ré, as empresas também podem optar pelo sistema de câmeras 360° (no caso de ônibus articulado: 270°).

MirrorCam opcional em lugar dos espelhos retrovisores

Todos os modelos de ônibus Mercedes-Benz e Setra, sejam urbanos, intermunicipais ou rodoviários, estão disponíveis, opcionalmente, com câmeras em vez dos espelhos retrovisores externos convencionais. Esta atrativa novidade não só altera o visual dos veículos, como também afeta a função, a segurança e a rentabilidade.

As vantagens são evidentes: campo de visão ampliado para o motorista através das janelas, como também visibilidade traseira significativamente melhor no escuro graças à melhoria da luz residual. A pequena superfície da lente da câmera é menos suscetível à sujeira e melhor protegida contra os efeitos do clima, graças à sua montagem na asa da câmera. Comparada com os retrovisores convencionais, a MirrorCam só ligeiramente se projeta para além das bordas do veículo. Isso significa manobras mais fáceis e menos danos. Em última análise, a superfície dianteira do ônibus urbano ou rodoviário fica então reduzida, causando menos turbulência. Isso tem um efeito positivo no consumo de combustível.

Como funciona a MirrorCam: as imagens das câmeras são transmitidas para monitores de 15 polegadas montados na parte interna das colunas “A”. As exceções são os ônibus de piso baixo da linha Citaro e o MultiClass LE: como resultado do design dos veículos com cabinas envidraçadas e portas que se viram para dentro, os monitores nas laterais das portas são dispostos aproximadamente no centro do veículo. Linhas sobrepostas sinalizam o fim do ônibus e ajudam o motorista a estimar a velocidade dos veículos que se aproximam, bem como ao realizar manobras de ultrapassagem. Elas são ativadas ao engatar a marcha à ré ou ao acionar as luzes dos piscas. Uma câmera adicional e um segundo monitor de sete polegadas garantem a visão do canto dianteiro direito do veículo.

A câmera está aquecida. Os fotodiodos nos monitores detectam a luz incidente e ajustam o brilho de cada um deles. Além disso, o motorista pode fazer as configurações básicas. As telas de aviso do Sideguard Assist podem ser exibidas nos monitores, se assim for desejado.

Sistema de câmera 360°

Além da MirrorCam, todos os ônibus da Daimler Buses contam ainda com o sistema de câmera 360°, que ajuda muito o motorista nas curvas e manobras em espaços apertados e na marcha ré.

Conduzindo com propulsão elétrica e híbrida

A Daimler Buses também traz inovação com a chegada da nova tração híbrida, disponível como opcional tanto para os ônibus intermunicipais Setra MultiClass LE, quanto para os Mercedes-Benz Intouro.

A tecnologia híbrida é tão simples quanto impressionante. A energia gerada pela recuperação é armazenada nos capacitores, também conhecidos como supercaps. O motor elétrico que ajuda o motor diesel está localizado entre o motor de combustão e a transmissão automática. Tem uma potência de 14 kW e um torque de 220 Nm. Ele apoia o motor de combustão quando é necessária uma potência elevada, podendo assim reduzir visivelmente o consumo de combustível. O motor elétrico do módulo de 14 kW gera energia durante a desaceleração e frenagem, auxiliando o motor diesel durante a partida e a marcha lenta. O sistema possui um sistema de gestão de energia autossuficiente e, portanto, mantém um comportamento de condução inalterado, com uma operação mais familiar para o motorista.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> JEEP COMMANDER 2025


Novo Jeep® Commander 2025 chega com novo motor e tecnologias de condução semiautônoma de nível 2

O Jeep Commander, o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil, ganha nova motorização, novas versões, mais tecnologia e até opção de cinco lugares para agradar todos os tipos de públicos. E não para por aí, o modelo também passa a oferecer cinco anos de garantia.


Lançado há pouco mais de dois anos, o modelo coleciona prêmios e destaque em comparativos, e registrou recentemente a marca de 50 mil unidades produzidas no país. Um número que coroa seu sucesso no mercado brasileiro, onde foi o carro de sete lugares mais vendido desde o ano de 2022 e também onde o modelo liderou as vendas da categoria de SUVs grandes pelo segundo ano consecutivo em 2023, com 23% da fatia do seu mercado.

E para o Commander 2025, a Jeep aumentou a oferta de itens de tecnologia de série desde a versão de entrada até a sua versão mais completa, trazendo uma oferta ainda mais competitiva para o modelo no mercado brasileiro. Somente como exemplo, além da tecnologia ADAS de nível 2, todas as versões receberam como item de série o painel de instrumentos de 10,25” e o som Premium Harmann Kardon, garantindo aos clientes do modelo um nível de equipamento superior desde a versão de entrada.


Sinônimo de sofisticação e conforto, o Commander chega à linha 2025 com excelentes novidades para seguir a sua trajetória de sucesso. A primeira delas é que agora, além das opções de motor turbo flex com tração 4x2 e turbodiesel com tração 4x4, o modelo adiciona ao portfólio duas versões equipadas com o potente motor Hurricane 2.0T com tração 4x4. Essa motorização entrega ao SUV nada menos que 272 CV de potência e 400 Nm de torque, garantindo muito mais força e velocidade. Além da impressionante marca de 0 a 100km/h em 7s.

O novo powertrain está associado a um câmbio automático de nove marchas e da Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, sistema que dispõe de seletor de terrenos para um desempenho incomparável e a máxima capacidade em qualquer tipo de situação fora de estrada.

Outra grande notícia é que a Jeep está abrindo o leque de possibilidades para o Commander, que passa a dispor de duas novas opções no portfólio: uma configuração com cinco lugares dentro da oferta da versão Longitude, ampliando a cobertura de mercado e a versatilidade do modelo, além da inédita Blackhawk, nova versão topo de linha da gama, que agrega ainda mais estilo e personalidade, com elementos esportivos e identidade marcante.


E para arrematar a lista, uma novidade que não somente eleva o nível da experiência de dirigir, como também posiciona o Jeep Commander em um patamar superior quando o assunto é segurança: a adição do sistema ADA (Assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC (Piloto automático adaptativo). Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.

O Commander passa também a oferecer 5 anos de garantia. Além de ainda disponibilizar assistência 24h em todo território nacional. Dessa maneira, a Jeep reforça seu compromisso em fornecer uma assistência abrangente aos clientes.

Embora o Commander por si só já seja uma bela representação do requinte de um moderno e autêntico Jeep, a marca não hesitou em acrescentar ainda mais recheio à linha 2025. Tanto é que, o modelo traz como novidade o banco do motorista com memória de posição e Wi-Fi hotpost e Alexa Integrada de série a partir da versão Limited. Além disso, o Commander já possui uma extensa lista de itens de comodidade e conforto, como assentos frontais com ajuste elétrico, porta-malas com acionamento por botão e hands-free, som Premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence+ e quadro de instrumentos de 10,25” full digital e HD, entre outros.

“O Jeep Commander foi pensado, projetado e concebido para entregar o máximo de comodidade, praticidade e segurança a bordo, seja para um único passageiro ou para os sete ocupantes que ele é capaz de acomodar com muito conforto. Dono de uma versatilidade sem igual, oferece um dos melhores espaços internos e agora também um dos motores mais potentes da sua categoria, além de uma série de outros atributos que o colocam em uma posição muito nobre e confortável diante dos concorrentes. Podemos dizer com tranquilidade que o Commander é a melhor e mais balanceada opção em seu segmento”, afirma Hugo Domingues, Vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.

O Commander é produzido no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, umas das fábricas mais moderna do mundo e a mais inovadora e eficiente linha de produção automotiva do Grupo Stellantis. As unidades que saem de lá abastecem as revendas de todo o Brasil, e são exportadas para diversos outros países da América Latina onde o modelo também é comercializado.

Motor Hurricane 2.0T

Destaque da linha 2025, o novo motor Hurricane 2.0 turbo passa a integrar o portfólio do Jeep Commander, equipando duas de suas versões. Já conhecido e bem-conceituado no mercado brasileiro, esse propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina geram 272 CV de potência e 400 Nm de torque, o que no caso do Commander se traduz, por exemplo, numa aceleração 0 a 100 km/h em impressionantes 7 segundos e uma velocidade máxima de 220km/h.


O motor Hurricane é todo feito com alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbocompressor de dupla voluta de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.


Esse potente motor trabalha associado a um sistema de transmissão automática de nove marchas de alto nível. E, como um bom Jeep, a aventura fora de estrada também está garantida! Para isso, o motor Hurricane está atrelado ao sistema de Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, que apresenta o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis. Isso permite um alívio na transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária, gerando economia de combustível – quando a tração 4x4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente. 


O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem à disposição os modos: Auto/Standard – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4x4, o que oferece ainda mais segurança em situações de mudança abrupta da condição do piso como por exemplo em casos de chuvas torrenciais.

Snow – para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada. Quando selecionado, esse modo permite: Arranque em 2ª marcha;
Modo 4x4 Full Time para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração, dividindo-a igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro;
Controle do torque eletronicamente.

Sand/Mud – apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama. Permite: Trocas de marchas em rotações mais altas;
Modo 4x4 Full Time para maximizar a tração reduzida e possibilitar maior deslizamento das rodas.

Além do novo motor Hurricane, a Jeep mantém a oferta de duas outras opções de propulsão: o motor T270 Turbo Flex, de 185 CV de potência e 270 Nm de torque, associado a um câmbio automático de 6 velocidades (tração 4x2), e o motor TD380 Turbo Diesel, de 170 CV de potência e 380 Nm de torque (tração 4x4), que trabalha em conjunto com o câmbio automático de 9 velocidades.

As versões que recebem o motor T270 contam com o Jeep Traction Control +, um sistema de controle de tração que atua em situações em que o veículo se encontra com uma das rodas em baixa aderência com o solo, aplicando torque de frenagem na roda que está escorregando e transferindo, pelo diferencial, o torque para outra roda em contato com o piso. Para habilitar o sistema basta que o condutor pressione a tecla ASR OFF.

A fim de garantir maior estabilidade e melhor conforto de rodagem, o Jeep Commander conta com suspensão independente nas quatro rodas. Sua principal vantagem é o fato de permitir grande controle das forças que atuam nas rodas no sentido longitudinal (acelerações e freadas), vertical (desnivelamentos do piso) e na rolagem da carroceria (curvas), de modo que os passageiros podem desfrutar de uma experiência extremamente confortável, praticamente isenta de vibrações e solavancos. E as versões com o novo motor Hurricane receberam um novo ajuste de suspensão, pensado especialmente para oferecer o máximo de conforto para todos os passageiros.

Tecnologias de condução semiautônoma nível 2

A segurança é um pilar de total atenção para todo e qualquer produto Jeep, não por acaso recebe constantes atualizações. No caso do Commander 2025, esse cuidado da marca representa uma importante e simbólica evolução, já que coloca o modelo num patamar superior, que permite ao modelo acessar o nível 2 de tecnologias de assistência à condução.


Esse movimento foi possível graças à adoção do sistema ADA (Assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC, razão pela qual a dupla de recursos garante acesso ao nível 2 de autonomia (neste grupo, estão os carros dotados de sistemas avançados de assistência à direção – ADAS, que podem assumir a direção, aceleração e frenagem em cenários específicos, além de manter o veículo centralizado nas faixas de rodagem).

E todos esses sistemas foram desenvolvidos localmente, no caso dos novos, e totalmente recalibrados, no caso dos já existentes no modelo, considerando todas as características das condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras.


E, para completar a boa notícia, o sistema é item de série em todas as versões da linha Commander 2025, garantindo ainda mais tranquilidade àqueles que depositam sua confiança no modelo. Confira todas as tecnologias em prol da segurança que integram a lista:

ADA | Assistente ativo de direção

É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.

Lane Centering | Centralizador de faixa

Esse é um avançado recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do veículo.

ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go

Escolha uma velocidade e uma distância constante que você deseja manter de outros veículos e deixe a tecnologia do seu Jeep acelerar ou diminuir a velocidade. Em caso de paradas totais até 2s, o sistema volta automaticamente.

AHB | Comutação automática dos faróis: por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximando em sua direção, e regula a intensidade do farol de forma automática. Um auxílio muito bem-vindo especialmente para condução na estrada.

DDT | Detector de fadiga do motorista: tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Se detectar sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa.

LDW | Aviso de mudança de faixas: uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista, e em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, a fim de manter o veículo na faixa.

FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas: sistema que identifica obstáculos na via (por meio de sensores de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas) para evitar acidentes. e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios automaticamente.

TSR | Reconhecimento de placas de trânsito: sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alertas visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite.

BSM | Monitoramento de pontos cegos: presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral.

RCM | Detecção de tráfego cruzado traseiro: sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a ré em caso de visibilidade reduzida. Ele controla as áreas de detecção traseiras em ambos os lados do veículo, a fim de identificar objetos que se deslocam para os lados do veículo (a uma velocidade mínima de aproximadamente 5 km/h e máxima de cerca de 30 km/h – por exemplo, como é comum acontecer em estacionamentos).


Estes recursos se somam a uma série de outros sistemas de segurança já conhecidos do Commander, por exemplo os seis airbags, além de um diferencial bem interessante que compõe as versões Overland e Blackhawk: os pneus com tecnologia Seal Inside®, uma solução de mobilidade estendida que permite ao pneu continuar rodando sem perda de pressão do ar, prevenindo 85% dos casos de perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem. Assim, caso necessite trocar o pneu, o condutor pode seguir viagem até o local mais seguro.

Commander Blackhawk

A Jeep aproveita o lançamento da gama 2025 para estrear no país sua linha esportiva, batizada Blackhawk, que se posiciona no topo da gama, trazendo sob o capô o novo motor Hurricane 2.0 turbo, e no design, elementos exclusivos e esportivos.




No visual, ela se diferencia das demais versões especialmente pelo acabamento escurecido em diversos pontos, como logotipos, rodas (de 19”), nova grade dianteira com acabamento exclusivo Dark Chrome e também pela presença de pinças de freio na cor vermelha, que garantem uma dose extra de esportividade ao modelo.

O interior também muda no Commander Blackhawk: há bordado da versão nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido. A versão também dispõe com exclusividade da cor cinza Sting Gray para a carroceria.

Versatilidade

O Commander é o maior Jeep já produzido no país, e sua grandeza não é mera questão de aparência: ele de fato dispõe de dimensões que fornecem um dos maiores espaços internos da categoria, característica que reforça sua extrema versatilidade, já que permite ao consumidor diversas possibilidades de configuração – todas elas com muito espaço.

E a linha 2025 reforça o posicionamento versátil do modelo ao trazer uma nova opção com 5 lugares, dentro da oferta da versão Longitude. Essa nova configuração garante nada menos que excelentes 661 litros de volume livre no porta-malas, tornando-o o maior da categoria D-SUV com 5 lugares. É espaço de sobra para acomodar a família, amigos e todas as bagagens necessárias para trilhar qualquer tipo de aventura, construindo boas memórias e colecionando histórias a bordo do Jeep Commander.


E vale lembrar que, aqui, o espaço é destaque independentemente da versão. Mesmo em sua configuração de origem, com 7 lugares, e em sua maior lotação, o Commander é capaz de oferecer 233 litros de capacidade, o maior volume de porta-malas com sete ocupantes na categoria. E, como é sabido, esse espaço aumenta de acordo com a combinação escolhida, podendo chegar a 1.760 litros com o rebatimento da segunda e terceira fileiras de bancos.

Confira todas as possibilidades de configuração e o volume disponível no porta-malas em cada uma delas: 7 ocupantes = 233 litros
6 ocupantes = 448 litros
5 ocupantes = 661 litros
4 ocupantes = 736 litros
2 ocupantes (motorista e passageiro) = 1.760 litros (até o teto)

Outro ponto de destaque no Commander é o acesso à terceira fileira de bancos: basta um leve toque na alavanca para puxar e rebater a segunda fileira, abrindo um espaço amplo para que duas pessoas (sejam adultos ou crianças) alcancem e se acomodem com facilidade na terceira fileira de bancos.

Cabe ressaltar também que segunda fileira permite um deslocamento longitudinal de até 14 centímetros, o que possibilita a escolha entre mais conforto para passageiros da segunda ou terceira fileira (ao liberar mais espaço para as pernas), ou um aumento do espaço do porta-malas.

E por falar em conforto há mais um diferencial: tanto a segunda quanto a terceira fileira de bancos do Jeep Commander dispõe de assentos reclináveis, garantindo que todos os passageiros possam escolher a posição mais aconchegante. Nos bancos dianteiros, ajuste elétrico, e a partir da versão Overland, os clientes também contarão com memória de posição para o banco do motorista.

Uma gama ampla

Com a chegada da linha 2025, a oferta do Jeep Commander fica ainda mais completa e versátil, com mais possibilidades de escolha tanto na configuração quanto no tipo de powertrain, apresentando-se da seguinte maneira: versão Longitude (equipada com motor T270 Turbo Flex), versão Limited (motor T270 Turbo Flex), versão Overland (com três opções de motorização: T270 Turbo Flex, TD380 Turbodiesel e motor Hurricane 2.0T Gasolina), versão Blackhawk (motor Hurricane 2.0T Gasolina).


Independentemente da versão, uma coisa é fato: a qualidade do acabamento e o cuidado em cada detalhe são facilmente percebidos, seja com o olhar voltado para a carroceira ou para o interior do Commander. Afinal, a sofisticação faz parte da essência deste SUV de grande porte da Jeep. E para além do visual, o conteúdo também é ponto forte por aqui (em quantidade e qualidade). Entre os destaques estão:

Performance Pages (novidade linha 2025): Nas versões com o motor Hurricane traz para a tela do painel digital todas as informações de pista, como pressão de admissão, G-Force, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro (digital e analógico) e conta-giros.

Banco do motorista com memória (novidade linha 2025): disponível a partir da versão Overland, esse recurso é especialmente útil para facilitar a vida dos diferentes usuários que conduzem o veículo. Isso porque permite que cada um ajuste a posição do banco levando em conta suas preferências pessoais, e o sistema faz a função de memorizá-las, de modo que, posteriormente, basta pressionar um único botão para que o banco restaure de maneira automática a configuração desejada.

Central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence: tela Full HD com navegação embarcada de série e presença da Adventure Intelligence Plus a plataforma de serviços conectados da Jeep, com a adição dos seguintes recursos:

Alexa in-vehicle (atrelada ao plano de Wi-Fi): leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do veículo. Para isso, basta estar conectado e sincronizado com uma conta pessoal. Com a novidade do serviço de Wi-Fi e da Alexa gratuito pelo período de um ano.

⁠Send & Go: permite a seleção e envio de endereços, favoritos, histórico de pesquisas, estacionamento, postos de gasolina, concessionária e contatos, antes mesmo de acessar o veículo. Ao ligar o carro, o item selecionado já aparece direto no sistema de navegação, garantindo praticidade, ganho de tempo e mais segurança.

Last Mile Navigation: caso não consiga chegar com o veículo até o destino final, o condutor pode terminar a navegação a pé́, orientado pelo smartphone.

Localizador de pontos de interesse na nuvem.

Quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD: de série em todas as versões, é totalmente digital e permite diversas possibilidades de personalização, inclusive do estilo do menu.

Som Premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air: sistema de som com 9 alto-falantes, subwoofer e 450w, que proporciona definição de áudio e pressão sonora únicas, totalmente caraterísticas da Harman Kardon. A experiência premium fica ainda mais completa com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que dispensa a caixa do subwoofer e faz uso do próprio espaço da cabine para entregar sons mais graves e de melhor qualidade.

Porta-malas com acionamento por botão e hands-free: toda a gama conta com abertura e fechamento elétrico do porta-malas, por meio de um simples toque no botão. Para as versões Overland e Blackahwk há sensor de presença, que permite a abertura sem o uso das mãos.

Assentos frontais com ajuste elétrico: esse item de comodidade está disponível para o banco do motorista desde a versão Limited , e se estende ao banco do passageiro nas configurações Overland.


Além de tudo isso, a linha 2025 do Commander chega com outra novidade: 5 anos de garantia de fábrica e assistência 24h em todo território nacional. E não para por aí, essa ação não é apenas para aqueles que acabaram de garantir um modelo da marca zero quilômetro, mas também para proprietários de modelos seminovos, mais precisamente os MY2022. Isso porque a marca também disponibiliza a “Garantia Ampliada Jeep” para esse público, desde que esteja com a garantia ativa e elegível dentro das condições do programa. Por exemplo, um cliente com um Commander MY22, que estaria com a sua garantia de 3 anos terminando esse ano, poderá ter mais 2 anos de garantia adicional, de acordo com os critérios do programa. Em breve, mais detalhes do programa.

E o pacote de revisões do Jeep Commander s segue o modelo atual, com revisões a cada 12 mil KM ou 12 meses para os modelos com motores T270 e Hurricane e 20 mil KM ou 12 meses para o motor TD380.

* Press Release/Grupo Stellantis.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> ZEEKR 009 GRAND


Zeekr 009 Grand é o Rolls-Royce das minivans

Se você desistiu das minivans, talvez queira reconsiderar, pois elas não são mais apenas para famílias numerosas que precisam de espaço e praticidade. Muito pelo contrário, pois algumas empresas transformaram as minivans em veículos de transporte ultraluxuosos para pessoas modernas.


A mais recente é a Zeekr, que está lançando uma versão de quatro lugares do modelo 009. A empresa não divulgou muitos detalhes sobre o modelo, mas ele segue os passos da minivan padrão e pode ser chamado de 009 Grand.


A minivan ostenta um exterior levemente revisado com acabamento cromado adicional e rodas de 20 polegadas com logo central em preto gravado a laser.


Mudanças maiores ocorrem no interior, já que a van tem dois bancos traseiros individuais com apoios elétricos para as pernas, bem como encostos de cabeça sofisticados com alto-falantes integrados. Eles são separados por um console central exclusivo que abriga gavetas, mesas dobráveis ​​e um display integrado. Este último controla os assentos, o sistema de controle climático e o enorme sistema de entretenimento.


A minivan conta também com uma divisória traseira e teto panorâmico de vidro. Também podemos ver elegantes acabamentos em madeira e detalhes distintos em forma de pontos.


O modelo padrão possui uma enorme bateria de 140 kWh que oferece um alcance de até 822 km. A van também tem 536 cv (400 kW / 544 cv) e isso permite que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.


Podemos esperar aprender mais sobre a van na Auto China, mas Zeekr sugeriu um preço alto com um post dizendo “Como seria ter dois assentos no valor de 500.000 yuans (US$ 69.087) em um carro?”

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quinta-feira, 18 de abril de 2024

>>> GALERIA #0116


Mercedes-AMG E63 S 4MATIC Wagon Final Edition (2023)

















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