segunda-feira, 31 de maio de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Interessante projeto realizado no ano passado em razão da demolição de um famoso elevado em São Paulo. Usando uma "réplica" da Kombi, feita artesanalmente com madeira e papelão, os atores passearam pelos arredores do referido elevado chamando a atenção dos pedestres e motoristas. Mais uma vez provando a simpatia do público com o modelo!

Uma coisa curiosa (quem possui uma Kombi com certeza já passou por isso...) é notar a alegria das crianças quando se deparam com uma Kombi, nem que seja de papelão!

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>>> NOVO SORENTO

Novo Kia Sorento parte de R$ 96.900. Utilitário esportivo chega com motores 2.4 e 3.5 V6 e tração 4x2 ou 4x4.
O novo Kia Sorento já tem preço e catálogo de versões definidos para o Brasil. A nova geração do utilitário esportivo chega às lojas da marca por R$ 96.900 na opção EX de cinco lugares, tração 4x2 e movido pelo propulsor 2.4 de 4 cilindros e 174 cv de potência (código S.253). A configuração top de linha, com motor 3.5 V6 de 278 cavalos, também segue o padrão EX, porém conta com sete lugares e tração 4x4 (código S.659). Seu preço será de R$ 124.900.


De série todas as opções do Sorento contarão com câmbio automático sequencial de 6 velocidades (CVVT), airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado digital, rodas de liga leve aro 18”, MP3 Player com controle no volante e entrada auxiliar, alavanca de câmbio, volante e assentos revestidos de couro, controle remoto para travamento de portas, computador de bordo, faróis de neblina, vidros elétricos com abertura e fechamento one touch, rede de proteção de carga, retrovisores eletricamente escamoteáveis com luzes indicativas de direção, acendimento automático de faróis, sensor de proximidade traseiro, imobilizador, bagageiro de teto e apoio de cabeça ativo.


As demais versões intermediárias serão as seguintes: EX 2.4 7 lugares 4x2 (código S.357), EX 2.4 7 lugares 4x4 (código S.457), EX 3.5 7 lugares 4x2 (código S.559). A importadora oficial da Kia ao Brasil também informa que, fora a configuração de entrada, as restantes podem receber o revestimento dos assentos com detalhes em couro claro.


A partir do catálogo S.357 o SUV agrega na lista de equipamentos espelho retrovisor interno eletrocrômico com tela da câmera traseira, chave inteligente, airbags laterais e de cortina, teto solar panorâmico elétrico, assento do motorista com ajuste elétrico, lanternas traseira em LED, luz interna temporizada, painel com iluminação, nome iluminado nas soleiras das portas, faróis de Xenon com lavador e nivelamento automático, ar-condicionado para a 3ª fileira de bancos e travamento de portas de acordo com a velocidade do carro.

* César Tizo/Revista Carro.

>>> ROTA RURAL

Operadora suíça PostAuto coloca ônibus híbrido da Volvo em rotas rurais.
O chassi 7700 Híbrido da Volvo é o primeiro veículo do gênero a iniciar uma operação comercial rural em todo o mundo. Maior empresa de ônibus da Suíça, com uma frota de mais de 2 mil unidades, a PostAuto recebeu um Volvo 7700 Híbrido, que será operado pela Steinerbus AG, na região de Ortschwaben.


O novo Volvo 7700 Híbrido da PostAuto rodará em Ortschwaben, próximo a capital Berna, e será operado pela Steinerbus AG, uma das muitas empresas que trabalham em nome da PostAuto. “A maior parte de nossas rotas está em áreas rurais, e o híbrido paralelo da Volvo é o único ônibus deste tipo existente no mercado capaz de atuar neste segmento”, afirma Werner Blatter, membro da diretoria da PostAuto.

A empresa vem acompanhando de perto o desenvolvimento de híbridos, e comprovou que estes ônibus funcionam muito bem em trânsito urbano congestionado. Porém, a maioria das rotas da PostAuto está em áreas rurais e os híbridos disponíveis no mercado europeu não são adaptados para este tipo de tráfego. “Assim que a Volvo Buses apresentou seu híbrido paralelo e anunciou que ele servia não só para trânsito urbano, mas também para rotas com pontos de parada mais distantes, não hesitamos em encomendar um ônibus,” diz Blatter.

Ele observa que a tecnologia híbrida tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e redução no impacto ambiental. “Temos a responsabilidade e os recursos para contribuir com testes de novas soluções, em especial na área de tecnologia”, completa o executivo. “Os políticos e o povo suíço pedem que todos façamos o melhor possível para reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental, mas, ao mesmo tempo, a empresa também precisa lucrar. A tecnologia híbrida contribui para ambas as áreas”, finaliza.

Quando a Volvo Buses lançou seu projeto híbrido, esperava reduzir o consumo de combustível em até 35% no tráfego urbano congestionado, e cerca de 20% em tráfego exclusivamente intermunicipal, com pontos de paradas mais distantes entre si. Porém, os testes de campo estão demonstrando que em trechos intermunicipais a economia gerada é de até 25%.

* Press Release/Volvo do Brasil.

>>> TIGUAN EUROPEU

VW Tiguan 2011 tem novidades na Europa!
A Volkswagen AG apresentou no início de maio, as novidades para a linha 2011 do Tiguan. Entre as principais mudanças, o utilitário esportivo ganhou a transmissão automática de sete velocidades com embreagem dupla e o recurso Keyless Entry, que permite o destravamento das portas e a partida do motor sem a necessidade da chave.


O Tiguan também recebeu uma nova versão de acabamento, batizada de Freestyle, e duas novas opções de motorização, ambas com apelo ecológico. O propulsor 1.4 TSI Bluemotion é movido a gasolina e rende 122 cv, enquanto que o motor 2.0 TDI Bluemotion a diesel desenvolve 110 cv. Itens como rodas de liga leve, faróis de neblina e o Park Assist – sistema que estaciona o veículo automaticamente – são oferecidos de fábrica.


O SUV compacto passará por uma leve reestilização, que deve ser revelada nos próximos meses. Enquanto isso não acontece, a linha 2011 do modelo atual começa a ser vendido na Europa a partir de junho. Na Alemanha, os preços do Tiguan começam em 24.175 euros, sendo que a versão Freestyle 1.4 TSI custará 24.925 euros. Já a configuração com motor 2.0 a diesel sairá por 26.050 euros.

* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.FORDVEHICLES.COM/F150RAPTOR
Página oficial de uma das mais incríveis criações da Ford, a F150 Raptor. Visita obrigatória...

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>>> CROSSOVER WAGON

Hyundai i30 station wagon no Brasil. Batizada como i30 Crossover Wagon, a perua deve desembarcar por aqui ainda no primeiro semestre.
Após o Tucson, o i30 é a menina dos olhos da Hyundai no Brasil. Lançado por aqui em junho de 2009, o hatch tem marcado ótimos índices de vendas de quase 3 mil unidades/mês no primeiro trimestre do ano. Se o i30 assumiu a liderança do concorrido nicho dos hatches médios, imagine o que o modelo faria diante de um segmento com poucos concorrentes? É o que a Hyundai vai descobrir ao trazer para o país a versão station wagon do carro, batizada como i30 CW, Cross Wagon, que vai enfrentar um nicho praticamente restrito ao modelo Renault Mégane Grand Tour, que vendeu apenas 277 carros em março, mas que também conta com a recentemente remodelada VW Jetta Variant e com o Peugeot 307 SW.


A configuração familiar chegou a ser exposta no estande da marca no Salão Internacional de São Paulo, em outubro de 2008, mas deve chegar ao Brasil um pouco atrasada, ainda no primeiro semestre. Em relação ao hatch, a station é 23 centímetros maior: são 5 centímetros a mais no entre-eixos de 2,70 m e 18 cm a mais de balanço traseiro. Tudo para aumentar o espaço disponível para bagagens, que passou de 340 litros para 415 litros.

Em matéria de estilo, o grande ponto de distinção está da coluna central traseira em diante. A começar pela terceira janela, trapezoidal e de maiores dimensões. A queda do teto é acentuada a partir da porta traseira, um caimento disfarçado pelo rack com barras longitudinais. As lanternas são verticais, como na versão mais curta, mas se espicham mais em direção ao topo das colunas. O que não quer dizer que não possa vir ao mercado a versão reestilizada apresentada no Salão de Genebra, no mês passado, que ganhou retoques que deixaram a parte frontal mais esportiva.

Como Dois Irmãos

Sob o capô, nada de diferente. A perua traz o mesmo 2.0 16V com variação de fase na abertura das válvulas, capaz de entregar 143 cv de potência a 6 mil rotações e 19 kgfm de torque a 4.600 giros. Há duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro, com trocas sequenciais por toques na alavanca.


O pacote de equipamentos não deve se afastar do hatch. De série, o carro deve chegar com ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico, sistema de som CD/MP3, freios ABS com EBD e airbag duplo. Uma lista que pode ser incrementada com pacotes de acessórios, que adicionam câmbio automático, bancos de couro, sensor de estacionamento, teto solar elétrico, retrovisores com rebatimento elétrico, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de airbags laterais e do tipo cortina.

O que pode elevar igualmente o seu preço, dos R$ 54 mil pedidos pelo GLS manual aos R$ 72 mil do GLS top automático, preços ligeiramente inferiores ao que devem ser pedidos pela CW. E o modelo não é a única arma da Hyundai para ampliar a sua participação no mercado brasileiro - a marca está em 10º lugar, na cola da Toyota.

* Julio Cabral/Portal Vrum.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

>>> COMEMORANDO...

Land Rover comemora a produção do Freelander de número 200.000
A Land Rover, fabricante britânica de veículos de luxo, comemorou neste último final de semana a marca de 200 mil unidades do modelo Freelander produzidos. O veículo de número 200.000 saiu da linha de montagem da fábrica de Halewood, na cidade de Liverpool, norte da Inglaterra.


Encomendado por um cliente inglês, o modelo foi equipado com motor TD4_e (não comercializado no Brasil por questões de legislação) e leva a cor Biscay Blue. No ano passado, o Freelander 2 foi o primeiro SUV do mundo a utilizar a tecnologia Stop/Start, sistema que desliga automaticamente o motor em situações de paradas por um curto período de tempo (típicas do trânsito das grande cidades) e o reage ao simples toque no acelerador. A tecnologia reduz as emissões de CO2 do veículo e traz boa economia de combustível.

Desde então, o Stop/Start é disponibilizado como item de série nos modelos Freelander 2 Diesel com câmbio manual, que representam atualmente cerca de 50% das vendas do modelo em todo o mundo.


Para Michael Straughan, diretor de operações da Land Rover em Halewood, "este número foi alcançado graças a todos os colaboradores que trabalham em Halewood, que ajudaram no desenvolvimento de expressivas melhoras desde que o Freelander 2 foi lançado para incrementar os índices de satisfação dos consumidores".

Primeiro SUV compacto de luxo, o Freelander 2 introduziu o conceito no país. O modelo é o Land Rover mais comercializado no Brasil, com 46% do total de veículos vendidos pela marca neste ano. No primeiro trimestre foram emplacados 570 unidades, número 76% maior em relação ao registrado no mesmo período de 2009. Por aqui, o modelo é vendido com preço que parte de R$115.900,00.

Os números globais de vendas da Land Rover avançaram expressivamente em Maio, com aumento de 29,7% em relação a Abril e 35,2% desde o começo do ano, em comparação com o mesmo período de 2009.

* Press Release/Jaguar e Land Rover do Brasil.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Excelente imagem do modelo 830 da Volvo. Um sueco totalmente adaptado ao melhor estilo norte-americano...

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>>> FANTASMINHA CAMARADA

Fantasminha camarada: Kia lança edição especial Soul Ghost.

A Kia Motors está lançando nos Estados Unidos uma edição limitada e especial do Soul. Com o nome de Soul Ghost, ou seja, Soul fantasma, o modelo traz pintura metalizada, com detalhes cromados, uma faixa na cor cinza, que parte dos faróis e segue até contornar a base das janelas traseiras, além de rodas de 18" com detalhes na cor preta, saídas de ar laterais, novo body kit, teto solar, faróis de neblina e aerofólio.


Quanto ao interior, a edição especial também recebeu melhorias e vem equipado com bancos de couro com aquecimento e Audio Upgrade Package, um sistema de som com alto-falante central, subwoofer e amplificar externo.

* Priscila Lopes/Car Magazine.

>>> C-MAX ESPANHOL

Ford vai fazer C-Max híbrida na Espanha. Minivan terá versões para cinco ou sete passageiros.
A Ford anunciou nesta quarta-feira, 19 de maio, que vai construir as versões híbridas da minivan C-Max em sua planta de Valência, na Espanha. A produção dos veículos começará em 2013.


“Estas tecnologias avançadas são fundamentais para a estratégia da Ford em entregar produtos inovadores para os consumidores europeus nos próximos anos”, declarou John Fleming, CEO da Ford Europa.

A planta espanhola também produzirá versões movidas a gasolina e a diesel da C-Max de cinco lugares e da Grand C-Max, que tem capacidade para transportar até sete passageiros. Ambas serão lançadas na Europa no segundo semestre de 2010, mas somente a versão maior será exportada para os Estados Unidos no início de 2011.


O investimento feito pela Ford para viabilizar a produção da família C-Max nos próximos três anos será de quase 410 milhões de dólares. O valor destinado para a fabricação dos veículos híbridos gira em torno de 36 milhões de dólares.

As minivans fazem parte de um programa estipulado pela Ford, que prevê a comercialização de cinco modelos movidos a eletricidade e outros cinco veículos híbridos no continente europeu até 2013. O utilitário Transit Connect e a próxima geração do Focus – que chegará em 2012 – já tiveram suas variações elétricas confirmadas pela Ford.

* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Propaganda da linha de comerciais leves da Volkswagen, com rara aparição do modelo luxo da Clipper.

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>>> JOURNEY R/T

Dodge lança Journey R/T por R$ 107.900. Versão ocupará o posto de top de linha do crossover no Brasil.
As concessionárias da marca Dodge no país passam a oferecer mais uma versão do crossover Journey, a R/T. A novidade incorpora ao modelo bancos revestidos em couro, teto solar, itens cromados na carroceria, rodas de liga leve 19” e o sistema de som com Bluetooth Uconnect, comando de voz e alto-falantes Premium com subwoofer.


O preço sugerido do Journey R/T será de R$ 107.900, sendo que a opção SXT, até então a única oferecida no Brasil, continua em linha por R$ 99.900. O motor não sofreu alterações e continua o mesmo 2.7 V6 de 185 cv acoplado ao câmbio automático seqüencial AutoStick de 6 marchas para os dois níveis de acabamento.


O Journey R/T, sigla utilizada para caracterizar os modelos mais “nervosos” da marca norte-americana, também conta com aquecimento para os bancos dianteiros. As aplicações de cromado contemplam as maçanetas, trilhos laterais do rack de teto e as rodas. Já o aparelho de som MyGIG, além do dispositivo de conectividade citado, tem espaço para 30 Gb de memória que pode ser usado para armazenar músicas. Assim como na opção SXT, a câmera traseira de estacionamento, computador de bordo programável com controles no volante e banco para crianças integrados na segunda fileira de assentos são mais alguns dos itens de série.

* César Tizo/Revista Carro.

domingo, 16 de maio de 2010

>>> PROPAGANDA


Parece que foi ontem, mas já se passaram quatro anos desde o lançamento do motor Flex na nossa conhecida Kombi. Fica então nossa "homenagem" à data, com a propaganda de 2006 deste que é o modelo menos apreciado pelos apaixonados por Kombis, mas talvez o tempo mude este conceito...

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>>> HERÓIS DO PASSADO

Gurgel Carajás: com motor dianteiro, tração traseira e três opções de motores, ele não queria ser apenas um jipinho.
Os anos 80 começavam bem para a Gurgel. Além do sucesso de seu X-12, a fábrica começava a entrar em outros terrenos além do dos jipinhos, ainda que mantendo a mesma mecânica Volkswagen refrigerada a ar. Em 1981, com a inauguração da fábrica de Rio Claro (SP), além de estrearem o G800, que se somava ao X-15 no leque de utilitários da marca, era lançado o XEF, explicitamente urbano.


Em 1984, a Gurgel alçou um vôo ainda mais alto. Dessa vez, a ousadia ia um pouco além da montagem clássica de um boxer a ar na traseira de um chassi próprio. Era o primeiro Gurgel de motor dianteiro, usando as unidades refrigeradas a água da marca que sempre fornecera trens de força aos modelos anteriores. O nome Carajás era referência à serra paraense e aos índios da tribo localizada às margens do Araguaia.

Uma vez que deveria enfrentar subidas escorregadias e com bom grau de inclinação, a tração não podia ser dianteira como a de Gol, Passat e Santana. A alteração ficava ainda mais complicada pelo fato de as transmissões VW brasileiras serem do tipo transeixo, com o diferencial incorporado à carcaça. Onde o câmbio estivesse, lá deveria estar a tração.


Entrava em cena mais uma vez o espírito prático da Gurgel. A exemplo do que a Porsche fez no 924, mandou um câmbio VW para trás, com transmissão da força a cargo de um tubo de torque que, sem as juntas de um cardã, ficava mais protegido das intempéries por não possuir componentes mecânicos expostos girando. Com motor dianteiro e câmbio traseiro, também as massas entre os eixos eram mais bem distribuídas.

No Brasil, o Carajás foi o único com tal esquema mecânico, que permitia suspensão independente nas quatro rodas e, conseqüentemente, vão livre mais plano, sem um diferencial protuberante. A exemplo dos outros Gurgel, não contava com tração nas quatro rodas, mas dispunha do Seletraction, que permitia transferir toda a tração para apenas uma roda, travando-se a do lado oposto, uma ajuda nos pequenos atoleiros.


Além das versões com motor AP-1800 a gasolina e álcool, também existia uma versão diesel, usando o 1.6 que impulsionava a Kombi. Com baixo consumo, tinha autonomia de mais de 1500 quilômetros.

Visando público mais exigente que o do X-12, o Carajás vinha em duas versões de acabamento: básica e luxo, esta última com vidros verdes e melhores forrações. Também era marca registrada a ventilação de teto por meio de clarabóia, cujo ar captado podia ser dirigido individualmente a cada passageiro. Tal sistema era disponível na versão TR (Teto Rígido), gama de carrocerias completada pelas TL (Teto de Lona), RL (Rígido Lona) e MM (Modelo Militar).


Aproveitando ao máximo peças já existentes, muito do Carajás já havia sido visto em outros carros. Exemplo disso estava no painel, que combinava mostradores de Ford F-1000, Gol e Fiat 147. Para cada função, uma chave era necessária: nas portas, a dos caminhões Mercedes, no tanque, as da Fiat. Já o porta-malas era aberto com uma chave VW e, em um involuntário luxo, a partida ficava a cargo de uma do Landau.


Dois anos após seu lançamento, QUATRO RODAS testou as três motorizações de uma vez só, na edição 311, de junho de 1986. Elogios para espaço interno, porta-malas de 496 litros e sistema de ventilação. Também era alvo de bom conceito a disposição dos bancos, com o traseiro ligeiramente mais elevado que os dianteiros. Porém, a visibilidade frontal era apontada como ponto fraco, principalmente para motoristas com menos de 1,70 metro: afundados no banco, tinham à sua frente parte do estepe, montado sobre o capô à moda de alguns Land Rover.

Criticada também foi a solução para o tubo de torque, que simplesmente alongava o eixo-piloto da transmissão de Kombi, obrigando que os engates fossem mais lentos e aumentando a possibilidade de desgaste dos anéis sincronizadores. O conjunto, com o tempo, também se revelou frágil, uma vez que o torque de um AP-1800 é superior ao esforço que uma transmissão de VW refrigerado a ar poderia suportar.

De qualquer forma, isso não impediu a boa recepção àquele veículo que, apesar de aparentar grande porte, é 13 centímetros mais curto que um EcoSport. Mudanças foram poucas em sua carreira: em 1988, a tampa traseira deixava de ser em duas partes, à moda da Rural Willys, para ser em uma peça só e abrindo para cima. No mesmo ano, as versões eram renomeadas, passando para LE e VIP, esta última com vidros escuros de fábrica, mas como opcionais. Em 1989 também surgia uma versão de quatro portas, que, além de raras unidades para uso civil, teve alguma repercussão para uso policial, em alguns casos fechando-se a traseira para acomodar um camburão. A carreira dele acabaria se encerrando em 1994, com a falência da Gurgel. Porém, desde o começo dos anos 90, só podia ser adquirido por encomenda, em parte devido a impasses com a VW, cujas vendas de seu jipinho 181 no Caribe foram prejudicadas pela boa recepção do X-12 nas ilhas da salsa, do mambo e do zouk. Também a Gurgel passava a priorizar o BR-800, carro de menor porte e com motor próprio.

* André Fiori/Revista Quatro Rodas.

>>> DIRETO DA RÚSSIA

Loja de acessórios russa e sua própria versão do Volkswagen Transporter (5ª geração da Kombi na Alemanha).
A Zestline, uma das maiores lojas de acessórios automotivos de Moscou, criou em 2005 um modelo único do Volkswagen Transporter, "carinhosamente" apelidado de Bomber. Um trabalho realmente curioso, onde até faróis do FH12 (modelo de caminhão da sueca Volvo) se fazem presente no projeto.




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>>> MOTORES MUSCULOSOS

Ram ganha versão chassi-cabine nos EUA. Modelos são destinados ao trabalho e contam com motores "musculosos".
Agora que se tornou uma marca independente, a Ram, divisão de picapes da Chrysler, prepara novidades para o mercado norte-americano. Aliás, algumas delas, inclusive, podem sair dos EUA, graças à união com a Fiat. É o caso da nova Ram Chassis-Cabine, apresentada nesta semana na terra do Tio Sam. Ela pode ser vendida pela italiana Iveco em outras localidades, caso haja demanda.


Especulações à parte, a nova versão terá três opções de carroceria e acabamento, variando por peso no primeiro caso (3500, 4500 e 5500) ou por requinte (SL, SLT e Laramie). As opções mais simples oferecem vidros com acionamento por manivela, afinal, são voltadas ao trabalho. O que importa são os endiabrados motores.

O mais potente é o 5.7 V8 HEMI de 383 cv e 54,5 kgfm. Já o de maior força é o 6.7 Cummins a diesel, de 305 cv e nada menos que 83 kgfm de torque. A transmissão, em ambos os casos, é manual, de seis velocidades, com opção de caixa automática com igual número de relações. Já a tração pode ser 4×2 ou 4×4.

* Matheus Q.Pera/Revista Auto Diário.

>>> INDEPENDENTE

Zafira que anda sozinha! Veículo desenvolvido pelo Departamento de Energia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), usando conceitos de inteligência artificial e robótica, provou que realiza as tarefas mais comuns de um motorista, mas sem a presença dele.
Por motivos legais, é provável que o Driving 4U ainda demore a tomar ruas, avenidas e rodovias do planeta, mas, por meio de dispositivos integrados num software – incluindo sensores a laser, antena de GPS (Global Position System) e câmeras capazes de identificar objetos e mensurar distâncias –, o protótipo circulou por um dos estacionamentos da UFJF e até estacionou sem o auxílio do condutor.


"O diferencial é que o nosso veículo reaplica o conhecimento adquirido pelo motorista", diz o professor Leonardo de Mello Honório, coordenador geral do projeto Desenvolvimento de um Sistema de Controle e Navegação para Veículo Não Tripulado (VNT). Por envolver definições prévias de rotas, controle de navegação, localização georreferenciada, identificação de obstáculos e comunicação remota, além de servir como um piloto automático para motoristas do futuro, o automóvel autônomo poderá avaliar o desempenho de condutores em testes para a carteira de habilitação.

Mas as principais aplicações do projeto são os próprios mecanismos que permitem ao carro trafegar sem o motorista. Eles estarão disponíveis muito mais cedo que o próprio VNT. Enquanto os atuais sensores de obstáculos, que possibilitam a manobra da vaga com precisão, alcançam, em geral, 5 metros, o mesmo dispositivo do carro da UFJF atinge 80 metros. Além disso, a capacidade dos sensores de um carro normal é de uma leitura por segundo, enquanto que a do carro autônomo é de 75 leituras na mesma fração de tempo.

Graças aos seus equipamentos integrados, o Driving 4U, cuja tradução do inglês é ‘dirigindo para você’, tem boa performance em condições de baixa visibilidade. À noite, em caso de uma falha nos faróis, por exemplo, o veículo pode se guiar por meio do GPS, dos sensores a laser e do ultrassom, recurso que ainda não foi integrado ao projeto. "Se cair uma chuva torrencial, os subsistemas garantem uma melhor visibilidade do que o ser humano teria", pondera o professor Leonardo Honório.


Segundo ele, em nível internacional, há disputa constante de pesquisadores para o desenvolvimento de VNTs. No Brasil, há apenas outros dois projetos similares: nos laboratórios da UFMG e da Universidade de São Paulo (USP), câmpus São Carlos.

* Ricardo Beghini/Jornal Estado de Minas.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.MINIATURASDEONIBUS.COM.BR

Site da empresa especializada na confecção e venda de miniaturas de ônibus rodoviários, antigos ou novos. Um trabalho minucioso e de bom gosto. Conferindo a galeria de fotos é possível encontrar vários clássicos, como o modelo O364 da Itapemirim da imagem acima. Muito bom!

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>>> CRUISE FOR THE CURE

Evento norte-americano "Cruise For The Cure" (CFTC) completa 6 anos de sucesso.
Em 2004, entusiastas Volkswagen da cidade de Tacoma, nos EUA, resolveram colocar na estrada suas preciosidades com a finalidade de confraternização entre as famílias envolvidas, proporcionando um belo passeio com muita diversão entre a cidade de Federal Way, até o Parque Estadual de Lake Sammamish, ambos no estado de Washington. E o que era apenas uma brincadeira de final de semana acabou se tornando um evento sério, com a adoção da ideia de ajudar o próximo com os recursos disponíveis ou angariados durante a viagem, nascendo então o Cruise For The Cure, viajando para curar, numa tradução livre.


Em cada ano que se passou, uma instituição ou Hospital era escolhido por votação na comunidade criada na internet, e conforme mais pessoas abraçavam a causa, mais doações eram feitas, e consequentemente a ideia amadurecia. No início eram algumas dezenas de Volkswagens clássicos até quebrar o recorde em 2008, com mais de 400 voluntários cruzando a estrada em prol dos necessitados. Neste ano não foi diferente e centenas de pessoas participaram, e pelo que podemos perceber, o evento ainda contará com muitas edições.


É impressionante como uma pequena semente pode se tornar uma grande árvore, baseado apenas no esforço coletivo de alguns, melhorando consideravelmente o mundo ao redor de forma prazerosa e convincente. Palmas para eles!

-> para saber mais detalhes ou até mesmo colaborar, acese o site oficial do evento: WWW.CRUISEFORTHECURE.NET.

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>>> OLHO NA CONCORRÊNCIA...

Captiva ganha novo pacote de equipamentos, como bancos elétricos e ar-condicionado digital.
De olho na chegada do Hyundai ix35, a Chevrolet incrementou a lista de opcionais do Captiva Ecotec. A linha 2010 do SUV passa a contar com bancos de couro cinza com sistema de aquecimento e regulagem elétrica, manopla do câmbio e volante revestidos em couro, ar-condicionado digital, rede organizadora no porta-malas e retrovisores externos com desembaçador. O pacote custa R$3.000, que eleva o preço do utilitário de R$ 87.425 para R$ 90.425.


O Captiva Ecotec é equipado com motor 2.4 litros, de 171 cv e 22,2 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de quatro marchas. No ano passado, o modelo foi o quarto SUV mais vendido, com 13.589 unidades comercializadas.

* Redação/Revista Fast Driver.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

>>> 10.000!

Troller T4 atinge 10 mil jipes vendidos!
O mês de abril de 2010 vai ficar na história da Troller, a fabricante de jipes cearense que foi incorporada à Ford do Brasil em 2007. Além de anotar o melhor quadrimestre em vendas, com 465 unidades do jipe T4 emplacadas, o mês passado marcou a fabricação da unidade de número 10.000 do modelo.


"Este é um número representativo nesse nicho de mercado e demonstra a evolução da Troller. Vivemos hoje o melhor momento da marca no mercado, com avanços significativos na qualidade do produto, nas operações da fábrica e na rede de distribuidores", diz Rodrigo Lourenço, gerente geral da Troller.

* Redação/Carsale.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Raro modelo Tenerone, da Alfa Romeo, fabricado em 1958. Inspiração para o modelo fabricado aqui no Brasil ou vice-versa?

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>>> IBIZA WAGON

Seat lança configuração wagon do Ibiza.
A Seat iniciou nesta segunda-feira (3) as vendas da variante station wagon do Ibiza, chamada Ibiza Sport Tourer. A novidade é a segunda derivação do modelo, que inicialmente foi lançado como hatch e posteriormente recebeu uma versão sedã. Nesta configuração, o porta-malas pode variar entre 430 e 1.164 litros, com os bancos traseiros rebatidos.


Embora o Ibiza ST seja 18 cm mais longo que sua versão hatch, com 4,23 m de comprimento, o modelo mantém as mesmas medidas de entre eixos (2,46 m), altura (1,44 m) e largura (1,69 m).

A marca anuncia uma gama de 7 propulsores para o SE – sendo 4 movidos a gasolina e 3 a diesel. Inicialmente, entretanto, apenas 5 motorizações estarão disponíveis para o ST, produzindo entre 60 cv e 105 cavalos de potência. Na configuração de entrada o propulsor é um 1.2 com 3 cilindros e 12V movido a diesel, capaz de gerar 60 cv e 11 kgfm de torque, rendimento responsável por acelerar o veículo aos 100 km/h em 16s7, atingir a velocidade máxima de 155 km/h e realizar o consumo médio de 18,2 km/l.

As versões intermediárias contam com motorização 1.2 de 3 cilindros 12V diesel (70 cv), 1.2 TDI Ecomotive (75 cv), 1.4 16V (85 cv), 1.6 TDI (90 cv) e 1.6 TDi (105 cv).

Na configuração top de linha o modelo ST será vendido com motor 1.2 TSI 16V movido a gasolina, capaz de gerar 105 cv e 17,8 kgfm de força, além do câmbio DSG (de dupla embreagem) e sistema start-stop (que desliga o veículo quando este se encontra parado). Nesta versão o Ibiza ST acelera aos 100 km/h em 10s2, atinge a velocidade máxima de 190 km/h, realiza o consumo médio de 19,6 km/l e emite 119 gramas de CO2 por quilômetro.


De acordo com a marca, o Ibiza ST é um veículo voltado para o público jovem, uma vez que une design arrojado e funcional com praticidade para uso cotidiano e preço acessível. Entre os principais itens de série pode-se encontrar 4 airbags, USB com Bluetooth, direção eletro-hidráulica, iluminação no porta malas e controle de estabilidade (ESP) em conjunto com diferencial com escorregamento limitado (EXP) nas versões com potência superior a 100 cv.

Como principais opcionais o modelo oferece faróis bi-xenon adaptativos, ar-condicionado, assentos esportivos e bancos traseiros bipartidos na proporção 40/60.

* Márcio Murta/Revista Carro.

>>> COMEMORANDO

Renault Master tem venda recorde em março.
O utilitário Renault Master registrou em março o seu melhor mês de vendas desde que foi lançado, com 468 unidades comercializadas, ultrapassando o recorde anterior de dezembro de 2009 (445 veículos). Reconhecido pelo mercado por conta de suas qualidades para o transporte de carga e passageiros, o Master registrou uma participação de mercado de 18,3%, sendo líder de vendas em diversas grandes praças do País, como Curitiba, Brasília, Goiânia, São Luís, Salvador e Campinas, entre outras.


"O Master vem demonstrando crescimento nas vendas em linha com as nossas expectativas após o lançamento, em meados do ano passado, de sua nova geração, mais moderna e com grandes benefícios para o transporte de cargas e passageiros", afirma Christian Pouillaude, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.

O Novo Master é exemplo de economia, desempenho, segurança e baixo nível de emissão. Equipado com o motor diesel 2.5 dCi 16V e câmbio de 6 marchas, ele está disponível nas carrocerias Minibus, Furgão e Chassi Cabine e em seis configurações em relação à altura e ao comprimento, que o credenciam para atender às mais variadas necessidades.

O Novo Master conta com uma ampla gama de veículos transformados é um dos pontos fortes da família: são vários projetos, que contam com a vantagem da garantia de fábrica, capazes de atender as mais diversas necessidades. O atendimento especial do programa "Renault Empresas" reforça o diferencial do Novo Master, que tem a missão de reforçar a presença da Renault no competitivo segmento de comerciais leves.

* Press Release/Renault Do Brasil.

terça-feira, 4 de maio de 2010

>>> 1.000... E CONTANDO...


Hoje chegamos ao post de número 1.000, em quase dois anos de blog, e ainda tem muita coisa para mostrar, entre novidades, curiosidades, imagens, vídeos e tudo que pareça relevante ao tema central destas páginas. Agradecimentos e saudações a todos que nos acompanham diariamente!

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segunda-feira, 3 de maio de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Comercial veiculado no longínquo ano de 1957, tempos de gasolina barata e família grande. Uma combinação excelente para as station wagons da época, que faziam o maior sucesso entre os norte-americanos, como a Plymouth Suburban mencionada no vídeo acima, sensacional em todos os detalhes...

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domingo, 2 de maio de 2010

>>> CHEGANDO...

Hyundai ix35 chega neste mês por R$ 85.000, em cinco versões de acabamento, todos com motor 2.0 de 170 cv.
O Hyundai ix35, a nova geração do Tucson no exterior, desembarca no mercado brasileiro a partir da segunda metade de maio, informa a representante da marca sul-coreana no país. Já disponível para encomendas, o modelo importado chega às revendas em cinco versões de acabamento, com preços entre R$ 85.000 e R$ 105.000. Todas as opções contemplam o motor 2.0 16V a gasolina de 170 cv.


Na opção de entrada, o ix35 traz câmbio manual de 6 marchas e tração 4x2. De série, a versão inicial ainda vem equipada com airbag duplo frontal, encosto de cabeça ativos, ar-condicionado e sistema de áudio com disqueteira e comando satélite na coluna de direção. Essa mesma cesta de itens pode ser acrescida de câmbio automático sequencial de 6 velocidades, que eleva o preço do veículo a R$ 90.000.


O modelo com transmissão automática também pode vir equipado com espelhos retrovisores elétricos com sistema desembaçador, ar-condicionado automático com sensor de umidade, bancos dianteiros com regulagem elétrica e controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro (cruise control). A versão também possui maçanetas cromadas e assentos revestidos de couro. Nessa configuração, o valor do ix35 vai a R$ 100.000. Com tração 4x4 e o mesmo nível de itens, o valor sobe para R$ 105.000.

A mesma quantia de R$ 105.000 é o preço fixo da versão top de linha do ix35 no Brasil. Equipado com tração 4x2 e câmbio automático, a opção se diferencia das demais pelo teto solar elétrico, botão de ignição, 8 airbags, acionamento automático de farol, controle de estabilidade (ESP), ar-condicionado digital, sensor de estacionamento e câmera na traseira para auxílio em manobras em marcha ré, que transmite a imagem para a tela de LCD no centro do painel.

Com esses preços, o ix35 ficará posicionado na gama Hyundai disponível no país abaixo do Sante Fe, modelo recentemente reestilizado, e acima do Tucson atual, que passa a ser fabricado em Anápolis (GO).

* Thiago Vinholes/Revista Carro.

>>> PROPAGANDA


"Nós estamos apaixonados pelo nosso Volkswagen!" Frase de efeito nesta propaganda de 1958, com um belo modelo luxo ao lado da não menos bela Marilyn King, famosa atriz e cantora norte-americana. Pensou que o uso de celebridades em comerciais de carros é algo recente?

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>>> NOVO DE NOVO!

BMW mostra X5 reestilizado, com novos motores, mudança discreta no visual e amplamente renovado na parte mecânica.
Com a rapidez que lhe é peculiar, a BMW já apresenta seu ataque contra os novos Porsche Cayenne e Audi Q7. A montadora alemã mostrou em Miami (EUA) o novo X5, que mudou pouco no visual, mas concentrou as principais novidades na parte mecânica.


A grande arma contra os rivais está na nova motorização, que começa com um seis cilindros 3.0 turbo, de 310 cv e torque de 40,7 kgfm, chamado de TwinPower – que equipa a versão xDrive35i, substituta da xDrive30i. No topo da lista está o 4.4 V8 biturbo, de 412 cv e impressionantes 61,1 kgfm de torque a 1.750 rpm. Esse propulsor equipará a versão xDrive50i e aposenta o 4.4 V8 aspirado. Apesar de potentes, os dois propulsores atendem as normas Euro 5, a mais recente regulamentação de emissões de poluentes. Nos dois casos, há uma nova transmissão automática de oito velocidades. Nos modelos a diesel, as novidades são as versões xDrive30d (245 cv) e xDrive40d (306 cv).


Externamente, a BMW mexeu em detalhes, apenas para não passar em branco. Os para-choques e faróis forma levemente modificados, enquanto as lanternas ganharam leds. Produzido nos EUA, o novo BMW X5 ainda não teve seu preço revelado.

* Redação/Fast Driver.

>>> MARRUÁ MILITAR

Agrale Marruá AM 20 foi destaque na FIDAE 2010, importante feira militar da América Latina.
A Agrale, única montadora 100% brasileira, participou da 16ª Feira Internacional do Ar e Espaço 2010 (FIDAE) e exibiu o veículo Agrale Marruá AM 20 4x4, utilitário desenvolvido para aplicações militares. Importante evento de negócios destinado às áreas de defesa, aviação civil-comercial, tecnologia espacial e aeroportuária da América Latina, foi realizado entre os dias 23 a 28 de março em Santiago, no Chile.


Especialmente projetado para atender às necessidades das Forças Armadas, testado e aprovado por diversas instituições militares, o Agrale Marruá AM 20 4x4 é um veículo para transporte de tripulantes ou carga de 750 kg com capota removível e carroceria metálica com teto de vinil. Fabricado de acordo com rigorosas especificações, destaca-se por suas capacidades técnicas e versatilidade. O modelo possui motor MWM Sprint 4.07 TCA, com potência de132 cv e torque máximo de 340 Nm, amplo curso da suspensão - com ângulos de ataque de 62º e de saída de 40º, que garantem maior resistência e desempenho.

O Agrale Marruá AM 20 é equipado com farol comboio, que proporciona ao motorista da viatura da frente (olhando pelo retrovisor) estimar a distância que o veículo da retaguarda está localizado e dispositivo corta-fios, entre outros equipamentos exclusivos. Com foco na simplicidade de manutenção, é constituído de componentes consolidados no mercado automotivo e facilidade na reposição de peças. O modelo reduz o custo de operação logística das equipes militares, superando os mais diversos desafios e oferecendo confiabilidade em todos os tipos de operações.


A FIDAE 2010, além da área aeroespacial, contou também com a de defesa terrestre e marítima. O evento recebeu mais de 120 mil pessoas e reuniu expositores de cerca de 43 países, alguns dos principais fabricantes das indústrias de defesa mundial e brasileira, representados por delegações oficiais, diplomatas e outras autoridades.

O Brasil, por intermédio da Associação Brasileira das Indústrias de Matérias de Defesa e Segurança (ABIMDE), foi representado pela Agrale, juntamente, com 8 outras empresas associadas e fornecedores de materiais de defesa.

* Press Release/Agrale S.A.