sexta-feira, 29 de abril de 2022

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> RECORDE ELÉTRICO


BrightDrop Zevo 600 estabelece recorde mundial como o primeiro veículo elétrico de entrega a fazer uma viagem de 418 km com uma única carga

O BrightDrop Zevo 600 (anteriormente conhecido como EV600) tornou-se o primeiro veículo elétrico de entrega a fazer uma viagem de 418 km com uma única carga. A viagem levou o EV de Nova York para Washington, DC.


O desafio foi completado por Stephen Marlin em um Zevo 600 adornado com a pintura da FedEx, o primeiro cliente da submarca GM recém-criada. Ao longo do caminho, o veículo de entrega fez paradas em locais emblemáticos na Filadélfia e Baltimore.


“Desde o início, o Zevo 600 tem sido um veículo recordista. Agora estamos vendo em primeira mão o que a BrightDrop pode fazer combinando nossa tecnologia de zero emissões operacionais com a FedEx , líder no setor de transporte e entrega”, disse Travis Katz, presidente e CEO da BrightDrop. “Ter um longo alcance de bateria com energia confiável é fundamental para eletrificar as frotas de entrega em todos os lugares. Esta entrega especial destaca as capacidades avançadas de nossos produtos e nossa missão de descarbonizar as entregas.”


O tempo de desenvolvimento do Zevo 600 também foi recorde, pelo menos dentro da GM. A van de entrega entrou em produção apenas 20 meses após seu início, tornando-se o veículo mais rápido do mercado na história da montadora.


Este não foi apenas um golpe publicitário, no entanto. O veículo elétrico realmente entregou alguns produtos de limpeza sustentáveis ​​da Full Circle da sede da empresa para o Mercado Orgânico da MOM em Washington, DC , uma cadeia de mercearias orgânicas.

“Parabéns a Stephen Marlin, BrightDrop e FedEx por alcançarem o título do GUINNESS WORLD RECORDS pela maior distância percorrida por uma van elétrica com uma única carga”, disse Andy Glass, juiz da publicação. “Esta conquista é um exemplo perfeito dos esforços extraordinários feitos para fazer a diferença para o meio ambiente e uma maneira adequada de comemorar o Dia da Terra 2022.”


Construído na plataforma Ultium da GM, o BrightDrop Zevo 600 oferece mais de 600 pés cúbicos (16.990 lt) de espaço de carga e tem uma carga útil estimada em cerca de 2.200 lbs (998 kg). A empresa, por sua vez, já garantiu mais de 25.000 reservas de produção para seus dois veículos , o Zevo 600 e o menor 400.

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quinta-feira, 28 de abril de 2022

>>> PROPAGANDA

 

1981 Suzuki Carry ST90

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>>> LINHA WAGONEER 2023


Jeep amplia linha do Wagoneer com novos modelos L de maior comprimento e família Hurricane de motores biturbo

O Wagoneer, extensão premium da marca Jeep®, continua a crescer. No Salão Internacional de Nova York 2022, nos Estados Unidos, foram apresentados os modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 de maior distância entre eixos, equipados com a nova família de motores Hurricane biturbo. O lançamento reforça a linha premiada que se estabeleceu como referência para os SUVs premium norte-americanos.


“Os novos Wagoneer e Grand Wagoneer tiveram um ótimo começo e sempre nos esforçamos para oferecer aos clientes ainda mais do que eles desejam”, afirma Jim Morrison, vice-presidente sênior e responsável pela marca Jeep na América do Norte. “Os novos modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 chegam para oferecer ainda mais aos clientes: mais eficiência e força, com a nova geração de motores Hurricane biturbo, e mais espaço, com o maior volume total para passageiros, o maior espaço para as pernas na segunda fila e o maior volume de carga atrás da terceira fila em sua categoria. Ao mesmo tempo, mantém a melhor capacidade de reboque de 4,5 toneladas e uma experiência de condução gratificante e segura.”


Os novos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 são 30 cm mais longos (5,76 m no total) do que os modelos convencionais. Com uma distância entre eixos de 330 cm (+18cm) e até 1.251 litros de espaço de carga atrás da terceira fila (+ 447 litros em comparação com a distância entre eixos convencional), o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 foram projetados e construídos para oferecer conforto inigualável para até oito passageiros e a possibilidade de transportar muita bagagem, mantendo os atributos das versões de distância entre eixos padrão, incluindo a lendária capacidade 4x4, uma direção excepcional, capacidade de reboque superior e um conjunto de recursos de tecnologia e segurança avançado.

Em resumo, os modelos L oferecem o melhor volume total de passageiros do segmento com 5.077 litros no Wagoneer L; o melhor espaço para as pernas da segunda fila de 108 cm da categoria no Wagoneer e Wagoneer L; amplo espaço para as pernas na terceira fila de 93 cm em todos os modelos; o melhor espaço de carga da categoria atrás da terceira fila no Grand Wagoneer L com 1.251 litros (447 litros a mais que o Grand Wagoneer com distância entre eixos padrão); configurações para 7 ou 8 passageiros e a melhor capacidade de reboque da categoria, com o Wagoneer L capaz de puxar até 4,5 toneladas.

O novo Carbide traz elegância e modernidade à família Wagoneer

O novo Carbide faz sua estreia mundial em Nova York trazendo um design escurecido elegante para a linha Wagoneer. Detalhes externos exclusivos incluem rodas Gloss Black, teto solar panorâmico de três painéis, anéis de grade em Black Onyx com grade pintada em Gloss Black, racks de teto no teto, emblema, acabamento de janela, coberturas dos faróis e retrovisores e revestimentos em Gloss Black. No interior, o Carbide apresenta tecidos hidrografados do painel de instrumentos e forro do teto, assento, painel de instrumentos e acabamento das portas em Black Global. O pack Carbide estará disponível no Wagoneer 2022 a partir desta primavera e nos modelos Wagoneer 2023 e Wagoneer L 2023 no segundo semestre de 2022.

Nova família de motores Hurricane

A redução das emissões de gases de efeito estufa faz parte do compromisso da Stellantis de reduzir sua pegada de carbono em 50% até 2030 e de liderar o setor de transportes com zero emissões líquidas de carbono até 2038. Ambos são objetivos centrais do plano estratégico Dare Forward 2030 da empresa.


A nova família de motores de seis cilindros Hurricane Twin Turbo de 3.0 litros oferece mais potência, mais torque e emissões mais baixas do que os V-8 naturalmente aspirados e os de seis cilindros reforçados de muitos concorrentes.

O Hurricane biturbo atinge o desempenho de um V-8 sendo 15% mais eficiente. Duas versões alimentam o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023: Hurricane biturbo de 420 cv de potência e 634 Nm de torque para o Wagoneer L 2023 e Hurricane 510 biturbo de alto desempenho com 510 cv de potência e 678 Nm de torque para o Grand Wagoneer L 2023. Ambos oferecem uma melhoria do consumo combinado estimada entre 0,4 km/l a 0,8 km/l em relação aos V-8 existentes. Há também uma versão especial do Hurricane 510 biturbo para o Grand Wagoneer 2022 que já pode ser encontrado nas concessionárias nos Estados Unidos.

De série, a robusta transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades otimiza a força do motor com trocas de marcha suaves e precisas, proporcionando entrega eficiente em altas velocidades.

Arquitetura robusta

O Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 apresentam uma arquitetura robusta que oferece uma dinâmica de condução sofisticada na estrada, um chassi leve, uma capacidade 4x4 robusta e a melhor capacidade de reboque da categoria.


Com base na arquitetura das versões com distância entre eixos convencional, os novos Wagoneer L e Grand Wagoneer L apresentam mudanças significativas em suas plataformas, incluindo o sistema de suspensão, para melhorar o desempenho, a segurança, a confiabilidade e reduzir o peso total.

O Wagoneer L tem suspensão de mola helicoidal de série. A suspensão a ar com amortecimento semiativo controlado eletronicamente (opcional no Wagoneer L, de série no Grand Wagoneer L) melhora ainda mais a qualidade de condução. A suspensão a ar possui um sistema de circuito fechado que recicla o ar limpo e aumenta a durabilidade do compressor. O sistema ajusta continuamente a rigidez às condições de carga para otimizar o desempenho. Um bloco de válvulas externo e um reservatório de ar secundário permitem que ambos os eixos sejam levantados ou abaixados simultaneamente.


O sistema de direção assistida eletrônica (EPS) foi meticulosamente ajustado para proporcionar uma sensação de direção natural. Ele funciona com uma unidade de controle do motor adaptável (ECU) que controla a velocidade da direção, o ângulo do volante e a velocidade do veículo.

Mais longo = mais espaço

O comprimento total do Wagoneer L e do Grand Wagoneer L de 5,76 m é 30 cm mais longo do que o Wagoneer e o Grand Wagoneer padrão, resultando no maior volume de carga atrás da terceira fila. A altura e largura do Grand Wagoneer L e a largura do Wagoneer L permanecem as mesmas, enquanto a altura do Wagoneer L é apenas 0,25 cm mais baixa. A distância entre eixos dos modelos L, agora de 330 cm, cresce 18 cm em relação aos modelos de distância entre eixos convencional.


Com até 1.251 litros de espaço de carga atrás da terceira fila, a maior de sua classe, os novos modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L podem transportar a bagagem de uma grande família, incluindo itens grandes como refrigeradores, tacos de golf e varas de pescar, acomodando até oito passageiros com total conforto e confiança.


Se ainda for necessário mais espaço de carga, o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 oferecem até 2.514 litros de espaço atrás da segunda fila e até 3.706 litros atrás da primeira fila. Todos os modelos L apresentam seis anéis de fixação na área de carga. Além disso, o Grand Wagoneer L vem de fábrica com um sistema para gerenciar a carga.

Três sistemas 4x4 disponíveis

Três sistemas 4x4 disponíveis (Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial de deslizamento limitado eletrônico traseiro - ELSD), suspensão a ar Quadra-Lift disponível e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain fornecem capacidade lendária para este SUV premium.

O Quadra-Trac I oferece tração nas quatro rodas integral sem a necessidade de acionamento do motorista. O sistema proporciona uma operação suave do veículo em uma variedade de condições de estrada. Esta é uma caixa de transferência de velocidade única, que melhora a economia de combustível e a tração, transferindo o torque para o pneu com maior aderência. Um diferencial traseiro mecânico de deslizamento limitado vem de série.


A caixa de transferência de duas velocidades do Quadra-Trac II usa informações de um conjunto de sensores para determinar o deslizamento dos pneus o mais rápido possível e tomar medidas corretivas. O sistema também usa a informação do acelerador para antecipar o movimento rápido de uma parada e maximizar a tração antes que ocorra o deslizamento do pneu. Quando detectado, até 100% do torque disponível é enviado instantaneamente para a roda com maior tração.

O Quadra-Drive II, com diferencial traseiro eletrônico de deslizamento limitado (ELSD), oferece capacidade de tração líder do setor. O sistema detecta instantaneamente o deslizamento dos pneus e distribui suavemente o torque do motor para as rodas com tração. Às vezes, ele antecipa a baixa tração e se ajusta preventivamente para limitar ou eliminar o deslizamento.

O sistema Selec-Terrain para Wagoneer L e Grand Wagoneer L oferece cinco modos de condução diferentes para a melhor experiência em todos os terrenos: Auto, Sport, Rock, Snow e Sand/Mud.


O Selec-Speed ​​com Hill Ascent e Hill Descent Control permite que os motoristas controlem as subidas e descidas íngremes com o seletor ERS no volante, sem precisar acionar o freio ou o acelerador.

O sistema Quadra-Lift do Wagoneer L e do Grand Wagoneer L apresenta cinco configurações de altura para um desempenho de direção ideal:

- Modo Altura Normal (NRH): com 20 cm de distância ao solo, proporciona economia de combustível mais eficiente e melhor aerodinâmica durante a condução em estrada ou fora de estrada

- Modo Off-road 1: Eleva o veículo em mais 2,5 cm (da altura normal) até 23 cm para ajudar o veículo a superar vários obstáculos

- Modo Off-road 2: oferece mais capacidade off-road com 5 cm a mais de distância ao solo para um total de 25 cm

- Modo Park: Reduz a altura em 4 cm em relação ao nível de altura Normal para facilitar a entrada ou saída do veículo. Os modos Park e Normal são ativados pelo motorista, permitindo controle total sobre a distância ao solo

- Modo Aero: Reduz a altura em 1,5 cm em comparação com o modo Normal. Ele é acionado automaticamente com base na velocidade do veículo para desempenho ideal e economia de combustível. O veículo também abaixa sua altura para o modo Aero ao dirigir com a direção em Sport.

O assistente de alinhamento de engate em trailer com zoom integrado e linhas de grade dinâmicas permite a conexão perfeita. Combinado com o sistema de suspensão pneumática ajustável Quadra-Lift, os motoristas podem abaixar o veículo sob o engate de reboque para facilitar a operação.

Com uma distância ao solo máxima de 25 cm, o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 oferecem 61 cm de capacidade de passagem em água.

Elegante evolução de um “ícone norte-americano”

Os modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 apresentam um design elegante com detalhes meticulosamente trabalhados. O seu exterior transmite confiança com uma imagem imponente de grandes janelas e grande visibilidade. Um rápido olhar para o lado do veículo revela uma silhueta imponente e mais longa. A linha de teto limpa e uma linha A que envolve todo o veículo prestam uma clara homenagem ao Wagoneer original. Esta estrutura é sustentada por pilares que definem o resto do veículo, em vez de ficarem escondidos sob uma camada de tinta. O para-brisa e os vidros das portas dianteiras são feitos de vidro laminado acústico que reduz os níveis de ruído ambiente.


A elegante iluminação LED premium com luzes diurnas (DRLs) flanqueia a grade e ajuda a enfatizar a largura e a dianteira do veículo. Um conjunto completo de luzes externas de LED com piscas dinâmicos, incluindo faróis premium, faróis de neblina e lanternas traseiras, aprimoram a estética premium. Na traseira, as luzes LED estendem-se desde o painel traseiro até à porta traseira elétrica, acentuando a sua imagem imponente. Os emblemas exclusivos "Série" e "L" na porta do porta-malas mostram como o veículo específico está configurado.


O Wagoneer L vem de fábrica com rodas de 18 polegadas e de 20 ou 22 polegadas como opcionais. Os modelos Grand Wagoneer L estão equipados com rodas de alumínio de 20 ou 22 polegadas.

Um interior com tradição e conforto

O auge dos interiores do SUV premium foi criado com estilo americano moderno, detalhes elegantes e artesanato meticuloso. O interior espaçoso combina domínio técnico e materiais autênticos de alta qualidade que acentuam a atenção aos detalhes e prestam homenagem ao artesanato americano.


O Wagoneer tem um painel de instrumentos de peça única, que acentua as dimensões do interior. O Grand Wagoneer apresenta um design de duas peças, com um suporte central em Piano Black opcional, que integra elegantemente elementos de tecnologia e conectividade. Este elemento parece flutuar sobre uma placa estrutural de alumínio que, por sua vez, suporta um painel de madeira de nogueira americana com uma incrustação metálica com o nome “Grand Wagoneer”. O alumínio é outro elemento fundamental que cobre as bordas das saídas do sistema de ventilação e os alto-falantes das portas, entre outros detalhes.


Todos os modelos oferecem bancos de couro de série que, no caso do Wagoneer L Série I, são de couro Capri e incluem oito ajustes elétricos com memória, apoio lombar e apoio de cabeça manual de 4 posições. O Wagoneer L Série II e III e o Grand Wagoneer L Série I apresentam bancos revestidos em couro Nappa, enquanto os modelos Grand Wagoneer L Série II, Obsidian e Série III apresentam ainda couro Palermo com painel de instrumentos, consoles e painéis de portas estofados e acolchoados em couro com costura decorativa. O Grand Wagoneer L vem com 24 ajustes elétricos, incluindo memória, massagem e apoio lombar, além de apoios de cabeça. Todas as versões têm a possibilidade de configurar o espaço interior para acomodar até oito passageiros.


O interior do Wagoneer L e do Grand Wagoneer L não é apenas luxuoso, mas também. O acesso à fila traseira é fácil graças à função Tip n' Slide, que permite a remoção elétrica do banco da segunda fila. A configuração da terceira fila para passageiros ou carga é fácil, pois os bancos podem reclinar e dobrar, deixando um piso plano. O Wagoneer L e o Grand Wagoneer L ainda apresentam um par de compartimentos de armazenamento na terceira fila, cada um com capacidade de 1,8 litro, que acomoda dispositivos eletrônicos e outros pertences pessoais.

Sistema avançado Uconnect 5

O sistema Uconnect 5 oferece mais serviços e recursos de conectividade para facilidade de uso incomparável, bem como até 75 polegadas de área total da tela. Os itens em destaque incluem:

- Telas de toque configuráveis ​​de 10,1 e 12 polegadas com possibilidade de dividir a tela para operar dois aplicativos ao mesmo tempo

- Tela do passageiro de 10,25” com quatro funções principais: copiloto (navegação, gerenciamento de dispositivos), entretenimento (via HDMI ou controle de entretenimento no banco traseiro), capacidade de visualizar câmeras externas do veículo e TV integrada Amazon Fire

- Funcionalidade Alexa "Home to Car", incluindo assistente virtual Alexa no veículo com capacidade de voz natural e recursos "Car to Home"

- Até cinco perfis de usuário mais um modo de manobrista, permitindo que você personalize preferências de música, aplicativos, posição do assento, ângulos de espelho e níveis de climatização

- Tela inicial totalmente personalizável para acesso rápido aos recursos usados ​​com frequência e operação com um toque

- Conectividade simultânea para dois telefones habilitados para Bluetooth

- Apple CarPlay e Android Auto sem fio

- Mais serviços de conectividade (Uconnect Market, Uconnect Mobile App)

- Plataforma SiriusXM 360L e novas estações personalizadas com tecnologia Pandora

- Navegação TomTom com pesquisa preditiva, fala natural e atualizações de trânsito ao vivo

- Atualizações de mapa over-the-air (OTA) para o sistema Uconnect NAV com o apertar de um botão

- Ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE para conectar até oito dispositivos sem fio

Os passageiros poderão ficar facilmente conectados em qualquer lugar. A funcionalidade é aprimorada para os passageiros da primeira fila com uma base de carregamento sem fio opcional e portas de conectividade de reconhecimento rápido. Especificamente, o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L possuem 11 portas USB nas versões equipadas com sistema de banco traseiro (oito sem ele) e duas portas USB-C que oferecem velocidades de carregamento quatro vezes mais rápidas.


O Grand Wagoneer L possui até 75 polegadas de área total da tela digital (50 polegadas no Wagoneer) com quase 45 polegadas apenas no painel de instrumentos. Os passageiros da segunda fila do Grand Wagoneer L têm 30 polegadas de área de tela à sua disposição com uma tela de 10,25 polegadas localizada no console central entre os dois assentos. Os passageiros podem aproveitar o Amazon Fire TV integrado com acesso a centenas de milhares de filmes, programas de TV e aplicativos.

Tecnologia de vanguarda

O Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 oferecem um Head-Up Display (HUD) colorido de 10 polegadas que se projeta no para-brisa. Ele tem quatro configurações predefinidas (simples, padrão, personalizado e avançado), incluindo aviso de saída de faixa, assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, navegação curva a curva, velocidade atual, marcha atual e limite de velocidade.


Um espelho retrovisor totalmente digital opcional fornece uma visão traseira sem obstruções que melhora a segurança e a visibilidade. O espelho retrovisor digital exibe vídeo em tempo real de uma câmera traseira com uma imagem que não é obstruída pelos pilares D ou bancos traseiros.


O painel de instrumentos de série de 10,25” (12,3” nos modelos Grand Wagoneer L) apresenta quase duas dúzias de menus diferentes com cinco mosaicos reconfiguráveis ​​para obter dados rápidos com acesso fácil às informações mais usadas. Os motoristas podem escolher entre instrumentação analógica ou digital. Todas as configurações de grupo podem ser salvas em um perfil de usuário como parte da personalização completa do veículo e recuperadas automaticamente para cada motorista.


As visualizações da câmera de monitoramento do banco traseiro são acessíveis através da tela sensível ao toque do Uconnect. Os recursos de configuração de memória mantêm a imagem ampliada em foco na posição visualizada mais recentemente, tornando o sistema mais fácil de usar e limitando a distração do motorista.


A iluminação ambiente interior apresenta duas zonas (superior e inferior), cada uma disponível em cinco cores – branco, azul, aquamarine, dourado e âmbar – e selecionáveis ​​através da tela tátil.


A tecnologia vanguardista se completa com dois sistemas de áudio McIntosh:

- McIntosh MX950: opcional no Wagoneer L Series III e de série nos modelos Grand Wagoneer L Series I e Series II, possui 19 alto-falantes, um subwoofer de 10 polegadas e um amplificador de 17 canais e 950 watts;

- McIntosh MX1375: opcional no Grand Wagoneer L Series II e de série no Grand Wagoneer L Obsidian e Series III, tem 23 alto-falantes especificamente ajustados, incluindo um dos subwoofers de 12 polegadas de maior desempenho do setor e alimentado por um amplificador de 24 canais e 1.375 watts.

Segurança

Os modelos oferecem mais de 120 itens de segurança de série. Confira alguns deles: frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go; gerenciamento de pista ativo; monitoramento de ponto cego; detecção de faixa de pedestres traseira; sensores de auxílio ao estacionamento traseiro e freio de estacionamento elétrico acionado por interruptor.




Como opcionais, ainda estão disponíveis: Active Driving Assist; Active Driving Assist mãos livres; visão noturna com detecção de pedestres e ciclistas; assistente de colisão em cruzamentos; detecção de motorista sonolento; reconhecimento de placas de trânsito; câmera de visão surround e sistema de estacionamento automatizado ParkSense.

Fabricação

O Wagoneer L e o Grand Wagoneer L são fabricados ao lado do Wagoneer e do Grand Wagoneer na fábrica de Warren (Michigan), como parte do compromisso da empresa de investir US$ 4,5 bilhões em cinco instalações de produção existentes no Michigan e de construir uma nova fábrica na cidade de Detroit para atender à crescente demanda por veículos Jeep, Wagoneer e Ram. No total, serão criados cerca de 6.500 novos empregos.

* Press Release/Grupo Stellantis.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

terça-feira, 26 de abril de 2022

>>> DAF NA AGRISHOW 2022


DAF marca presença na 27ª edição da Agrishow 2022

A DAF Caminhões Brasil, em parceria com a DAF Caminho, participa da 27ª edição da Agrishow 2022, que ocorre entre os dias 25 e 29 de abril. O evento traz mais de 800 marcas expositoras e deve receber perto de 150 mil visitantes, em um espaço de 520.000 m², na cidade de Ribeirão Preto (SP). No estande da marca, o público terá a oportunidade de conhecer de perto o Novo DAF XF, o caminhão mais vendido da marca, o Novo DAF CF Off-Road e o Novo DAF CF semipesado rígido com motor PACCAR GR-7.


“É uma grande alegria participar do retorno da Agrishow, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro. Durante o evento, o público poderá visitar o nosso estande e conhecer de perto os modelos Novo DAF XF, Novo DAF CF Off-Road e Novo DAF CF, que muitos ainda não tiveram oportunidade de ver. Será uma ótima experiência estar em um evento presencial novamente, um momento para fortificar o nosso relacionamento com os visitantes e ampliar as oportunidades de negócios”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

DAF XF: O CAMINHÃO MAIS VENDIDO DA MARCA

O Novo DAF XF é o caminhão mais vendido pela marca no país. Com uma excelente economia de combustível, de até 14% em comparação ao seu antecessor – o XF105, o Novo DAF XF possui design premium, robustez, conforto excepcional e máxima disponibilidade operacional. O veículo está disponível nas configurações 6x4, 6x2 e 4x2, com duas opções de potência, 480cv e 530cv, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias.

O DAF XF possui como diferencial um conjunto tecnológico concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. São eles: Assistente de Performance do Condutor, Controle de Cruzeiro Preditivo, Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, Controle de Estabilidade do Veículo, Sistema de Aviso de Saída da Faixa, Controle de Cruzeiro Adaptativo, sensores de pressão dos pneus e monitor de nível de energia da bateria.

Outros destaques do novo XF são: transmissão ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas, que incorpora o Modo Eco (que permite maior economia de combustível), freio motor PACCAR MX Engine Brake mais potente, com 490cv, capaz de trabalhar em altas potências em baixa rotação e com três estágios.

DAF CF OFF-ROAD: MAIS ROBUSTEZ E RESISTÊNCIA

Um dos destaques da Nova Linha CFé o DAF CF Off-Road, versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6x4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), para proporcionar ainda mais robustez e resistência. O modelo conta com o motor PACCAR MX-13, o mesmo do XF, com potência de 480cv, com torque de 2.350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a ZF TraXon, de 12 velocidades, automatizada.

O caminhão possui sistema Dual Drive de direção, Assistente de Partida em rampa e freio motor PACCAR MX Engine Brake, de três estágios e potência de 490cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com um nível menor de ruído. Seu chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, por exemplo, com Peso Bruto de Tração (PBT) de 125 toneladas. Os módulos e conectores são selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

A suspensão traseira tem capacidade para 26 toneladas e a quinta roda foi projetada para pino rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento pode ser adquirido na opção vertical.

A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. Com relação às características de segurança, o CF Off-Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.

NOVO DAF CF

A linha DAF CF já é reconhecida pela economia, conforto e robustez. Com a chegada do Novo DAF CF semipesado rígido com Motor PACCAR GR-7, os modelos ganharam rápida implementação e novas aplicações, com o objetivo de ampliar ainda mais a atuação da empresa no mercado. O novo caminhão é direcionado ao setor de distribuição para profissionais autônomos e pequenos produtores, e marca a entrada da marca DAF no setor de semipesados.

O Novo DAF CF com Motor PACCAR GR-7 de 6.7 litros possui duas versões: 6x2, com Peso Bruto Total (PBT) de 23 toneladas, e 8x2, com PBT de 29 toneladas. Estão disponíveis em duas potências: 280cv e 300cv, ambas com chassi rígido.

O novo caminhão é ideal para operações urbanas de curtas e médias distâncias e apresenta um grande diferencial em termos de possibilidades de carga, assim como agilidade no processo de implementação, pois conta com os novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1. Tal versatilidade permite diversos tipos de implementos, como baú (seja simples, refrigerado ou isotérmico), carga seca em geral, sider, tanque e silo.

PACCAR Parts

A PACCAR Parts, divisão de Peças Genuínas PACCAR, Peças DAF e Peças Multimarcas TRP, também estará presente no evento. Será uma oportunidade para o público conhecer o portfólio da marca e seus lançamentos mais recentes, com qualidade e ampla variedade de peças voltadas para o mercado de reposição de veículos pesados, com aplicação em veículos de qualquer montadora.

* Press Release/DAF Caminhões Brasil.

>>> AUDI URBANSPHERE CONCEPT


Audi apresenta a minivan elétrica Urbansphere Concept

A Audi lançou o terceiro e último veículo da gama de conceitos “esfera” chamada Urbansphere. O futurista elétrico com silhueta de minivan foi projetado para uso nas megacidades do futuro, priorizando a experiência do passageiro no veículo. O Urbansphere deveria estrear no Salão do Automóvel de Pequim, mas como o evento foi adiado devido à pandemia, foi revelado online.


Seguindo o Skysphere (roadster) e o Grandsphere (sedan grande) do ano passado, o Urbansphere (minivan) é um projeto colaborativo entre os estúdios de design da Audi em Pequim, na China, e Ingolstadt, na Alemanha. O objetivo era criar um veículo para as megacidades chinesas, com designers recebendo sugestões de clientes em potencial na China durante o desenvolvimento.


Começando pelas dimensões, o conceito não é o que você esperaria de uma proposta com foco urbano. Na verdade, medindo 5,5 metros (216,5 polegadas) de comprimento, 2 metros (79,2 polegadas) de largura e 1,78 metros (70,1 polegadas) de altura, com uma distância entre eixos de 3,4 metros (40,8 polegadas), na verdade é mais longo do que um Cadillac Escalade (5,4 m). / 211,9 em comprimento)!


As proporções monolíticas fazem com que pareça uma minivan com um para-brisas fortemente inclinado, uma linha de teto aerodinâmica, carroceria esculpida, rodas maciças de 24 polegadas e grandes áreas digitais em ambas as extremidades. Estes últimos são projetados para se comunicar com o ambiente através de LEDs estilo pixel criando diferentes formas e cores.


O destaque fica para a dianteira com uma nova interpretação da grade Singleframe, agora digital e totalmente coberta, que se estende para as laterais, semelhante ao conceito Skysphere. Desta forma, a Audi está de alguma forma alinhada com a última tendência de grade maciça que é bastante popular em minivans.


A Audi descreve o conceito como “um lounge sobre rodas e um escritório móvel, servindo como um terceiro espaço de convivência durante o tempo gasto no trânsito”, enquanto se gaba de ter o maior espaço interno de qualquer um de seus modelos, ajudado tanto pela forma quanto pela embalagem. da plataforma VE.


De fato, o interior, acessível através de grandes portas suicidas, parece bastante arejado e acolhedor. Embora possa acomodar facilmente muitos passageiros, o Urbansphere tem apenas quatro assentos independentes dispostos em duas fileiras para oferecer a melhor experiência possível. Os assentos têm modos Relax e Entertain com diferentes graus de inclinação e rotação, extensões de apoio para as pernas e alto-falantes nos apoios de cabeça para zonas de som privadas.


O volante, o painel de instrumentos digital e os pedais ficam ocultos quando o veículo está no modo autônomo. Afinal, como os conceitos de esfera anteriores, o Urbansphere vem com capacidade de Nível 4 que será introduzida em veículos de produção na segunda metade da década.


Os passageiros têm acesso a diversos serviços digitais e recursos de infoentretenimento visíveis por meio de projeção no painel, telas montadas nos encostos dos bancos, óculos VR ou uma tela OLED transparente retrátil para os passageiros traseiros. A resposta sem toque do MMI na porta, incluindo um anel giratório e botões, permite que o motorista acesse muitas configurações diferentes, enquanto também pode ser usado por rastreamento ocular, controle por gestos e controle de voz quando o assento está totalmente reclinado. Os painéis de controle para todos os passageiros estão integrados nos apoios de braço, permanecendo ocultos quando não estão em uso. O veículo também suporta a tecnologia de detecção de estresse usando varreduras faciais e análise de voz e oferecendo sugestões para relaxamento.


Para o estofamento, a Audi usou tecido de viscose de bambu sustentável, uma poliamida reciclada chamada ECONYL e folheados de carpa sem produtos químicos durante o processo de fabricação. Outra característica interessante é o console central giratório que contém um dispensador de água e copos. Por fim, o conceito vem com o Audi Light Umbrella, um guarda-chuva iluminador inspirado na tradição chinesa que pode proteger o usuário da chuva e atuar como uma fonte de luz portátil para áreas escuras.


O Urbansphere pode ser um estudo de design, mas é baseado na plataforma PPE dedicada a EV desenvolvida pela Audi e Porsche para veículos de produção, incluindo o próximo Audi Q6 e-tron , A6 e-tron e Porsche Macan EV. O conceito é equipado com motores elétricos duplos produzindo um torque combinado de 396 hp (295 kW / 401 PS) e 690 Nm (509 lb-ft), embora apenas uma pequena parte desses números seja utilizada no tráfego da cidade. O sistema de tração nas quatro rodas Quattro pode desativar o motor elétrico dianteiro ou traseiro quando necessário para melhorar o consumo de energia.


A bateria montada no piso tem capacidade de 120 kWh, com a Audi estimando seu alcance WLTP em cerca de 750 km (466 milhas). A tecnologia de 800 Volts permite uma capacidade de carregamento rápido de até 270 kW, proporcionando 300 km (186 milhas) de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto um carregamento de 5 a 80 por cento demora menos de 25 minutos. Para maior conforto, há um sistema de suspensão pneumática adaptável, com direção nas quatro rodas, tornando-o mais ágil.


Com o conceito Urbansphere, a Audi nos mostra que está considerando novos segmentos de veículos para a era elétrica. As minivans são bastante populares no mercado chinês com cada vez mais empresas entrando na parte premium do segmento, portanto não descartamos a possibilidade de um veículo de produção com características semelhantes. Dito isto, os conceitos de esfera foram concebidos como estudos de design e seu principal papel é mostrar a linguagem de estilo e a tecnologia dos futuros modelos da Audi.

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segunda-feira, 25 de abril de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

Duas Chrysler Town & Country juntas!

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>>> VOLKSWAGEN SAVEIRO 2023


Volkswagen Saveiro 2023 com motor 1.6 16V já está à venda

A virada do ano marcou a aposentadoria do antigo motor 1.6 8V da família EA111, da Volkswagen, que não cumpriria as exigências de emissões do Proconve L7. Este era o principal motor da Volkswagen Saveiro, que passou a ser equipada com o motor 1.6 16V da família EA211 desde sua versão de entrada.


Este motor, além de mais moderno, é mais potente. Se o antigo entregava 101/104 cv e 15,4 e 15,6 kgfm, o motor com quatro válvulas por cilindro entrega 106 cv com gasolina e 116 cv com álcool (5.750 rpm), enquanto o torque vai de 15,4 kgfm a 16,1 kgfm (4.000 rpm).


Até então, este motor só equipava a Saveiro Cross, versão topo de linha que hoje beira os R$ 120.000. Também houve uma redução nos números de potência e torque, que antes chegavam aos 120 cv e 17,1 kgfm, por conta do P-L7. Com essa mudança, Virtus e Polo perderam as versões 1.6 MSI.

A Volkswagen Saveiro 2023 continua com câmbio manual de cinco marchas em todas as versões, mas teve melhora no desempenho. As Saveiro com cabine simples precisavam de 10,5 s para chegar aos 100 km/h quando com álcool e agora cumpre o mesmo em 9,9 segundos. Para a Robust cabine dupla, a melhora foi ainda maior: dos 10,9 s, agora cumpre a prova em 10 s.


A Volkswagen Saveiro deixou de ter a opção de carroceria cabine estendida. E, ao menos por enquanto, não tem qualquer atualização visual.

A única versão da VW Saveiro com cabines simples e dupla é a Robust. A versão intermediária Trendline está disponível apenas com cabine simples, enquanto a topo de linha Cross só tem cabine dupla.

* Henrique Rodriguez/Quatro Rodas.

>>> ENCERRANDO A PRODUÇÃO


Citroën descontinua Grand C4 na Europa e encerra 30 anos de história de minivans

O que costumava ser um caso de amor entre europeus e minivans não é mais do que uma memória distante atualmente. Os SUVs assumiram o controle, levando as montadoras a ajustar seus produtos às novas tendências do mercado. Mesmo fenômeno que já vinha matando categorias como sedãs médios e peruas.


A Citroën não chega a dizer que o utilitário esportivo 'matou' efetivamente a minivan, pois tem uma maneira mais sutil de sinalizar seu fim: "a mudança de expectativas em termos de modernidade, estilo e uso afastou os clientes do mercado de minivans".


Após quase 30 anos de venda de minivans na Europa, a empresa está deixando o segmento. De fato, a Grand C4 SpaceTourer não será mais oferecida, pois a produção está programada para terminar no início de julho. A Citroën oferece ao menos uma minivan no catálogo desde 1994, quando introduziu a Evasion. Ela foi vendida até 2002, acumulando um total de mais de 120.000 vendas, sendo que algumas poucas unidades chegaram a ser importadas para o Brasil.


Já a Citroën C8 chegou em 2002 e permaneceu por 12 anos no mercado europeu antes de ser aposentado em junho de 2014, após 150.000 vendas. Entretanto, foi o Xsara Picasso que fez explodir o segmento, com nada menos que 180.000 veículos vendidos em 1999, seu primeiro ano de vendas. A montadora francesa manteve este modelo em linha até 2012, conseguindo vender um total de 1,76 milhões de veículos. A Xsara Picasso foi o primeiro carro que a Citroën fabricou no Brasil.


Falando especificamente da Grand C4 SpaceTourer, ela tem origem em 2006, quando a C4 Picasso original foi lançado. O modelo de segunda geração chegou em 2013. No início de 2018, ela mudou de nome para C4 SpaceTourer, o que também impactou a versão maior, chamada de Grand C4 SpaceTourer. O modelo mais curto de cinco lugares foi lançado em 2020. O melhor ano para a Citroën em termos de demanda de minivans foi 2007, quando ela vendeu 115.000 Xsara Picasso e 215.000 C4 Picasso.

* Thiago Moreno/Motor 1.