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sexta-feira, 28 de julho de 2023
>>> BMW iX1 NO BRASIL
BMW iX1 chega ao Brasil com destaque para performance, alcance e tecnologia
Pioneira no segmento de elétricos no Brasil, a BMW anuncia a chegada de mais um modelo para ampliar sua gama de veículos 100% elétricos no país. Trata-se do BMW iX1, versão elétrica do BMW X1, SAV premium mais vendido do Brasil há seis anos. Com visual esportivo e bom equilíbrio entre potência, torque e alcance, o modelo reforça a estratégia de eletrificação do BMW Group de sempre oferecer os modelos mais modernos no mercado brasileiro, em linha com o que há de mais avançado no mercado europeu.
Fabricado na planta do BMW Group localizada em Regensburg, na Alemanha, o BMW iX1 se assemelha bastante com o BMW X1 M Sport, versão topo de linha do modelo a combustão. Com visual praticamente idêntico, o modelo se diferencia externamente apenas pelo ‘i’ na traseira, logo antes X1. Os faróis, são full LEDs adaptativos assim como as luzes da lanternas. As rodas são 20 polegadas.
A mesma coisa acontece no interior. Tudo é idêntico ao da versão a combustão, que acumula fãs ao redor do mundo e foi bastante elogiado nesta nova geração. Destaque para o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada — composta por duas peças, de 10,25” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia) —, com o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.
E as semelhanças acabam por aí. O novo BMW iX1 é movido por dois motores, localizados um em cada eixo, resultando em uma tração integral xDrive. Ambos os motores fornecem uma potência combinada de 230 kW / 313 cv e um torque total de 494 Nm. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. Posicionada no assoalho, a bateria de alta tensão do BMW iX1 tem capacidade total de 66,5 kWh. São até 303 km de alcance, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
O BMW iX1 carrega 100% de sua bateria em 6h30m na BMW Wallbox configurada em 11 kW. Para garantir a recarga em casa e em viagens, dois carregadores de alta potência acompanham o carro: um carregador Flex Charger portátil, que também oferece potência de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW e de outras marcas. Já para recarga em carregadores ultrarrápidos, são necessários 38 minutos para recarregar de 10 a 80%, faixa de recarga mais comum em deslocamentos.
No quesito conectividade, o novo BMW iX1 conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos. Destaque para Digital Key plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. Contando com a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio no console para ligar o motor. A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple e Samsung. O cliente também pode compartilhar chaves de forma totalmente digital, por envio de mensagem.
Há ainda os serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Entre os equipamentos disponíveis sistema Parking Assistant Plus (que auxilia o motorista a estacionar), ar-condicionado com controle digital automático, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro), Driving Assistant Plus (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções), Head-Up Display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon e carregador de smartphone sem fio.
Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
O novo BMW iX1 xDrive30 M Sport já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em seis opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Portimão, Cape York Green e Space Silver) e três opções de acabamento interno (Couro Vernasca Preto/Preto, Mocha/Preto e Oyster/Preto). Todos os BMW iX1 chegam ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.
* Press Release/BMW do Brasil.
quinta-feira, 27 de julho de 2023
>>> IVECO eDAILY NO GUINNESS
IVECO eDaily reboca mais de 153 toneladas para reivindicar o título GUINNESS WORLD RECORDS de 'maior peso rebocado por uma van elétrica'
Um eDaily, o veículo comercial leve IVECO totalmente elétrico de 3,5 toneladas ultrapassa os limites do desempenho, demonstrando sua força e robustez. Em sua versão van de 3,5 toneladas - conquistou o título oficial do GUINNESS WORLD RECORDS para o 'maior peso rebocado por uma van elétrica'. O IVECO eDaily é conhecido por sua capacidade de reboque de 3,5 toneladas, líder na categoria, e forte chassi baseado em caminhões, com a engenharia robusta da van consolidando seu lugar nos livros de história com um GUINNESS WORLD RECORDS oficial .
Em junho de 2023, o recordista eDaily foi atrelado ao enorme caminhão IVECO X-Way Strator. Esta poderosa máquina foi especialmente projetada para lidar com a movimentação de cargas em grande escala de até 150 toneladas. O trailer do caminhão estava carregado com uma enorme escavadeira pesando mais de 50 toneladas, com sete toneladas adicionais de lastro adicionadas para garantir. Um caminhão basculante IVECO X-Way 8x4 totalmente carregado foi então acoplado ao trailer do Strator antes que um caminhão de bombeiros do aeroporto completasse o trem rodoviário de 153 toneladas.
Assim que começou a se mover, o eDaily fez um progresso constante pelo caminho estipulado na pista e cruzou a linha de chegada em frente ao GUINNESS WORLD RECORDS vigilantes para reivindicar seu impressionante prêmio. O modo 'hi-power' da van - instalado de série em todos os eDaily - foi utilizado na manobra, o que proporciona picos de potência adicional em condições exigentes de reboque para a van totalmente elétrica. O homem mais forte da Grã-Bretanha, Adam Bishop, dirigiu o eDaily e quebrou o recorde mundial.
Fabio Santiago, Diretor de Marketing e Gestão de Produtos da Unidade de Negócios de Caminhões da IVECO, disse: “ O IVECO eDaily fez história com este recorde impressionante, dando mais evidências de sua resistência, durabilidade e excelentes capacidades. Estamos orgulhosos desta conquista, pois demonstra a capacidade do eDaily de ultrapassar os limites, superando os veículos elétricos tradicionais e permitindo que os clientes busquem a transição energética sem compromisso ”.
* Press Release/IVECO Group.
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quarta-feira, 26 de julho de 2023
>>> BMW E34 530 iX ENDURO TOURING
O pioneiro de todos os station wagons aventureiros: BMW E34 530iX Enduro Touring
Hoje os SUVs e crossovers dominam o mercado automobilístico, mas nem sempre foi assim. Houve uma época — cada vez mais distante — em que os station wagons eram a melhor opção para quem procurava espaço e versatilidade. Uma versatilidade que, todavia, tinha um senão: terminava quando também terminava o asfalto.
Além disso, é um modelo que surgiu bem antes das referências deste segmento. Falamos naturalmente da Volvo V70 XC ou da Audi A6 Allroad. Um esquecimento justificável porque, ao contrário das rivais, a BMW E34 530iX Enduro Touring nunca chegou à linha de produção.
Um BMW E34 pronto para tudo
A premissa base era muito simples: criar um modelo capaz de conjugar boas prestações em estrada com alguma capacidade para sair do asfalto. E claro, espaço, muito espaço. Com esta ideia na cabeça, não foi difícil encontrar uma boa base na gama BMW para a nova criação.
O BMW 525iX tinha a quase obrigatória tração integral. Já a carroceria Touring oferecia o espaço desejado. O resultado foi o BMW E34 530iX Enduro Touring, que tinha todos os "ingredientes" de um station wagon pronto para a aventura.
Suspensão elevada? Sim, cortesia de uma suspensão pneumática que permitia ajustar a altura da suspensão em quatro níveis (cada um dava mais 2,5 cm) e que se auto-ajustava conforme o peso a bordo. Quanto ao visual, o teto elevado (+13 cm) com luzes auxiliares incorporadas, carroceria em dois tons e a proteção do para-choques dianteiro conferiam-lhe um aspecto mais aventureiro. A tudo isto juntava-se uma série de extras que tornavam o 530iX Enduro Touring (E34) o rei da versatilidade.
Havia uma terceira fila de bancos, um sistema para transportar bicicletas no interior e até um mini-frigorífico(!). Mas poderia até haver mais extras. Os esboços que antecipavam este protótipo previam a criação de uma tenda que se ligaria ao carro e até de um sistema que permitiria transportar a bordo um reservatório de água.
BMW E34 com mecânica reforçada
Já o motor era o M50B25, o seis cilindros em linha do 525iX, mas aqui com 3.0 l de cilindrada graças a novos recursos. Desta forma, a potência subiu dos 192 cv para os 246 cv enquanto o binário subiu de 245 Nm para 316 Nm a 4250 rpm, um valor superior aos 290 Nm debitados pelo 3.0 V8 que então equipava alguns BMW.
Antes de ser a designação usada nos SUV elétricos da BMW, o “iX” anunciava o recurso a um sistema de tração integral. Portanto, seguir por "maus caminhos" não seria um problema para este protótipo.
Quase chegou à produção
Infelizmente este BMW E34 aventureiro nunca chegou a ser produzido — existe apenas o protótipo que acompanha as imagens deste artigo. Talvez o resultado das modificações no teto tenham desencorajado a administração da BMW, mas aqui entramos no campo da especulação.
* João Tomé/Razão Automóvel.
Apesar de nunca ter deixado de ser um protótipo, a história do BMW 530iX Enduro Touring (E34) podia ter sido muito diferente. Depois de a ter apresentado, a BMW Individual chegou a ponderar produzir em número muito reduzido esta Série 5 Touring (E34) mais aventureira.
No total, seriam produzidas apenas 50 unidades. Cada uma delas custaria 170 mil marcos alemães, o equivalente a cerca de 86 mil euros, um valor que ajustado à inflação seria hoje de cerca de 158 mil euros, mais que o atualmente pedido pelo BMW X7.
* João Tomé/Razão Automóvel.
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terça-feira, 25 de julho de 2023
>>> NOVA GERAÇÃO
Ford revela a nova geração do Territory que chega este ano ao Brasil
A Ford fez a primeira exibição do Novo Territory durante o Festival Interlagos no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. A nova geração do SUV médio tem design aerodinâmico e totalmente novo, tanto externamente como na cabine, com acabamento moderno e sofisticado. A carroceria ficou maior no comprimento, na altura e na distância entre-eixos, melhorando ainda mais o padrão de espaço e conforto, que já era considerado um dos diferenciais do modelo. O porta-malas também cresceu, aumentando a versatilidade para viagens e no dia a dia.
O design do Novo Territory é marcado pela ampla grade hexagonal dianteira, pelo conjunto óptico com faróis e lanternas full-LED e rodas de liga leve de 19 polegadas. Outra novidade está sob o capô, sendo equipado com um motor EcoBoost de ciclo Otto, mais potente.
segunda-feira, 24 de julho de 2023
>>> TEVX HIGER AZURE A18BR
Tevx Higer apresenta ônibus elérico urbano de 18 metros
A Tevx Higer Motors aumenta sua oferta de ônibus elétricos no país. E apresenta o Azure A18BR articulado de 18 metros. O modelo teve lançamento oficial na plataforma virtual do Centro Técnico da marca. Assim, o cliente pode conhecer o produto em detalhes de forma virtual.
Seja como for, o ônibus completa a linha de modelos elétricos da marca. Nesse sentido, a família é composta pelos modelos Azure12BR e o rodoviário FE10BR. O ônibus articulado tem capacidade para 130 passageiros. E chega ao País totalmente integral e elétrico. Além de piso totalmente baixo. “Esse é mais um passo importante para consolidar nossa presença no Brasil. Nosso modelo de 18 metros é totalmente flexível e adaptável a qualquer sistema de transporte urbano”, diz Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina.
O novo ônibus conta com componentes de empresas atuantes no Brasil. Nesse sentido, os eixos e suspensão são da ZF, o sistema de direção é da Bosch, as baterias da CATL, os amortecedores da Sachs, o motor elétrico é da Dana e o sistema de freios Wabco.
As baterias do Azure A18BR são de última geração, com capacidade total de 564 kWh e está distribuída em 18 packs alocados na parte traseira e no teto do veículo. Dessa forma, contribuem com a distribuição correta do centro de gravidade do veículo. Vale destacar que as baterias têm garantia de oito anos ou 4 mil ciclos.
No quesito conforto, o Azure A18BR traz piso totalmente plano. Com isso, garante um embarque e desembarque facilitado além de promover mais conforto.
O ônibus ainda conta com algumas funcionalidades, entre elas, tomadas USB para equipamentos eletrônicos que ficam localizadas nas paredes laterais para os que viajam sentados. E nos balaústres para os passageiros em pé. Além disso, há wi-fi e telas. A instalação de leds coloridos no teto do veículo brindam os passageiros com os benefícios da cromoterapia. Em outras palavras, traz a sensação de bem estar aos passageiros.
O isolamento térmico em toda a estrutura ajuda na circulação do ar-condicionado. Este, por sua vez, sem dutos. E com saídas de ar individuais nas laterais do veículo. Proporcionando um ambiente bem climatizado.
O posto do motorista foi desenhado para atender aos mais variados requisitos de ergonomia, como visibilidade e condução segura. O assento tem sistema pneumático e conta com ajustes de altura por peso e produzido pela Grammer.
Na parte da lombar há bolsas que inflam internamente. Dessa forma, gera uma posição mais confortável. O cinto de segurança de três pontos é integrado ao banco o que, além da melhor postura, dá segurança ao condutor.
O painel digital traz as principais informações do veículo, ajudando na condução mais eficiente. Os comandos eletrônicos dos sistemas são facilmente acessados no painel. Eles comandam abertura e fechamento de portas, assim como o freio de estacionamento e emulador de trocas de marchas.
Os retrovisores digitais permitem total visibilidade com o veículo em movimento graças às imagens 360°. Além disso, trazem segurança durante as manobras. Ainda há oito câmeras internas e cinco externas, todas integradas aos retrovisores digitais. Ademais, o ônibus conta com câmera de ré com sensor de aproximação controlado no painel do veículo.
Sobre a acessibilidade, a linha Azure traz piso totalmente baixo, conta com três portas sem degraus e duas rampas de acesso acopladas ao piso plano, direcionadas aos passageiros com cadeira de rodas ou carrinhos de bebê. O sistema, combinado ao conjunto de suspensão, viabiliza o “ajoelhamento” do veículo. Assim, proporciona embarques e desembarques mais seguros.
* Redação/Transporte Mundial.
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>>> T-CROSS THE TOWN
VW T‑Cross The Town: a versão especial do SUV mais vendido do País
Depois de anunciar seu patrocínio à primeira edição do The Town, a Volkswagen do Brasil apresenta o carro do festival: o T‑Cross The Town. O SUV mais desejado do País ganha, pela primeira vez desde o seu lançamento, uma versão especial e limitada em alusão ao maior evento de música, cultura e arte de São Paulo.
"Estamos muito felizes com a parceria do The Town com a Volkswagen. No ano passado, a marca esteve com a gente no Rock in Rio e trouxe para a Cidade do Rock o ID. Buzz, que chegava pela primeira vez na América Latina. Tamanho foi o sucesso dessa parceria, que contaremos também com a marca no The Town. Dessa vez, teremos o grande privilégio de ter uma versão especial do SUV mais vendido do Brasil com a cara do nosso festival, o T‑Cross The Town. Além disso, teremos a Rota 85, espaço dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, sendo co-patrocinada da Volkswagen. Juntos, vamos novamente repetir o sucesso desta parceria", comenta Luis Justo, CEO da Rock World.
O T‑Cross The Town, produzido na planta de Curitiba (PR) é baseado na versão 200 TSI, equipada com motor até 128 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de seis velocidades. Na versão especial, o modelo ganha itens de série somente encontrados nas configurações mais completas.
Do lado de fora, o SUVW aparece com pintura bicolor – com coluna C e teto pintados na cor Preto Ninja, assim como os retrovisores externos, que são rebatíveis, o rack de teto, e as inscrições “T‑Cross” e “200 TSI”, ambos na tampa do porta-malas. A lataria pode sair de fábrica em quatro cores: Preto Ninja, Azul Norway, Cinza Platinum e Prata Pyrit. As rodas de liga leve, de 17”, têm acabamento diamantado e pintadas na cor preta. O destaque externo fica para o badge exclusivo “The Town”, localizado próximo da linha de cintura, ligeiramente abaixo dos retrovisores, nas duas laterais do veículo. Ainda do lado de fora, o T‑Cross The Town vem faróis de neblina em LED e lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e também câmera de ré.
O best-seller do segmento de SUVs também conta com acabamento interior inédito. Os bancos são revestidos de couro e possuem costura aparente em azul. Os apoia-braços dianteiros são acolchoados e parcialmente em vinil. Além disso, o revestimento do teto e das colunas são escurecidas, trazendo um acabamento mais premium ao T‑Cross.
A tecnologia também está presente no habitáculo da versão especial, que oferece cockpit totalmente digital, começando pelo painel de 8” e pelo VW Play de 10,25”. Sua tela configurável tem usabilidade intuitiva, processamento rápido, espaço para armazenamento (10 gigabytes) e a capacidade de atualizações de recursos por meio de aplicativos. Tudo isso tornou o VW Play um grande sucesso na imprensa especializada. A exclusiva loja de aplicativos do VW Play Apps permite instalar APPs como Spotify, Waze, entre muitos outros, diretamente no VW Play, permitindo uma usabilidade aprimorada e mais conveniente. Além disso, ainda estão disponíveis duas entradas USB tipo C no console central.
Em termos de segurança, o modelo ainda é oferecido com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Autonomous Emergency Brake/Frenagem Autônoma de Emergência) de série. Outro destaque é a função Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito ou nos semáforos, economizando combustível e diminuindo as emissões. Construído sobre a plataforma modular MQB, o SUVW é referência em eficiência e rigidez, entrega ainda alto nível de segurança.
Kit exclusivo VW + The Town
A Volkswagen preparou uma ação especial aos compradores do T‑Cross The Town. Os clientes do SUVW receberão um kit exclusivo com itens da edição limitada VW Collection The Town. A caixa personalizada virá com mochila dobrável com logo VW + The Town, squeeze de metal e boné.
Sucesso de vendas, o T Cross é o primeiro SUVW produzido na América Latina e exportado para mais de 20 países das Américas do Sul e Central e para a África. Feito na planta de São José dos Pinhais (PR), já ultrapassou mais de 200 mil unidades fabricadas desde 2018. Além disso, a Volkswagen mantém a liderança no segmento de SUVs compactos no País com T Cross e Nivus, que somam 11.015 unidades comercializadas no mês passado e 52.912 no acumulado do ano (dados Fenabrave). T Cross e Nivus fazem parte da bem-sucedida gama de SUVs da Volkswagen, chamada de SUVW. O line-up completo conta ainda com o Taos, referência em espaço interno, tecnologia e segurança entre os SUVs médios.
* Press Release/Volkswagen do Brasil.
sexta-feira, 21 de julho de 2023
>>> CONSTELLATION 26.320 6x2
Mais potente e econômico: conheça VW Constellation 26.320 6x2
Para ampliar a sua nova geração de caminhões, a Volkswagen Caminhões e Ônibus chega com o VW Constellation 26.320 6x2. Mais potente e econômico, o modelo preserva seus grandes atributos, como a alta versatilidade, robustez e o baixo ruído da cabine, ao mesmo tempo que agrega diferenciais para substituir o VW Constellation 24.280, um dos trunfos para a liderança da marca há 16 anos no segmento de 24 toneladas.
“A nova geração de caminhões Volkswagen tem foco total em eficiência, conforto, segurança e tecnologia. E o VW Constellation 26.320 é exemplo disso: seu novo motor tem 13% mais de torque, transmissão automatizada V-Tronic de última geração, itens de segurança ativa de série e pacote de melhorias para maior comodidade a bordo. É o caminhão mais robusto do segmento, pronto para todos os desafios”, reforça Paulo Razori, supervisor de Marketing do Produto.
O modelo entrega um custo total de operação, o chamado TCO, até 10% mais eficiente e até 8% de redução no consumo de combustível. Seu motor mais potente e econômico é o D08 de 7 litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque, em uma ampla faixa plana e com alta performance. O modelo conta com sistema de emissões SCR e tanque adicional de Arla 32. Também está disponível na versão 8x2: o VW Constellation 30.320, agora com opção de entre-eixo de 6.500 mm.
O VW Constellation 26.320 recebe a nova transmissão V-Tronic de 12 marchas para maior conforto e segurança do motorista. Além de proporcionar melhor desempenho e trocas rápidas de marchas, sua alavanca foi reposicionada para a coluna de direção do lado direito. O componente agrega novas funções como o sensor de inclinação, eco-roll (ou a “banguela eletrônica” com acionamento manual) e o modo manobra. O cliente pode escolher ainda a opção de transmissão manual, se preferir.
Para maior segurança, o modelo vem equipado com assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, além do ABS e EBD. Tudo automático, como tecnologias de série e disponíveis tanto na versão com transmissão automatizada quanto na manual. A identidade visual também está ainda mais moderna com luzes de condução diurna integradas aos faróis e com lanternas em LED.
O modelo é equipado com o novo pacote Prime, que proporciona maior conforto para o motorista e conta com novidades, como volante multifuncional com conexão ao celular e computador de bordo, além do novo painel de instrumentos com funcionalidades inéditas. Os VW Constellation também mantêm ar-condicionado, trio elétrico e rádio com bluetooth.
O novo banco premium com cinto integrado chega de série mais moderno e confortável com suspensão pneumática e ajuste lombar. A cabine vem com quatro pontos de amortecimento em sua suspensão para absorver ainda mais os impactos. Mais preciso e suave, o modelo está equipado com um novo sistema de direção reduzindo mais de 30% do esforço do motorista. Além da nova suspensão dianteira parabólica, que traz maior robustez e durabilidade.
* Press Release/Grupo VWCO.
quinta-feira, 20 de julho de 2023
>>> NOVO RENAULT ARKANA
Renault apresenta novo Arkana
Revelado em outubro de 2020 na versão europeia, o Renault Arkana representa perfeitamente o sucesso do plano estratégico Renaulution. Com 163 mil unidades vendidas (240 mil no total se forem consideradas as vendas do modelo XM3 da Renault Korea Motors), este SUV cupê com visual diferenciado protagoniza a reconquista da marca no segmento C, junto com o Mégane E-Tech Elétrico e o Austral.
NOVA IDENTIDADE VISUAL
A Renault está revelando o Novo Arkana que, complementando o design original fluido, imponente e robusto, passa a integrar a nova identidade para transitar ainda mais na “Nouvelle Vague” da marca. Ele ostenta agora o logo Renault “Nouvel’R”, que aparece integrado na grade frontal, no centro de uma faixa em tom Black Piano, que faz a junção entre os faróis. O conjunto forma uma superfície plana e lisa, conferindo mais elegância ao modelo.
Agora, a lâmina aerodinâmica característica das antigas versões R.S. Line e E-Tech Engineered ornamenta o para-choque nas versões topo de linha Techno e Esprit Alpine. Ela recebe a cor da carroceria na versão Techno e um tom de Cinza Acetinado na versão Esprit Alpine.
Na parte de trás, o logo que aparece no centro da tampa traseira é revestido – assim como na parte da frente – com um tom de Preto Cromado, o mesmo acabamento encontrado nas letras de identificação do nome e na ponteira do escapamento. Já as lanternas contam com um tratamento tipo cristal levemente fumê, proporcionando a elas um ar de modernidade.
O cromado dos elementos decorativos (grade frontal, contornos dos vidros, etc.) deixa de existir em toda a gama, dando lugar – conforme a versão – aos tons de Preto, Preto Acetinado e Black Piano.
NOVA VERSÃO ESPRIT ALPINE
Assim como os modelos mais recentes da gama Renault, o Novo Arkana oferece agora a versão de acabamento topo de linha Esprit Alpine, em um estilo “esporte chique” que convém perfeitamente à personalidade do veículo.
Além da lâmina do para-choque frontal na cor Cinza Acetinado, o exterior desta versão de acabamento se diferencia pelo logo na cor Cinza Xisto com contorno na cor Black Piano, cumprindo a função de adorno do para-lama. As novas rodas de 19 polegadas com desenho perfurado dão ao Novo Arkana um visual tanto imponente como esportivo. A aerodinâmica da traseira é potencializada pelo novo spoiler, cujo recorte se harmoniza com o teto.
Do lado de dentro, os bancos couro sintético ecológico (contendo 10% de materiais de origem biológica) e suedine, material cuja aplicação foi ampliada em comparação com as versões topo de linha R.S. Line e E-Tech Engineered anteriores. Estes bancos são ornados com pespontos horizontais na cor azul, recebendo um logo Alpine no encosto. Por sua vez, os cintos de segurança se diferenciam pela presença de duas faixas na cor azul.
Os painéis das portas e o volante recebem pespontos nas cores vermelho, branco e azul, enquanto que a parte do painel que fica de frente para o passageiro dianteiro é revestida com um acabamento que remete à ardósia, ao mesmo tempo discreto e elegante.
Seja qual for a motorização escolhida, a cabine da versão Esprit Alpine do Novo Arkana recebe a alavanca de câmbio “e-shifter”, que é desprovida de cabos mecânicos.
GAMA SIMPLIFICADA, MAIS ITENS DE SÉRIE
A gama de versões do Novo Arkana se resume agora a três opções de acabamento: Evolution, Techno e Esprit Alpine.
A partir da versão Evolution, a lista de itens de série foi aprimorada com a navegação via satélite incluída no sistema de infotainment Renault EASY LINK. Além disso, este último passa a ser compatível por conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O painel digital continua tendo 7 polegadas na diagonal, mas agora passa a exibir informações em uma superfície ampliada.
Além da lâmina aerodinâmica do para-choque na cor da carroceria, a versão Techno se diferencia pelas rodas trazidas das antigas versões R.S. Line e E-Tech Engineered. O logo e as letras do nome do modelo na traseira aparecem com acabamento Cromado Acetinado.
A nova cor de carroceria Azul Noturno / Midnight Blue aparece pela primeira vez na gama, que mantém as motorizações disponíveis atualmente: E-Tech full hybrid de 145 cv e a gasolina mild hybrid de 140 e 160 cv.
MOTORIZAÇÃO
A motorização E-Tech full hybrid de 145 cv oferece ao Novo Renault Arkana um prazer de dirigir incomparável, aliado à eficiência, dinamismo e suavidade da motorização elétrica. Esta motorização combina dois motores elétricos (um “e-motor” de 36 kW e um motor de arranque de alta tensão do tipo HSG – High-Voltage Starter Generator, Motor de Arranque / Gerador de Alta Tensão – de 18 kW) a um motor a combustão (gasolina) de 4 cilindros 1.6 l de 69 kW (94 cv), integrados a uma transmissão inteligente multimodos equipadas com acoplamentos de garras otimizada sem embreagem e uma bateria de 1,2 kWh.
O câmbio conta com 4 relações de transmissão para o motor a gasolina e 2 relações para o motor elétrico principal. A motorização E-Tech full hybrid oferece até 14 combinações de funcionamento entre o motor a combustão e o motor elétrico, otimizando o rendimento energético.
Todas as partidas são feitas no modo elétrico, portanto é possível rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico na cidade, proporcionando um ganho de consumo em ciclo urbano que pode chegar a até 40% em comparação com um motor a combustão clássico movido a gasolina. Graças à eficiência de sua motorização, as emissões de CO2 são limitadas a partir de 105 g/km, um excelente nível para a categoria. Além disso, este modo de condução elétrica oferece silêncio durante a rodagem e zero preocupações com a recarga.
A motorização E-Tech full hybrid de 145 cv do Novo Arkana conta com a função “e-save”. Com acesso a partir da tela digital nas configurações do veículo ou via modo de condução para as versões equipadas com o sistema de personalização MULTI-SENSE, esta função permite manter um nível mínimo de 40% de carga da bateria. Isto permite manter uma reserva para rodar no modo elétrico ou para auxiliar o motor a combustão em aclives acentuados, como ao subir a serra.
AGRADÁVEL EXPERIÊNCIA AO VOLANTE
O Novo Arkana é baseado na plataforma modular CMF-B, desenvolvida pela Aliança. Esta plataforma é reconhecida por sua eficiência, prazer de dirigir e incrível versatilidade, proporcionando ao condutor um comportamento eficiente e grande conforto.
A aderência ao solo do Novo Arkana aumenta a confiança, resultado dos ajustes do eixo traseiro que aumentam a estabilidade nas curvas quando em velocidades mais altas. Os movimentos laterais são limitados, mesmos nas condições de rodagem mais severas. A eficiência do chassi é reforçada por um esterçamento preciso e direto, enquanto a agilidade do veículo é favorecida pelo diâmetro de giro entre guias limitado a 11,2 metros.
* Press Release/Renault do Brasil.
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