quinta-feira, 31 de agosto de 2023

>>> GALERIA #0107

 

Volkswagen Type 2 Westfalia (1978)

















***

>>> FORD TRANSIT NUGGET


Ford revela a nova geração do Nugget, pequeno motorhome baseado no Transit Custom

O Ford Nugget pode ser uma novidade no Brasil, mas na Alemanha é uma proposta com uma história que se prolonga por três décadas. Só muito recentemente a Ford começou a expandir a comercialização do Nugget para outros mercados.


Agora, aproveitando o chegada da nova geração do Transit Custom, a Ford revelou um novo Nugget, estreando publicamente na edição deste ano do Caravan Salon, em Düsseldorf. A Alemanha não é apenas um dos maiores mercados automobilísticos da Europa, é também o maior mercado de motorhomes do continente.


O novo Nugget resulta, mais uma vez, de uma parceria — de longa data, com quase seis décadas — entre a Ford e a Westfalia, a conhecida marca de motorhomes. Ao ser baseado no novo Transit Custom, o Nugget herda a aparência deste, mas o destaque vai quase todo para o trabalho de conversão feito no interior.


A Ford diz que é agora mais fácil circular no interior do veículo, graças a um piso plano e mais baixo, além de que podemos acessar a área de estar a partir da cabine devido à passagem existente entre os bancos dianteiros. O banco traseiro tem três lugares, pode ser opcionalmente aquecido, e desloca-se longitudinalmente sobre trilhos, sendo mais fácil encontrar uma posição desejada.


Atrás do banco traseiro encontramos a área da cozinha que assume uma disposição em “L”. Integra uma gaveta frigorífica capaz de transportar garrafas na vertical e tem uma nova placa de fogão e lava-louça integrados, agora com água quente de série. Com água quente de série também temos um chuveiro na parte traseira.




O novo Ford Transit Custom Nugget encontrou ainda formas de arrumar a mesa e as cadeiras. A primeira ganha um compartimento na porta lateral deslizante, enquanto as segundas podem ser arrumadas na tampa traseira. Há ainda cortinas opacas de enrolar nas janelas e o teto basculante conta com um novo tecido auto dobrável para simplificar a descida.


A ideia por trás do novo Ford Nugget pode ser de escapar da vida corrida nas grandes cidades, mas não significa que tenhamos que nos desligar do mundo. Ele traz de série um modem 5G que permite carregar os smartphones sem fios (tem ainda Apple CarPlay e Android Auto sem fios). Tem até a possibilidade de garantir alguma independência energética, caso optemos pela instalação de um teto solar (350 W).


Outra novidade é a adição de uma tela sensível ao toque de 7 polegadas na área de estar que permite verificar e controlar facilmente o aquecimento, os níveis de água, o nível da bateria e a iluminação (em LED). Além disso, graças a uma aplicação Bluetooth, podemos usar o nosso próprio smartphone como um controlo remoto para as funcionalidades do habitáculo.


O Ford Nugget será lançado no mercado europeu primeiro com o conhecido bloco 2.0 EcoBlue (Diesel) de 170 cv, associado a uma caixa automática de oito velocidades. A grande novidade será a introdução de uma versão híbrida plug-in (PHEV), uma estreia bem-vinda na história deste pequeno motorhome. Vai compartilhar com o Ford Kuga PHEV — o híbrido plug-in mais vendido da Europa em 2021 e 2022 — a plataforma híbrida. Isto significa que vai combinar um motor a gasolina de 2,5 l de capacidade com um motor elétrico, para uma potência máxima combinada de 232 cv.


Não foi divulgada ainda a autonomia que a bateria de 11,8 kWh (capacidade líquida) permitirá ao Nugget alcançar em modo 100% elétrico, mas devido às dimensões e massa bem superiores, certamente será inferior aos 67 km do SUV.


Outra novidade no Nugget é a presença de uma suspensão traseira independente que promete contribuir para maiores níveis de conforto e refinamento a bordo. E está ainda prevista uma variante inédita, com tração nas quatro rodas.


O Ford Transit Custom Nugget será comercializado inicialmente na Alemanha com preços a partir de 76 500 euros.

***

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1949 Bedford OB

***

>>> VOLVO R60


Volvo CE lança caminhão rígido R60 para mineração e pedreiras

O veículo oferece desempenho, disponibilidade, facilidade de manutenção e bom custo total de propriedade. “O modelo é ideal para o deslocamento de material em pedreiras e mineradoras. O R60 é altamente eficiente, resistente e equipado com a mesma tecnologia de outros modelos de caminhões rígidos Volvo já aprovados em operações ao redor do mundo”, diz Boris Sánchez, head de gerenciamento de produtos e serviços de produtividade da Volvo CE na América Latina.


Com 4,6 metros de altura, 5,9 de altura e 10 metros de comprimento, o modelo tem peso líquido de 44,8 toneladas e capacidade para até 54 toneladas de carga. O R60 se soma à família de caminhões rígidos da Volvo, que oferece também no Brasil o R70D, que movimenta até 65 toneladas de carga, e o R100E (95 toneladas). O R60 é um projeto novo e moderno que privilegia a produtividade e a segurança. Itens como a telemetria, o powertrain atualizado e o desenho da caçamba elevam a eficiência do caminhão. Todos os modelos são fabricados na Escócia e contam com suporte global da marca.

O novo R60 tem cabine que atende as normas ROPS, de proteção contra tombamento, e FOPS, contra queda de objetos no teto da estrutura. Posicionada à esquerda, a estação do operador oferece visão livre, auxiliada também pelos retrovisores de grande área. O amplo para-brisa amplifica a visão frontal, com uma melhora significativa da segurança da operação. Dentro, uma série de recursos entregam conforto elevado: ambiente climatizado, monitores posicionados ergonomicamente, controles responsivos, assento e volante ajustáveis com suspensão pneumática. O sistema de câmeras Volvo Smart View garante visão panorâmica de 360° da zona de trabalho.


A caçamba tem desenho que centraliza a carga, posiciona o centro de gravidade mais próximo do chão e melhora a estabilidade. A suspensão avançada do R60 reduz a transferência de impacto e vibrações do solo para o operador.

Outro recurso importante para a segurança e performance da operação são os dois sistemas para controle em declives. O retardador da transmissão limita o travamento das rodas. E o modulador do freio traseiro ajuda a manter uma rotação controlada do motor. A velocidade máxima é de 61 km/h.


O sistema de pesagem a bordo fornece informações sobre a carga útil em tempo real. Outro opcional que intensifica os resultados da operação é o sistema de telemetria para o acompanhamento remoto da operação.

Apesar de gigante, o R60 tem manutenção simplificada. Um exemplo são os pinos e buchas de suspensão. O modelo tem 15 no total, a maior parte de tamanho único. “Facilita a manutenção porque não demanda tamanhos variados em estoque. O R60 tem disponibilidade elevada porque o seu projeto é para um custo de manutenção baixo, com componentes confiáveis e reconhecidos do mercado”, explica Sánchez.


“O Brasil passa por um momento em que projetos que estavam parados começam a sair do papel. Isso aumenta a demanda para diversos tipos de máquinas, incluindo caminhões rígidos”, afirma Marcelo Magalhães, head de contas estratégicas (key accounts) da Volvo CE. “Estamos otimistas, não só com o novo R60 mas com o potencial de mercado para toda a linha de caminhões rígidos Volvo”, finaliza o executivo.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

>>> CLASSE T MARCO POLO


Mercedes-Benz mostra Classe T com módulo Marco Polo

Para o Salão de Auto Caravanas 2023 em Düsseldorf, a Mercedes-Benz Vans apresenta o novo Classe T que traz como opcional o “Módulo Marco Polo”, que transforma o veículo em um micro campista em pouco tempo.


O módulo opcional do Classe T é colocado no porta-malas que apresentada locais para sua fixação oferecendo mais segurança e comodidade ao usuário. O conjunto consiste em cama padrão para duas pessoas, além de uma de cozinha opcional com pia e fogão a gás. Se desejar, também pode ser adicionada uma caixa térmica, que pode ser acomodada no móvel da cozinha.


Outros opcionais incluem bateria adicional, pacote sleep com elementos blackout e grades de ventilação com proteção contra insetos nos vidros, além de bolsas para janelas que podem ser fixados entre os pilares C e D; também são oferecidos uma mesa e cadeiras de camping. A mesa tem dois pés diferentes. Isto significa que pode ser instalado no exterior ou fixado na parte traseira – uma novidade no segmento.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.


segunda-feira, 28 de agosto de 2023

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

A história da Chevrolet Veraneio

***

>>> VOLKSWAGEN SAVEIRO 2024


VW Saveiro chega com novo design e melhor custo-benefício do mercado

Tradição e robustez: são duas características que estão diretamente conectadas com a Volkswagen. No segmento de picapes, isso não poderia ser diferente. Completando 41 anos de produção no Brasil, a Saveiro chega no modelo 2024 com novo design, novos acabamentos, mais equipamentos e sendo a picape com melhor custo-benefício do mercado.


Desde de 1982, cinco gerações da Saveiro estiveram nas mãos do brasileiros, trazendo versatilidade e funcionalidade para aqueles que precisam utilizá-la como ferramenta de trabalho ou que querem explorar uma aventura no final de semana.

Ao longo das quatro décadas, a picape de entrada da VW ficou marcada por suas versões especiais. A estreante foi a Sunset, lançada em junho de 1993 equipada com motor 1.8l, foi pioneira na tendência crescente pelo uso de picapes no Brasil.

Entre 1993 e 2007, outras seis edições especiais da Saveiro foram lançadas: Summer (1995), Fun (2001), SuperSurf (2002), City (2003) e a reedição da SuperSurf (2006). Todas carregavam uma lista de equipamentos extensa e uma proposta mais aventureira e moderna para o modelo, marcando gerações até hoje.

E com a parceria com o Rock in Rio a partir de 2011, surgiu uma oitava edição especial, para a comemoração de 30 anos do festival de 2015. Baseado na versão Highline Cabine Dupla, a edição trouxe ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e sensores de estacionamento traseiros. A Saveiro Rock in Rio trazia ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi.


Para 2024, a Saveiro ganha novidades importantes. O design, acompanhando a nova linha de desenho da marca, ganha mais imponência, com linhas marcantes e modernas, sem perder a essência já conhecida do modelo. A nova versão Extreme, relembrando as edições exclusivas, traz itens exclusivos de série no segmento para completar o pacote.

Design mais jovem e funcional

Toda a carroceria da Saveiro ganhou novas proporções. Na dianteira, o capô mais alto e com linhas marcadas conectam com o para-choque, que agora recebe nova grade com friso cromado entre os faróis, estes que também recebem detalhe cromado na assinatura.


Nas laterais, os para-lamas contam com detalhes em relevo no arco de roda, alargando a visão frontal do carro, além de proteger a lataria e rodas em condições off-road. As versões de entrada recebem novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas.

A tampa da caçamba conecta as novas lanternas com design escurecido na traseira, além da faixa em preto fosco horizontal que recorta a traseira e o escrito Saveiro escurecido (exclusivo para as versões Trendline e Extreme). O para-choque é mais imponente, com vincos laterais e parte inferior mais agressiva, entregando um melhor ângulo de saída para o modelo.

São cinco cores disponíveis: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.

Uma ferramenta pronta para qualquer negócio

A gama da Saveiro conta com quatro versões: a de entrada, Robust Cabine Simples e Robust Cabine Dupla, a intermediária Trendline Cabine Simples, e completando a família, a Extreme Cabine Dupla.


Para 2024, todas as versões passam a contar, de série, com itens exclusivos no segmento: sensor de estacionamento traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Hold Control (Assistente de Partida em rampa) e freio a disco nas quatro rodas.

De baixo do capô, toda a linha acompanha o consagrado motor EA211, 1.6l de 116 cv e 16,1 kgfm de torque, atrelados ao câmbio manual de cinco marchas. A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road.


O destaque fica para o impacto no bolso do proprietário, a Saveiro é a picape de entrada mais robusta e com melhor custo-benefício do mercado. Ao realizar a soma de todas as despesas de propriedade do modelo, como combustível gasto no mês, as revisões programadas, cotação de seguro, substituição de itens consumíveis (como pastilhas de freio, por exemplo) e o próprio preço do carro, ela está posicionada abaixo da concorrência.

Essa conta apenas reforça um dos principais papeis da Saveiro nos últimos 41 anos: ser uma ferramenta de trabalho confiável e robusta para o trabalhador brasileiro e de outros 17 países da América Latina e Central.

Saveiro Extreme: novas aventuras com quem você confia

No topo da gama, a Saveiro recebe a versão Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com roupagem exclusiva, o exterior conta com as novas cores de acabamento, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira.


As rodas, de 15” polegadas, são exclusivas da Extreme, pintadas em preto piano e acabamento diamantado. O rack de teto se une ao santo antônio, facilitando a amarração de todos os itens da sua aventura, além da capota marítima, protegendo os pertences na caçamba.

No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, assim como os painéis e apoio de braço nas portas. No encosto, o escrito Extreme reforça o nome da versão. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.

De série, a versão já conta com multimídia Composition Touch com conexão Apple Carplay e Android Auto, quatro alto falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional em couro.


No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, ativando as funções fora de estrada da Saveiro como o HDC (Hill Descent Control), que utiliza o sistema de ABS para controle em rampa na terra, sem a necessidade de acelerar ou frear. O pacote ainda traz retrovisor fotocrômico, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular.

Que venham mais décadas de novas aventuras!

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

>>> CITROËN TYPE HOLIDAYS


Citroën Type Holidays: a reinvenção do conceito de van com estilo e conforto

Em exposição de 25 de agosto a 3 de setembro no Düsseldorf Caravan Show, o Citroën Type Holidays promete uma experiência de viagem diferenciada. Com seu exterior retrô e interior moderno, ele é o companheiro ideal para uma escapada com estilo e total liberdade. Ele dará início a uma linha abrangente chamada "Holidays", que em breve estará disponível em toda a rede Citroën na Europa.


A Citroën escolheu o Düsseldorf Caravan Show (Alemanha), um dos principais eventos de veículos de lazer do mundo para apresentar o furgão Type Holidays. Combinando o icônico Citroën Type H com o moderno SpaceTourer, o resultado é um modelo icônico, dotado de estilo e conforto e que em breve estará disponível em toda a rede Citroën da Europa, por meio de uma linha que será chamada de "Holidays".


Inspirada na ideia de liberdade e compartilhamento, a marca, de maneira muito natural, reforça o seu compromisso com um mercado que segue em plena expansão e aproveitando as qualidades e funcionalidades de um modelo tão marcante.


Desde sua fundação, a Citroën é uma empresa que promove a liberdade de movimento. A marca tem o know-how para desenvolver modelos práticos, engenhosos e acessíveis que são sinônimos de conforto e lazer.



A reconhecida legitimidade da Citroën no mundo do lazer faz dela uma peça-chave no mercado: é o segundo maior fornecedor de veículos deste segmento na Europa. Visando reforçar esse patrimônio, surgiu então a oportunidade de apresentar um SpaceTourer com a aparência de um Type H, baseado no trabalho do construtor de carrocerias italiano Caselani. Esse fiel parceiro da Citroën já criou vários estilos de carroceria "neo-retrô" para outros modelos da marca. Seu design exclusivo, assim como sua cor cinza, é uma referência ao lendário Type H.


O design moderno do SpaceTourer é um convite natural para viajar de uma maneira diferente, sozinho ou acompanhado, livre de restrições. A Citroën já havia feito algumas incursões iniciais no território dos utilitários modificados em várias ocasiões anteriores, com veículos conceituais como o Hyphen, o Rip Curl e o The Citroënist. Agora, o objetivo é aproveitar esse sucesso expandindo seus negócios no mercado de vans de camping, que está em rápido crescimento.


Esse investimento é uma resposta a um fenômeno social para atender os amantes da liberdade e da natureza, aqueles que desejam abrir a porta e contemplar uma paisagem fabulosa a partir de sua cama e as pessoas que querem sua independência e, ao mesmo tempo, ter cuidado com seu orçamento. O Type Holidays pode ir praticamente a qualquer lugar, pois tem menos de 2 metros de altura, o que significa que pode caber em qualquer estacionamento (tanto na cidade quanto na praia) e ser usado no dia a dia, durante todo o ano.


Atualmente, esse mercado é responsável por cerca de 90.000 veículos novos por ano na Europa, o que representa mais da metade de todas as vendas todos os veículos de lazer. A "vida de van" é muito popular entre os jovens e oferece liberdade irrestrita para viajar, mas com todos os itens essenciais de conforto necessários em um orçamento competitivo.

O conceito de vida de van também deve seu sucesso a toda evolução em termos de layout e conforto. Com esse veículo, acampar agora é chique - de acordo com a tendência "glamping", termo em inglês que faz uma mescla das palavras "glamour" e "camping". O Citroën Type Holidays oferece todas as vantagens do Citroën SpaceTourer: espaço, conforto, silêncio, duas portas laterais deslizantes para fácil acesso e ventilação, uma janela traseira com abertura independente e muito mais. Tudo o que até quatro pessoas podem precisar para fugir da rotina.


A Citroën contratou um dos maiores especialistas do mundo para equipar a van: a Bravia Mobil, empresa eslovena que forneceu ao Citroën Type Holidays todo o aparato necessário para uma experiência de viagem ideal:

Um teto pop-up que permite ficar em pé no espaço de convivência dentro do Citroën Type Holidays e que abriga uma cama grande para acomodar duas pessoas Um banco corrido de duas fileiras que se abre para formar uma confortável cama para outras duas pessoas. E esse banco é totalmente removível para liberar espaço de armazenamento Dois assentos dianteiros que giram em direção à área de estar do veículo Uma cozinha completa (com área para cozinhar, pia e geladeira) Uma mesa dobrável para jantar ou trabalhar e vários armários para guardar pertences Um sistema de aquecimento Webasto para garantir a temperatura ideal a bordo.

* Press Release/Grupo Stellantis.