segunda-feira, 25 de junho de 2018

>>> VÍDEO DA SEMANA



Caminhão Fargo modelo 3 Ton Stake, 1946...

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>>> LIFAN X80


Lifan X80 chega ao mercado brasileiro
trazendo motor turbo e muito conteúdo

Se você está disposto a investir R$ 129.777 em um carro chinês, chegou a oportunidade. Este é o preço do Lifan X80, um SUV grande montado no Uruguai que chega ao mercado brasileiro com um amplo pacote de itens de série, motor 2.0 turbo a gasolina, câmbio automático de seis velocidades e capacidade para transportar sete pessoas. É o primeiro modelo chinês comercializado no Brasil com painel totalmente digital, e traz ainda multimídia com tela de oito polegadas, ar-condicionado eletrônico e sistemas de segurança. Um pacote recheado, mas com preço bem salgado.


O Lifan X80 foi apresentado ao público brasileiro pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2016. A marca chinesa está presente no Brasil desde 2013 e agora tem pretensões audaciosas com seu novo SUV grande, do qual espera vender 120 unidades por mês. “Procuramos colocar no X80 aquilo que nossas pesquisas mostraram como sendo importante aos consumidores dessa classe de veículo, porém sem exageros, para conseguir estabelecer um patamar de custo adequado a uma gama maior de potenciais clientes”, disse Johnny Fang, presidente da Lifan no Brasil.

O chinês vai encarar concorrentes de peso, como o Volkswagen Tiguan (R$ 149.900), o Hyundai Santa Fe (R$ 197 mil) e o Toyota SW4 (R$ 168.140), e espera atrair a atenção do consumidor pelo preço e conteúdo. O visual é robusto e discreto, apesar da grade de barras horizontais cromadas. O conjunto óptico conta com DRL (Daytime Running Light), ou luz diurna em LED, e faróis de neblina. As rodas aro 19 polegadas diamantadas black’n silver e as duas saídas de escapamento dão um toque de esportividade ao modelo.


Com 4,82m de comprimento, 1,93m de largura, 1,76m de altura e 2,79m de distância entre-eixos, o Lifan mostra que tem porte avantajado, além de ser peso-pesado, com 1.885kg. O detalhe curioso é que na ficha técnica a Lifan declara que o modelo tem altura mínima do solo de 13cm. Muito pouco para um utilitário-esportivo, apesar de o modelo não ter pretensões fora de estrada.

O motor que equipa o X80 é um 2.0 quatro-cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 16V, Dual VVT, turbo, com intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Ele gera 184cv a 5.000rpm e 28,6kgfm de torque entre 1.600rpm e 3.600rpm. O câmbio é automático de seis velocidades, que permite trocas manuais por meio da alavanca, além de contar com o modo Sport, com mudanças de marchas em rotações mais elevadas. Para ser homologado no Brasil, o X80 foi submetido a testes em laboratório e ambiente controlado, indicando consumo médio na cidade de 8,39km/l e 12,27km/l na estrada.


O modelo tem suspensões McPherson na dianteira e independente tipo multi-link na traseira, com a direção eletro-assistida (EPS) e volante com ajuste de altura e distância. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos para assento e encosto, e lombar no do motorista. Mas um dos destaques do SUV chinês é o espaço interno, que acomoda com conforto sete adultos. O assoalho plano favorece o espaço para as pernas nas duas fileiras de bancos de trás, que contam com saídas do ar-condicionado e painel no console central para ajuste da temperatura e da intensidade. Os bancos são rebatíveis para facilitar o acesso ao interior e para ampliar a área de carga, que pode variar de 200 litros (com os sete assentos) a 2.500 litros com todos os bancos rebatidos.


No quesito segurança, o modelo traz seis airbags, Isofix para fixação de cadeiras de crianças, trava para as portas traseiras e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros. O revestimento dos bancos é em couro ecológico, e o painel de instrumentos digital conta com três configurações de grafismo, sendo que o motorista pode escolher como quer ver e quais informações são exibidas. No volante ele conta ainda com comandos para acesso ao sistema multimídia, computador de bordo, viva-voz e para o controle automático de velocidade de cruzeiro.


A lista de equipamentos de série continua com assistente de descida (HDC), controle de estabilidade (ESP), freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, uma entrada USB, teto solar eletrônico, recolhimento elétrico dos retrovisores externos, ABS/EBD, sistema auxiliar de frenagem em emergência (BAS), sistema de controle de tração (TCS), assistente de saída em rampa (HAC), assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas (RSC), sensor crepuscular, abertura das portas e partida do motor com sensor de presença da Smart Key, central multimídia com tela tátil de oito polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto, rádio AM/FM, MP3/MP4/MP5/WMA, câmera de ré e ajuste de altura dos faróis e de intensidade de iluminação do painel. O modelo será vendido em versão única, VIP, nas cores branco, preto e vermelho, com três anos de garantia.

* Enio Greco /Estado de Minas.

>>> NOVO SPIN ACTIV


Novo Spin Activ estreia com visual
mais esportivo e opção de sete lugares

O Novo Spin Activ estreia nas concessionárias Chevrolet a partir do início de julho como o mais importante lançamento comercial da marca no ano.


O modelo de proposta aventureira chega completamente atualizado por fora e por dentro, o que inclui também melhorias na parte mecânica. Tudo para adequá-lo às novas demandas do consumidor que busca um veículo multifuncional cheio de estilo, com posição elevada de guiar, mais sofisticado e esportivo.

Em relação a versatilidade, destaque para a segunda fileira de bancos deslizante. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada para frente ou para trás, ampliando o espaço para as pernas dos ocupantes ou para carga.

Outra novidade é o lançamento da configuração de sete lugares, denominada Activ7, que assume o posto de versão topo de linha da gama.


O Novo Spin Activ começa chamando a atenção pelo design, com evoluções perceptíveis de todos os ângulos e em sintonia com a nova família de crossovers da Chevrolet pelo mundo.

Na parte frontal, o capô ganha maior inclinação, privilegiando também a aerodinâmica. Os faróis mais afilados, com máscara negra e luz de condução diurna em LED ajudam a criar um aspecto tecnológico, em harmonia com os inéditos contornos do para-choque. Diferentes materiais e acabamentos ajudam a fortalecer a identidade aventureira da versão Activ. Destaque para a moldura em Dark Chrome da nova grade.

Na lateral do Novo Spin há novos elementos estéticos e funcionais nas portas, soleira, para-lamas e rodas com acabamento exclusivo de 16”. O conjunto ressalta a percepção de que o veículo está melhor dimensionado, mais atlético e encorpado.


A traseira foi remodelada de cima até embaixo. O carro agora traz um aerofólio esculpido na parte superior da tampa, que ganhou janela com contornos mais envolventes, nicho central para a fixação da placa e lanternas mais alongadas e bipartidas, como na maioria dos utilitários esportivos.

Já o estepe, antes fixado na parte externa da tampa, foi deslocado para a região do assoalho, sob o porta-malas, melhorando o acesso ao compartimento e a visibilidade traseira.

Tem novidade até no teto: um rack exclusivo em forma de “U”, que pode receber barras transversais para o transporte de pranchas ou bicicletas, por exemplo.

“O Chevrolet Spin sempre mesclou características de vários segmentos para atender consumidores com necessidades diversas. O Novo Spin Activ segue este mesmo princípio, porém agora com estilo mais próximo ao de SUVs urbanos e sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.


O Novo Spin Activ estreia em seis opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branca Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel e Azul Old Blue Eyes, além do inédito Amarelo Stone.

Trilhos para a segunda fileira de bancos e opção de sete lugares

Se o maior diferencial do Spin Activ frente a concorrentes na mesma faixa de preço vinha sendo o amplo espaço para ocupantes e bagagens, o novo modelo vai além ao acrescentar refinamento, conforto, segurança, conectividade e, principalmente, versatilidade à fórmula.

O carro estreia com a segunda fileira de bancos corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário.


Além dos trilhos, os bancos receberam espumas de diferentes densidades para melhor acomodação e conforto dos passageiros. 

Para maior segurança, está sendo acrescentado à linha 2019 pontos de ancoragem para cadeirinhas infantil do tipo Isofix e Top Tether além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central.

Outra novidade é a opção da terceira fileira de bancos para a versão aventureira do Spin, denominada Activ7, em referência ao número máximo de ocupantes que o veículo pode transportar. Os dois assentos extras podem ser rebatidos para ampliar o volume de carga.

“Não existe outro aventureiro com as características de modularidade, eficiência energética e conteúdo do Novo Spin Activ na sua faixa de preço. Apesar deste forte aspecto racional do modelo da Chevrolet, o aspecto emocional será preponderante como decisor de compra a partir desta nova geração”, projeta Carlos Zarlenga. 

A Activ7 conviverá com a tradicional configuração de cinco lugares e porta-malas de 710 litros – pode chegar 756 litros com a fileira central de bancos toda avançada, quase o dobro da capacidade ante alguns rivais.

Interior mais refinado e equipado

O mesmo salto de qualidade promovido na parte externa também se observa na cabine do crossover da Chevrolet, com a aplicação de materiais nobres e soluções tecnológicas de veículos de categoria superior.


O design dos painéis e consoles do Novo Spin Activ trazem maior refinamento e combinam diferentes texturas e cores que se estendem ainda aos revestimentos premium dos assentos com costura pespontada em tom vibrante.

Com maior quantidade de mostradores e novo computador de bordo, o quadro de instrumentos, por exemplo, passa a ser semelhante ao do Chevrolet Tracker. Saídas do ar-condicionado, porta-luvas, moldura da central multimídia e comandos como o dos vidros, travas e retrovisores elétricos foram atualizados pensando também na ergonomia.

A versão Activ sempre se apresentou competitiva em relação a itens de comodidade, oferecendo de série os equipamentos mais valorizados pelo consumidor, como direção com assistência elétrica, controle de velocidade de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro.

O modelo também se sobressai quanto a conectividade, com o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática avançada OnStar, que agora é capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro, semelhante ao sistema do Chevrolet Equinox.

A tecnologia exclusiva Chevrolet permite, entre outros serviços, comandar funções do veículo e realizar checagem de sistemas de forma remota, por meio de aplicativo no smartphone. 

Na linha 2019, o Novo Spin soma ainda comodidades como a câmera de ré com linhas guias, acionamento automático do limpador de para-brisa, acendimento automático e ajuste de altura dos faróis, além de repetidor de seta nas laterais do veículo.

Dinâmica veicular aperfeiçoada

Nem todas as alterações promovidas no Novo Spin Activ podem ser notadas a olho nu. O time de projetistas da Chevrolet trabalhou na evolução dinâmica do veículo, visando maior conforto e a otimização da performance sem comprometer a eficiência energética.

Para isso, a arquitetura recebeu tecnologias que elevaram a segurança e melhoram a dirigibilidade, principalmente em condições adversas. A suspensão foi ajustadas para proporcionar uma condução mais suave e prazerosa.

Nota-se uma melhor absorção de impactos e controle do veículo também em situações fora-de-estrada, já que o Spin Activ vem equipado com pneus de uso misto.

O reposicionamento do estepe da tampa do porta-malas para o assoalho e o rearranjo de outras massas contribuíram para uma melhor concentração do peso na parte inferior do veículo, reduzindo o centro de gravidade.

“O Novo Spin Activ foi projetado para satisfazer os asseios do consumidor moderno que busca um automóvel de visual aventureiro, acessível e que combine com o novo estilo de vida dele, tenha presença, espaço e versatilidade. Esta nova identidade mais esportiva e sofisticada do produto precisava estar presente também no comportamento dinâmico”, contextualiza Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM.

Melhor desempenho

O Novo Spin Activ é equipado com motor Flex 1.8 ECO de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque e transmissão automática de seis marchas. O conjunto motriz também foi refinado na linha 2019 para o funcionamento suave.

A nova calibração deixou as trocas de marcha mais lineares e quase imperceptíveis, aproveitando ao máximo o alto torque do motor. O resultado se reflete também no desempenho do carro no dia a dia, com melhora de aproximadamente 1 segundo nas provas de arrancada e retomada de velocidade.

O Spin Activ7 acelera de 0 a 100 km/h em até 11,3 segundos e de 80 a 120 km/h em até 9,7 segundos, enquanto o consumo urbano é de 10,3 km/l (G) e 7,0 km/l (E) e o consumo rodoviário é de 12,0 km/l (G) e 8,3 km/l (E), de acordo com dados do Inmetro.

Contribui também para esse resultado a sexta marcha e grade ativa do radiador, tecnologia exclusiva da Chevrolet na categoria. O sistema abre e fecha automaticamente a grade posterior frontal de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, há redução do arrasto do ar e melhora da aerodinâmica.

A ampla rede de assistência Chevrolet e baixo custo de manutenção também são marcas registradas do modelo. No caso do Novo Spin Activ, ele estreia com o plano de revisões mais acessível que as dos principais rivais. A garantia é de três anos.

* Press Release/GM do Brasil.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

>>> LINK DA SEMANA


Matéria publicada pela prefeitura de Itápolis sobre o 1º Encontro de Gigantes do Interior Paulista e o 4º Encontro de Fuscas e Carros Antigos, ocorridos na cidade no início de junho...
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>>> NOVO JIMNY


Novo Suzuki Jimny tem tecnologias inéditas e está confirmado para o Brasil

Atualizar carros de nicho é um desafio grande para a indústria. Os consumidores desse tipo de veículo não são muitos e os que existem costumam ser conservadores. Ou seja: não dá para mudar muito e o volume geralmente modesto nas vendas torna o retorno do investimento mais lento.


Por essas e outras o Suzuki Jimny demorou vinte anos para chegar à sua quarta geração, que foi revelada oficialmente na última segunda-feira (18). A boa notícia para os fãs do modelo é que a HPE, representante da Suzuki (e da Mitsubishi) no Brasil, confirmou o lançamento do novo Jimny no país. Por aqui o modelo, que chegará entre o fim deste ano e início de 2019, conviverá com a geração atual, fabricada em Catalão (GO). Atualmente o Jimny é vendido em duas versões, sempre com motor 1.3, e preço a partir de R$ 69.890.


O modelo é um dos últimos SUVs “puro-sangue” do mercado, com conceitos aposentados por outros modelos. Nessa conta entra a suspensão por eixo rígido e a carroceria com calhas na emenda entre o teto e as laterais. O novo Jimny também manteve ao construção por chassi (do tipo escada) e a tração 4×4 com reduzida, itens valorizados pelos (muito) consumidores que colocam o jipinho na trilha pesada.


A marca espera que o SUV consiga fazer com que as vendas da empresa na Europa subam de 245 mil unidades por ano para 300 mil. Por isso foram agregados itens de conforto inéditos ao rústico modelo, como ar-condicionado digital, sistema multimídia de última geração, câmbio automático (de quatro marchas) e a frenagem autônoma de emergência, que será obrigatória na Europa.


No Japão o motor disponível será um três-cilindros de 660 cm³, visando atender a legislação local para carros subcompactos (kei-car). O Jimny japonês também será mais curto e estreito. Em outros países a gama incluirá motores de quatro cilindros de 1,2l e 1,5l, sempre aspirados, e um inédito três-cilindros 1.0 turbo, de potência ainda não revelada. Todas as versões também podem receber um câmbio manual de cinco marchas – pensando, claro, nos compradores mais conservadores.

* Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

>>> GALERIA #0030


Volkswagen Kombi 6 Portas (1977)













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>>> VANS AUTÔNOMAS


Ford testa serviço de entrega
com vans autônomas em Miami

A Ford avançou mais um passo no seu programa de testes de veículos autônomos em Miami, nos Estados Unidos, em parceria com a Postmates, empresa de serviço de entrega em domicílio que trabalha com restaurantes, lanchonetes, lojas de ferragens e outros varejistas. Quando o cliente faz um pedido à Postmates, ele tem a opção de receber sua encomenda em uma van Transit autônoma de pesquisa.


Os veículos usados nesse programa têm todos os equipamentos e se parecem com um modelo autônomo, com uma única diferença: na verdade, eles são dirigidos por um motorista treinado. Isto porque o foco da pesquisa está concentrado na primeira e na última etapas da entrega.


“O objetivo é testar como as empresas e os consumidores interagem com um carro autônomo e se há obstáculos a serem superados”, destaca Alexandra Ford English, do time de Negócios de Veículos Autônomos da Ford. “A nossa tecnologia de direção autônoma continua a ser testada e desenvolvida em outros veículos.”

A van de pesquisa foi preparada para testar várias interfaces, como a tela sensível ao toque, os múltiplos compartimentos e o sistema de áudio externo do automóvel autônomo da Ford projetado para chegar ao mercado em 2021. Para atender vários clientes na mesma viagem, o veículo conta com três compartimentos fechados: dois traseiros e um lateral, do lado do passageiro, com diferentes tamanhos para testar a configuração ideal para cada produto.


O processo de entrega é basicamente o mesmo: um funcionário da loja digita seu código de acesso na tela para abrir o compartimento e fazer a remessa do produto. Quando o carro chega ao destino, o cliente é avisado por uma mensagem de texto. Ele então digita um código para retirar a encomenda, no compartimento que é informado na tela e por luzes de sinalização. O processo é acompanhado também por orientações de áudio – um recurso que as pesquisas mostraram ser bem aceito pelos usuários.


Mais de 70 empresas participam do programa da Ford com a Postmates em Miami. São negócios que já cresceram com a entrega em domicílio e têm interesse em saber como os veículos autônomos vão impactar o seu futuro.

“O objetivo é facilitar ao máximo a interação das pessoas com os veículos autônomos, testando métodos diferentes para tornar as entregas eficientes tanto para os fornecedores como para os clientes”, completa a especialista.

* Press Release/Ford Motor Company Brasil.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

>>> IMAGEM DA SEMANA


1951 Chevrolet 3100 Deluxe.

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>>> TRANSPORTE ÁGIL


Com livre circulação nas grandes cidades, Sprinter Street agiliza o transporte de alimentos

O furgão e o chassi com cabina Sprinter 313 CDI Street da Mercedes-Benz proporcionam muitas vantagens aos clientes no transporte de alimentos, bem como na distribuição de produtos em áreas urbanas. A principal delas é a livre circulação nas grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, respeitando apenas os rodízios de placas, como os automóveis.


As soluções oferecidas ao mercado pela linha Sprinter – que inclui também os modelos 415 CDI e 515 CDI – ganharam destaque no estande da marca numa das maiores feiras do setor de alimentação na América Latina, a 34ª Fispal Food Service, Fispal Café e Fispal Sorvetes. Este conjunto de eventos foi realizado entre 12 e 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Atração na Fispal, a Sprinter furgão Street pode ser dirigida por motoristas com CNH da categoria B, o que facilita o dia a dia de quem trabalha com transporte na cidade e nas curtas distâncias”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, as dimensões compactas e o reduzido círculo de viragem da Sprinter asseguram ótima dirigibilidade e facilidade de manobra para os motoristas, agilizando as operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso. Ela oferece ainda um elevado padrão de conforto e segurança para o motorista e os ajudantes”.

Durante a Fispal, o atendimento aos clientes e visitantes foi feito pelos concessionários. Também estavam presentes o Banco Mercedes-Benz e o Consórcio Mercedes-Benz, que ofereceram atrativas opções de aquisição de veículos. No evento, também foram divulgados produtos do mais completo portfólio de peças e serviços, entre eles quatro opções de contratos de manutenção, três linhas de peças (genuínas, RENOV e Alliance Truck Parts) e assistência 24 horas.

Linha Sprinter oferece amplas opções de escolha aos clientes

Com 60 versões à escolha dos clientes, a família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (Peso Bruto Total - PBT de 3,50 ton), 415 CDI (PBT de 3,88 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton).


A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística. Esta é uma vantagem essencial para a movimentação de cargas e produtos em supermercados e nas centrais de distribuição.

A abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo flexibilizam as operações, ampliando as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso, como no setor de supermercados. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões assegura múltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.

O chassi Sprinter, que é encarroçado por empresas implementadoras, dá mais opção de escolha para os clientes. Robusto e resistente, o chassi com cabina está apto para receber vários tipos de carroçarias e equipamentos, como baú, carga seca, baú frigorificado, carga seca aberta e bebidas, entre outras. Para o caso de baús, a capacidade volumétrica de carga até 22 m³ é vantajosa ao cliente que pode aproveitar 100% deste espaço.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

terça-feira, 12 de junho de 2018

>>> NOVO RENEGADE


Jeep apresenta Renegade reestilizado na Europa, mudanças que chegam ao Brasil em novembro
A reestilização do Jeep Renegade finalmente foi apresentada no Salão do Automóvel de Turim, na Itália. Como já era aguardado, as mudanças são mínimas, o que pode ser considerado um acerto para um modelo com tamanha personalidade.


Na dianteira, os faróis continuam circulares, mas agora têm interior com formato hexagonal. A grade ficou um pouco mais larga, e o para-choque foi redesenhado, com nova distribuição de elementos como faróis de neblina, luzes de rodagem diurna e entradas de ar.

Já na traseira, as lanternas ganharam visual tridimensional, e a tampa do porta-malas ganhou maçaneta aparente, no lugar da antiga, que ficava oculta no vão com o porta-malas.


Por dentro, o painel finalmente ganhou uma central multimídia com tela tátil de 8,4 polegadas, já que a de 5 polegadas deixava muito a desejar. Com o aumento do display, o painel central agora abriga os comandos da central multimídia e do ar-condicionado.

Na Europa, o Renegade ganhou dois motores turbo da família Firefly, um 1.0 de três cilindros com 120cv de potência, e outro 1.3 de quatro cilindros com 150 ou 180cv. Outra novidade mecânica é o câmbio automatizado de dupla embreagem.


A atualização do modelo no Brasil é aguardada para o fim do ano, em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. As mudanças visuais devem ser as mesmas do modelo europeu, mas ainda não se sabe o que vai acontecer com o conjunto mecânico do SUV compacto, cujo motor 1.8 flex apresenta desempenho fraco e consumo de combustível alto.

* Pedro Cerqueira /Estado de Minas.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

>>> VÍDEO DA SEMANA



Caminhão Indiana fabricado em 1927 (modelo 127) e nunca restaurado, mostra um pouco das suas habilidades no canteiro de obras...


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>>> CAMINHÕES ELÉTRICOS


Daimler Trucks lança 
caminhões elétricos nos EUA

A Daimler Trucks, maior fabricante de veículos comerciais do mundo, lançou, em Portland, nos Estados Unidos, durante o evento "Capital Market & Technology Days", o Freightliner eCascadia, caminhão pesado elétrico para operações de longo percurso e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas).


No evento, foi anunciada também a criação da unidade global E-Mobility Group (EMG), que consolida o know-how global da Companhia em trens de força elétricos para veículos comerciais.

A Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota inovadora com cerca de 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes dos Estados Unidos ao longo deste ano. Assim como já acontece com o caminhão elétrico FUSO eCanter e com o Mercedes-Benz eActros, a meta é obter experiência em e-trucks, trabalhando em conjunto com os clientes para definir como os caminhões elétricos podem ser utilizados com eficiência nas operações de transporte.

Com os dois "e-trucks" da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, o FUSO eCanter, e também o ônibus urbano Citaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz e o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley, a Daimler Trucks & Buses já tem o maior portfólio de veículos comerciais totalmente elétricos.

Martin Daum, membro do Board do Grupo Daimler AG e chefe mundial das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses, afirmou: “Somos os líderes da indústria e pretendemos continuar nessa posição com os caminhões e ônibus elétricos. Fomos os primeiros a avançar em caminhões elétricos e a estabelecer os padrões em cada segmento. Com a formação do nosso E-Mobility Group, aumentaremos os nossos investimentos nessa tecnologia. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, gestão de energia e recarga”.

"E-Mobility Group" consolida o know-how mundial da Daimler

A Daimler Trucks & Buses vê a mobilidade elétrica como um impulsionador de inovações na indústria de veículos comerciais e como um fator decisivo para liderar o setor de transportes rumo ao futuro livre de emissões. O principal objetivo do Grupo é que a mobilidade elétrica deve ter bom custo/ benefício, tanto para o cliente, quanto para o fabricante.

Incluindo todas as marcas e divisões da Daimler, o EMG irá definir a estratégia para os componentes dos produtos e veículos elétricos completos e desenvolver uma arquitetura elétrica global padronizada, similar à plataforma global da Daimler Trucks para motores convencionais e componentes de trem de força.


O EMG é formado por colaboradores que trabalham em vários locais da rede global de desenvolvimento da Daimler, ou seja, em Portland (EUA), Stuttgart (Alemanha) e Kawasaki (Japão). A partir de 1º de julho, Gesa Reimelt, chefe da área de Projetos de Produtos Trem de força & eDrive da Mercedes-BenzAutomóveis, será responsável pela nova unidade de mobilidade elétrica. Nessa função, se reportará ao Dr. Frank Reintjes, chefe da área de Trem de Força Global e de Engenharia de Fabricação da Daimler Trucks.

“Esperamos que a demanda por caminhões e ônibus elétricos aumente”, diz Dr. Frank Reintjes. “Somente fabricantes que lideram o setor, tanto em sistemas de propulsão convencionais como em elétrica, conseguem oferecer soluções convincentes do ponto de vista técnico e comercial. Sobre os trens de força convencionais, estamos sempre nos inspirando em seu bom desempenho para levar essa experiência para os sistemas de propulsão elétrica. Para isso, estabelecemos o E-Mobility Group, no qual nossos especialistas trabalharão em conjunto para o desenvolvimento das melhores tecnologias elétricas".

Freightliner eCascadia e eM2 para a região do NAFTA

O Freightliner eCascadia se baseia no Cascadia, caminhão pesado para longa distância e de maior sucesso no mercado do NAFTA, região de livre comércio da América do Norte. Com 730 cv, é quase silencioso, com destaque para o capô no estilo americano. A 550 kWh, suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km, podendo recarregar 80% de sua bateria em 90 minutos para rodar mais 320 km.


O caminhão leve Freightliner eM2 106 é indicado para operações de distribuição. As baterias da nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia do eM2 gira em torno de 370 km. É possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que é possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.

“Com nossos caminhões e ônibus, queremos que os clientes tenham muito sucesso em suas operações. Isso se aplica para caminhões elétricos e também para trens de força convencionais”, ressalta Dr. Frank Reintjes. “Assim, projetamos o Freightliner eCascadia e o eM2 nos Estados Unidos, de acordo com os requisitos específicos dos clientes. Como líderes de mercado na América do Norte, sabemos que somente caminhões e ônibus que atendam às necessidades dos operadores de transporte prevalecerão nesse mercado”.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> AUDI Q8


A nova cara da família Q: o Audi Q8

O Audi Q8 combina a elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte. Bastante equipado, amplo e resistente para percursos off-road, é um modelo confiável para negócios e lazer. O Q8 será lançado no mercado europeu no terceiro trimestre de 2018.


O Q8 emana dinâmica esportiva e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV-cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7. Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece um interior espaçoso que supera a de seus concorrentes diretos nas dimensões mais relevantes, incluindo comprimento e altura internos. Há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros. Nova presença para a família Q: o design externo Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 traz a nova cara da família Q. A robusta grade vertical do radiador, o spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados realçam o visual dianteiro. O teto elegantemente inclinado termina em colunas D suavemente inclinadas que terminam sobre os arcos das rodas de 22 polegadas. Contornos fortes e superfícies com linhas tensas transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente nas quatro rodas. O spoiler, os acabamentos dos arcos das rodas e das portas e o difusor de ar trazem uma cor contrastante para destacar ainda mais a aparência off-road. Os faróis de série são de LED, mas há a tecnologia HD Matrix LED disponível como opcional. Tanto a assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital. Uma faixa, que tem como base uma faixa preta, conecta as lanternas, assim como no Audi quattro original. Os proprietários do Q8 podem usar o aplicativo myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las externamente.

Experiência de Condução Esportiva

Audi é quattro e quattro é Audi – isso aplica particularmente ao Q8, SUV de topo da marca. O diferencial central mecânico transfere as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 em condições normais. Quando necessário, transfere a maior parte dessa força para o eixo com melhor tração. Isso somado aos 254 milímetros de vão livre do solo, balanços curtos e controle de descida em aclives resultam em desempenho superior mesmo quando o asfalto acaba. A suspensão com controle de amortecedor é de série, mas a Audi oferece como opcional a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado, que pode ser configurada nos modos conforto ou esportivo. O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 90 milímetros. Além da direção progressiva, cuja relação se torna cada vez mais direta quanto mais o volante é girado, a Audi também oferece como opção as quatro rodas direcionais. O sistema pode girar as rodas traseiras em até 5 graus – na direção contrária da curva em baixas velocidades para aumentar a agilidade e na direção da curva em velocidades mais altas para melhorar a estabilidade. 


Todos os sistemas de acionamento são particularmente eficientes graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). O sistema elétrico primário de 48 volts incorpora dois importantes módulos de tecnologia: uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador. Durante a frenagem, ele pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A tecnologia MHEV permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.

Interior

Símbolos fáceis de entender são características da precisão digital da Audi e do alto nível de integração entre arquitetura e operação. O elemento central da cabine é a tela sensível ao toque do MMI. Todos os elementos referem-se logicamente um ao outro, desde a faixa de ventilação de ar até o largo console no túnel central onde se encontra a alavanca do câmbio tiptronic. No escuro, as luzes de contorno opcionais traçam as linhas de design distintas do interior e fornecem iluminação de fundo para o emblema quattro tridimensional acima do porta-luvas – um exemplo de carinho nos detalhes típico da Audi. A lista de opcionais inclui assentos com função de massagem e ventilação, ar-condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar, que aprimora ainda mais o ambiente elegante.


Com o conceito operacional MMI sensível ao toque do novo Q8, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto. A operação é rápida e simples: um clique tátil e acústico confirma quando um dedo ativa uma função. Além disso, o controle de voz em linguagem coloquial transforma o Q8 em um parceiro de diálogo inteligente. Os motoristas podem expressar seus comandos livremente. O controle de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir restaurantes por perto. Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit totalmente digital. Sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante multifuncional. A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais esportiva. O head-up display também projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.

No mercado alemão, o Q8 vem de fábrica com o sistema de infotainment topo de linha, o MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. O sistema de navegação reconhece as preferências do motorista com base em viagens anteriores e, portanto, pode fazer sugestões inteligentes. Os serviços online da Audi connect adicionam recursos preditivos ao processo de planejamento de rotas. Isso permite que os dois serviços Car-to-X de informações de sinalização de tráfego e informações de risco se beneficiem da inteligência de enxame da frota da Audi. A chave Audi connect (opcional) permite ao motorista bloquear/desbloquear o veículo e ligar o motor usando um smartphone compatível com Android. Perfis de usuários individuais permitem que até 400 configurações preferenciais sejam armazenadas para vários motoristas. Com o aplicativo myAudi, os clientes também podem transferir destinos especiais para o sistema de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o MMI. O Q8 é topo de gama em termos de qualidade de som e conexão graças ao Audi phone box e ao voice-over LTE. O mesmo se aplica ao sistema de som Bang & Olufsen, que oferece um som 3D. A música se desenrola exatamente como foi gravada na sala de concertos. Seja estacionando, rodando na cidade ou em viagens longas – o Q8 dá suporte ao seu motorista em muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o adaptive cruise assist (controle de cruzeiro adaptativo), efficiency assist (assistente de eficiência), crossing assist (assistente de cruzamentos), lane change warning (alerta de mudança de faixas), curb warning (aviso de meio-fio) e as câmeras de 360 graus. Um dos destaques é o garage pilot, que será incluído na lista de equipamentos do modelo no início de 2019. Sob a supervisão do motorista, o sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma. O motorista sai do carro e ativa o processo usando o aplicativo myAudi no smartphone. O piloto de estacionamento remoto oferece um nível semelhante de conveniência. Por trás de todos esses recursos está o controlador central de assistência ao motorista, que calcula continuamente um modelo diferenciado do ambiente e usa essas informações para gerenciar os sistemas de assistência. Os dados necessários são obtidos – dependendo dos opcionais selecionados – de até cinco sensores de radar, seis câmeras, doze sensores de ultrassom e um scanner a laser.

* Press Release/Audi do Brasil.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

>>> LINK DA SEMANA


Teste realizado pela revista Auto Esporte com uma Kombi 1967 elétrica...

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>>> FAZENDO HISTÓRIA


Ônibus Volkswagen faz
história na cinquentenária Nardelli

Cliente Volkswagen há mais de vinte anos, a Nardelli, empresa de transporte coletivo com linhas em Salto (SP) e que em 2018 completa 50 anos de operações, ostenta orgulhosamente um marco histórico. Foi uma das primeiras a adquirir os ônibus Volkswagen no interior de São Paulo, encomendando 19 chassis Volksbus produzidos na antiga linha de montagem do Ipiranga, em São Paulo (SP), em 1994. Os veículos foram comprados na concessionária Gaplan, localizada em Campinas.


Rodolfo Nardelli Neto é diretor da transportadora e conta com nostalgia como foi adquirir os primeiros chassis VW: “Confesso, achamos que estávamos correndo um grande risco ao comprar os novos ônibus, pois eles estavam no início da produção e havia ainda poucos clientes Volksbus. Mas pouco tempo depois os chassis ficaram famosos pela região de Salto, todos perguntavam e queriam saber a respeito”, comenta Nardelli Neto.

Em meio à frota de 110 ônibus da empresa, composta majoritariamente por modelos Volkswagen, ainda hoje se encontra um desses 19 ônibus pioneiros: o veterano VW 16.180 CO foi o primeiro a chegar e ainda está em operação.


O diretor conta também sobre a evolução dos Volksbus ao longo desses anos: “Houve uma grande mudança na tecnologia dos produtos Volkswagen, principalmente referente ao sistema de tratamento de gases, EGR. Mas uma coisa não mudou: o atendimento da assistência técnica. Sempre que precisei eles atenderam prontamente”.

“A Nardelli foi uma das primeiras empresas de transporte urbano no interior do estado de São Paulo a acreditar no sucesso dos chassis VW. Essa parceria foi construída com base na confiança em nossos produtos e no atendimento de pós-vendas. Esse é o resultado de um trabalho intenso para a redução do custo operacional, com foco na robustez para uma maior disponibilidade e agilidade de nossa rede de assistência técnica”, comenta Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America.

Vanguarda histórica

O pioneirismo tecnológico também é marca na família VW. O primeiro chassi Volksbus introduziu no mercado o padrão de capô com isolamento acústico e térmico nos modelos com motores dianteiros para mais conforto na operação. Também contemplou uma demanda por eixo com maior capacidade de carga real para atender à realidade das aplicações, em prol da durabilidade.


Em outras palavras, o chassi 16.180 CO marcou a estreia da Volkswagen no transporte de passageiros com mais pessoas usufruindo de cada viagem e conforto superior, sempre preservando o baixo custo de aquisição e operação. Essas premissas se consolidaram como pré-requisito em todos os desenvolvimentos da marca a partir dali. Foi assim nos modelos que vieram na sequência: o VW 16.210 CO e o VW 17.210 CO.


O sucesso dos primeiros modelos motivou uma nova fase de investimento em chassis de ônibus, simbolizada pela inauguração da fábrica da então Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). Pouco depois, surgiu o primeiro modelo VW com motor traseiro, o Volksbus 17.240 OT, e criado um time dedicado e permanente de Engenharia de Ônibus na montadora. E assim a família Volksbus só cresceu. Hoje são 17 modelos de chassis com dezenas de versões diferentes.

* Press Release/MAN Latin America.