sexta-feira, 5 de julho de 2024

>>> LINK DA SEMANA



***
 

>>> VERSÕES TRANSFORMADAS


Renault apresenta versões transformadas do Kangoo 1.6 SCe Flex

Para apresentar toda a versatilidade do Kangoo 1.6 SCe Flex, lançado recentemente no mercado brasileiro, a Renault do Brasil, em parceria com transformadores homologados pelo “Agrément Renault”, revelou quatro conceitos do modelo preparados para diferentes atividades profissionais. Foram apresentados quatro Kangoo transformados em baú refrigerado, veículo para transporte PET, oficina móvel e ambulância.


Os veículos representam a flexibilidade e as inúmeras possibilidades de transformação do Kangoo 1.6 SCe Flex, furgão compacto que traz a maior capacidade de carga, toda a versatilidade da exclusiva porta lateral deslizante e a maior potência do segmento. Além disso, oferece conforto e conectividade para os ocupantes e excelente custo de operação, com o menor custo de manutenção do segmento.


“Criamos esses conceitos para mostrar na prática como é possível usar o Kangoo para diferentes atividades profissionais, atendendo tanto a microempreendedores como a grandes frotas, com soluções customizadas para cada necessidade”, explica Alex Dias, diretor de vendas a empresas da Renault do Brasil.


Os desenvolvimentos dos conceitos foram realizados por dois transformadores homologados: FLASH (refrigerado, oficina móvel e ambulância) e REVO (petshop),. Atualmente, a Renault possui sete transformadores homologados pelo “Agrèment Renault”, um padrão global de certificação de qualidade da marca, que atesta os processos de transformação em veículos da marca.

Com os transformadores homologados Renault, o cliente mantém a garantia de fábrica para o veículo e pode utilizar toda a estrutura especializada da Rede PRO+ para revisões e manutenções de rotina.

Os veículos transformados pelas empresas certificados com o “Agrèment Renault”, tem a facilidade na hora de realizar o financiamento, já que o cliente fatura o veículo completo, evitando a realização de dois financiamentos e/ou negociação distintas – o do carro e o da adaptação.

Atualmente, a Renault possui sete empresas certificadas, que trazem como especialidade as seguintes transformações (não se limitando à apenas esse tipo):

· Flash: viaturas e ambulância.

· Revo: viaturas, ambulância, escritório e oficina móvel.

· Marticar: van executiva.

· Raytec: ambulância, base-móvel, van executiva de passageiros e van com acessibilidade.

· Niks: ambulância, base-móvel, van executiva de passageiros e van com acessibilidade.

· Engesig: viaturas, ambulância e transporte de detentos.

· Alltech: viaturas e ambulância.

Parceiro do seu negócio

O Kangoo traz a maior versatilidade e capacidade de carga do segmento. É o único que possui porta lateral deslizante e carrega até 750 kg, em um compartimento de carga de 3,3 metros cúbicos de capacidade. Com dimensões privilegiadas, o Kangoo tem 1.866 mm de comprimento de área de carga, largura máxima de 1.441 mm e altura de 1.226 mm no compartimento de carga, com portas assimétricas que abrem até 180º com sistema de trava à 90º para evitar fechamento de forma involuntária.

Equipado com o confiável e eficiente motor 1.6 SCe Flex, fabricado no Brasil pela Horse, o Kangoo oferece a maior potência e torque do segmento, com 115 cv e 15,7 kgfm de torque, o que se traduz em mais agilidade no uso urbano, mesmo em condições de maior carga. Combinado com a transmissão manual de cinco velocidades, o Kangoo oferece uma dirigibilidade agradável e eficiente.

O Kangoo, assim como a Renault, é parceiro do negócio do seu cliente e oferece um competitivo custo de operação, com o menor custo de reparabilidade do segmento e o menor custo de manutenção.

* Press Release/Renault Do Brasil.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

>>> PROPAGANDA


1957 Plymouth Suburban

***

>>> NOVO HAVAL H6


Novo Haval H6 2025 já está à venda na China

Apresentado inicialmente em abril, o renovado Haval H6 2025 acaba de ser colocado à venda na China. As atualizações são típicas de meia-vida e contemplam mudanças tanto no design externo quanto no habitáculo. O modelo está disponível em cinco diferentes versões de acabamento e tem preços que variam de 117.900 a 143.900 yuans (R$ 89.000 e R$ 108.200, respectivamente). A oferta, vale lembrar, contempla apenas variantes tradicionais a gasolina.



Por fora, o Haval H6 2025 incorpora mudanças pensadas para refletir a mais recente linguagem visual da marca. As alterações são concentradas especialmente na dianteira, com destaque para a amplitude da grade, que ocupa quase toda a largura do carro. Há ainda para-choque revisado e faróis redesenhados com 54 lâmpadas de LED, cujo alcance é de até 190 metros.


As laterais têm mudanças leves, como rodas redesenhadas de acordo com cada versão e ausência do aplique plástico que ficava logo abaixo dos retrovisores. Na traseira, a principal novidade diz respeito às lanternas. As peças abandonam o arranjo interligado, que chamava bastante atenção à noite, e passam a ser separadas. Com isso, a grafia "HAVAL" ganha ainda mais destaque no conjunto. Por fim, a tampa do porta-malas também foi redesenhada.



Mecanicamente, a GWM manteve os motores 1.5 turbo e 2.0 turbo a gasolina com potências de 177 cv e 232 cv, respectivamente. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem com 7 ou 9 marchas. Ambas as motorizações são oferecidas principalmente na China. No Brasil, o H6 é vendido exclusivamente em versões híbridas HEV e PHEV, cujo facelift ainda não foi apresentado. A tendência é que a renovação acompanhe os modelos tradicionais a gasolina.


Ao todo, o H6 2025 mede 4.703 mm de comprimento, 1.886 de largura e 1.730 mm de altura, além de 2.738 mm de distância entre-eixos. O modelo anterior, para efeito de comparação, mede 4.653 mm, 1.886 mm, 1.730 mm e 2.738 mm, respectivamente. O ganho extra em comprimento se explica pelos novos para-choques.


No Brasil, como dito, o H6 é vendido unicamente nas variantes eletrificadas. O facelift não chegará por aqui imediatamente, já que a própria GWM garantiu que o SUV não mudaria “por pelo menos 3 anos”. O modelo se tornará nacional a partir do ano que vem, passando a ser produzido na fábrica de Iracemápolis (SP).

* Dyogo Fagundes/Motor 1.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1978 Volkswagen Kombi Westfalia


***

>>> 100% ELÉTRICO


Primeiro ônibus 100% elétrico da Scania é lançado no Brasil

A Scania deu mais um passo em sua jornada de sustentabilidade no transporte e apresentou ao mercado brasileiro o seu primeiro ônibus 100% elétrico, o K 230E B4x2LB. Com autonomia entre 250 a 300 km e tração 4x2, este modelo urbano oferece opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas começam na Lat.Bus 2024, evento que acontecerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.


Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, comemora: "É com muito orgulho que lançamos nosso primeiro ônibus elétrico 100% Scania no Brasil. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A Scania não será mais a mesma.”


A produção do modelo elétrico começa em março de 2025, trazendo uma transformação significativa para a fábrica da Scania. Para abarcar a tecnologia, a empresa deu início a um novo ciclo de investimentos na ordem de R$ 2 bilhões. Os recursos estão programados para o período de 2025 | 2028 e vão se somar ao ciclo de R$ 1,4 bilhão desembolsado em projetos realizados entre 2021 e 2024, dando continuidade a projetos que reforçam tecnologias para a descarbonização do ecossistema de transportes.


“Graças à nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda o exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém introduzidas, como agora estamos fazendo com a plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos”, pontua o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski.

A fábrica do Brasil será a terceira unidade global da Scania a produzir veículos elétricos. Com o investimento de R$ 60 milhões, a preparação industrial começa agora e em março de 2025 a planta de São Bernardo do Campo passará a produzir chassis para ônibus elétricos.
“São poucas adequações na linha, basicamente mudanças na pré-montagem, que envolvem o sistema de resfriamento e de alta tensão, e da pré-montagem da estrutura que vai sustentar as baterias no lugar do motor”, diz a engenheira de processos industriais Isabelle Diniz, responsável pelo Projeto.




Os clientes poderão conferir o novo ônibus na Lat.Bus, onde a Scania oferecerá condições especiais de lançamento. Além disso, o Scania Banco disponibilizará financiamento via funding verde com taxa de juros de 0,79%. Nucci destaca ainda que a linha a diesel continuará disponível, complementando a oferta de soluções de mobilidade da marca.
Vale lembrar que a parceria da Scania com Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria) para outro produto elétrico, firmada em 2022, segue firme. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, explica Nucci.

O novo K 230E B4x2LB em detalhes

Com autonomia de 250 a 300 km, o K 230E B4x2LB é ideal para uso urbano e comporta carrocerias de 12 a 14 metros, com capacidade média para 80 passageiros. Equipado com motor elétrico de 230 kW (equivalente a 310 cavalos) e câmbio de duas marchas, o ônibus oferece um desempenho potente e silencioso. O carregador de 130 kW permite uma recarga de 150 a 170 minutos.


O motor elétrico Scania, com bateria desenvolvida em parceria com a Northvolt, destaca-se pela eficiência e baixa manutenção. As baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) oferecem maior densidade de carga, reduzindo o peso total do veículo e aumentando a capacidade de passageiros.


As opções de configuração das baterias permitem flexibilidade para os clientes, com pacotes de 104 kW que podem ser distribuídos entre o teto e a traseira do ônibus. A produção das baterias será realizada na Suécia, fortalecendo a parceria sustentável entre Scania e Northvolt iniciada em 2017.

* Press Release/Scania América Latina.

terça-feira, 2 de julho de 2024

>>> NOVA CARNIVAL DISPONÍVEL


Kia inicia venda da nova Carnival

A Kia Brasil anunciou o início da comercialização da nova Carnival, em versão única, modelo 2025. Quarta geração da minivan de luxo, a Kia Carnival traz vários itens de facelift, com o objetivo de atrair ainda mais famílias e aplicabilidade corporativa, com características que combinam inovação, espaço, flexibilidade e estilo. Seu preço público sugerido é de R$ 649.990,00.


Abraçando a linguagem de design “Opostos Unidos”, a nova Carnival incorpora com segurança uma aparência moderna e ousada, digna de um SUV. Caracterizado por uma grade frontal grandiosa e escultural, com design lapidado e assertivo, justaposto por detalhes intrincados e de alta tecnologia dos faróis em forma de cubo que são acentuados pelas luzes diurnas “Star Map”, características da Kia, com desenho que remete às constelações estelares.

Na traseira, a Carnival parece mais refinada com superfícies lisas e linhas limpas. A placa foi reposicionada na parte inferior da tampa traseira para uma aparência mais polida, enquanto os contornos nítidos das lanternas traseiras “Star Map” acrescentam profundidade à traseira.

Complementam o novo design externo as novas rodas de liga leve aro 19" com acabamento diamantado, que exibem uma variedade de ângulos geométricos.

No interior, a Carnival também foi repensada. As portas se abrem para encontrar um espaço futurista projetado com formas simples. Os controles de entretenimento e climatização, agora com comandos comutáveis em tela sensível ao toque única, alinhados horizontalmente no painel central têm um design minimalista, tal como o espaçoso console central com porta-copos duplos de grande capacidade que podem acomodar uma grande bebida.


Em posição de destaque está o atualizado conjunto de duas telas, em formato panorâmico e curvo, sendo o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e a tela de infoentretenimento também de 12,3 polegadas elegantemente integrados em um único painel para um apelo ultramoderno. Seu sistema de entretenimento é agora também compatível com conexão via Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fio (ou por USB). Há ainda portas USB C (2) no console dianteiro para carregamento de equipamentos eletrônicos, sendo uma para transmissão de dados, e porta USB C no encosto do banco dianteiro convenientemente localizadas para manter os dispositivos móveis sempre carregados para os passageiros, enquanto tomadas auxiliares de energia 12V (console central e porta-malas) servem como fontes de energia adicionais.

Ao completo pacote de segurança e de ADAS, foi adicionado o assistente de estabilidade de reboque (TSA - Trailer Stability Assist), para trazer ainda mais segurança aos que desejam aproveitar ao máximo a versatilidade de usos do veículo.

Construída sobre nova plataforma de médio porte da Kia, a 4ª geração da Carnival – à época de seu lançamento em 2021 - foi apelidada de "Grande Veículo Utilitário (GUV)", mais refinada, espaçosa, capaz de oferecer conforto e eficiência do que seus antecessores, assim como em relação a todos os atuais concorrentes no segmento de minivan. Seu design inspirado em SUVs é combinado com um moderno interior, com uma gama de tecnologias projetadas para auxiliar os motoristas e, ao mesmo tempo, protegendo e entretendo os ocupantes. Cockpit inteligente, em três filas, capacidade de carga líder na classe e uma variedade de áreas de armazenamento em toda a cabine, também a tornam uma opção extremamente prática para as famílias.


“Após um período de ruptura de oferta da Carnival no mercado brasileiro, estamos felizes em poder anunciar a normalização de sua comercialização” afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. “Mais moderna e atualizada, a Carnival continuará a atender com excelência nossos clientes que necessitam de amplo espaço para até 8 pessoas e mais bagagens. Não poupamos esforços em oferecer o máximo disponível em recursos de segurança, de tecnologia e de conforto.”

Design - Comparada com a geração anterior, a minivan apresenta um balanço dianteiro mais curto, com a base da coluna A movida para trás para criar um capô mais longo. Sua maior distância entre-eixos contribui para oferecer maior espaço em toda a cabine e o perfil lateral estendido sugere a dinâmica mais refinada da Carnival. Uma única linha marcante percorre todo o comprimento do carro, com arcos das rodas ousados e linhas nítidas que dão uma aparência mais moderna e esculpida. O desenho externo predominante destaca seu novo design de "teto em ilha", com as colunas A e B escurecidas sob um teto na cor da carroceria. Um novo design atraente da coluna C também se destaca, com uma barbatana cromada com um sutil padrão de diamante.


“O desenho da Carnival apresenta um conceito focado em dois pontos essenciais. Primeiro, como uma minivan com um ótimo design exterior que se assemelha a um SUV premium; segundo, o espaço interior maximizado para satisfazer às necessidades de nossos clientes e talvez até mesmo surpreendendo-os com experiências mais intuitivas e positivas”, disse Karim Habib, vice-presidente sênior e chefe da Kia Global Design. “O design da Carnival tem um grande senso de solidez com uma postura estável e proporções poderosas. Elementos detalhados e futuristas ampliam ainda mais sua presença marcante. Acreditamos que a Carnival permanecerá um veículo de aparência fantástica e um grande parceiro para a vida de nossos clientes”.

No Brasil, a Carnival oferece aos clientes uma escolha de até seis cores externas - branco neve, cinza pantera, preto aurora, azul cromo, prata envelhecida e prata marfim – e, internamente, em duas combinações de cores, sendo preto com marrom
acinzentado ou preto com marrom toscano.

Um seletor shift-by-wire compacto para a transmissão está localizado na base do console central, liberando espaço e de fácil acesso à mão.

Plataforma e interior inteligentes - Graças a sua plataforma e maior carroceria, a Carnival de 4ª geração oferece um espaço incomparável para os passageiros. No Brasil, a minivan é oferecida com três fileiras de bancos e capacidade para oito ocupantes. O carro também está mais versátil e espaçoso do que nunca, oferecendo uma cabine interna inteligente e flexível e uma abundância de áreas de armazenamento de objetos.


A Carnival tem uma distância entre-eixos 30 mm mais longa (3.090 mm), 10 mm mais larga (1.995 mm), aumentando o espaço interno para as famílias e ao uso corporativo. Assim, o comprimento total da Carnival cresce 40 mm para 5.155 mm, com um balanço traseiro 30 mm mais longo (1.130 mm), criando mais espaço para os passageiros da terceira fileira e o melhor espaço de bagagem da categoria.

Com apenas a primeira fileira de assentos em uso, a Carnival oferece o melhor espaço do porta-malas de até 2.827 litros (VDA, configuração de três filas), com 627 litros disponíveis para uso atrás dos assentos da terceira fileira (até as bordas superiores das costas dos bancos).

A Carnival ainda oferece abertura do porta-malas com acionamento elétrico e portas traseiras deslizantes elétricas, que facilitam o acesso ao porta-malas e à cabine.

Conectividade e tecnologia - A experiência do usuário na Carnival é definida pelo papel preponderante da tecnologia e da conectividade, com uma gama de recursos high-tech projetados para tornar a vida com a minivan o mais fácil e conveniente possível. Essas tecnologias auxiliam os motoristas, ao mesmo tempo em que conectam, protegem e divertem os demais ocupantes.

O centro dos recursos de conectividade do carro é o display digital duplo de alta tecnologia. Isso conecta o novo painel de instrumentos digitais de 12,3 polegadas da Kia e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque também de 12,3 polegadas sob uma única peça de vidro perfeita. Esse display de tela dupla cria uma experiência de usuário panorâmica e widescreen. Os controles da climatização e do entretenimento são por meio de tela sensível ao toque, de forma comutável, no console central.

O sistema oferece uma tela cristalina, bem como Android Auto™ e Apple CarPlay™, sem fio ou por USB, integrados com reconhecimento de voz. O sistema de entretenimento também permite que os usuários conectem dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo, permitindo que telefones distintos sejam usados para chamadas ou mídia.

Performance e dirigibilidade - A Carnival adota as mais recentes tecnologias de trem de força ‘smartstream’ da Kia para aumentar a eficiência e o desempenho. No mercado brasileiro, a Carnival oferece motor Lambda III MPi seis cilindros (V6) à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cv e 332 Nm de torque, com o novo sistema integrado de gerenciamento térmico (ITM) que ajuda no controle da temperatura de operação do motor para maximizar a eficiência em todos os momentos. A transmissão é automática de oito velocidades, que oferece um progresso suave e rápido para combinar com o caráter dinâmico e tranquilo do carro.

Tratando-se de dirigibilidade, a nova Carnival mantém as características de seus antecessores, priorizando o conforto e a segurança acima de tudo. O desenvolvimento do novo modelo se concentrou em fornecer uma direção tranquila, confortável e segura, com manuseio estável em todas as condições.

O novo sistema de suspensão totalmente independente e uma gama de medidas de contenção de ruído, vibração e aspereza (NVH) foram projetados para oferecer um comportamento na estrada tranquilizador e relaxante, maximizando a estabilidade e o conforto de seus ocupantes.

O sistema de suspensão recebeu significativo aperfeiçoamento em comparação à Carnival de 3ª geração. Na frente, os engenheiros da Kia aplicaram uma nova travessa e uma nova geometria, distribuindo melhor as cargas laterais na suspensão dianteira nas curvas para estabilizar a condução. A carroceria também é montada na seção traseira da travessa com novas buchas hidráulicas, com líquido dentro das buchas de borracha reduzindo o nível de vibrações do motor transmitidas à carroceria. Isso também atenua o efeito de impactos bruscos na suspensão dianteira, aumentando sutilmente o conforto de direção, mesmo em superfícies ruins.

A suspensão traseira Multilink também foi atualizada, com braços de suspensão inferiores mais longos e layout de mola revisado, trabalhando para gerenciar melhor as mudanças na superfície da estrada. Enquanto isso, o ângulo dos amortecedores traseiros foi ajustado para melhor absorver os choques da estrada.

Uma nova configuração de direção com assistência elétrica acionada por motor montada na coluna substitui o sistema do modelo anterior, resultando em uma resposta um pouco mais direta às entradas de direção, com uma relação de direção 5,6% mais rápida. O novo sistema também permite muitas das novas tecnologias de assistência ao motorista da Carnival, que dependem de um motor elétrico de direção assistida.

O refinamento do rolamento é algo que nenhum motorista de MPV quer sacrificar, e a Carnival também se destaca nessa área graças a uma gama de novos recursos NVH que vão além do que muitos de seus principais concorrentes oferecem. Uma ampla gama de medidas de isolamento acústico e isolamento garante que o novo modelo seja um dos mais silenciosos e refinados na estrada. Isso inclui novos materiais de isolamento em torno dos quatro arcos das rodas, uma cobertura completa da parte inferior da carroceria para reduzir o ruído do vento e da estrada e um isolamento mais adequado entre o compartimento do motor e o compartimento do passageiro. A entrada de ar também foi remodelada para reduzir o ruído do motor em altas velocidades, enquanto novas travessas no piso da cabine reduzem o ruído de vibração por meio da carroceria.

Segurança e conveniência - A nova Carnival apresenta uma gama de sistemas de segurança passiva e ativa e de assistência ao motorista, protegendo-o e também os seus passageiros em todas as viagens. Além de ser equipada com oito airbags, o veículo oferece os novos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) da Kia, que ajudam a reduzir muitos riscos e tensões inerentes à direção, tornando a Carnival relaxante, segura e inspiradora de confiança para dirigir.

O conjunto ADAS na nova Carnival é o mais completo já disponibilizado pela Kia no mercado brasileiro e um dos mais completos encontrados em qualquer carro novo no mundo. As tecnologias disponíveis incluem:

• Assistente para prevenção de colisão frontal (FCA - Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos;
• Assistente ativo para prevenção de colisão por ponto cego incluindo saídas paralelas (BCA - Blind-spot Collision-avoidance Assist) incluindo saídas paralelas;
• Monitor de ponto cego (BVM – Blind spot View Monitor) com visualização no painel digital de instrumentos;
• Assistente de farol alto (HBA - High Beam Assist);
• Piloto automático adaptativo (SCC - Smart Cruise Control) com Pare e Siga em
congestionamentos;
• Assistente de centralização na faixa de rodagem (LFA - Lane Following Assist);
• Assistente de permanência na faixa de rodagem (LKA - Lane Keep Assist);
• Câmeras de visão 360° (SVM - Surround View Monitor ).

Assistente de saída em segurança (SEA - Safe Exit Assist) é uma importante adição ao conjunto de tecnologias de segurança para a Carnival de 4ª geração. O SEA evita que as portas traseiras deslizantes se abram - e os passageiros jovens saiam do veículo - se o sistema detectar um carro se aproximando por trás em qualquer um dos lados.

O assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA - Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist) ajuda a evitar colisões com veículos que cruzam atrás dos lados esquerdo e direito da Carnival durante a marcha à ré. Isso ajuda o motorista ao frear o carro automaticamente se detectar um obstáculo cruzando atrás dele.


A carroceria é composta por diferentes graus de aço de alta resistência, maximizando a rigidez torcional enquanto mantém o peso corporal baixo. A carroceria do novo modelo apresenta novas colunas reforçadas e apresenta uma proporção maior de aço avançado de alta resistência e aço estampado a quente do que seu antecessor, aumentando a rigidez torcional e adicionando resistência. A carroceria mais rígida reduz as vibrações da estrada e aumenta a segurança dos ocupantes em caso de colisão.

Com os mesmos 5 anos de garantia e agora sem limite de quilometragem, a Kia Carnival encontra-se disponível para comercialização no mercado brasileiro em versão única.

* Press Release/Kia Motors do Brasil.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

A história do DKW-Vemag Candango no Brasil.

***

>>> COMEMORANDO 1 ANO


Rampage comemora um ano de sucesso no mercado com grandes números

Com uma trajetória de sucesso, impulsionando mês a mês as vendas da Ram, desde seu lançamento, a Rampage celebra seu primeiro aniversário. Com apenas um ano presente em alguns mercados da América do Sul, o modelo já superou a marca de 20 mil picapes vendidas na região! Além do sucesso no Brasil, o modelo também é comercializado em outros mercados, como Argentina e Chile.


Falando especificamente do Brasil, a Rampage já vendeu mais de 19 mil unidades nos primeiros doze meses de sua comercialização. Se considerarmos somente 2024, já são pouco mais de 10 mil unidades no acumulado do ano até aqui e presença constante no ranking de picapes mais vendidas. Os números mostram todo o sucesso da picape em seu primeiro ano completo de vendas.

E a chegada da primeira picape da Ram concebida e desenvolvida no Brasil, elevou a presença da marca em território nacional. Considerando o acumulado de vendas de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento da Ram é de 205%. Definitivamente, a Rampage posicionou a Ram em um novo lugar no mercado brasileiro, com um patamar de vendas mensais.

E tudo isso em um ano muito especial para a Ram, pois em 2024, no mês de outubro, a Ram comemora 15 anos como marca independente. E, nada melhor para comemorar essa data do que vendas e números inigualáveis, pois muito além do crescimento nos emplacamentos, a Ram cresceu também a sua rede e hoje conta com 125 concessionárias pelo Brasil. A Ram se preparou para o sucesso que vive atualmente!


Desenvolvida no Polo Stellantis de Goiana (PE), a picape reforçou os atributos de força, capacidade, luxo e tecnologia que estão sempre presentes nas picapes Ram, mas agora dentro de um novo segmento de mercado para a marca e muito importante para o Brasil e de toda a América do Sul. Apoiados por times internacionais, o projeto da Rampage foi realizado por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, superando 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. 

Não só muito admirada pelos próprios consumidores, a Rampage também conquistou a mídia especializada, acumulando sozinha onze dos dezesseis prêmios conquistados pela Ram no Brasil em 2023. “Melhor picape”, “Melhor Projeto de Carroceria”, “Destaque Comportamento Dinâmico e Segurança”, são apenas alguns dos títulos que a Rampage recebeu, respectivamente, das premiações Car Awards Brazil 2024, Troféu 2023 SAE Brasil Car Body e Mecânica Online. Além de eleita como Carro do Ano por voto popular no Prêmio Mobilidade Estadão, o modelo também recebeu troféus no Prêmio AutoData como "Lançamento Comercial Leve e Picapes", no Carsughi L'Auto Preferita 2023 na categoria "Picape intermediária", ABIAUTO 2023 em "Picape Média" e "Carro do Ano", e, na certificação da Top Car TV como "Melhor Picape Acima de R$ 191.000" e "Carro do Ano Top Car".


Além de sucesso absoluto nas vendas e premiações, a picape ainda conquistou um feito inédito no setor automotivo ao rodar ininterruptamente por 24 horas no Circuito Panamericano, pista de testes da Pirelli, no interior de São Paulo, feito este atestado pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Recentemente, a Ram também apresentou uma nova variação para a Rampage, a Laramie Night Edition. Nesta configuração, equipada com o excelente motor 2.0L Hurricane 4 de 272 cavalos de potência, as peças cromadas típicas da versão Laramie dão lugar à peças em preto brilhante ou pintadas na cor da carroceria e o interior traz couro preto e revestimento do teto e das colunas também em preto. Uma variação para fortalecer ainda mais o sucesso da Rampage no mercado brasileiro.

* Press Release/Grupo Stellantis.

>>> NOVO MINI COUNTRYMAN


MINI Countryman SE chega ao Brasil com motor 100% elétrico, duas versões e marca o início de uma nova era da marca no país

O lançamento de uma nova geração é sempre um momento impactante para uma marca lendária como a MINI. O novo MINI Countryman SE ALL4, contudo, vai além e carrega um simbolismo ainda maior. O modelo marca o primeiro passo da MINI rumo ao seu futuro. Disponível em duas versões - ambas com motorização elétrica -, visual externo e interno completamente renovados, e repleto de tecnologia, o novo Countryman também é responsável por reposicionar a MINI em um novo patamar no mercado brasileiro, seguindo a estratégia global da empresa, o que já vem sendo adotada em outros países.


Visualmente, o novo MINI Countryman está mais imponente. O modelo cresceu significativamente em relação a sua geração anterior e agora mede 4,43 m de comprimento (13,6 centímetros maior que a geração anterior), 1,84 m de largura (nesta medida são 2 centímetros maior que geração anterior), 1,64m de altura (ante 1,57 m) e 2,69 m de entre-eixos (2 centímetros maior se comparado ao anterior). Como resultado, o atual maior modelo MINI oferece ainda mais espaço para seus ocupantes.

Na prática, motorista e o passageiro dos bancos dianteiros ganham quase três centímetros de largura adicional nos ombros e cotovelos. Os bancos traseiros também aumentaram a largura dos ombros em 2,5 centímetros. Para bagagem, o porta-malas passa a ter 460 litros de capacidade (55 litros a mais que a geração anterior). Com os bancos rebatidos a capacidade é de 1.450 litros.

O design imponente é logo visível na dianteira. Os faróis, totalmente de LED, perdem a aparência arredondada e ganham vincos, dando um olhar mais esportivo e atraente ao modelo. Grade, capô, parachoque e paralamas têm desenho marcante e dão um tom também elegante ao modelo.


As rodas têm 18 ou 20 polegadas e variam de acordo com a versão. Ambas possuem design inédito e são aerodinamicamente otimizadas, reforçando o caráter esportivo e eficiente do MINI Countryman. Ainda na lateral, o design elegante da coluna C com o logotipo ALL4, em referência ao modelo, apoia a linha do teto na traseira do veículo e faz com que o modelo pareça mais curto. A traseira tem linhas limpas, para-choque com design robusto e ostenta lanternas em LED em posição vertical.

Forma e função caminham lado a lado no novo Countryman. Além de belo, o modelo teve sua aerodinâmica aprimorada em túnel de vento para melhorar sua eficiência para cortar o vento. O resultado é um valor impressionante de 0,26 cx para o MINI Countryman totalmente elétrico – em comparação com 0,31 cx no modelo antecessor.


Referência quando o assunto é um cockpit cativante, a MINI se inspirou em suas origens com interior ergonômico e uso inteligente de espaço. Por dentro, o modelo tem como principal destaque um enorme display redondo de 240 mm de diâmetro, posicionado ao centro no painel, praticamente uma releitura dos modelos MINI que reuniam todas as informações em um só lugar. A tela OLED tem altíssima resolução e é a mesma utilizada nos smartphones mais modernos à venda no mercado.

Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio, ela é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. Há ainda animações divertidas para entreter os ocupantes, como a possibilidade de ser um DJ movimentando os discos das carrapetas. O sistema de som da versão topo de linha é assinado pela Harman-Kardon.


O MINI Experience Modes proporciona experiências de condução envolventes, além de elementos gráficos específicos no display OLED. Os fãs do MINI podem experimentar um visual completamente distinto em todo o interior do modelo através de gráficos de iluminação especiais em diferentes cores e padrões que estão por dentro do painel e superfícies. Além disso, os novos MINI Driving Sounds criam um ambiente único e futurista para os ocupantes, mudando o som emitido nas acelerações de acordo com o modo de condução selecionado.

O design minimalista fica evidente do cockpit em uma barra de controle, posicionada logo abaixo da tela. Ela reúne quase todos os controles físicos necessários para o funcionamento do carro, incluindo as funções do câmbio. Isto elimina a necessidade do seletor de marcha e cria espaço no console central para porta-objetos. Por exemplo, os smartphones podem ser armazenados um grande compartimento e carregados sem fios ao mesmo tempo.


Outro destaque do interior está nos materiais utilizados. O painel e forros de porta utilizam materiais reciclados da indústria têxtil em dois tons, tornando o cockpit exclusivo, diferenciado e sustentável. Até mesmo o volante conta com uma peça de poliéster reciclado no seu raio inferior. A utilização desses materiais de alta qualidade e sustentáveis em detrimento aos materiais tradicionais reduz significativamente as emissões de CO2 ao longo da cadeia de valor e utiliza menos água na produção do que o algodão.

Dois motores elétricos com uma potência total de 306 cv e torque de 494 Nm movem o MINI Countryman SE ALL4 em qualquer terreno. Com esse conjunto o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. Além do desempenho esportivo nas acelerações, o novo Countryman mantém o DNA Go-Kart Feeling tradicional da marca. Com acerto de suspensão exclusivo, o modelo também contorna trechos sinuosos com maestria e estabilidade.


A bateria tem um conteúdo energético de 66,45 kWh e possibilita até 320 quilômetros de alcance ao novo Countryman, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Com capacidade de carregamento rápido de até 130 kW, pouco menos de 30 minutos são suficientes para carregar a bateria de 10% a 80%.

“Hey MINI!”: o primeiro assistente pessoal inteligente MINI

No novo MINI Countryman, inúmeras funções podem ser controladas através do primeiro assistente de voz completo da marca. O Assistente Pessoal Inteligente MINI pode ser ativado com a saudação “Hey MINI” ou usando o botão no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED redondo na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar.


Para a visualização, os usuários têm a opção de escolher entre “MINI” – uma representação estilizada de um MINI – ou opcionalmente “Spike”, já familiar a muitos fãs do MINI, um carismático bulldog. A comunicação com este companheiro de viagem virtual é particularmente realista graças ao reconhecimento de voz aprimorado. Para garantir uma comunicação mais tranquila, as palavras são transmitidas instantaneamente e visualizadas no display. Desta forma, é possível controlar a navegação, a telefonia, o entretenimento e inúmeras outras funções do veículo simplesmente pronunciando o comando relevante.

Durante o diálogo com o motorista, o Assistente Pessoal Inteligente MINI aprende continuamente e é capaz de realizar tarefas diárias em rotas repetidas. Com base em dados geográficos, por exemplo, o veículo pode aprender a abrir automaticamente a janela ao entrar num parque de estacionamento, tornando assim as rotinas do dia a dia mais convenientes e pessoais.

O MINI mais tecnológico da história

Sistemas de assistência inéditos no modelo, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus dão suporte ao motorista. Além do conhecido controle de velocidade adaptativo, o novo Countryman conta com o Steering and Lane Assistant, que oferece suporte ao motorista para se manter dentro da faixa de rodagem. Todas as opções oferecidas pelos sistemas avançados de assistência ao motorista são visualizadas em tempo real por meio do Assisted View no display OLED.


Além das funções de estacionamento automático e do Parking View de 360 ​​graus, o novo MINI Countryman é capaz de identificar possíveis vagas de estacionamento graças a 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras, e também pode iniciar de forma independente procedimentos de estacionamento com vagas restritas.

O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, acionar a ventilação do carro ou programar o horário para carregamento. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, alcance da bateria, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

Livre de emissões e sustentável

O novo MINI Countryman combina mobilidade elétrica livre de emissões com o mais alto nível possível de compatibilidade ambiental também na produção. Isto inclui a eliminação de todos os elementos decorativos cromados no exterior e no interior, bem como a fabricação das rodas fundidas de liga leve com até 70% de alumínio secundário. Em combinação com o fato de a eletricidade verde ser utilizada para a produção, foi possível reduzir as emissões de CO 2 em comparação com os processos de fabris convencionais. Além disso, não são necessárias terras raras para a produção de motores síncronos eficientes e permanentemente excitados por corrente.

O novo MINI Countryman SE ALL4 está disponível no Brasil em duas versões: Exclusive e Top. Ambas contam 10 opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Sunset, Azul Blasing, Cinza Legend, Azul Slate e Verde Smokey). Em relação a cor do teto, a versão Exclusive tem 3 opções (branco, preto ou da cor do veículo) e para a versão Top temos ainda uma quarta opção de teto, que é na cor prata. Em relação ao revestimento interior, a versão Exclusive conta com 2 opções (combinação de Vescin e Tecido na cor preto ou na cor cinza), enquanto a versão Top conta com 3 opções de interior (Preto – Vescin Dark Petrol, Marrom – Vescin Vintage Brown e Vescin Beige).

* Press Release/BMW Group.