sexta-feira, 24 de maio de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> CAYENNE GTS NA PRÉ-VENDA


Novo Porsche Cayenne GTS tem pré-venda liberada no Brasil

O novo Porsche Cayenne GTS pode ser encomendado por clientes brasileiros. O modelo será oferecido nas versões Cayenne GTS (R$ 930.000) e Cayenne GTS Coupé (R$ 960.000). As entregas das primeiras unidades são esperadas para o segundo semestre de 2024.


As novas versões do Cayenne somam-se à atual gama da familia com Cayenne E-Hybrid, Cayenne S, Cayenne S E-Hybrid e Cayenne Turbo E-Hybrid (SUVs); Cayenne E-Hybrid Coupé, Cayenne S Coupé, Cayenne S E-Hybrid Coupé, Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé e Cayenne Turbo GT (coupés).

O chassi é o mesmo da Cayenne Turbo GT e obteve ajustes específicos para a versão GTS, adequando-se á altura da carroceria reduzida em 10 milímetro. Um pouco mais a fundo, o carro é equipado com suspensão a ar adaptativa, incluindo Porsche Active Suspension Management (PASM) e Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Todos os componentes de chassi e sistemas de controle, como Porsche Traction Management (PTM) e o opcional Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), são projetados para melhor desempenho em estrada.


A tecnologia de amortecedor de duas válvulas do GTS e sua suspensão a ar de dois compartimentos dá ao carro uma taxa de mola altamente dinâmica. Os rolamentos de pivô do eixo dianteiro dos modelos Cayenne GTS vêm do Cayenne Turbo GT. Eles aumentam o câmber negativo das rodas em 0,58 grau em comparação com outros modelos Cayenne.


O V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido pela Porsche e fabricado em Zuffenhausen, passou por uma revisão técnica. Isso resultou em 500 cv de potência e 67,3 kgfm de torque, 40 cv e 4,07 kgfm a mais que o modelo anterior.

A transmissão Tiptronic S de oito velocidades também foi revisada para melhorar o desempenho de condução através de tempos de resposta e mudança mais curtos nos modos Sport e Sport Plus.


O novo Cayenne GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. A velocidade máxima é de 275 km/h. Em relação a caixa de transferência para o sistema de tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM), há um circuito de resfriamento de água independente. Esta tecnologia também é adotada do modelo Turbo GT.

Design e equipamentos

No Cayenne GTS a inscrição ‘GTS’ é em preto nas laterais e na traseira do carro, dianteira com entradas de ar maiores, faróis e lanternas traseiras com tonalidade escura e pinças de freio vermelhas. Acessórios como saias laterais, inserções frontais, acabamentos das janelas laterais e extensões dos arcos das rodas, que fazem parte do pacote Sport Design, agora são fabricados em preto brilhante.


Em modelos GTS anteriores, algumas dessas peças eram finalizadas na cor do carro. Em contraste, as ponteiras do sistema de escape esportivo, que antes eram pretas, agora têm um tom de bronze escuro. Para ampliar ainda mais o portfólio de design dos modelos Porsche GTS, rodas de 21 polegadas com design RS Spyder são finalizadas em cinza antracite.

O interior do Cayenne GTS apresenta um volante esportivo GT aquecido como item de série. O material Race-Tex também está presente em todo o carro. O tecido semelhante a camurça cobre o forro do teto, apoios de braço e painéis das portas, assim como os painéis centrais dos bancos esportivos ajustáveis.

Os reforços laterais foram ainda mais elevados para oferecer mais suporte lateral nas curvas. Dois pacotes internos específicos do GTS em Vermelho Carmine ou Cinza Slate Neo também estão disponíveis na Porsche.

* Vitor Lime/Revista Carro.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

>>> PROPAGANDA

 

1962 Ford Anglia Estate

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>>> NOVO FUSO CANTER


FUSO lança o novo Canter

A marca Daimler Truck FUSO anuncia uma atualização abrangente do popular caminhão leve Canter. O novo Canter (nas variantes de 6,0 t, 7,5 t e 8,55 t) estão disponíveis com uma série de equipamentos adicionais de segurança e conforto. Além disso, o interior foi completamente redesenhado. O modelo irmão elétrico eCanter também receberá diversas atualizações. O novo modelo será produzido para os mercados europeus a partir do final do verão de 2024.


A atualização do Canter com motor a diesel é visível no interior: o habitáculo totalmente redesenhado baseia-se agora na cabine do eCanter e cria um visual moderno que integra os novos detalhes do equipamento de forma funcional e apelativa. O ponto focal é o rádio com tela sensível ao toque de 6,95 polegadas, facilmente acessível pelo lado do motorista e do passageiro. O novo Canter dispõe de recepção de rádio DAB+ e Apple CarPlay TM /Android Auto.

Um volante multifuncional de fácil utilização permite um fácil controle do novo painel de instrumentos digital LCD. A nova cabine Canter, que sofreu a sua primeira atualização abrangente desde 2011, mantém-se fiel às suas vantagens anteriores: o comprovado isolamento acústico garante um nível de ruído interior impressionantemente baixo. Os condutores apreciam a boa visibilidade panorâmica, a baixa altura de entrada e a opção de passagem fácil da cabina Canter.

Além disso, o tanque de combustível da Canter é agora feito de plástico robusto. As ferramentas de bordo e o macaco agora estão guardados em caixas externas na estrutura. O FUSO Canter também será equipado de série com uma interface de gestão de frota.


O Canter passou por uma atualização literal de 360 ​​graus em termos de seus sistemas de segurança. Sensores e câmeras adicionais combinados com um total de oito sistemas de segurança novos ou atualizados garantem a proteção dos ocupantes e usuários da estrada em todas as direções do veículo. Comparado com o sistema anterior, o Active Brake Assist 6 (ABA 6) não só pode detectar veículos em movimento e parados e pedestres atravessando, mas também bicicletas e pedestres imóveis. O Sistema de Informação de Ângulo Morto (BSIS) garante a segurança dos usuários da estrada próximos ao veículo. Quatro sensores ampliam a área de alerta existente, na qual o sistema é capaz de detectar usuários da estrada na área de “ponto cego” e além dela.

O sistema pode emitir um aviso acústico correspondente. Um triângulo colorido no interior dos pilares do para-brisa é capaz de fornecer um aviso visual adicional. Voltado para a frente, o Front Protection Assist pode fornecer avisos visuais e acústicos a velocidades inferiores a 10 km/h se peões ou ciclistas estiverem diretamente à frente do veículo. O novo FUSO Canter dispõe de série de uma função Attention Assist, que pode alertar o condutor para um comportamento de condução desatento e sugerir uma pausa.


O sistema Intelligent Speed ​​Assistance pode monitorar a velocidade do veículo, mostrar o limite de velocidade atual no display e é capaz de avisar o motorista visual e acusticamente se esse limite for excedido. O novo Canter também está equipado com uma câmara traseira, que pode tornar visível ao condutor pessoas ou objetos atrás do veículo.

Outra novidade do Canter é um sistema de alerta conectado aos sensores de pressão dos pneus, que pode exibir tanto a pressão dos pneus quanto a temperatura de cada roda e avisar o motorista em caso de perda de pressão correspondente. O sinal de Parada de Emergência fica ativo em velocidades acima de 50 km/h. Em caso de frenagem brusca, o sistema é capaz de ativar a luz avisadora para alertar o tráfego que segue e evitar colisões traseiras.


Além dos oito dispositivos de segurança mencionados acima, o novo Canter possui de série uma interface para imobilizador de álcool. Isto permite ao operador do veículo conectar dispositivos de medição de álcool disponíveis no mercado.

Além dos recursos de segurança mencionados acima, o eCanter totalmente elétrico receberá uma série de outras inovações. Por exemplo, o novo veículo terá controle de cruzeiro, que poderá ser controlado através do volante multifuncional. No futuro, as lanternas traseiras de LED do veículo acenderão sequencialmente quando o pisca-pisca for ativado (“pisca-pisca sequencial”).

O já extraordinariamente versátil eCanter pode agora ser usado de formas ainda mais diferentes. Em vez das 42 variantes anteriores, a partir de agora o cliente pode escolher entre 46 variantes com 3 configurações de bateria diferentes em diferentes distâncias entre eixos. A partir de março do próximo ano, novas configurações de chassis também estarão disponíveis para o eCanter. Como a bateria de alta tensão pode ser colocada em diferentes posições no chassi, no futuro também serão possíveis superestruturas de guindastes ou de porta-paletes.

Graças ao menor raio de giro de sua classe, à sua elevada carga útil e à sua versatilidade, o FUSO Canter é um campeão de vendas entre os caminhões ligeiros há mais de seis décadas. Desde o seu lançamento no mercado em 1963, mais de 4,5 milhões de Canters FUSO foram produzidos em todo o mundo. O veículo está disponível em cinco classes de peso (3,5 t a 8,55 t), com seis distâncias entre eixos (2.500 mm a 4.750 mm), três motores potentes (130 a 175 cv) e três variantes de cabine (padrão (1,7 m de largura), conforto ( 2,0 m) e cabine dupla (2,0 m).


O Canter e o eCanter totalmente elétrico são produzidos para o mercado europeu na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe em Tramagal, Portugal, e para todos os outros mercados na fábrica da Mitsubushi Fuso Truck and Bus Corporation em Kawasaki, Japão.

* Press Release/Grupo Daimler.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1989 Volkswagen Golf Van

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>>> RENAULT SYMBIOZ


Renault Symbioz dá início à nova era do carro para viver em família

A Renault insere o Symbioz no legado dos “carros para viver em família” quase 60 anos após o lançamento do Renault 16, um carro ao mesmo tempo moderno, funcional e com muito espaço interno, e 40 anos após a revolução iniciada pelo Espace, um carro modulável para sete pessoas com apenas 4,25 metros de comprimento.


O Symbioz é um veículo versátil, que integra o melhor das tecnologias do segmento C da Renault, oferecendo uma carroceria compacta e com muito espaço interno, para responder às necessidades de todos.

Imaginado como um “carro para viver”, em 1965 o Renault 16 foi feito para se destacar da concorrência, introduzindo um novo estilo de carroceria cuja porta traseira permitia acesso ao porta-malas. Mais versátil que seus concorrentes, o Renault 16 incluía um banco traseiro modular que podia ser configurado na posição “viagem de férias”. A versatilidade oferecida era inédita para a época, respondendo às necessidades das famílias que buscavam um carro que se adaptasse ao seu estilo de vida, totalmente alinhado a uma sociedade em plena transformação.


Desde então, a Renault não para de inovar, com seus carros para a família alinhados ao seu tempo. O Espace foi uma verdadeira revolução nos anos 80, graças ao formato monovolume e a modularidade totalmente inédita para a época. Já nos anos 90, o Scenic foi o primeiro monovolume compacto. Criado como um “casulo”, o espaço interno foi pensado para o bem-estar de todos os passageiros.

Agora, o Symbioz carrega este mesmo DNA e a fórmula ganhadora de “carro para viver”. Versátil para o uso diário, ele também é capaz de modular o porta-malas e a cabine segundo a necessidade de cada família, além de oferecer tecnologias úteis e com valor humano agregado – tudo isso em um tamanho compacto, adaptado ao uso na cidade. Exibindo a nova linguagem do design da marca Renault, o Symbioz destaca esta continuidade depois do lançamento do Scenic E-Tech elétrico e o Novo Captur.


O Symbioz combina o melhor da gama Renault no segmento C em matéria de modularidade, conectividade e eficiência, concentrando todo o know-how e inteligência para entregar o mais alto nível de conforto interno, tanto para os trajetos curtos como mais longos. Por isso, este modelo se dirige a uma ampla faixa de clientes, começando pelas famílias que buscam versatilidade, modularidade e eficiência, com um design contemporâneo. Mas também para as frotas corporativas que buscam um controle rigoroso do custo de utilização e uma motorização eletrificada. Para as duas categorias de clientes, esta é uma combinação ganhadora, que não abre mão de nenhuma necessidade.

Posicionado entre o Captur e o Austral, o Symbioz reforça a presença da Renault na categoria de entrada do segmento C. Com 4,41m de comprimento, o novo modelo completa a série E-Tech híbrida já formada pelo Arkana (4,57 m) e o Austral (4,51 m), ampliando a série E-Tech elétrica com o Mégane e o Scenic E-Tech elétrico. Ele reforça a coerência estratégica da Renault, respondendo a todos os desejos dos motoristas ao criar duas gamas de modelos com plataformas dedicadas.


O Symbioz é equipado com o melhor das tecnologias da Renault, recebendo o sistema multimídia OpenR Link com todos os serviços Google integrados, além do teto envidraçado panorâmico Solarbay. Em sua versão Iconic, ele conta com 29 dispositivos avançados de assistência ao motorista de última geração, proporcionando o melhor nível de segurança e conforto ao dirigir.

Com um volume de porta-malas de até 624 litros – inédito tendo em vista o comprimento reduzido –, e a modularidade proporcionada pelo banco traseiro deslizante que também pode ser rebatido para criar um assoalho plano, o Symbioz se posiciona no melhor nível de sua categoria. Além deste diferencial, ele oferece um tamanho reduzido e agilidade, proporcionando a dose certa de versatilidade para atender o estilo de vida das famílias e um uso urbano.

O Symbioz é um novo carro para um uso em família que respeita o meio ambiente e é econômico na utilização, com um peso contido abaixo de 1.500 kg. O modelo conta com a motorização E-Tech híbrida 145 para um nível de consumo e emissões no melhor nível do mercado, graças à tecnologia exclusiva e pra lá de eficiente, que tem se beneficiado de constantes aprimoramentos desde que foi lançada, em 2020.


Depois do Arkana, Mégane E-Tech elétrico, Austral e Scenic E-Tech elétrico, o Symbioz complementa a gama de modelos compactos da Renault e fecha o capítulo “reconquista do segmento C” do plano estratégico Renaulution.

“Nunca um carro foi tão merecedor de um nome! O Symbioz reúne o melhor dos mundos da gama recente da Renault, associado ao nosso DNA dos “carros para viver”: o novo design da Renault, nossa eficiente tecnologia E-Tech full hybrid e o melhor sistema de multimídia do mercado – o OpenR Lynk com Google integrado –, bastante elogiado por nossos clientes. A isso se junta um grande porta-malas com capacidade de até 624 litros, banco traseiro deslizante e teto envidraçado panorâmico Solarbay, com comando de voz. Sendo ao mesmo tempo atraente, prático, compacto, eficiente e repleto de tecnologias úteis, o Renault Symbioz é o aliado perfeito para a vida profissional e pessoal. Com o Renault Symbioz, você nunca estará sozinho” - Fabrice Cambolive, CEO da Marca Renault.


“O design do Renault Symbioz associa volumes sensuais a linhas dinâmicas características, tratadas com elegância e precisão. Tudo isso em uma silhueta equilibrada, permitindo que o Symbioz transmita força e tecnicidade ao mesmo tempo em que promete muito espaço interno e uma experiência bastante versátil” - Gilles Vidal, Vice-Presidente Mundial de Design da marca Renault.

* Press Release/Renault do Brasil.

terça-feira, 21 de maio de 2024

>>> COMIL HD INVICTUS 2025


Mais dinâmico, elegante e luxuoso que nunca, o novo HD Invictus promete surpreender o mercado

O novo modelo HD Invictus 2025 da Comil chega ao mercado seguindo as linhas de design da família Invictus DD, com novos detalhes externos e várias novidades internas de acabamentos, facilidades de ergonomia para passageiros e motoristas, e mantendo sempre o melhor custo benefício para os clientes. Peças intercambiáveis entre os produtos da linha Invictus, baixo custo de manutenção e, ainda nesse produto, um grande diferencial de capacidade de carga nos bagageiros.


A atenção especial dada aos acessos da cabine do motorista e ao salão de passageiros durante o desenvolvimento do projeto de engenharia é um aspecto destacado pela Comil. O conceito "Free Access", criado após uma pesquisa de mercado com clientes e passageiros, visa oferecer o melhor acesso possível tanto para os passageiros quanto para o motorista nessa categoria de ônibus.

Além do aumento das dimensões da porta de entrada para a cabine do motorista, tanto em altura quanto em largura, pelo lado do salão de passageiros, a escada de acesso ao salão também foi ampliada, de acordo com a Comil, com um ganho adicional de 210mm. Isso proporciona mais ergonomia e maior segurança aos usuários, complementada pela luz indireta em LED para iluminar os degraus. Essas melhorias demonstram um compromisso com a comodidade e segurança dos passageiros, bem como com a do motorista, refletindo os resultados de uma pesquisa cuidadosa e um projeto especialmente voltado para as necessidades reais do mercado.


O espaço para bagagens e encomendas nunca será uma preocupação no modelo HD Invictus 2025. Projetado com base no conceito "full load", a equipe de engenharia da Comil conseguiu encontrar soluções para otimizar o espaço, resultando em um aumento de 10% na capacidade de carga em comparação com o modelo anterior, podendo chegar a até 26 metros cúbicos, dependendo da configuração da carroceria.

"Com o modelo HD 2025 Invictus, nossos clientes terão a maior capacidade de carga do mercado e o melhor conforto para passageiros e motoristas", destaca Tiago Zanette, Diretor Comercial. Essa melhoria não apenas atende às necessidades práticas dos operadores de transporte, mas também reforça o compromisso da empresa em oferecer soluções que combinam eficiência com conforto e conveniência para todos os envolvidos.

O modelo HD Invictus não apenas se destaca pelo seu arranjo estrutural reconhecido no mercado por sua qualidade e durabilidade, mas também atende ao regulamento internacional ECE-R66.02, que estabelece as características estruturais de resistência ao tombamento.

Além de realizar testes experimentais em campos de provas, a Comil possui homologação com um agente certificador internacional, permitindo análises virtuais. Isso garante soluções mais rápidas e eficientes, sempre priorizando a seguridade dos operadores e tripulantes. Essa abordagem híbrida, combinando testes físicos com simulações virtuais, demonstra o compromisso da encarroçadora em manter seus produtos em conformidade com os mais altos padrões de segurança, garantindo tranquilidade para os operadores e passageiros.


No interior, várias inovações foram introduzidas para melhorar a experiência dos passageiros e motoristas. O novo painel superior frontal do salão de passageiros oferece uma melhora ergonômica, com espaço mais amplo entre as poltronas, proporcionando maior conforto aos passageiros. Além disso, o novo acabamento do teto interno, com peças produzidas em PU revestidas de vinil, oferece maior isolamento térmico e acústico.

As novas peças são produzidas com mais estabilidade dimensional e recortes automatizados, garantindo um encaixe preciso e um acabamento perfeito. O novo conceito de montagem das curvas de teto facilita o acesso à manutenção da rede elétrica e dos dutos de ar-condicionado, com acabamentos que aumentam a durabilidade das peças.

Na cabine do motorista, foram introduzidos novos acabamentos de teto, porta-copos e objetos integrados ao design. O painel de instrumentos é feito em poliuretano com acabamento touch. Destacam-se também os novos espelhos retrovisores, que oferecem um melhor ângulo de visão aos motoristas e possuem fixação externa, facilitando a manutenção.


“Estamos confiantes de que o HD Invictus será mais um produto de sucesso da Linha Invictus, e já estamos com as primeiras unidades sendo produzidas e entregues a grandes clientes parceiros da Comil”, destaca Tiago Zanette. Essas melhorias demonstram o compromisso contínuo da Comil em oferecer produtos de alta qualidade que atendam às necessidades e expectativas dos clientes.

* Press Release/Comil S.A.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

Volksfest 2024

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>>> HENNESSEY VELOCIRAPTOR 1000


Hennessey VelociRaptoR 1000: conheça a Ford F-150 com mais de 1.000 cv

A Hennessey, empresa americana de tuning de supercarros e picapes com sede no Texas, iniciou oficialmente a produção do Ford F-150 Raptor mais potente já projetada: a VelociRaptoR 1000. Com mais de 40% de potência extra na comparação com o que era oferecido, essa picape tem desempenho de supercarro e um escapamento capaz de fazer tremer as paredes. Vamos ver o que ela traz.


Para projetar a nova VelociRaptoR, os engenheiros da Hennessey partiram do trem de força do Raptor R da Ford. Assim, ao 5.2 V8 superalimentado de 720 cv que vem de série foi adicionado um compressor de ar com capacidade volumétrica de 3,8 litros com tubos de aço, linhas de combustível aprimoradas, um sistema de separação de ar/óleo e uma calibração específica da unidade de gerenciamento do motor.


Graças a essas medidas específicas, a nova Hennessey VelociRaptoR 1000 é capaz de fornecer até aproximadamente 1.043 cv, um número que, pelo menos no papel, permite que ela acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos, cobrindo o clássico quarto de milha em apenas 11,4 segundos a 200 km/h.


Mas os engenheiros da empresa americana de tuning não se concentraram apenas na parte mecânica ao projetar a super picape. A nova VelociRaptoR 1000, de fato, vem de fábrica com um kit que eleva a carroceria em 7,62 cm, com rodas e pneus específicos para off-road, com estribos retráteis elétricos e com vários emblemas alusivos à série especial.


Além de tudo isso, os compradores também podem optar por um kit de freio de alto desempenho com pinças Brembo de 6 pistões. O preço para levar o pacote completo de modificações não foi anunciado pela empresa, que apenas especificou que apenas 500 exemplares serão produzidos.


John Hennessey, fundador e CEO da empresa, comentou: "A VelociRaptoR 1000 é agora o auge do predador de picapes. Desde que entrou em produção, a Raptor tem sido o "canivete suíço" das caminhonetes. Nossa atualização da VelociRaptoR 1000, com novas rodas, pneus e grandes freios Brembo, leva esse extraordinário veículo multiuso a se tornar o 911 Turbo S das picapes. Ele é tão bom quanto possível, ponto final".

* Thiago Moreno/Motor 1.

>>> NOVO VOLKSWAGEN T-CROSS


Volkswagen apresenta o novo T-Cross para 2025

Estilo, modernidade, liberdade e confiança. Essas palavras serviram de ponto de partida para que a Volkswagen entregasse a atualização do automóvel que já era sucesso absoluto. O SUV líder de vendas em seu segmento é novo de novo e pede passagem: muito prazer, Novo T‑Cross.


O T‑Cross foi o primeiro SUV compacto da marca Volkswagen produzido no Brasil e conquistou o cliente brasileiro por ser referência em espaço interno, conforto, tecnologia e performance. Para seguir como o SUV mais desejado do mercado, o T‑Cross estreia um design renovado com nova iluminação externa e com melhorias no acabamento interno. Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, sobre a plataforma MQB, e com os consagrados motores TSI, o novo T‑Cross será comercializado a partir de junho. Trata-se do primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028.

“A história do T‑Cross é uma história de sucesso, que começou em 2019. Naquele momento, sabíamos que não éramos a primeira montadora a lançar um SUV no mercado brasileiro, mas sempre tivemos a certeza de que quando entrássemos nesse mercado, seria para sermos protagonistas. Ao longo dos últimos cinco anos, o produto caiu no gosto do consumidor, tornando-se um sucesso de vendas. Hoje é impossível sair de casa e não encontrar um T‑Cross no caminho. Desde o seu lançamento foram vendidos mais de 320 mil veículos, e fomos liderem no segmento em 2023 e seguimos firmes em 2024, com a certeza que continuaremos essa trajetória espetacular com este ícone automotivo”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen.


O Volkswagen T‑Cross é um produto global, mas segue altamente adaptado à cada região em que é comercializado. O novo visual para o mercado local chama a atenção a partir do novo conjunto de iluminação, o verdadeiro protagonista por aqui. De agora em diante, todas as versões do SUVW saem de fábrica com faróis 100% LED (Full LED), com assinatura diurna (DRL) e noturna (luz de posição), pisca, função farol baixo e farol alto, todas executadas com tecnologia LED. Na parte traseira, as lanternas são 100% em LED, interligadas por uma outra iluminação de posição. Ainda sobre o conjunto óptico, lanterna de neblina do lado esquerdo e iluminação de marcha a ré em ambos os lados chegam em LED.

Na dianteira, o T‑Cross tem identidade visual renovada por conta dos novos para-choque, este com mais ‘bodycolor’, e grade. Na lateral, as rodas que calçam o T‑Cross têm desenho inédito, desenvolvido especialmente para nossa região. Por fim, na parte traseira, o para-choque tem visual mais robusto, com profundidade, e o detalhe em formato de ‘A’ traz a sensação que o modelo está mais alto. As lanternas VW LED estão mais elaboradas, feitas com materiais diferentes e têm os seus elementos conectados, sendo a principal assinatura de estilo do novo T‑Cross.


Para o interior do veículo, o time de Color & Trim da Volkswagen do Brasil fez um estudo extenso para a escolha e aplicação de novos acabamentos e superfícies. Os painéis ganharam mais detalhes, com revestimentos “soft-touch” e costura pespontada. O formato do painel também está mais escultural e elaborado.


A aplicação de tecido na ilha central da porta, região conectada à porção inferior do painel, amplia a sensação de conforto. Os detalhes pespontados sobre este tecido valorizam a escultura da peça - estes elementos contemplam as versões Comfortline e Highline. Além disso, o apoia braço também é revestido em vinil. Os bancos foram reformulados e passam a ter figurinos inéditos, sempre com a inscrição “T‑Cross” na parte superior. O porta-malas tem capacidade de 373 litros/420 litros, conforme medição VDA.


Ainda no painel, o VW Play, sistema multimídia com tela de 10,1" e APP-Connect (Apple Carplay e Android Auto) e conexão com a internet via Smartphone, é o centro das atenções. Ele está aplicado em um formato inédito, agora semi flutuante, e disponível de série para todas as versões. Acionada a partir do VW Play, a seleção do perfil de condução está disponível para as versões Comfortline e Highline.

A excelente dirigibilidade virou marca registrada dos veículos Volkswagen. No T‑Cross, tudo é pensado para proporcionar a melhor experiência para quem está a bordo do SUV líder do segmento. Os motores 200 TSI (presente na versão 200 e Comfortline) e 250 TSI (da Highline), sempre atrelados ao câmbio automático de seis velocidades, são referência no mercado. Destacam-se pela performance exemplar em utilização urbana ou rodoviária. O modelo sai da inércia e chega aos 100 km/h em 8,6 segundos (na configuração 250 TSI) e em 10,0 segundos (nas 200 e Comfortline).


Em termos de segurança, o sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre estreia em todas as versões, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. A versão topo de linha Highline oferece como opcional pacote “ADAS”, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist). 200, Comfortline e Highline são equipadas com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre, seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina). Ainda fazem parte da lista de equipamentos fixação de assento de criança com sistema ISOFIX®, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial, assistente para partida em subidas, função frenagem de manobra entre outros.

O Novo T‑Cross estreia a cor Cinza Ascot para a versão Highline, sendo exclusiva para o pacote Dark (veja a seguir). Além disso, estão disponíveis outras seis opções: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Vermelho Sunset, Prata Pyrit e Azul Norway.

Clientes da versão topo de linha Highline ainda podem optar pelo pacote Dark, que inclui teto e retrovisores pintados na cor Preto Ninja, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga 17” escurecidas, logotipias escurecidas na lateral e traseira e pneus Seal Inside.


Pirelli Seal Inside é uma solução de mobilidade estendida, que traz segurança e conforto aos usuários. O pneu equipado com esta tecnologia pode continuar rodando com segurança mesmo furado, sem que aconteça perda de pressão, tornando a condução mais segura. O composto de vedação instalado na parte de dentro do pneu sela o objeto perfurante e evita que o ar escape, mesmo se o objeto é retirado, pois o composto preenche a perfuração. O objeto deve ter até quatro milímetros de diâmetro. É uma tecnologia auto-vedante que faz com que os furos nem sejam percebidos, minimizando transtornos em ter que realizar uma troca do pneu, em dias de chuva, em lugares ermos e perigosos ou mesmo na rodovia durante uma viagem.

“Sermos escolhidos para equipar o novo T‑Cross Highline é motivo de orgulho. A inovação tecnológica e a sustentabilidade estão no core da nossa empresa e o Pirelli Seal Inside, nossa mais recente tecnologia de mobilidade estendida, certamente irá colaborar para a experiência que os clientes Volkswagen terão com este novo modelo”, comenta Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior de Pirelli América Latina.

Para incrementar a versão de entrada 200 TSI, os clientes podem optar pelo pacote Interactive, que contempla câmera de ré traseira, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down do lado direito, rodas de liga leve de 17” e sensor de estacionamento dianteiro. Para a Comfortline são dois os pacotes opcionais disponíveis. O Sky View II oferece teto solar panorâmico, espelho retrovisor interno anti-ofuscante automático, sensor de chuva e duas luzes de leitura na frente. O Design View tem revestimento dos bancos parcialmente em couro, coluna e tetos escurecidos. Para o Highline são três ofertas. Sky View, com teto solar panorâmico e duas luzes de leitura na frente, ADAS, e Pacote Dark, ambos citados anteriormente.


Um SUV ganha a preferência do público por seu design atraente, sua vasta lista de equipamentos, sua performance de tirar o fôlego e seus atributos que seguem além da hora da compra. O T‑Cross é o modelo com o melhor Custo de Propriedade do segmento, e isso inclui manutenção, seguro, consumo, itens de desgaste e taxas. O modelo também possui o melhor seguro da categoria, com parceria com Porto Seguro e uma lista de acessórios originais com mais de 90 itens. Por fim, a Volkswagen oferece revisão de série sem custo para todas as versões, incluindo peças e mão-de-obra.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> VOLVO FH CROSS COUNTRY


Volvo lança na Agrishow o pacote Cross Country para o FH vocacional que trabalha no Agro

A Volvo inova mais uma vez ao lançar na Agrishow 2024 o Cross Country (XC), um pacote de itens para complementar e aprimorar ainda mais o FH 6×4 que é largamente utilizado na agricultura. O caminhão mais vendido do Brasil pode vir agora repleto de elementos de proteção e que aumentam a robustez e a confiabilidade em operações com rotas mistas entre estradas de chão e asfalto. “É o FH perfeito para o agronegócio, seja nos canaviais, nas fazendas ou em aplicações florestais”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.


Desenhado para projetar-se um pouco mais à frente da cabine, o para-choque do FH Cross Country é do tipo vocacional, e se prolonga pela parte de baixo, interligando-se ao protetor do cárter, que neste modelo é de aço e mais robusto. Opcionalmente, o pacote pode trazer uma travessa para reboque de pino central, em caso de necessidade de auxílio. Como os veículos vocacionais são utilizados em operações severas, foi instalado também um defletor de calor no catalisador, além de uma proteção extra no tanque de Arla.


Para proporcionar ainda mais robustez, a Volvo oferece como opcional no XC uma 5ª roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. O modelo tem na parte frontal da cabine um maior ângulo de ataque, o que permite trafegar por terrenos mais acidentados. Para proteger os faróis de eventuais pedras e tocos, a Volvo instalou uma grade proteção na frente do conjunto ótico, que inclusive é articulada, permitindo fazer mais facilmente a limpeza e a manutenção. Outra novidade são os dois defletores instalados nas extremidades frontais da cabine. Eles impedem o acúmulo de sujeira e barro na área da maçaneta das portas, dando mais conforto para o motorista.

Disponibilidade

Por si só, o pacote XC já aumenta a disponibilidade dos caminhões FH em operações mistas. E para reforçar isso ainda mais, tem a flexibilidade de ser montado nos FH 6×4 sem redução nos cubos ou com redução nos cubos. “O XC tem especificações exclusivas, voltadas para as operações em rotas compostas por 70% de trechos rodoviários e 30% de vias rurais”, explica Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. Além do alarme de ré, para maior segurança em manobras, na parte de trás as lanternas são de LED, sem a necessidade de troca de lâmpadas. Também para maior segurança e garantir maior visibilidade dos monitores, o cinto de segurança do motorista é vermelho. Além de todas estas mudanças, o pacote Cross Country tem uma diferenciação visual que tornou o modelo exclusivo, com uma identificação de caminhão fora de estrada e um aspecto mais robusto.


No estande da Volvo na Agrishow, a área comercial da fábrica da Volvo, em conjunto com a rede de concessionárias da marca, ofereceu condições especiais de aquisição para os clientes que fecharam negócio durante o evento. Consultores, engenheiros e profissionais da rede Volvo estavam à disposição dos transportadores e demais interessados para tirar dúvidas sobre o novo pacote Cross Country e toda linha caminhões Volvo.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

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Volkswagen Kombi Deluxe Custom (1965)
















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