sexta-feira, 30 de setembro de 2022

>>> LINK DA SEMANA

 

***

>>> MITSUBISHI ASX 2023


Mitsubishi apresenta ASX 2023 completamente renovado na Europa

A Mitsubishi lançou o ASX 2023 completamente renovado na Europa, onde terá uma versão híbrida plug-in de 162 cv e autonomia de 50 km no modo eletrificado. O crossover ainda utiliza a plataforma CMF-B do Renault Captur. Mas olhando ele bem de perto dá para notar que a “inspiração” vai além da plataforma pois o design traz vários elementos da linha Renault. Não há informação se a marca pretende trazê-lo para o Brasil. No entanto, a Mitsubishi privilegia modelos produzidos localmente com exceção da linha Pajero que vem do Japão. Mas a falta de acordos comerciais com a Europa podem inviabilizar o preço do novo ASX por aqui.


Em relação ao design, o Mitsubishi ASX 2023 é bem parecido com o Renault Captur europeu, uma vez que adota as mesmas lanternas dianteiras e traseiras do crossover francês. A diferença fica por conta da grade chamada de Dynamic Shield e da logomarca da empresa japonesa. As rodas são de 17 ou 18 polegadas. Por dentro, tem central multimídia disposta na vertical de 9,3 ou 7 polegadas nas versões de entrada e visual próprio mais sóbrio, típico dos carros japoneses.


O novo Mitsubishi ASX 2023 mede 4,23 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,54 m de altura. O porta-malas tem a capacidade de 332 ou 397 litros. A novidade vem equipada com piloto automático adaptativo, câmera de ré, assistente de mudança de faixas, frenagem de emergência, sensores de estacionamento, detector de ponto cegos, entre outros equipamentos.


A Mitsubishi equipou o novo ASX 2023 com motor 1.0 litro turbo, que entrega 92 cv. Mas também tem opções híbridas, sendo um híbrido leve de 1.3 litros de 142 cv e outra com motor de 1.6 litro de 147 cv. Ainda pode ser equipado com motor de 1.6 litros híbrido plug-in de 162 cv, que apenas no modo elétrico pode andar até 50 km.


A Mitsubishi não deve vender a nova geração do ASX 2023 no Brasil, já que o SUV é produzido na Espanha e veículos europeus pagam altos impostos para entrar no Brasil. No entanto, uma solução poderia ser nacionalizá-lo, mas neste caso, só seria viável se a plataforma do Captur europeu fosse produzida aqui.


Atualmente, a montadora utiliza no Brasil a plataforma do Duster. Outra possibilidade seria trazer apenas a versão híbrida plug-in para garantir isenções de impostos por conta da eletrificação. Mas isso é difícil de ocorrer uma vez que seria um produto de baixo volume de produção e a Mitsubishi não tem uma estratégia clara de veículos eletrificados para o Brasil.


Vale lembrar que a Mitsubishi vende o ASX com nome de Outlander Sport desde 2020, quando passou por uma atualização visual. Em relação à motorização, o crossover tem motor de 2.0 litros de quatro cilindros, que entrega até 170 com torque de até 23 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT, que simula seis velocidades. O modelo é oferecido no site da marca por R$ 168.990 na opção HPE 2WD e por R$ 175.990 na configuração HPE AWD.

* Felipe Salomão/AutoShow.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

>>> GALERIA #0092

 

Chevrolet 3124 Cameo (1957)




















***

>>> 2CV BERLINGO


Citroën faz parceria com Caselani para transformar Berlingo em um utilitário 2CV moderno

A Citroën anunciou uma parceria com o construtor italiano de carrocerias Caselani para transformar o Berlingo em uma homenagem ao 2CV Fourgonette. O resultado é um carro de trabalho com carroceria retrô, com início de produção em 1º de outubro.


“Estamos extremamente orgulhosos que nosso best-seller Berlingo tenha sido revisitado por Caselani, inspirando-se no icônico 2CV Fourgonnette, que deixou sua marca tanto na história da Citroën quanto na do setor automotivo em geral”, disse Pierre Leclercq, diretor de estilo para Citroën. “O trabalho de projeto começou nos estúdios do construtor de carrocerias. Então trabalhamos juntos, de mãos dadas.”

O Citroën 2CV Berlingo Fourgonette inspira-se no utilitário de 1951 baseado no lendário 2CV. Isso significa que o Berlingo ganhou uma nova grade, para-choques e caixas de rodas, todos feitos de fibra de vidro. O capô em forma de V utiliza o fraseado da Citroën, e os faróis redondos foram mantidos, como no veículo original.


Embora o para-choque do 2CV fosse cromado, a Citroën e a Caselani decidiram pintar este de branco, para contrastar com a carroçaria prateada. A montadora diz que isso “enfatiza a natureza protetora do componente, ao mesmo tempo em que o investe de uma certa modernidade”.

Mais atrás, as laterais e o teto foram reformulados para imitar as chapas onduladas do veículo original. Originalmente projetados para tornar a estrutura mais rígida, os cumes agora são puramente decorativos.


Pequenas janelas ovais foram instaladas na parte de trás para lembrar o 2CV original, mas as vedações grossas ao redor delas foram removidas para dar ao Berlingo um visual mais moderno. E esse foi um tema em todo o veículo. Citroën e Caselani tentaram respeitar o passado, sem se envolver demais em copiar o veículo original com muita precisão.

“As especificações de design não envolviam simplesmente copiar as formas da van antiga no sentido mais estrito”, disse David Obendorfer, designer da Caselani. “Em vez disso, eles envolveram voltar no tempo e trazer seu charme único para o veículo do século XXI. Como um descendente distante, o Berlingo foi totalmente concebido como uma homenagem ao Citroën 2CV dos anos 1950.”


E apesar de parecer antiquado, o Berlingo Fourgonette 2CV é bastante prático com 4,4 metros quadrados de espaço de carga (cerca de três vezes mais do que a van antiga) e até uma tonelada de capacidade de transporte (quatro vezes mais do que o original poderia). Disponível com motorizações a gás, diesel ou elétricas, o Berlingo de carroceria retrô da Caselani pode ser aplicado a qualquer versão atualmente disponível.

***

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

Ambulância pertencente ao acervo do Museu da Força Aérea portuguesa

***

>>> DAF XD PREMIADO


DAF XD premiado como 'Caminhão Internacional do Ano 2023'

A série New Generation XD da DAF para transporte vocacional e de distribuição foi eleita 'Caminhão Internacional do Ano 2023'. Harald Seidel, presidente da DAF Trucks, recebeu o prêmio de maior prestígio no setor de transporte durante uma cerimônia de premiação no IAA Transportation em Hanover, Alemanha. A série XD – incluindo uma gama completa de variantes totalmente elétricas com autonomia de mais de 500 quilômetros com uma única carga – foi oficialmente revelada na IAA deste ano.


A série DAF XD da Nova Geração foi premiada como 'Caminhão Internacional do Ano 2023' por um júri de 24 editores de veículos comerciais e jornalistas, representando 24 grandes revistas de caminhões em toda a Europa. No ano passado, a série DAF XF, XG e XG⁺ da Nova Geração para transporte de longo curso e pesado foi eleita 'Caminhão Internacional do Ano 2022'.

Com base nas regras do International Truck of the Year (IToY), o prêmio anual é concedido ao caminhão introduzido no mercado nos 12 meses anteriores, com a contribuição mais significativa para a eficiência do transporte rodoviário. Este julgamento baseia-se em vários critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível, 'pegada' ambiental e Custo Total de Propriedade (TCO).


Resumindo a votação do júri, o presidente do Caminhão Internacional do Ano, Gianenrico Griffini, comentou: “Com a introdução da nova série XD, a DAF entregou um caminhão de distribuição de última geração que estabelece uma nova referência em sua classe. A gama de caminhões melhora significativamente a visão direta e indireta, logo a segurança, um fator chave para os veículos de distribuição. Além disso, a eficiência do veículo e o conforto do motorista estão introduzindo um novo padrão neste segmento”.

Griffini enfatizou que o júri do IToY aprecia a posição de dirigir e a visibilidade aprimorada em toda a volta fornecida por um para-brisa grande e curvo, janelas laterais com linhas de cintura baixas e a janela de visão do meio-fio opcional. “Esses recursos – juntamente com a câmera de visão de canto e o sistema de visão digital opcional que substitui os espelhos principais tradicionais – melhoram a segurança dos usuários vulneráveis ​​da estrada de maneira impressionante.”


Além disso, os 24 membros do júri também elogiaram o desempenho das novas motorizações altamente eficientes do XD, com os potentes motores PACCAR MX-11 com caixa de câmbio automatizada ZF TraXon com recursos preditivos avançados. Além disso, o anúncio de uma série de powertrains totalmente elétricos novinhos em folha impressionou o comitê do júri.


O presidente da DAF Trucks, Harald Seidel, comentou: “Ganhar o Prêmio Internacional de Caminhão do Ano 2023 é um reconhecimento maravilhoso para nossos funcionários e revendedores da DAF. Isso prova que o DAF XD premium define o novo padrão da indústria para clientes em aplicações profissionais e de distribuição, oferecendo segurança, eficiência e conforto de primeira classe.”

***

terça-feira, 27 de setembro de 2022

>>> FORD PESADO 100% ELÉTRICO


Ford Otosan apresenta seu caminhão 100% elétrico em Hannover

O líder de produção de veículos comerciais da Europa apresentou o primeiro veículo comercial pesado 100% elétrico desenvolvido e fabricado na Turquia para o mundo na Feira Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA) 2022.


A jornada de eletrificação, que começou com a produção dos primeiros veículos comerciais PHEV (Plug-in Hybrid), continua com o E-Transit, o veículo comercial totalmente elétrico mais potente da Europa. Temos ainda o e-Transit Custom, que foi lançado nos últimos dias e começará a ser produzido no próximo ano. Após a eletrificação da Transit, a Ford Otosan traz o primeiro veículo comercial pesado 100% elétrico produzido na Turquia, totalmente desenvolvido pelos engenheiros da montadora, desde o projeto até os processos de teste.

Em linha com as metas de sustentabilidade de longo prazo da Ford Otosan, o novo caminhão 100% elétrico é um passo gigantesco para zero emissões em veículos comerciais pesados ​​até 2040. Também desempenha um papel importante na realização da meta da Ford Trucks de ter zero emissões para metade de suas vendas na Europa até 2030.

A Ford Otosan não é apenas uma das maiores empresas automotivas da Turquia, também é a pioneira da transformação tecnológica na indústria automotiva. Güven Özyurt, gerente geral da Ford Otosan, afirmou que hoje estão entre os importantes players da transformação elétrica em todo o mundo em uma ampla gama de carros de passeio a veículos comerciais pesados. Afirmando que expandiram as operações de produção da empresa para incluir veículos de passageiros comprando a fábrica da Ford Craiova na Romênia em julho deste ano, Özyurt acrescentou que eles continuarão sua jornada de eletrificação na Turquia também na Romênia.

Özyurt fez as seguintes avaliações: “Na indústria automotiva, trabalhamos duro há muito tempo para tecnologias conectadas e autônomas, especialmente veículos de emissão zero, em concordância com tratados como o Acordo Climático de Paris, o Acordo Verde da UE e a ACEA. Esses esforços nos levam mais longe e lideramos a transformação elétrica em todos os segmentos. Realizamos muitas estreias desde o passado com o centro de P&D mais avançado da Turquia e os engenheiros mais competentes. Hoje, estamos orgulhosos de abrir novos caminhos com nosso caminhão 100% elétrico e apresentar nossas tecnologias inovadoras para vocês.”

O vice-gerente geral da Ford Trucks, Serhan Turfan, afirma: “Com nosso caminhão elétrico, que lançamos hoje, compartilhamos com você não apenas nossa visão para a indústria comercial pesada do futuro, mas também nossa posição de liderança em termos de design e tecnologia. Hoje, somos uma das poucas marcas que desenvolve e fabrica motores, transmissões e eixos nacionais, bem como todas as motorizações de um veículo. Estamos avançando com o apoio e inspiração de nossa força atual para a transformação que iniciamos sob o nome de Geração F, que inclui tecnologias de emissão zero, conectadas e autônomas. Em 2030, pretendemos gerar metade das nossas vendas na Europa a partir de veículos com emissões zero. Para atingir este objetivo, estamos aqui com o primeiro caminhão elétrico da Ford Trucks, que é o resultado de nossas competências de desenvolvimento de produtos e engenharia.”

Os produtos e tecnologias oferecidos pela Ford Trucks na Feira Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA) de 2022 servirão à visão de futuro e à expansão global da marca.

A Ford Trucks, que desde o passado vem realizando importantes obras no caminho para a condução autônoma, também reuniu tecnologias como “Level 4 Highway Pilot” e “Autonomous Reverse Parking” na feira. Os convidados da feira também tiveram a experiência de usar o F-MAX em Eskişehir, onde estão a 2.000 km de distância, com a tecnologia “Remote Vehicle Control”.

O caminhão da nova geração da Ford Trucks, 100% elétrico, silencioso e com excelente manobrabilidade, traz muitas vantagens em termos de consumo mensal de energia quando comparado aos veículos com motor de combustão interna. Por exemplo, os custos de energia que o cliente gastará podem ser reduzidos pela metade de acordo com as condições atuais. Uma vantagem semelhante será vista nos custos de manutenção. Como o número de peças móveis e de manutenção é muito menor em um veículo elétrico, espera-se que os custos de manutenção diminuam em 2/3. Ao mesmo tempo, com os incentivos em vigor nos países europeus, o custo de propriedade será ainda melhor. Mesmo que esses incentivos não possam ser levados em consideração, o caminhão elétrico da Ford Trucks oferecerá um custo total de propriedade menor do que os veículos a diesel por um período de 4 anos.

***

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


 2023 Volkswagen Amarok PanAmericana

***

>>> ID. BUZZ EM HANNOVER


Volkswagen ID. Buzz estreia novas versões na Alemanha

A ID. Buzz, van 100% elétrica da Volkswagen que pode servir de carro familiar ou mesmo como um veículo de empresa, está sendo produzido desde junho deste ano. A boa notícia é que a van elétrica está com uma forte demanda e, assim, a fabricante baseada em Wolfsburg quer manter o ritmo elevado e tem planos para diferentes versões especiais da "Kombi elétrica".


É importante dizer que a ID. Buzz tem uma plataforma que pode ser facilmente transformada em diferentes tipos de vans, assim a divisão de veículos comerciais da Volkswagen mostrou uma série de versões da Kombi elétrica. Tudo foi exibido no IAA Transportation 2022, o salão de veículos comerciais que voltou a ser feito em Hannover, na Alemanha.


O evento terminou ontem e a Volkswagen apresentou mais de 30 modelos durante o evento. Possivelmente o conceito mais interessante vem na forma de uma ID. Buzz ambulância, que combina a motorização 100% elétrica do modelo de produção com equipamentos especiais de um veículo de emergência. A van protótipo foi desenvolvida em parceria com a fabricante alemã de superestruturas Bosenberg.


Não há informações específicas sobre equipamentos da parte interna, mas por fora a ID. Buzz ambulância se parece quase que exatamente com o modelo de produção. Obviamente, há uma pintura especial e uma barra de luz adicional montada no seu teto.


Outros veículos da divisão de veículos comerciais da montadora foram mostrados durante o IAA Transportation em Hannover, o que inclui a nova geração da Amarok que compartilha seu chassi e tecnologias da nova Ford Ranger. Também esteve em exposição a VW Multivan para transporte de passageiros e mercadorias ao mesmo tempo, projetado e construído por uma empresa holandesa chamada Snoeks. Uma oficina móvel de bicicleta elétrica da empresa alemã Kogel/Flexmo também esteve à mostra no evento entre vários veículos de passeio baseados em diferentes produtos VW.



A Volkswagen continuará expandindo a linha de produtos ID. Buzz, à exemplo da futura ID. Buzz GTX, que está em desenvolvimento para ser a van mais potente da gama. A van familiar esportiva terá dois motores elétricos para entregar provavelmente uma potência igual ao dos modelos ID.4 GTX e ID.5 GTX. Caso isso seja confirmado, a ID Buzz esportiva terá 295 cv de potência (220 kilowatts) e 46,91 kgfm de torque enviados para as quatro rodas.

* Diego Dias/Motor 1.

>>> IVECO eDAILY FCHV


Iveco e Hyundai mostram resultado de parceria no IAA 2022

A Iveco apresenta no IAA Transprtation 2022, em Hanover, na Alemanha, principal salão internacional de veículos comerciais, protótipo do eDaily FCHV, seu primeiro veículo com célula de combustível. O modelo é resultado de parceria com a Hyundai, estabelecida em março passado a partir da assinatura de um Memorando de Entendimento.


O exemplar surge após a mesma parceria anunciar, no início de julho, um conjunto de veículos da Iveco Bus movidos a hidrogênio com células de combustível da corporação coreana.


Para Iveco, o eDaily a hidrogênio endereça o futuro do transporte em carbono neutro, associado a um portfólio com propulsões convencionais, gás e biometano, além do uso da bateria. Aliás, a marca também aproveita a feira para lançar o Daily 100% elétrico.


“No dia em que anunciamos que nosso projeto eDaily elétrico a bateria se tornou realidade, estamos entusiasmados em apresentar o primeiro eDaily movido a hidrogênio ao mundo. Com base neste protótipo, pretendemos lançar uma pequena série de unidades FCEV para teste com clientes selecionados até o fim do próximo ano”, resume em nota Marco Liccardo, diretor de Tecnologia e Digital do Iveco Group.


A empresa levou para o estande modelo equipado com sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Tem seis tanques para 12 kg de hidrogênio, capacidade de carga útil de 3 toneladas, autonomia de 350 km e precisa de apenas 15 minutos para ser reabastecido.

* Redação/AutoIndústria.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> eACTROS LONGHAUL


Mercedes-Benz Trucks apresenta pela primeira vez o eActros LongHaul para transporte de longa distância no IAA Transportation 2022, em Hannover

Em termos de carga útil, distância e rotas, o transporte pesado de longa distância é o segmento mais exigente no transporte rodoviário de cargas. Ao mesmo tempo, há com ele um grande potencial para reduzir as emissões de CO2. Após o lançamento no mercado do eActros para transporte em serviços de distribuição pesada em 2021, a Mercedes-Benz Trucks está agora iniciando a próxima etapa para o transporte pesado de longa distância movido à bateria. A Empresa apresenta o eActros LongHaul, anunciado em 2020, pela primeira vez no IAA Transportation 2022, em Hannover. Com contornos claros e uma faixa de luz LED na área dianteira, o veículo oferece uma prévia da linguagem de design do veículo de produção em série. Os primeiros protótipos já passaram por testes intensivos e serão testados em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos próximos ao modelo de série serão enviados a vários clientes para testes.


Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade.”

Vantagens do Mercedes-Benz eActros LongHaul

A Mercedes-Benz Trucks também anunciou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de mais de 600 kW. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento ao mercado. Isso oferecerá aos clientes vários outros usos possíveis para um transporte totalmente elétrico. Os Engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional de longa distância comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos.


O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth. Isso inclui a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha. Isso possibilita alta capacidade de produção e a produção totalmente em paralelo de caminhões convencionais e totalmente elétricos na mesma linha. Com o eActros 300/400 e o eEconic, por outro lado, a eletrificação ocorreu até agora em um processo separado no Future Truck Center (Centro de Caminhões do Futuro) em Wörth.


As baterias usadas no eActros LongHaul usam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias do eActros LongHaul de produção em série poderão ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros LongHaul foi planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de lucratividade, sustentabilidade e confiabilidade. Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos bem próximos aos modelos de produção em série serão entregues a clientes para testes de uso “no mundo real”.

Reboque elétrico para autonomias ainda maiores

Os reboques eletrificados podem aumentar significativamente a autonomia dos caminhões elétricos. Por exemplo, a empresa de tecnologia Trailer Dynamics desenvolveu o "eTrailer" (reboque elétrico) em conjunto com a fabricante de reboques Krone.


A peça central é um eixo eletrônico embutido no reboque, incluindo baterias, que possibilitam ao veículo de reboque uma potência adicional. Dependendo da capacidade da bateria do reboque elétrico, são possíveis autonomias de mais de 800 quilômetros com a versão de produção em série do eActros LongHaul com uma carga de bateria.

Compromisso com parceiros para viabilizar a infraestrutura de recarga

Com relação à cobrança pública de transporte de longa distância, a Daimler Truck, o Grupo TRATON e o Grupo Volvo fundaram uma joint venture em julho. A joint venture planeja instalar e operar pontos de recarga de alto desempenho para caminhões e ônibus pesados movidos à bateria na Europa. A rede de recarga iniciada pelas três partes será aberta e acessível a todos os veículos comerciais pesados na Europa, independentemente da marca. A Mercedes-Benz Trucks está trabalhando com a Siemens Smart Infrastructure e a ENGIE quanto à recarga nas garagens.



Além disso, a Daimler Truck participa do projeto “High Performance Charging in Long Distance Truck Transport” (HoLa - Recarga de Alto Desempenho no Transporte de Caminhões de Longa Distância). O objetivo deste projeto, sob o patrocínio da VDA, é o planejamento, construção e operação de uma infraestrutura selecionada de recarga de alto desempenho para caminhões elétricos de longa distância com bateria. Dois pontos de recarga Megawatt Charging System (MCS – Sistema de Recarga em Megawatt) de alto desempenho serão instalados em quatro locais na Alemanha e testados “no mundo real”. Vários outros parceiros do consórcio da indústria e pesquisa estão envolvidos no projeto.

eConsulting para mobilidade elétrica customizada

Como a mobilidade elétrica é mais do que apenas uma nova tecnologia, a Mercedes-Benz Trucks integrará o eActros LongHaul, como seus caminhões elétricos atualmente disponíveis, em um ecossistema holístico que inclui serviços de consultoria para uso eficiente do veículo e otimização do Custo Operacional Total (TCO). Por exemplo, as rotas existentes podem ser usadas para determinar o perfil de aplicação mais realista e significativo de caminhões elétricos para o respectivo cliente, a fim de determinar rotas que podem ser conduzidas com caminhões elétricos.



Para além da eletrificação da garagem, todas as questões relativas ao planeamento, modalidades de aplicação e implementação relativas à infraestrutura de recarga necessária, bem como à ligação à rede, fazem também parte da chamada eConsulting (Consultoria em Eletrificação), conforme os requisitos do cliente.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.