Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
domingo, 20 de dezembro de 2015
>>> RARIDADE CUSTOMIZADA
Rara VW Kombi 1950 “Barndoor” ganha customização
Preste atenção nesta Volkswagen Kombi 1950, pois ela é a definição da palavra raridade quando o assunto é automóvel. Desse ano, o primeiro da Kombi, apenas 302 desembarcaram no Brasil. Hoje, segundo André Takeda, da Restaurakar, há notícia de apenas sete delas rodando por aqui.
Um site especializado nas Kombi “Barndoor”, apelido dos modelos com esse tipo de abertura na lateral, contabiliza que só 28 delas existem ao redor do mundo. Por isso, dá para entender a polêmica que a customização de André causa. “Alguns puristas não gostam, mesmo que as linhas originais da Kombi não tenham sido atingidas. Se eu quiser, toda a personalização que está aí pode ser revertida”, explica.
O customizador já conhecia o carro há 11 anos, quando a 1950 morava no Rio de Janeiro. “O antigo dono ficou nove anos com a Kombi, mas não conseguia concluir a restauração. Fiz uma oferta e a trouxe para São Paulo em 2013”, conta André, que começou por deixar a carroceria na forma original. As Barndoor daquela época têm a testeira mais curta, diferente das Kombi que vieram depois. Outras características são o para-brisas bipartido e a testeira curta. Só a partir de 1955 é que a parte de cima ganhou a aba de ventilação.
A cor da carroceria é chamada de Dove Blue. Ela foi restaurada ao que originalmente saia de fábrica. “Dizem que na época era possível escolher entre pintura brilhante e fosca. A minha saiu assim da Alemanha”, conta André. A lateral ainda recebeu o nome da Restaurakar estilizado, pintado à mão.
Mais Forte
Quando desembarcou no Brasil, a Kombosa era fraquinha. O motor boxer quatro cilindros 1.1 rendia cerca de 25 cv. Carregada com 750 kg, capacidade máxima dela, a Kombi se arrastava nas longas jornadas de trabalho. Para resolver isso, ela recebeu novo motor.
O motor refrigerado a ar é 1.7 com carburador Empi 40 central. Já o escapamento 4 x 1 é dimensionado, com abafafador Empi. Na parte de visual, bloco e periféricos tem pintura preta. Segundo André, esta Kombi gera hoje 80 cv e torque de 12 kgfm. O câmbio é de Fusca 1.600. Esta caranga parece feliz com a força extra. Hoje ela tem vida mansa, não precisa mais trabalhar. Apenas desfila pelos encontros de Volkswagen despertando a paixão – e até inveja – dos colecionadores.
A suspensão segue os conceitos do Cal Style. Ela ficou rebaixada com uso de catraca e as bitolas foram encurtadas 5 cm em cada extremidade. Um detalhe são as mangas de eixo invertidas. As rodas de 15” tem tala 4,5” na dianteira e 6” na traseira. Elas são da Empi, réplicas das Fuchs.
Características únicas
O interior da Kombi está original. Tudo para preservar a história do clássico com “portas de celeiro” – daí o apelido de Barndoor. Se notarmos a carroceria, vamos ver outros detalhes que marcam uma Kombosa dessa época.
Além do para-brisas bipartido e testeira, as unidades de 1950 tinham vinco da calha próximo à coluna A e sulco da maçaneta mais esguio. O para-lamas dianteiro logo abaixo da porta é mais largo, existem oito aletas de refrigeração atrás e a ausência da vidro traseiro.
Outro detalhe, que até parece customização na Kombi 1950, é a ausência de para-choque traseiro. Quer um conselho, André? Não ouça os caras que reclamam das mudanças na sua Kombosa azul. Tudo que há nela é de primeira linha, sem ferir o legado da Kombi. É muito bom ver um pedaço rico da história acelerando por aí, e não enfurnado numa garagem.
* Carlos Cereijo & João Mantovani/Revista Fullpower.
sábado, 19 de dezembro de 2015
>>> VOLVO DE BRINQUEDO
Menina de quatro anos "testa" um caminhão Volvo de 18 toneladas
Uma criança imprevisível e um caminhão de 18 toneladas operado por controle remoto. No mais recente filme da Volvo Trucks, “Look who’s driving”, Sophie, uma garota de quatro anos, expõe o Volvo FMX ao desafio mais difícil de uma série de testes ao vivo. O filme dá continuidade aos sucessos anteriores da série, como The Epic Split (O Espacate Épico) e The Hamster Stunt (O Hamster Malabarista).
Neste novo teste ao vivo da Volvo Trucks, “Look who’s driving”, Sophie usa um controle remoto para dirigir um Volvo FMX de 18 toneladas em um canteiro de obras. No último ano, o caminhão recebeu várias funções novas e o objetivo do teste é demonstrar sua resistência e a facilidade com que lida com os ambientes mais exigentes.
“Para mostrar tudo o que o caminhão consegue fazer, quisemos colocá-lo frente a um desafio real. Existe algum motorista de teste mais arrojado do que uma imprevisível criança de quatro anos de idade?”, pergunta Ricard Fritz, vice-presidente da Volvo Trucks.
Giro de 360 graus
No filme, Sophie conduz o caminhão pelo canteiro de obras, que toma rumos inesperados. O caminhão sobe, por exemplo, uma ladeira íngreme e escorregadia antes de rodar de volta para baixo em um giro completo de 360 graus.
“O teste comprova, sem sombra de dúvida, a capacidade do caminhão de lidar com os ambientes mais radicais. Para isso, o modelo conta com funções como o novo controle automático de tração, que o faz avançar até mesmo em superfícies extremamente inclinadas e escorregadias. Sua resistência também é demonstrada pelo design inigualável da cabine, com cantos dianteiros robustos e uma subestrutura reforçada”, diz Gunnar Eliasson, gerente de lançamentos da Volvo Trucks.
O vídeo que mostra como o caminhão enfrenta o teste “Look who’s driving” está no canal da Volvo Trucks no YouTube.
* Press Release/Volvo do Brasil.
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>>> DEFENDER BENEFICENTE
Defender número 2 milhões é vendido por 400 mil libras em Londres
A unidade número dois milhões do Land Rover Defender foi vendida por 400 mil libras esterlinas em um leilão de caridade realizado pela Bonhams em Londres, na Inglaterra. Toda a quantia arrecadada será doada à Federação Internacional da Cruz Vermelha e a Born Free Foundation, organizações humanitárias que são parceiras de longa data da Land Rover.
O veículo em questão foi construído em maio e conta com alguns detalhes exclusivos, incluindo um mapa da Red Wharf Bay, placas “S90 HUE” e uma plaqueta de alumínio assinada por todos os funcionários que montaram o jipe.
“Neste ano, tivemos a chance de transformar um Land Rover histórico em um carro de colecionador. Com a ajuda do departamento SVO (Special Vehicles Operations) e dos embaixadores da marca, criamos um veículo único e muito especial. O Defender tem um futuro brilhante pela frente, mas obviamente os modelos clássicos não só estarão eternizados em nossa história como serão preservados pela divisão de veículos antigos da Jaguar Land Rover”, declarou o diretor da divisão de operações especiais da Land Rover, John Edwards.
A produção do Defender atual será encerrada em janeiro de 2016, mas a marca já confirmou que o modelo terá um sucessor.
* Redação/Quatro Rodas.
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sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
>>> LINK DA SEMANA
Loja virtual bem interessante para quem procura miniaturas diferenciadas, principalmente de caminhões antigos...
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>>> CÂMBIO MANUAL
Golf Variant traz custo-benefício ainda melhor com transmissão manual de seis marchas
A Volkswagen está ampliando a oferta de configurações do Golf Variant no mercado brasileiro. Já está chegando às concessionárias da marca a versão Comfortline com transmissão manual de seis marchas da station wagon derivada do Golf, ressaltando ainda mais a boa relação custo-benefício do modelo. A novidade tem preço sugerido de R$ 83.990.
Com isso, o Golf Variant passa a ser oferecido no País em três versões: Comfortline com transmissão manual de seis marchas, Comfortline com câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic” e Highline com câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic”. Todas são associadas ao motor 1.4l TSI BlueMotion Technology de 140 cv.
Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, e combina toda a inovação da Volkswagen, com muita esportividade, versatilidade e espaço para a família.
O Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.
Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.
Com 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback, o Golf Variant mede 4.562 mm. Seu desenho traz as mesmas e impactantes linhas do modelo do qual deriva, em especial até a coluna central (“B”).
O Golf Variant é equipado de série em ambas as versões com o sistema Start-Stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Sistema de frenagem automática pós-colisão”.
São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
* Press Release/Volkswagen Do Brasil.
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>>> VERSÃO DE ENTRADA
Chevrolet lança nova versão para o Tracker
A Chevrolet está ampliando o leque de opções de acabamento para o Tracker no mercado brasileiro. A novidade é a versão LT, que chega para ser a mais acessível da gama. O modelo traz o mesmo conjunto mecânico da versão topo de linha LTZ e um pacote de equipamentos exclusivo, que reúne os itens de conforto e conveniência mais valorizados pelos consumidores dos utilitários esportivos compactos, segmento que mais cresce no país.
Outra novidade da linha 2016 do Tracker é opção Roxo Plum Berry para a carroceria. Além desta, o veículo é oferecido nas cores Prata Champagne, Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e Cinza Cyber.
Externamente, o Tracker LT é caracterizado pelas rodas aro 16, além das maçanetas das portas pintadas na mesma cor da carroceria. O pacote criado exclusivamente para o mercado nacional inclui ainda faróis e lanterna de neblina e rack de teto. Entre os itens de conforto e conveniência, destacam-se sistema multimídia com CD Player, computador de bordo, coluna de direção e banco do motorista com regulagem de altura e porta-óculos no console de teto. Ar-condicionado, direção hidráulica e conjunto elétrico dos vidros, retrovisores e travas também fazem parte do pacote. O revestimento dos bancos é de tecido.
“Com a adição de uma versão mais acessível do Tracker, a Chevrolet passa a atender uma fatia mais ampla do mercado de utilitários esportivos compactos, que tem crescido de forma consistente”, justifica Samuel Russell, diretor de Marketing da Chevrolet.
O Tracker LT tem os mesmos atrativos dinâmicos da versão LTZ, como a elevada posição de dirigir, a boa altura em relação ao solo que permite transpor obstáculos, além de uma economia de combustível similar à de veículos médios. O conjunto mecânico é idêntico ao da versão LTZ, com motor Ecotec 1.8 16V Flex de alta tecnologia e câmbio automático de seis velocidades.
* Press Release/GM do Brasil.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
>>> IMAGEM DA SEMANA
Pontiac Catalina Station Wagon 1967. Este veículo foi modificado pela empresa Stageways para receber passageiros no aeroporto de New York...
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>>> PICAPE EXTREMA
Muita tecnologia a bordo da nova série especial Fiat Adventure Extreme
A Fiat está lançando no mercado a nova Série Especial Adventure Extreme, que traz mais tecnologia a bordo e detalhes que ressaltam uma personalização ainda mais marcante. Ela chega primeiro na versão Adventure da picape Strada, tanto para Cabine Dupla como para Cabine Estendida. Até o final do ano, os outros modelos da linha Adventure também passarão a contar com esta Série Especial.
O principal destaque da Série Especial Fiat Strada Adventure Extreme é a nova Central Multimídia com de câmera de ré, que agrega bastante tecnologia e várias funcionalidades, oferecendo muita comodidade para o motorista e também para os passageiros.
A nova Central Multimidia, presente em todos os modelos desta nova série especial, traz tela de 6,2” Touch Screen, com as seguintes funções: TV digital, Navegador, Bluetooth, Câmera de ré, rádio AM/FM, DVD, CD Player, USB, entrada auxiliar, chamadas telefônicas e controle dos comandos no volante. Isso se traduz em muita sofisticação, segurança e praticidade a bordo da nova Série Especial.
A Adventure Extreme traz ainda vários diferenciais. São eles: rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva; moldura do para-choque dianteiro escurecida; grade frontal escurecida; faróis de máscara negra; barra da caçamba escurecida e sobre tapetes exclusivos Extreme. Também ganhou duas cores inéditas – Verde Amazon e Branco Kalahari - e badge exlusivo Extreme.
Com preços muito competitivos, a Fiat Strada Adventure Extreme chega com um excelente contra valor de 25% em relação aos itens que compõem essa série especial. Uma grande vantagem para cliente que busca o conceito aventureiro, tanto para o lazer quanto para o dia a dia.
* Press Release/Fiat S.A.
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
>>> VERSÃO AUSTRALIANA
Versão australiana do Chevrolet Captiva passa por reestilização
A Holden, subsidiária australiana da General Motors, anunciou a reestilização do crossover Captiva em seu país de origem. Baseado na versão europeia (a vendida no Brasil é importada do México), o modelo chegará às concessionárias locais no começo de 2016 com visual mais agressivo e uma nova versão de sete lugares.
A reestilização adotou novos para-choques, grade e faróis. Porém, a grande mudança do modelo aconteceu no interior, que ficou mais tecnológico com a introdução da central multimídia MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque. O equipamento é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além de câmera de ré e sensores de estacionamento.
Na Austrália, o Captiva tem versões com motorização a gasolina de quatro cilindros de 2.4 litros de 165 cv e 3.0 V6 de 255 cv. A única opção a diesel é um bloco de 2.2 litros de 182 cv. A transmissão pode ser manual ou automática, ambas de seis marchas. São três níveis de acabamento: LS, LT e LTZ. O preço incial não foi revelado, mas a imprensa especializada local afirma que a versão de entrada custará a partir de 29.990 dólares australianos (cerca de R$ 83.313).
* Redação/Carsale.
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
>>> VÍDEO DA SEMANA
Um pouco da história do húngaro que construiu um trator de madeira no quintal de sua casa...
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>>> VERSÃO AVENTUREIRA
Mitsubishi ASX Outdoor chega com vocação off-road na aparência e no desempenho
O crossover que conquistou as ruas de todo o Brasil chega agora em versão ainda mais aventureira. O ASX Outdoor tem a vocação off-road como item de série, design arrojado e um tamanho capaz de comportar confortavelmente toda a família, seja em passeios pelas cidades ou mesmo para se aventurar por belas paisagens.
Com o novo visual, os para-choques dianteiros receberam acabamento em cinza grafite, destacando ainda mais o aspecto fora de estrada. As rodas são em alumínio na cor cinza grafite com pneus ATR 16", ainda mais apropriado para 4x4. Os faróis com máscara negra reforçam o visual deste crossover.
O ASX Outdoor traz todas as vantagens de um SUV com o conforto de um carro de passeio: ele é compacto, mas com entre-eixos longo, possui grande espaço interno, tem a posição de dirigir elevada, além da estrutura Ring Type de alta rigidez.
O visual aventureiro está por todos os cantos. O veículo recebe detalhes na cor cinza grafite, como a nova grade dianteira, moldura do farol de neblina, maçaneta das portas, acabamento dos retrovisores externos e o flare das rodas. A parte inferior central do para-choque dianteiro e traseiro são pintados na cor preta. Nas laterais, os extratores de ar também são em cinza grafite e recebem a luz indicadora de direção integrada. O rack de teto foi desenvolvido especialmente para o ASX Outdoor, e deixa o veículo com um visual ainda mais off-road. Na traseira, as lanternas são em led e têm acabamento com lentes fumê. Os para-choques em cinza grafite e recebem dois ganchos na cor do veículo, que podem auxiliar nas trilhas fora-de-estrada.
Na parte interna, os bancos receberam um novo acabamento, deixando o interior mais confortável. O ASX Outdoor vem com sistema multimídia, que tem moldura em Black Piano, e é equipado com DVD, MP3 Player, rádio AM/FM, bluetooth com áudio streaming, além de entrada USB e auxiliar. A parte central do painel de instrumento e detalhes do console são na cor cinza grafite.
O ASX Outdoor é equipado com o que há de mais moderno. O motor, produzido no Brasil, é um 2.0L de 4 cilindros e 16 válvulas, com comando variável MIVEC, e 160 CV. Tem cabeçote e bloco feitos em alumínio ultraleve. A tração é 4x4 e o câmbio é manual de cinco marchas.
Completo
Compacto por fora e espaçoso por dentro. O ASX Outdoor tem espaço suficiente para passageiros e bagagem. O seu comprimento reduzido, somado ao amplo entre-eixos, de 2,67 metros, garante um maior espaço interno e muito mais conforto.
O ASX Outdoor tem sistema eletrônico para acionamento da tração. Com um simples toque no botão localizado no console central, o motorista pode optar por conduzir o veículo em 2WD, para uso urbano e que proporciona mais conforto e economia de combustível; 4WD, para um uso mais esportivo, ideal para pistas sinuosas; e LOCK, que proporciona uma maior segurança em pisos com pouca aderência.
O ASX Outdoor é equipado com controle de tração e estabilidade (ASC e TCL), que mantém o veículo na trajetória correta, evitando o escorregamento lateral e atuando em conjunto com o motor e sistema de freios.
Cada item do ASX Outdoor foi pensado para tornar a vida do motorista e passageiros ainda mais prática, como o assistente de subidas, Hill Start Assist (HSA). O recurso impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
O amplo porta-malas tem piso rebaixado, que facilita na hora de colocar e retirar as bagagens. E ainda há um espaço abaixo do piso, que não fica visível, para armazenar pequenos objetos. Ao todo, são 605 litros de capacidade. O veículo tem ângulo de entrada de 23º, de saída de 35º e 215 mm de altura livre do solo.
Os bancos traseiros têm apoios de cabeça individuais e podem ser rebatidos parcialmente ou totalmente. A parte central conta com apoio de braço e abertura pass through, com fácil acesso ao porta-malas para pegar pequenos objetos. Ao todo, nove luzes de cortesia estão distribuídas no interior do ASX, que tem ainda três porta-mapas e seis ganchos para carga.
Segurança
Um dos destaques está na segurança. O veículo traz a tecnologia para proteção de pedestres, com para-lamas dianteiros em material plástico (Noryl) que ajuda reduzir o efeito de eventuais impactos. A estrutura é projetada sob o conceito RISE de deformação controlada e a coluna de direção e pedais de freio são colapsáveis. São dois airbags, cintos de segurança dianteiros com limitador de força e assentos e encosto de cabeça protegidos do efeito "chicote".
O ASX Outdoor é equipado com sistema de freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), que garante uma perfeita distribuição de força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, em todas as situações.
Alinhado a este conjunto estão a suspensão dianteira independente McPherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem ao condutor maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares.
Cores
O ASX Outdoor tem três anos de garantia e a MitRevisão com preço fixo. Está disponível nas concessionárias de todo o Brasil em sete cores: Branco Alpino, Prata Cool, Prata Rhodium, Preto Ônix, Vermelho Mônaco, Laranja Sun Shine e Verde Floresta.
* Press Release/Mitsubishi Motors.
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>>> ÔNIBUS DO FUTURO
O ônibus do futuro será autônomo, transparente e seguro
Muitas marcas apresentam conceitos do que pode ser o futuro do ônibus, transporte de massas das maioria dos municípios brasileiros. No entanto, o projeto concebido pela MAN, em parceria com a Universidade de Reutlingen, na Alemanha, é um dos mais empolgantes. A curiosidade é que o projeto resulta de ideias dos próprios estudantes da instituição, que vislumbram as possíveis mudanças e adequações do modal até o ano de 2050.
Segundo o projeto, o ônibus do futuro vai ser equipado com uma série de sensores e dispositivos para torná-lo seguro, e para que os pedestres, ciclistas e demais veículos que estejam ao seu redor, também estejam em segurança. O modo de condução do futuro será autônomo, ou seja, sem condutor. Diferente dos modelos urbanos e rodoviários que vemos em circulação hoje, o conceito do futuro será composto por mais vidro e menos carroceria.
Sem dúvidas, no futuro, o modal utilizará materiais muito diferentes dos utilizados hoje; os bancos no interior do veículo, hoje rígidos, receberão pulsos elétricos para torná-los macios e confortáveis. Sem contar que o ajuste será individualizado, ao gosto do usuário.
A interação homem-máquina ficará a cargo de aplicativos de smartphones. Por exemplo, o ônibus poderá transmitir mensagens ou informar paradas aos usuários, mediante requisição destes. O modal do futuro, inclusive, monitora passageiros portadores de auxílios especiais, medindo seus sinais vitais, por exemplo. Bagagens pessoais poderão ser guardadas em bagageiros de fácil acesso. Por fim, com os tetos e demais estruturas em vidro, o passageiro poderá observar de forma minuciosa a cidade por qual se desloca, com uma visão 360°. Esses são apenas alguns aspectos do Ônibus do Futuro. Não são citadas informações sobre o combustível a ser empregado. Mas até 2050 e, com universitários engajados no projeto, podemos esperar modelo com baixo teor ou mesmo zero poluentes.
* Redação/Motorpress Transportes.
>>> CABINE ESTENDIDA
Scania apresenta caminhões semipesados 4×2 e 6×2 com cabine estendida
A Scania apresenta ao mercado a cabine estendida para as versões 4×2 e 6×2 dos modelos P 250 e P 310 da linha de caminhões semipesados. A novidade chega para aumentar o leque de alternativas para o cliente, que já conta com a opção curta ou leito (lançada de forma pioneira pela marca na categoria). As versões 4×2 e 6×2 tiveram redução de peso. As medidas da cabine estendida são menores do que a leito, o que resulta na diminuição da tara no eixo dianteiro. Outra novidade está no uso de pneus 275, que reduzem a pesagem total do caminhão. O resultado desses dois fatores permite ao cliente a possibilidade de carregar até 400 kg a mais de carga útil.
“Estamos introduzindo a cabine estendida como a intermediária no mix de semipesados da marca. Com ela, o cliente vai poder transportar mais, com a mesma qualidade, acabamento, funcionalidade, ergonomia e conforto da cabine Scania, o que ainda propicia um posicionamento comercial mais competitivo”, afirma Wagner Tillmann, gerente de Vendas de Semipesados da Scania no Brasil. “As versões 4×2 e 6×2 de semipesados Scania já são reconhecidas pelo mercado pelo baixo consumo de combustível, por ser equipadas com motores de alto torque que trabalham em baixas rotações, e oferecem maior velocidade média de operação.”
Quando o motorista entrar na cabine estendida Scania vai logo perceber um grande diferencial em comparação aos concorrentes: o equipamento de descanso e o assento do passageiro, este de forma exclusiva na categoria, são rebatíveis. Ou seja, o condutor poderá se movimentar internamente mesmo com o equipamento de descanso e o banco de passageiros montados para o repouso. Essa liberdade de movimentação torna o trabalho mais confortável e funcional. Na hora da limpeza da cabine, outra vantagem: o revestimento interno é feito de vinil, o que aumenta a praticidade e a agilidade.
Os caminhões P 250 e P 310 nas configurações de rodas 4×2 e 6×2 com cabina estendida, indicados para a distribuição urbana e para curtas e médias distâncias nas estradas, saem equipados de fábrica com caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, piloto automático inteligente Ecocruise, ar-condicionado, balança digital no painel (para medir o peso nos eixos traseiros e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança), suspensão a ar, capaz de elevar a preservação da carga e do implemento na operação, e uma vasta lista de distâncias entre eixos para atender diversos tipos de composições e comprimentos. Além disso, completa o pacote de itens de série o Scania Driver Support, que possibilita ao motorista ter um “instrutor em tempo real” no painel, atribuindo notas para sua direção e enviando dicas de melhorias para tornar a operação ainda mais rentável, segura e eficiente.
* Press Release/Scania do Brasil.
domingo, 22 de novembro de 2015
>>> 24º SUL BRASILEIRO
Imagens do 24º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos
Data: 13, 14 e 15 de Novembro
Local: Parque de Exposições Fundaparque
Bento Gonçalves/RS
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