terça-feira, 24 de dezembro de 2019

>>> BOAS FESTAS!


Kombi & Cia deseja a todos um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO!

***

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

>>> VÍDEO DA SEMANA



Parada de Natal em Hannover, na Alemanha...

***

domingo, 22 de dezembro de 2019

>>> AMAROK 2020


Volkswagen Amarok 2020 chega às concessionárias

A linha 2020 da Volkswagen Amarok, a picape mais tecnológica do segmento, está chegando às revendas com novidades, entre alterações estéticas e mudanças de equipamentos.


A versão topo de linha, Amarok V6 Extreme, passou por modificações na dianteira e conta com um novo defletor, pintado na cor da carroceria. A Amarok V6 Highline traz agora de série novas rodas “Rawson” de liga leve com 18 polegadas. Opcionalmente, a Highline também pode vir equipada com rodas “Milford” de liga leve, com 19 polegadas – opção disponível também para a versão Highline 2.0 biturbo.

Item de série nas versões Comfortline, Highline, V6 Highline e V6 Extreme, o pacote do protetor da caçamba passa a incorporar agora o protetor antifurto do estepe, com cinco níveis de proteção. O protetor conta com chave segredo exclusiva e inviolável, tubo de aço de proteção para o cabo de aço para movimentação do pneu sobressalente, placa de proteção inferior para o suporte de fixação e maior resistência mecânica e à corrosão, para uma durabilidade ainda maior. O pacote do protetor de caçamba com protetor antifurto do estepe também é oferecido, como opção, para a Amarok SE.

Capota marítima e estribo

Um novo pacote opcional para todas as versões Comfortline e Highline reúne a capota marítima para a caçamba e os estribos laterais. A capota, que oculta e protege a carga, possui trava em alumínio, com mecanismo de abertura robusto e de fácil operação. A cobertura corre em trilhos laterais com rápido acoplamento, que garantem a agilidade ao abrir e fechar. O material da cobertura é uma lona especial com trama de alta resistência aperfeiçoada, com grande durabilidade. Para a versão Extreme, que já inclui os estribos de série, a capota marítima é oferecida individualmente como opcional.


Item muito valorizado pelo lado estético, o estribo dá ao veículo um visual de maior elegância nas laterais. Do ponto de vista funcional, os estribos facilitam o embarque e desembarque do motorista e passageiros. O acessório é feito de alumínio, resistente à corrosão e de alta durabilidade, e tem capacidade de carga para até 150 kg.

Linha completa

A linha Amarok 2020 é oferecida em seis versões, que vão da V6 Extreme à Amarok S, voltada para uso no trabalho. No topo da gama, a Amarok V6 Extreme e a V6 Highline contam com o motor 3.0 V6 de 225 cv e torque de 550 Nm – o mais potente do segmento, associado ao câmbio automático de oito marchas. Esse conjunto permite que a picape atinja 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 8 segundos – desempenho equivalente ao de veículos esportivos muito mais leves. A velocidade máxima é 190 km/h.

A Amarok V6 Extreme se destaca visualmente tanto pelo exterior como pelo interior. O modelo topo de linha conta com rodas “Talca” de liga leve com 20 polegadas de diâmetro, estribos laterais de série e santantônio esportivo. Na cabine, os bancos são revestidos em couro Nappa, os pedais têm capas esportivas cromadas e os tapetes são exclusivos. O sistema de informação e entretenimento inclui espelhamento de smartphone e tela de 6,33 polegadas. O volante multifuncional, com regulagem de altura e distância, inclui comandos para o sistema de infotainment e dá acesso às funções do computador de bordo da picape. Também traz as aletas (shift paddles) para mudanças de marcha.

As versões Comfortline e Highline automáticas (também com oito velocidades) contam com o eficiente motor quatro cilindros biturbo de 180 cv e 420 Nm de torque, que também equipa a SE, que tem câmbio manual de seis marchas. A versão S utiliza o motor turbodiesel de 140 cv e tem câmbio manual.

Dirigibilidade e segurança

Seja qual for a versão, a Amarok se caracteriza pela dirigibilidade e conforto, sobretudo em viagens. A suspensão garante um comportamento dinâmico muito próximo ao de um automóvel, com pouca inclinação nas curvas e uma direção extremamente precisa. A segurança é outro ponto alto em toda a linha e abrange desde a arquitetura do veículo aos sistemas auxiliares, como o controle eletrônico de estabilidade e tração, freios ABS com função off-road e sistema de frenagem pós-colisão.


O desempenho fora de estrada também é digno de nota: a Amarok conta com recursos que permitem enfrentar com desenvoltura caminhos bastante acidentados. Entre os destaques da picape da Volkswagen estão a capacidade de enfrentar rampas acentuadas mesmo com carga máxima e a administração da distribuição de força entre as quatro rodas, que facilita a condução em pisos escorregadios, lama e areia. Um recurso importante é o freio ABS off-road, que otimiza o comportamento do sistema antibloqueio das rodas em caminhos não asfaltados.

Engate removível para reboque com TSA

Todas as versões da Amarok trazem de série o engate removível para reboque, o qual incorpora o sistema de estabilização para reboque TSA (Trailer Stabilization Assist System).
Com o engate original de fábrica, o sistema de estabilização do reboque passa a atuar conjuntamente com o controle eletrônico de estabilidade (ESC). Se o reboque ou trailer começar a oscilar ou pendular com maior intensidade, o sistema reduz o torque do motor e freia as rodas da picape e do reboque – até a estabilização completa desse último, permitindo uma condução segura da Amarok. Equipada com o engate o removível, a Amarok V6 Highline pode tracionar carretas ou trailers, com freio próprio, de até 2.710 kg.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

>>> SPRINTER ELÉTRICA


Fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf celebra o início de produção da Sprinter elétrica

Fundadora do seu próprio segmento, a Sprinter está dando o próximo passo em direção ao futuro oferecendo ao mercado uma versão totalmente elétrica. Em 12 de dezembro de 2019, a fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf comemorou o início da produção da eSprinter com um evento para colaboradores e convidados de honra, como Armin Laschet, ministro-presidente do estado da Renânia do Norte-Vestfália, e Thomas Geisel, prefeito de Dusseldorf. Como anfitrião, o Dr. Armin Willy, chefe da fábrica de Dusseldorf, recepcionou a todos, assim como Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Vans, e Ingo Ettischer, chefe de Operações da Mercedes-Benz Vans.


A Empresa iniciou a produção de suas vans de sucesso mundial em Dusseldorf no ano de 1962. Desde então, essa planta tem se desenvolvido continuamente até se tornar a principal fábrica da Sprinter em todo o mundo nos últimos anos, além de servir como referência para outros centros. A implementação de tecnologias e métodos de fabricação voltados ao futuro, assim como os consistentes testes, beneficiam toda a rede de produção da Mercedes-Benz Vans.

Mais de 4,6 milhões de veículos foram produzidos em Dusseldorf até hoje. Desde 2018, a fábrica assumiu também a produção da nova Sprinter, com mais de 200.000 unidades produzidas. Agora, a eSprinter totalmente elétrica representa o início de uma nova era, um passo para o futuro da fábrica e também para a própria Mercedes-Benz. 

Ao longo dos últimos anos, antes mesmo da produção da nova Sprinter e de variações do sistema de propulsão, a Mercedes-Benz Vans investiu um total de 330 milhões de euros na expansão técnica da fábrica, levando em consideração o fato de que, no futuro, a produção de veículos com propulsão convencional e totalmente elétrica será feita em uma única linha. O resultado será uma enorme flexibilidade e a capacidade de satisfazer os requisitos tanto do mercado quanto de clientes.

Além dos investimentos em sistemas de produção, a Empresa também tem investido fortemente no treinamento básico e avançado dos colaboradores. Desde que a decisão de construir a eSprinter em Dusseldorf foi tomada, a planta se tornou o centro de competência para propulsão elétrica e desenvolveu o conhecimento necessário para seus profissionais. Mais de 2.400 colaboradores já foram treinados para manusear e montar as tecnologias de alta tensão. 

Produção sustentável para uma rentabilidade sustentável

A Mercedes-Benz Vans aposta na sustentabilidade não apenas dos produtos que ela eletrifica e otimiza de forma consistente, mas também da própria fabricação. O objetivo é alcançar uma produção neutra de CO2 até 2022. Para isso, várias medidas foram iniciadas como parte da chamada estratégia de produção verde. A compra de energia na unidade de Dusseldorf também tem mudado consistentemente para energia verde e, a partir de 2022, a energia elétrica será adquirida apenas a partir de fontes 100% renováveis. 


No momento, novos sistemas de mobilidade, como o serviço interno de fretamento, estão sendo implementados em Dusseldorf. Além disso, desde 2012, a unidade já é uma fábrica sem papel e está confiando cada vez mais em veículos movidos a célula de combustível guiados automaticamente. Todas essas medidas se complementam e promovem a rápida realização dos ambiciosos objetivos estabelecidos pela própria fábrica, de fazer uma contribuição duradoura para a proteção do clima. 

Flexibilidade para diversas aplicações na mobilidade urbana

A eSprinter visa cobrir uma ampla variedade de aplicações na mobilidade urbana. Assim, o modelo está sendo inicialmente oferecido como um furgão de teto alto e PBT - peso bruto total de 3.500 kg. O volume máximo de carga é de 10,5 m3, o mesmo da Sprinter com motor de combustão. Semelhante ao modelo de entrada com motor a diesel, a propulsão elétrica na eSprinter aciona as rodas dianteiras com uma potência de 85 kW e um torque máximo de até 300 Nm.

Um conceito flexível de carga útil e bateria permite a adaptação às necessidades individuais para uso prático. Assim, o cliente pode escolher entre três ou quatro unidades de bateria. Com a capacidade de bateria de 55 kWh, a autonomia do veículo é estimada em 168 quilômetros, com carga máxima de 891 kg. 

Uma segunda opção de bateria leva em consideração outras prioridades nos parâmetros de uso: três ao invés de quatro unidades de bateria, com uma capacidade de 35 kWh, permitem uma autonomia de cerca de 115 km. Por outro lado, a carga máxima aumenta em cerca de 140 kg para quase 1.040 kg. A função integrada de carregamento rápido oferece mais flexibilidade: 80% da capacidade da bateria podem ser recarregados em 30 minutos. A velocidade máxima pode ser definida para 80 km/h, 100 km/h ou até mesmo 120 km/h, caso a velocidade seja essencial.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

>>> LINK DA SEMANA


Galeria da página 'Save The Wagons' apresentando o único Ford Galaxie Ambulância fabricado e utilizado pela Ford do Brasil...

***

>>> SUPERÔNIBUS


Volkswagen faz pré-lançamento do superônibus 22.280 ODS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia sua família de ônibus: o Volksbus 22.280 ODS faz sua primeira demonstração como integrante do portfólio de chassis da marca. Com a maior capacidade técnica do mercado brasileiro, o superônibus pode levar 22 toneladas, o que representa cerca de 115 passageiros, e seu encarroçamento pode alcançar 15 metros.


O chassi atende sob medida às operações de alta demanda: ele combina o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais e ainda reduz o custo operacional versus outros veículos maiores, como é o caso dos articulados, por exemplo.


O Volksbus 22.280 ODS foi projetado para oferecer o melhor custo-benefício, já que reduz o consumo de combustível em relação com outros carros de alta demanda e amplia o conforto e a segurança de passageiros e clientes.

A novidade traz suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, principalmente em terrenos de pavimentação acidentada, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF seis marchas.


A receita de sucesso do novo Volksbus 22.280 ODS é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação.

A família Volksbus é projetada para combinar conforto a bordo e custo-benefício em operações de variadas demandas e sazonalidades, reunindo desde micros até veículos de maior capacidade.

* Press Release/MAN Latin America.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

>>> GALERIA #0050


Volkswagen Bus Double Cab (1960)












***

>>> LINHA 2020


Linha 2020 da picape Nissan Frontier chega às revendas

A picape Nissan Frontier chega à linha 2020 com novidades. O utilitário fabricado na unidade industrial da Nissan na América do Sul, localizada em Córdoba, Argentina, ganha novas opções de rodas, grafismos e protetor de caçamba, além do sistema para pagamento automático por adesivo “Sem Parar” de série. Os preços começam em R$ 140.900, na versão S com câmbio manual, e vão a R$ 197.990, na opção mais completa, a LE.



Com “certificado de cidadania” do Mercosul, a Nissan Frontier é vendida em quatro versões – S 4x4, Attack 4x4, XE 4x4 e LE 4x4 –, que trazem equipamentos de tecnologia inéditos no segmento, como a Visão 360º e o teto solar, e itens como o novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, Android Auto e Apple Carplay, sistema Isofix, seis airbags, entre outros, com opções de câmbio manual e automático. O motor 2.3 turbodiesel equipa todas as versões, mas pode ter uma ou duas turbinas, o que faz a potência ser de 160 cavalos ou 190 cavalos.


Para a linha 2020, as versões S, Attack e XE ganham rodas com novos desenhos. A topo de linha LE passa a contar com protetor de caçamba, moldura lateral e adesivos 4x4 na parte traseira. Outra novidade da versão mais completa são os frisos laterais das portas.


Todas as novas versões 2020 passam a vir de fábrica com o sistema de pagamento automático “Sem Parar”. É o segundo modelo da linha Nissan no Brasil a disponibilizar a facilidade – o primeiro foi o 100% elétrico Nissan LEAF. Com o acordo com a empresa pioneira no mercado de pagamento automático de pedágios, estacionamentos e abastecimento, a Nissan reforça o conceito de Mobilidade Inteligente da marca e a constante busca por proporcionar facilidades aos clientes.



Com o adesivo Sem Parar já instalado de série, o cliente que optar pela ativação do serviço poderá utilizá-lo para pagamentos em pedágios, em mais de 650 postos de abastecimento (entre as redes Shell e Petrobras), mais de 1.400 estacionamentos de aeroportos, shoppings, hotéis, centros comerciais, além de 330 drive-thrus e 150 lava-rápidos, reduzindo o tempo para o proprietário da Frontier, já que não será necessário enfrentar em filas.

Ao escolher ativar o serviço, o cliente Nissan Frontier poderá escolher entre dois planos:

- “NA CIDADE”, que é voltado para quem se desloca mais dentro da cidade, conta com gratuidade em 12 mensalidades e, a partir do 13º mês, terá um desconto de 10% sobre a mesma, pagando somente R$ 13,41 por mês. O serviço é disponível para pagamento de estacionamentos, drive- thru, lavagem de automóvel e abastecimento. Caso o cliente deste plano utilize o serviço de pedágio, haverá cobrança da taxa única de R$ 14,90 de roaming no mês de utilização do serviço.



- “EM TODO LUGAR”, direcionado a quem viaja regularmente, contará com gratuidade em 04 mensalidades e, partir do 5º mês, terá um desconto de 10% sobre a mesma, pagando somente R$ 25,11 por mês. O serviço é disponível para pagamento de estacionamentos, drive-thru, lavagem de automóvel, pedágio ilimitado sem cobrança adicional e utilização imediata de abastecimento para a forma de pagamento cartão de crédito. Na opção débito, a funcionalidade de abastecimento inicialmente não estará disponível.

* Press Release/Nissan do Brasil.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

>>> IMAGEM DA SEMANA


1991 Toyota LiteAce 4WD.

***

>>> PARCERIA ELÉTRICA


Primeiro caminhão elétrico da joint venture Iveco e Nikola será lançado em setembro de 2020

Uma das características das empresas italianas é a agilidade para tomadas de decisões e depois a execução do planejado. Apenas três meses depois de anunciar a joint venture com a Nikola Motors (Startup norte-americana que está desenvolvendo diversos veículos elétricos e com maior foco em caminhões), o primeiro protótipo com as assinaturas de Iveco, FPT e Nikola já foi apresentado. O plano é fazer o lançamento no Salão do Hannover (IAA Commercial Vehicles), que ocorrerá entre 24 e 30 de setembro em Hannover, na Alemanha.


A parceria entre as duas empresas, que conta com investimento de US$ 250 milhões do Grupo CNH Industrial (dono das marcas Iveco, FPT, New Holand, Case, entre outras), prevê o desenvolvimento e a produção de caminhões elétricos e célula de hidrogênio. A tecnologia de eletrificação ficará por conta da Nikola, e o chassi, a distribuição e o pós-venda, com a Iveco.

O objetivo do grupo é acelerar a competição no mercado de transporte de carga com baixo índice de emissões, especialmente para os mercados da Europa e Estados Unidos. Para o Brasil, ainda não há perspectiva dentro dos próximos anos.

* Marcos Villela/Transporte Mundial.

>>> NOVO COUNTRYMAN ALL4


Novo MINI John Cooper Works Countryman ALL4 inicia vendas no País

O novo MINI John Cooper Works Countryman ALL4 inicia as vendas nas concessionárias autorizadas da marca no País, por R$ 239.990,00. Produzido em Born, na Holanda, o crossover oferece toda a versatilidade de um utilitário esportivo aliado ao seu visual exclusivo, tecnologia e conectividade e o tradicional "go-kart feeling" elevado aos mais altos níveis de dinâmica de condução e prazer em dirigir nesta versão esportiva. Sua suspensão esportiva com amortecedores ajustáveis eletronicamente consegue ainda deixar o veículo perfeito para o uso diário e familiar, proporcionando o melhor da esportividade e do uso diário, de acordo com a necessidade de uso e momento do cliente.


O maior e mais versátil integrante da fabricante britânica é caracterizado por seu visual que mistura linhas harmoniosas e atléticas, com amplo espaço na cabine sem perder as proporções típicas de um MINI. Na dianteira, o emblema John Cooper Works aparece na grade trapezoidal em colmeia com moldura vermelha, enquanto os faróis de linhas arredondadas e ligeiramente assimétricas são características típicas da marca.


As amplas tomadas de ar no para-choque e as faixas no capô completam o visual frontal marcante e inconfundível. As linhas horizontais dominam a parte traseira, com o conjunto óptico disposto verticalmente, lanternas de neblina, spoiler traseiro, barras no teto e dupla ponteira de escapamento que fornece um contraste irresistível.


O MINI John Cooper Works Countryman ALL4 oferece um comportamento dinâmico e surpreendente. O modelo é equipado com o novo propulsor 2,0 litros TwinPower Turbo, 4 cilindros, com 306 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.250 rpm e 450 Nm de torque disponível já em baixas rotações, de 1.750 rpm a 4.500 rpm. A transmissão automática Steptronic esportiva oferece oito marchas com Launch Control. Desse modo, esse conjunto mecânico moderno e distinto permite ao crossover acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h.


Já o novo sistema de tração nas quatro rodas ALL4 está mais divertido e eficiente, reagindo com rapidez e precisão em diferentes situações de dirigibilidade. Ele é composto por um diferencial dianteiro mecânico (torsen), um eixo de transmissão direcionado ao eixo traseiro e uma embreagem controlada eletronicamente capaz de enviar a dose exata de tração para as rodas traseiras quando necessário.


O controle eletrônico do sistema está conectado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (DSC), que detecta a necessidade de demanda de distribuição de força desde o início. Assim, a tração ALL4 é capaz de otimizar a tração e a estabilidade em condições adversas e sobre qualquer tipo de superfície assim como agilidade em curvas.


Por dentro, o MINI John Cooper Works Countryman ALL4 esbanja mesmo visual único e exclusivo da carroceria, misturando tecnologia, esportividade e conectividade. Apesar do estilo esportivo, o modelo não abre mão do conforto na cabine, que cresceu em termos de espaço interno em relação a geração anterior e oferece um generoso espaço para a cabeça, ombros e pernas dos ocupantes. Além disso, o habitáculo lança mão de uma série de porta-objetos, tornando o veículo mais versátil e funcional. 


Logo ao se aproximar do veículo, o sistema Comfort Access permite ao condutor controlar a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade da chave. Ao abrir a porta do motorista, o esportivo projeta o logotipo MINI no solo — um convite para desfrutar de tudo que um MINI pode oferecer. Revestidos em couro Alcântara na cor preto carbono, os bancos esportivos com ajuste de altura nos assentos dianteiros seguram com firmeza e segurança o corpo do motorista mesmo nas curvas mais extremas, sem perder o conforto. Já o volante John Cooper Works em couro oferece uma empunhadura perfeita, botões multifuncionais e paddleshifts.


O modelo se destaca ainda por sua tecnologia embarcada. O sistema MINI Connected e MINI Connected XL oferece um conjunto de funcionalidades e ainda é conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real por meio do Pacote Connected Navigation Plus, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.


O sistema de navegação e entretenimento é visualizado por meio da tela multimídia touch-screen circular com 8,8 polegadas e pode ser controlado pelo MINI Touch Controller. Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no modelo é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).


O modelo oferece as seguintes opções de cores externas: Cinza Moonwalk (pintura básica); Branco Light, Vermelho Chili e Preto Midnight (pinturas clássicas); Preto Enigmatic e Verde Rebel (pinturas especiais); e Cinza Melting, Cinza Thunder e Azul Island (cores modernas e tendências atuais). Elas podem ser combinadas com duas tonalidades no teto, preto ou vermelho. Em relação às dimensões, o modelo tem 4.299 mm (comprimento), 1.822 mm (largura), 1.557 mm (altura) e 2.670 mm (entre-eixos). O porta-malas comporta 450 litros e o peso líquido é de 1.600 quilos.

* Press Release/BMW Group.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

>>> VÍDEO DA SEMANA




Motorhome da fabricante alemã Niesmann-Bischoff, modelo Flair 920 LW, montado sobre o chassi de um Iveco Daily...

***

>>> CAMINHÃO DO ANO


Jornalistas europeus elegem o Novo Actros como Caminhão do Ano

Jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus participaram da votação que elegeu o Mercedes-Benz Actros o Caminhão do Ano pela quinta vez. A história de sucesso dessa linha teve início em 1997, logo após o lançamento da primeira geração. A seguinte também trouxe o prêmio para a Empresa. E com um total de nove vitórias, a Mercedes-Benz agora é a marca de maior sucesso na concorrida disputa pelo prêmio de Caminhão do Ano. O júri do International Truck of the Year (ITotY) vota com base em avanços tecnológicos inovadores.


O Prof. Dr. Uwe Baake, chefe mundial de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks, recebeu esse prestigiado prêmio durante a Solutrans 2019, salão internacional de soluções em transporte rodoviário e urbano que foi realizado este mês em Lyon, na França.

De acordo com as regras da premiação, o título é direcionado ao caminhão que trouxe mais contribuições e que se destacou em inovações no transporte rodoviário quanto à economia, emissões, segurança, dirigibilidade e conforto. O top de linha da Mercedes-Benz acumulou pontos principalmente por seu valor agregado: a maioria das inovações foi desenvolvida visando proporcionar avanços para os motoristas, clientes e à sociedade como um todo.

O Novo Actros responde com excelência a demandas como segurança, eficiência e conforto. E faz isso com vários recursos inovadores, como, por exemplo, o painel digital, a MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores externos, e os sistemas de segurança ativa, como a 5ª geração do Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist).


Os jornalistas participantes do International Truck of the Year (ITotY) elogiaram muito o piloto automático preditivo (Predictive Powertrain Control - PPC), que identifica a topografia e acelera ou diminui a velocidade sozinho, buscando a estratégia de troca de marcha mais eficiente.

O presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini, resumiu os votos de todos os colegas: "Com o Novo Actros, a Mercedes-Benz lançou um caminhão altamente moderno para as nossas estradas, que prepara o terreno para que se possa atingir a condução autônoma no futuro".

Na cerimônia de premiação, o Prof. Dr. Uwe Baake afirmou: "Estamos muito orgulhosos e felizes com o fato de que o júri do Caminhão do Ano tenha reconhecido os nossos esforços de anos. Agradeço em nome da Empresa e da equipe inteira. Isso realmente nos incentiva a continuar dando tudo de nós e a atingir os mais altos padrões de desenvolvimento para nossos caminhões, especialmente quando se trata dos tópicos orientados ao futuro da eletromobilidade, direção autônoma e digitalização em nosso setor ".

Novo Actros chegará ao mercado em 2020

Lançado em outubro deste ano, o Novo Actros, desenvolvido para as estradas brasileiras, chegará ao País em 2020. Este é o primeiro caminhão digital do Brasil e também o mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do mercado.


Muito mais do que um moderno e avançado caminhão, esse extrapesado traz um novo sentido ao termo Transporte Responsável, que é o de pensar na segurança e também na economia de combustível, que, como consequência, tem impacto positivo no meio ambiente, contribuindo assim para o início de uma transformação em todo o ecossistema de transporte.

*Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> EQUINOX MIDNIGHT



Equinox Midnight estreia com o inédito motor 1.5 turbo


Além da sofisticação, o Equinox ficou conhecido pela excepcional performance do motor 2.0 Turbo de 262 cavalos. Para a linha 2020, o SUV de médio porte da Chevrolet passa a oferecer mais uma opção de motorização. É a 1.5 Turbo, para quem busca o melhor balanço entre desempenho e eficiência energética, principalmente em trechos urbanos.



A novidade mecânica estreia com a versão especial Midnight, de acabamento interno e externo todo escurecido, dando um toque esportivo e customizado ao modelo. O preto predomina. Aparece na pintura da carroceria, na grade frontal, nas máscaras das luzes auxiliares, nas rodas aro 19. Os tons metálico, brilhante e fosco se misturam para tornar o conjunto mais harmonioso. Até a gravata Chevrolet recebeu cobertura diferenciada. Já o conteúdo é baseado no da versão LT, com destaque para o banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado “dual zone” e faróis de xenônio.


O novo motor 1.5 Turbo está disponível também para a versão topo de linha Premier, que soma diversos itens de segurança, como sistemas autônomos de detecção de pedestre com auxílio de frenagem e de permanência na faixa - com alerta tátil no banco. Teto solar elétrico panorâmico, sistema de som premium, partida por controle remoto e acionamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento fazem parte dos itens de conveniência. Já a tração integral (AWD) com assistente de declive é outra exclusividade da versão, ofertada também na configuração 2.0 Turbo.


“O Equinox 2.0 Turbo é o líder de vendas em sua faixa de potência. O modelo 1.5 Turbo estreia com o mesmo nível de conteúdo e marca o ingresso do SUV da Chevrolet na porção mais procurada pelo consumidor”, destaca Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Performance com eficiência energética

O Equinox é atualmente o carro de passeio mais vendido da Chevrolet no mundo, enquanto as configurações 1.5 Turbo representam cerca de dois terços do mix global em virtude do balanço entre performance e eficiência energética que este motor oferece.


No Brasil, o Equinox 1.5 Turbo desenvolve 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de força, números superiores aos dos principais rivais. O SUV de médio porte da Chevrolet se destaca ainda em performance. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 9,2 segundos.


Além de surpreender pela agilidade no trânsito, o Equinox 1.5 Turbo também chega como referência em economia. De acordo com dados do Inmetro, o modelo percorre com gasolina no tanque 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade – médias até 8,3% melhores que o modelo 2.0 Turbo, que é equipado com transmissão automática de nove marchas de trocas rápidas e bastante suaves.


A linha 2020 do Equinox estreia nas concessionárias da Chevrolet a partir do início do próximo ano em quatro configurações, divididas em três níveis de acabamento (LT, Midnight e Premier), duas opções de motorização (1.5 Turbo e 2.0 Turbo) e duas de tração (FWD e AWD).

Design atlético, interior espaçoso e muita tecnologia

O Equinox é um utilitário esportivo caracterizado por um design atlético, robusto e refinado, com o conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. São 4.652 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.697 mm de altura.


Destaca-se o excelente espaço interno. Tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores e o mais bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos, pensados para a máxima ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central, trazendo mais conforto e espaço.


O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos.

O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.

Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.


O Equinox é a vitrine tecnológica da Chevrolet no Brasil e o modelo mais completo em sua categoria em relação a conforto, segurança, desempenho e conectividade.

Veja a lista dos itens disponíveis para o SUV, por categoria:

Segurança

-Airbag duplo, lateral e de cortina;

-Alerta de colisão frontal;
-Alerta de movimentação traseira;
-Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina;
-Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro;
-Alerta vibratório de segurança no banco do motorista;
-Assistente de permanência na faixa;
-Faróis Full LED com faixo alto inteligente;
-Frenagem automática de emergência;
-Indicador de distância do veículo à frente;
-Indicador de vida útil do óleo;
-Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

Conforto e conectividade

-Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento;

-Controle de velocidade em declive;
-Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto;
-Banco do motorista com 2 memórias de posição;
-Câmera de ré com linhas-guia;
-Carregador wireless para smartphone;
-Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave;
-Sistema de estacionamento semi-automático para vagas paralelas e perpendiculares;
-Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico;
-Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", navegador integrado, Android-Auto e Apple CarPlay;
-Tecnologia de telemática avançada OnStar;
-Partida sem chave ou por controle remoto;
-Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade;
-Sistema de redução de ruído externo.


* Press Release/GM do Brasil.