sexta-feira, 28 de junho de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> BYD SONG L DM-i


BYD Song L DM-i: SUV híbrido plug-in maior que o Song Plus é revelado

E o cronograma de novidades da BYD segue a todo vapor. As primeiras fotos oficiais do BYD Song L DM-i, o aguardado SUV híbrido plug-in de médio porte da fabricantes chinesa, finalmente foram reveladas no novo catálogo de carros do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.


O Song L DM-i segue a identidade visual da BYD, chamada de "Dragon Face". Seu design externo lembra bastante o do sedã Qin L, lançado recentemente. A dianteira traz uma grade frontal imponente em preto, que remete à "boca de um dragão", além de faróis LED afilados e uma entrada de ar trapezoidal.

Para reforçar o aspecto robusto, as caixas de roda contam com acabamento em plástico. Outras características são as maçanetas retráteis e os vidros traseiros escurecidos. Na parte de trás, o Song L DM-i adota as lanternas traseiras características da BYD, com um padrão de nó chinês integrado. O novo SUV da BYD também conta com um spoiler no teto e suspensão traseira independente.


O BYD Song L DM-i se posiciona no segmento de SUVs médios. Ele tem 4.780 mm de comprimento, 1.898 mm de largura, 1.670 mm de altura e 2.782 mm de entre-eixos. Para efeito de comparação, o já conhecido Song Plus DM-i (chamado de Seal U em alguns mercados) é ligeiramente menor, com 5 mm a menos de comprimento e 8 mm a menos de largura. Apesar da proximidade no tamanho, o Song L DM-i oferece um interior espaçoso, com duas fileiras de bancos e configuração 2+3.

O Song L DM-i é equipado com a quinta geração do sistema híbrido plug-in da BYD, que chamou a atenção por sua alta eficiência. Sob o capô, um motor a combustão 1.5L aspirado de 99 cv (74 kW) combinado a um motor elétrico de 215 cv (160 kW). A bateria é de lítio (LFP) é a mesma utilizada por outros híbridos da marca - a BYD ainda não revelou as capacidades.

Vale lembrar que o sistema DM-i de quinta geração da BYD possui uma impressionante eficiência térmica de 46,06%, o que resulta em um consumo médio de combustível de 2,9 L/100km (34,4 km/l) e uma autonomia combinada que pode chegar a 2.100 km.

O BYD Song L DM-i está pronto para chegar ao mercado chinês no segundo semestre deste ano. Seu preço inicial deve ficar na faixa de 120.000 a 130.000 yuans (aproximadamente R$ 88.000 a R$ 96.000).

Com design moderno, interior espaçoso e tecnologia híbrida plug-in de última geração, o BYD Song L DM-i promete ser uma forte opção no mercado de SUVs médios eletrificados. Como as especificações completas ainda não foram reveladas, nem a estratégia de mercado, ainda teremos que esperar para ver as possibilidades internacionais desse modelo, que tem porte muito próximo ao do já conhecido Song Plus DM-i.

* Julio Cesar/InsideEVs.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

>>> GALERIA #0119


Jeep CJ-7 Renegade (1985)















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>>> VOLVO NA COLETA


Curitiba inicia testes com caminhão elétrico Volvo na coleta de lixo

A ação está sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte das análises para redução das emissões de CO2 dos veículos de serviços da cidade. Um caminhão Volvo FM Electric estará em operação na frota da Cavo, empresa do grupo Estre, que faz a coleta de resíduos da capital paranaense.


O teste em Curitiba vai durar três meses. O caminhão é um Volvo FM Electric 4×2 rígido, dotado de dois motores elétricos que combinados geram 450 cv e quatro baterias de 360 kWh de energia total. Implementado com um compactador de lixo de 15 metros cúbicos, o veículo tem autonomia de até 150 quilômetros. Após sua jornada diária, receberá recarga elétrica no pátio da Cavo. “Caminhões elétricos são muito adequados para a coleta de resíduos. Com zero emissões e baixo ruído, contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental”, afirma Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo.

O uso de caminhões elétricos traz ganho ambiental significativo. Comparando com uma unidade equivalente a diesel, que roda anualmente cerca de 50 mil quilômetros por ano, um caminhão elétrico deixa de consumir aproximadamente 20 mil litros de combustível, evitando a emissão de 60 toneladas de CO2. “O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído”, observa Mildenberg. Segundo a Anfir (Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários), no ano passado foram emplacados perto de 900 unidades de caminhões com compactadores de lixo no País.

O Volvo FM Electric é produzido na matriz da marca na Suécia. No entanto, boa parte do projeto mecânico, elétrico e hidráulico foi desenvolvido pelos engenheiros da marca no Brasil. O conceito inclusive facilita a instalação dos implementos. Com a tomada de força conectada diretamente na caixa de câmbio I-Shift, a renomada transmissão da Volvo, o FM é o modelo elétrico mais versátil para a implementação de compactadores, com ainda mais duas possibilidades de ligação da tomada de força – em um motor elétrico adicional ou em uma tomada elétrica externa.


Totalmente preparado de fábrica para este segmento e adaptado à NR34, a norma oficial que regulamenta os equipamentos para transporte de resíduos urbanos no Brasil, o veículo é supermoderno, com uma ampla e robusta cabine onde convivem confortavelmente o motorista e mais três pessoas da equipe de limpeza. Com suspensão a ar nos dois eixos, tem freios regenerativos, com dispositivos que transformam a energia da frenagem em energia elétrica para carregar as baterias e mover o caminhão.

Como todos os veículos da marca, o Volvo FM Electric está repleto de itens de série para garantir mais segurança. “É com certeza o caminhão elétrico para lixo mais seguro do Brasil”, diz Rafael Erbano, engenheiro de vendas da Volvo. O veículo tem sistema de câmera de monitoramento traseiro, que expande a visão para o motorista. Está equipado também com uma avançada tecnologia que detecta e informa o condutor sobre a presença de pedestres e ciclistas. Possui ainda airbag, controle de estabilidade e de tração, detector de sonolência, cabine com célula de sobrevivência e faróis de Led. Além disso, tem incorporados o piloto automático com adaptação da velocidade ao veículo à frente, e frenagem de emergência em caso de risco de colisão.


Outra importante modernidade instalada no caminhão é o Avas, sistema de alerta sonoro criado pela Volvo. Por conta do absoluto silêncio dos motores, a engenharia da marca concebeu eletronicamente vários sons para alertar os pedestres e aumentar a segurança no entorno do veículo. Por meio de autofalantes, esta tecnologia emite discretos sons quando o veículo está parado, arrancando, acelerando, desacelerando ou em marcha ré.

O compromisso da Volvo é reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. Para isso, avança em três frentes distintas: motores a combustão que utilizam combustíveis cada vez mais renováveis, veículos 100% elétricos e veículos elétricos a célula de hidrogênio. Líder em caminhões elétricos pesados na Europa, com 47% de participação, desde 2023 a marca passou a oferecer esses veículos também no Brasil, em caráter experimental.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2014 Honda Civic Tourer

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>>> CARREGAMENTO ULTRARRÁPIDO


CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentam protótipo de ônibus elétrico com bateria de carregamento ultrarrápido

CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciaram na semana passada os primeiros testes em operação real de um protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com Nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial. A grande vantagem desse tipo de tecnologia é permitir uma recarga ultrarrápida, em que se pode atingir a autonomia máxima do veículo com apenas 10 minutos, maior segurança, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.


A CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e a japonesa Toshiba, trabalharam por seis anos em cooperação para desenvolver a tecnologia de óxidos mistos de Titânio com adição de Nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, conhecida como NTO. Na sequência, em 2021, o projeto expandiu com a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos na América Latina, o que permitiu a aplicação desta bateria inovadora em um ônibus elétrico através do desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento térmico, energético e carregamento ultrarrápido.


“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de Nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica Ricardo Lima, CEO da CBMM.


Toda essa tecnologia entra em validação e aperfeiçoamento com a aplicação na operação real da CBMM, em que o veículo vai rodar diariamente numa rota fixa, com a recarga no pantógrafo prevista no início ou fim do trajeto. A operação fornecerá dados ??tanto sobre as características da bateria NTO quanto do veículo, com o objetivo de sinalizar ajustes necessários para futura comercialização.

“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.


Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus tem autonomia estimada em 60 quilômetros, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW. Está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kWh. Entre as vantagens deste sistema, a estrutura do ânodo de NTO permite suportar a recarga ultrarrápida e possibilita uma operação em temperaturas mais amenas, o que aumenta a vida útil da bateria, a segurança e gera uma redução no consumo de energia pela menor demanda por arrefecimento do sistema.


O período de testes é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, deve expandir para uma pequena frota destinada à essa validação. Nesta fase, todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de seu comportamento e para assim alimentar os processos de melhoria e desenvolvimento da tecnologia. Somente após essa fase, será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. Com relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que esteja disponível no mercado em 2025.

* Press Release/Grupo VWCO.

terça-feira, 25 de junho de 2024

>>> SUPERPICAPE ELÉTRICA


F-150 Lightning SuperTruck é superpicape elétrica de 1.400 cv em busca de recordes

Depois do primeiro teaser, a Ford Performance revelou mais detalhes da F-150 Lightning SuperTruck, superpicape elétrica que desafiou a famosa Subida da Montanha de Pikes Peak no Colorado, EUA, no domingo, 23 de junho. A prova foi acompanhada ao vivo e gratuitamente no YouTube. No ano passado, a marca conquistou vários recordes com outro protótipo elétrico, a SuperVan 4.2.


A F-150 Lightning SuperTruck foi projetada pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca, em parceria com a preparadora STARD – Stohl Advanced Research and Development, fundada pelo piloto austríaco Manfred Stohl – para enfrentar as condições extremas de Pikes Peak. Além da aerodinâmica avançada, que gera 2.700 kg de “downforce” a 240 km/h, ela tem motores elétricos otimizados para performance de pico.

O trem de força da SuperTruck é composto por três motores STARD UHP de seis fases e células de polímero de lítio NMC (níquel, manganês e cobalto) de ultra-alta performance, que geram uma potência de mais de 1.400 cv.


Para otimizar a aerodinâmica, ela conta com asa dianteira, dutos nos faróis, dutos e persianas no capô, difusores dianteiros e laterais, difusor e asa traseira. O protótipo é equipado também com freios de carbono-cerâmica, rodas forjadas de magnésio com pneus Pirelli P-Zero e suspensão totalmente personalizada.

No volante da SuperTruck estava Romain Dumas, veterano e atual recordista geral de Pikes Peak, fazendo sua nona participação na prova e a segunda com a Ford Performance. O conhecimento e a experiência do piloto aumentam a confiança na busca de novos marcos.


Dando continuidade à parceria iniciada com a SuperVan 4.0, a STARD tem participação integral no desenvolvimento e construção do projeto e dos controles do trem de força da SuperTruck.

“Competir nas condições mais duras e desafiadoras faz parte da nossa pesquisa para produzir os melhores veículos para os nossos clientes. A F-150 Lightning SuperTruck é o exemplo mais recente desse trabalho”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance. “Nossa jornada ao topo da montanha é movida pelo compromisso de tornar todos os nossos veículos elétricos mais capazes, avançados e emocionantes.”


A Ford corre em Pikes Peak desde 1916, quando um Modelo T completou a subida de 4.300 metros em 28 minutos e 3 segundos.

* Press Release/Ford Motor Company.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

A história do Mercedes-Benz 608

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>>> NOVO BMW X3


O totalmente novo BMW X3

Com maior apelo esportivo, impacto visual e versatilidade do que nunca, o novo BMW X3 assume o manto versátil para uso diário, atividades de lazer e viagens no segmento principal da marca. Uma nova linguagem de design dá à quarta geração do Sports Activity Vehicle (SAV) uma presença exterior muito melhorada e uma aura de graça dinâmica. Materiais de alta qualidade, especificações muito mais generosas, digitalização avançada e o novo BMW iDrive com QuickSelect baseado no Sistema Operacional BMW 9 dão o tom para o ambiente premium dentro da cabine de design progressivo.


O prazer de dirigir, a segurança e o conforto em longas distâncias no novo BMW X3 também se beneficiam do ajuste excepcionalmente preciso da configuração geral do veículo e de uma ampla seleção de sistemas de direção e estacionamento semiautomáticos.





O novo BMW X3 anuncia grandes melhorias em eficiência e desempenho dinâmico com sua ampla linha de modelos. O portfólio de motorizações inclui não apenas motores a gasolina e diesel altamente eficientes, mas também um sistema híbrido plug-in de última geração que habilita o novo BMW X3 30e xDrive (consumos, ponderados e combinados: 24,0 – 22,3 kWh/100 km e 1,1 – 0,9 l/100 km [256,8 – 313,9 mpg imp]; emissões de CO 2 , ponderadas e combinadas: 26 – 21 g/km em ciclo WLTP consumo de combustível com bateria descarregada: 7,9 – 7,2 l/100 km [35,8 – 39,2 mpg imp; ] nas classes CO 2 : com bateria vazia G – F; combinada B) para atingir uma autonomia elétrica de 81 – 90 quilômetros (50 – 56 milhas) no ciclo WLTP. Com um aumento na potência de tração para 293 kW/398 cv e capacidades de desempenho dinâmico para eclipsar seus rivais, o novo modelo BMW X3 M50 xDrive M Performance (consumo de combustível, combinado: 8,3 – 7,7 l/100 km [34,0 – 36,7 mpg imp] ; emissões de CO 2 , combinadas: 189 – 175 g/km no ciclo WLTP, classe(s) G – F) oferece uma proposta convincente.



A aura de modernidade e a substância aprimorada do produto da nova edição fornecem a base ideal para adicionar outro capítulo à história de sucesso do BMW X3 – que começou há 20 anos. Desde o estabelecimento do segmento SAV na classe média premium, tem sido fundamental para o crescimento constante da popularidade dos modelos BMW X e, de fato, tornou-se o modelo mais vendido da marca em 2023. O novo BMW X3 será construído na BMW Grupo Plant Spartanburg (EUA) e Plant Rosslyn (África do Sul) utilizando um processo produtivo focado na conservação de recursos e circularidade. O seu lançamento no mercado terá início na Europa e nos EUA no quarto trimestre de 2024, avançando em vários outros mercados a partir de janeiro de 2025.

A nova linguagem de design

Uma nova linguagem de design para o exterior ajuda a dar à quarta geração do BMW X3 uma aparência geral quase monolítica, com proporções distintas do modelo BMW X. Superfícies de proporções generosas combinam-se com apenas algumas linhas bem definidas para produzir um exterior claramente estruturado que foi reduzido ao essencial. O novo BMW X3 é 34 milímetros mais longo que o seu antecessor, com 4.755 milímetros, enquanto a largura aumentou 29 milímetros, para 1.920 milímetros. Juntamente com a redução de 25 milímetros na altura do veículo, para 1.660 milímetros, e as vias mais largas, isto produz um visual muito poderoso e esportivo.


A grande grade do novo BMW X3 emite um ar de presença segura. A iluminação de contorno opcional BMW Iconic Glow forma uma linha contínua em torno de cada elemento da grade. As luzes de condução diurna, as luzes laterais e os indicadores de mudança de direção nos faróis LED são agora todos produzidos por fontes de luz sobrepostas em forma de L. Faróis LED adaptativos com farol alto matricial não ofuscante, funções de luz urbana e de luz de curva, além de detalhes de design azul estão disponíveis opcionalmente, assim como as luzes M Shadowline.


Saias laterais arrojadas e uma linha do teto que se estende até a traseira são as características distintivas da silhueta esportiva do novo modelo. As caixas das rodas proeminentemente alargadas criam a impressão de uma largura considerável na traseira. O vidro traseiro embutido é delimitado por um longo spoiler de teto e pelos defletores de ar laterais adjacentes. Todas as variantes do modelo, exceto o BMW X3 M50 xDrive, vêm com escapamentos integrados fora da vista no avental traseiro. A nova interpretação do gráfico característico em forma de T e uma barra horizontal acetinada com indicadores de mudança de direção integrados ajudam a dar às luzes traseiras uma aparência muito moderna.


É possível escolher entre um tom sólido e oito tons metálicos para a pintura externa do novo BMW X3, incluindo o novo acabamento Dune Grey metálico. Os modelos produzidos na fábrica do Grupo BMW em Spartanburg também estarão disponíveis com acabamentos de pintura BMW Individual, incluindo duas opções Frozen foscas e cintilantes, bem como mais de 15 acabamentos de pintura especial BMW Individual.

O novo BMW X3 é equipado de série com rodas de liga leve medindo 18 polegadas (BMW X3 30e xDrive: 19 polegadas), com uma seleção de itens de 20 e 21 polegadas também disponíveis como opções de fábrica. O pacote opcional M Sport cria uma aparência excepcionalmente dinâmica com recursos como rodas de liga leve M de 19 polegadas e detalhes de design personalizados para otimizar o fluxo de ar e o equilíbrio aerodinâmico. O pacote M Sport Pro baseia-se neste conteúdo adicionando, entre outras coisas, a iluminação de contorno Iconic Glow e freios M Sport com pinças pintadas de vermelho.

Ambiente esportivo e espaço generoso

A cabine do novo BMW X3 combina a robusta funcionalidade SAV com amplo espaço e um ambiente premium cheio de estilo individual. O BMW Curved Display, a BMW Interaction Bar, os volantes com aro de fundo plano e a nova alavanca seletora de marchas são os elementos que definem a versão moderna do cockpit do design característico da BMW focado no motorista. Outros destaques específicos do modelo incluem elementos de luz em cor contrastante no console central e nos painéis das portas. Este novo recurso de design está localizado na parte frontal das portas do motorista e do passageiro dianteiro, onde forma uma borda em torno dos botões de função, controladores de ventilação, saídas de ar e os robustos abridores de portas normalmente encontrados nos modelos BMW X.



O ambiente individual do interior anda de mãos dadas com generosas quantidades de espaço e versatilidade moderna. O espaço de carga pode ser aumentado de 570 para um máximo de 1.700 litros (BMW X3 30e xDrive: 460 – 1.600 litros). Um acoplamento de reboque que se estende e retrai eletricamente pode ser especificado como opção. A carga máxima permitida do reboque é de 2.500 kg, dependendo da variante do modelo.


O novo BMW X3 está equipado de série com bancos esportivos aquecidos e ajustáveis ​​eletricamente com novo design, estofados em Econeer, com superfícies e amortecimento feitos de material secundário. Os estofados em couro Veganza e BMW Individual Merino estão disponíveis como opção. Fazendo sua estreia em um modelo BMW está o painel de instrumentos Luxury opcional feito de poliéster reciclado com uma textura de malha de alta classe.

Híbrido plug-in

O sistema de propulsão do híbrido plug-in BMW X3 30e xDrive é composto por um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros associado a um motor elétrico integrado na transmissão Steptronic de oito velocidades. Eles unem forças para gerar uma potência de sistema de até 220 kW/299 HP.


Ajudado pela tecnologia BMW eDrive de última geração e pela recuperação adaptativa, o novo BMW X3 30e xDrive atinge uma autonomia elétrica de 81 a 90 quilômetros (50 a 56 milhas) no ciclo WLTP, que é consideravelmente mais longo do que o seu antecessor poderia oferecer. Sua unidade de carregamento combinada permite carregamento CA de 11 kW como padrão. O modelo plug-in-híbrido também vem preparado para carregamento inteligente com a opção Connected Home Charging.

BMW X3 M50 xDrive

O modelo topo de gama, o novo BMW X3 M50 xDrive, apresenta o mais potente motor a gasolina de seis cilindros em linha já instalado num modelo M Performance. A unidade M TwinPower Turbo de 3,0 litros está associada à tecnologia híbrida moderada de 48V. A sua potência máxima de 293 kW/398 cv é canalizada para a estrada através de uma transmissão Steptronic Sport de oito velocidades e da tração integral inteligente BMW xDrive. O BMW X3 M50 xDrive acelera de 0 a 100 km/h (62 mph) a partir do repouso em 4,6 segundos.


Este trem de força incrivelmente potente combina-se com a tecnologia de chassi personalizada para oferecer uma combinação atraente de agilidade, dinamismo e precisão de manuseio. A suspensão M Sport com direção esportiva variável, freios M Sport, rodas de liga leve M de 20 polegadas e um diferencial M Sport integrado no eixo traseiro são itens de série. Há também a opção de suspensão M adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente. As características de design específicas do M, a grade com barras horizontais e a iluminação de contorno BMW Iconic Glow e o quarteto de saídas de escape servem para sublinhar o estatuto do modelo BMW M como a versão mais potente do novo BMW X3.

A tecnologia híbrida moderada de 48V também confere a todas as outras variantes do novo BMW X3 maior eficiência e rápido fornecimento de potência. Ele habilita a unidade a gasolina de 2,0 litros e quatro cilindros no novo BMW X3 20 xDrive (consumo de combustível, combinado: 7,6 – 6,9 l/100 km [37,2 – 40,9 mpg imp]; emissões de CO 2 , combinado: 172 – 156 g/ km no ciclo WLTP; classe CO 2 : F) para gerar uma potência máxima de 153 kW/208 cv. Isso se traduz em um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h (62 mph) de 7,8 segundos.

O motor diesel de quatro cilindros, também com cilindrada de 2,0 litros, sob o capô do novo BMW X3 20d xDrive (consumo de combustível, combinado: 6,5 – 5,8 l/100 km [43,5 – 48,7 mpg imp]; emissões de CO 2 , combinado: 171 – 153 g/km no ciclo WLTP classes de CO 2 : F – E) apresenta potência máxima de 145 kW/197 cv. O modelo diesel completa a aceleração de 0 a 100 km/h (62 mph) em 7,7 segundos. Um motor diesel em linha de seis cilindros será adicionado à linha do novo BMW X3 no verão de 2025.

Todas as unidades de potência estão ligadas a uma transmissão Steptronic de oito velocidades, incluindo patilhas de mudança no volante como padrão. Há também uma função Sport Boost para velocidades excepcionalmente rápidas nos modelos especificados com o pacote M Sport e no novo BMW X3 M50 xDrive. Todas as variantes do modelo também beneficiam de distribuição totalmente variável da potência de tração através do sistema inteligente de tração integral BMW xDrive como padrão.

Agilidade e conforto

Todas as variantes de modelo do novo BMW X3 apresentam qualidades de condução que oferecem um aumento claramente perceptível em agilidade, estabilidade em curva e conforto em longas distâncias em relação ao modelo anterior. Uma carroceria com menor peso, mas maior rigidez e uma via traseira mais larga desempenham um papel importante aqui, assim como os componentes do chassi de alta qualidade e os sistemas de controle ajustados para este modelo específico. Modificações nas propriedades cinemáticas e elastocinemáticas do eixo dianteiro com suporte de mola de articulação dupla e do eixo traseiro de cinco braços aumentaram a precisão nas curvas, enquanto o aumento de 19 por cento no deslocamento do caster do eixo de direção é uma vantagem para retas. estabilidade da linha. A limitação de patinagem das rodas quase atuada e o sistema de travagem integrado também fazem parte do pacote padrão de tecnologia de chassis.


Os clientes que procuram proezas ainda mais dinâmicas podem escolher a suspensão M Sport opcional, incluindo direção desportiva e travões M Sport (ambos de série no novo BMW X3 M50 xDrive). A suspensão adaptativa – também presente na lista de opções – aprimora a agilidade do novo BMW X3 ao mesmo tempo que aumenta o conforto de condução.

O novo BMW X3 oferece uma gama muito mais extensa de sistemas padrão e opcionais para condução e estacionamento semiautomáticos. Está equipado de série com aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa e informações de limite de velocidade, juntamente com o assistente de condução, incluindo aviso de mudança de faixa e assistência manual de limite de velocidade. O Assistente de Estacionamento (também padrão) incorpora recursos como o Assistente de ré e uma Câmera de Assistência à ré.


Entre os destaques da lista de sistemas opcionais estão o Assistente de Direção e Controle de Faixa, além do Assistente automático de Limite de Velocidade e controle de velocidade de rota ao usar Cruise Control Ativo com função Stop&Go. O Parking Assistant Professional opcional permite controlar o estacionamento e as manobras gerais a partir do exterior do automóvel através de um smartphone.

Além dos sistemas de assistência extras, a especificação padrão muito mais generosa em comparação com o modelo anterior oferece uma série de outros recursos que ajudam a aumentar o conforto e o prazer de dirigir no novo BMW X3. Estes incluem controle de temperatura automático de três zonas, vidros acústicos, Comfort Access, operação automática da porta traseira, mecanismo de rebatimento elétrico dos retrovisores externos, sistema de alarme e BMW Live Cockpit Plus completo com sistema de navegação BMW Maps baseado em nuvem. O novo BMW X3 também vem de série com iluminação ambiente com animação de boas-vindas e adeus, bandeja com função de carregamento sem fio para smartphones compatíveis, interface Bluetooth, quatro portas USB-C, tomada de 12V no console central e outra no console central. compartimento de bagagem.

O BMW Live Cockpit Professional opcional adiciona não apenas o BMW Head-Up Display, mas também a função Augmented View no display de controle. Além disso, novos pacotes de equipamentos estão disponíveis para personalização direcionada do carro. O Pacote Premium conta com suporte lombar, sistema de som surround Harman Kardon, sistema Travel & Comfort e faróis LED adaptativos. E o Pacote Comfort adiciona cortinas solares para os vidros laterais traseiros, ventilação ativa dos bancos dianteiros e aquecimento dos bancos traseiros. Também fazem parte da lista de opções um teto solar panorâmico fixo em vidro com uma grande superfície transparente sem travessas para separá-lo, aquecimento do volante, vidros de proteção solar na parte traseira e função de pré-aquecimento. O novo BMW X3 30e xDrive, por sua vez, vem com o BMW IconicSounds Electric para efeitos sonoros especiais.

O novo BMW X3 vem com a versão mais recente do BMW iDrive com QuickSelect para fornecer controle fácil e intuitivo. Sua nova tela inicial mostra ícones de funções dispostos verticalmente no mesmo nível. O recurso QuickSelect permite que as funções sejam ativadas diretamente, sem a necessidade de entrar em um submenu. O novo BMW iDrive é voltado diretamente para toque e controle de voz. É baseado no BMW Operating System 9, que também abre caminho para uma seleção personalizável de serviços digitais adicionais. Eles podem ser disponibilizados remotamente, tanto por meio do recurso BMW ConnectedDrive Upgrades quanto graças a uma variedade cada vez maior de aplicativos de terceiros oferecidos como parte do pacote opcional BMW Digital Premium.


O BMW Digital Premium permite a utilização no automóvel de aplicações específicas disponíveis em cada país, mediante subscrição. Além do streaming de música, o portfólio inclui uma ampla variedade de opções de streaming de vídeo (DTS AutoStage Video Service alimentado por TiVo™) também no display de controle. O aplicativo de vídeo do novo BMW X3 oferece aos clientes um grande número de bibliotecas de mídia e serviços de streaming. A gama de jogos para automóveis com a plataforma de jogos AirConsole também inclui o popular questionário “Quem Quer Ser Milionário?”. O BMW Digital Premium cobre adicionalmente a utilização de dados necessária para os serviços digitais apresentados. Esta opção também expande as funções do sistema de navegação e a seleção de Meus Modos e efeitos de iluminação para a Animação de Boas-Vindas e Adeus. Em alguns países, o BMW Digital Premium também permite o pagamento digital de taxas de estacionamento a partir do conforto do veículo.

A integração com smartphone através de Apple CarPlay® e Android Auto™ está disponível como padrão. O BMW ID e o My BMW App facilitam a personalização da experiência do usuário no novo BMW X3. Também existe a opção de utilizar a aplicação My BMW para configurar a BMW Digital Key Plus com tecnologia de rádio de banda ultralarga para smartphones compatíveis com iOS ou Android ou para um Apple Watch.

* Press Release/BMW do Brasil.

>>> DAILY ELÉTRICO NO BRASIL


Iveco inicia importação e comercialização da Daily elétrica

A Iveco anunciou a importação e comercialização da linha Daily elétrica no Brasil. Inicialmente serão disponibilizados o furgão 42S com capacidade 9m³ e duas versões do chassi-cabine: a 42S e a 72C, este segundo com rodado duplo no eixo traseiro.


Os veículos são produzidos em fábrica da Iveco em Suzzara, na Itália e chegam adaptados às condições de operação no Brasil. A Daily elétrica, foi apresentada ao público brasileiro pela primeira na Fenatran de 2022.

O eDaily tem potência de 134 a 193cv, torque de 300 a 400Nm e disponibiliza três modos de condução: Eco (com economia de energia), Natural (desempenho e economia) e o Power (alta potência). Como nos demais veículos elétricos, conta com sistema regenerativo que aproveita a energia de frenagem para recarregar as baterias.

Daily elétrica pode operar com até três baterias. A autonomia pode chegar a 110km com uma bateria ou até 300 km com um conjunto de três. Cada unidade tem peso de 270kg, por esse motivo a Iveco recomenda ao cliente a escolha mais adequada à sua operação. O objetivo é não perder capacidade de carga útil, conforme observa Bernardo Brandão, diretor de pós-vendas da marca.

De acordo com Brandão, as baterias têm 2.500 ciclos de carregamento e duração de cerca de 10 anos. A garantia para mais de um conjunto é de 200 mil quilômetros e de 100 mil para o eDaily com uma unidade. As baterias são produzidas pela FPT, empresa do Grupo do qual a Iveco também faz parte.

O eDaily chega ao mercado brasileiro com planos de manutenção de até 60 meses. A opção pelo Essencial cobre manutenções preventivas; o Essencial Plus cobertura das manutenções preventivas mais os itens cobertos pela garantia. Já o plano Completo reúne os itens dos dois anteriores mais manutenções preventivas.


Bernardo Brandão destaca as vantagens do modelo elétrico como, por exemplo o intervalo duas vezes maior das revisões em relação ao Daily a diesel. Outro ponto citado pelo executivo é a redução em até 70% do custo com consumo, podendo chegar a 90% se o cliente gerar a energia elétrica. Outro diferencial é a isenção de até 50% no valor do IPVA.

O Daily elétrico é entregue ao cliente com conectividade embarcada de última geração mais a versão completa de monitoramento Iveco On. Márcio Querichelli, presidente da montadora para a América Latina, afirma que Iveco destinou R$ 100 milhões para trazer o eDaily ao Brasil. O valor contempla o período de 2024 a 2026.

O valor inclui principalmente a regionalização do produto para o mercado brasileiro, capacitação da rede, pós-vendas e serviços. Segundo Querichelli, o trabalho envolveu testes (50 protótipos) e mais de 300 pessoas do Brasil, incluindo profissionais da engenharia e de outras áreas da empresa.

Os modelos elétricos serão comercializados inicialmente nas regiões metropolitanas das cidades de São Paulo e de Belo Horizonte/MG a preços de varejo a partir de R$ 549. Os clientes do Daily elétrico recebem junto com o veículo um carregador elétrico. O tempo de carregamento total da bateria de 8 horas, mas com o carregador NextPro de 90KW o tempo é de uma hora.

A Iveco pretende trazer 50 unidades em 2024, das quais 26 eDaily já desembarcaram no Brasil. Os veículos serviram o processo de validação final e também para atender clientes da marca. Os modelos são disponibilizados com opções de entre eixos: 3.520mm e 4.350mm.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, motoristas habilitados com CNH categoria B podem dirigir veículos de carga com PBT máximo de 3,5 toneladas. No caso do eDaily 42S, o furgão excede esse limite, porém Márcio Querichelli afirma que essa questão já quase quase resolvida junto às autoridades de trânsito em Brasília.

A expectativa da Iveco é encaixar o eDaily 4,2 na categoria B. “Estamos falando desde fevereiro com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) para obtenção de permissão para motoristas com habilitação Categoria poderem dirigir veículo elétrico com PBT acima de 3,5 toneladas”, disse Querichelli.

Segundo o executivo, a liberação está na reta final. Lembrou que na Europa também existe a limitação de peso para motoristas que não têm Carteira Profissional, mas já foi liberado para veículos de carga elétricos de até 4,2 toneladas de PBT. A expectativa é que aconteça a liberação também no Brasil.

* João Geraldo/Transporte Mundial.