quarta-feira, 28 de novembro de 2012

>>> IMAGEM DA SEMANA



Trabalho de preparação que merece elogios. Parece até um espelho!

***

>>> PIONEIRO


Scania lança primeiro caminhão 6x2/4 do Brasil

A Scania inova mais uma vez o mercado ao apresentar o pioneiro caminhão de especificação 6x2/4, que reduz os custos operacionais do cliente. O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv. Uma das versões do novo veículo, o P 360, destinado ao segmento de transporte de automóveis (cegonha) teve a exibição de estreia na 15ª Exposição de Transportes, realizada no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).
 

“A Scania tem por filosofia mundial a evolução constante dos produtos, serviços e tecnologias que disponibiliza. Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “Seguimos nossa tradição de ouvir as necessidades do mercado e, com a pioneira configuração 6x2/4, a Scania oferece um novo patamar de eficiência aos clientes que atuam no transporte rodoviário.”
 
Para reduzir os custos operacionais, o Scania 6x2/4 inclui uma série de benefícios para o comprador. Ele aumenta a capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú, sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.
 
“Em muitos serviços, a tração 4x2 não atende à demanda do cliente, e a 6x2 fica acima do necessário. Por isso, pensamos na 6x2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”, explica Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da Scania do Brasil. “Nela, o eixo de rodado simples direcional fica na frente do eixo de tração. No 6x2 convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás do eixo de tração, enquanto o 6x2/4 permanece sem o eixo de apoio.”
 
O lançamento da Scania sai de fábrica com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5 toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de frenagem. A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.
 
Modelo comercializado na Europa
 
No completo pacote de opcionais estão disponíveis rádio, ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de bordo que auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível), além da caixa automatizada Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o novo câmbio recebeu um software ainda mais inteligente. O sistema escolhe a melhor marcha a ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do comportamento do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e ergonomia.

P 360: adequado ao transporte cegonheiro

O público e os clientes que prestigiaram a 15ª Exposição de Transportes puderam conferir todas as vantagens do P 360 6x2/4. A especificação dispensa adaptações no transporte de automóveis. O P 360 6x2/4 está equipado com motor DC13 de 360cv de potência, que desenvolve potência máxima de até 1.900 rpm e torque de 1.850Nm até 1.300 rpm. A caixa de transmissão comporta 12 velocidades, mais duas superlentas.
 
“Desenvolvemos um profundo estudo sobre o mercado cegonheiro e há uma tendência de crescimento do tamanho dos veículos vendidos no Brasil e do peso das unidades”, revela Mendonça. “Nosso desafio foi criar uma solução tecnicamente viável, respeitando os limites de tonelagem e comprimento dos implementos já existentes.” A nova configuração propicia um aumento de 3,5 toneladas em comparação à tração 4x2 e não deixa espaços vazios, o que garante maior estabilidade à composição.
 
* Press Release/Scania Latin America.

>>> D-MAX NO RALI


Isuzu mostra a D-Max preparada para o Rali Dakar

A japonesa Isuzu mostrou a “arma” que vai utilizar na disputa pelo título da 35ª edição do Rali Dakar, a ser realizado em janeiro: uma versão preparada da picape D-Max cabine estendida.

 
O veículo é baseado no modelo de produção e recebeu modificações para enfrentar as adversidades do percurso de oito mil quilômetros, que atravessa os territórios da Argentina, Chile e Peru. A picape é movida por um bloco de 3,0 litros a diesel com turbocompressor, que rende 242 cavalos de potência a 4.800 rpm e 58,9 kgfm de torque a 2 mil rpm. A transmissão sequencial de cinco marchas da marca Hollinger é dotada de embreagem especial.
 
 
Além do sistema de suspensão desenvolvido para este tipo de competição, a D-Max recebeu rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus Toyo Open Country M/T-R. Apesar dos 2.300 quilos de peso, a picape acelera de 0 a 100 km/h em ótimos sete segundos e atinge a velocidade máxima de 190 km/h.

* Redação/Carsale.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

>>> KOMBI "ON THE ROAD"


Um sebo com o pé na estrada: Dupla de músicos transforma uma antiga Kombi dos Correios em uma loja de discos e livros em um projeto inovador que esbarra na burocracia oficial

Bob Dylan, Cartola e Jack Kerouac circulam pelas ruas de Curitiba. E fazem isso a bordo de uma Kombi amarela que, depois de aposentada pelos Correios, foi transformada no primeiro sebo móvel da cidade.
 

Livros, discos de vinil, CDs e DVDs novos e usados para venda, compra e troca são oferecidos ao público no esquema tradicional dos sebos. A diferença é que agora é possível ter acesso a eles nas portas de bares, em praças, festas de bairro e também em domicílio. A ideia inovadora saiu da cabeça do músico Hamilton de Lócco, o Camarão, ex-integrante da banda curitibana OAEOZ. “Dentro daquela lógica de que a arte tem que ir aonde o povo está”, explica.
 
Ele, que já teve um sebo tradicional e também comprava e vendia livros pela internet, fez as contas e avaliou que adquirir a Kombi por cerca de R$ 19 mil era mais vantajoso do que alugar um imóvel. “Sem contar que é muito mais divertido sair pela cidade, viajar e conhecer as pessoas do que ficar parado.”
 
 
Seu parceiro na empreitada é o também músico Jahir Eleuthério, ex-guitarrista do Gruvox e de outras bandas locais. O projeto foi batizado de On the Road, título original da obra-prima de Jack Kerouac. Isto, pois segundo Jahir, a ideia é “cair na estrada”. A primeira viagem foi à Feira Literária de Guaratuba, no litoral do estado. No ano que vem, a dupla planeja várias outras viagens, incluindo a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro.

Acervo

No acervo de livros, explica Camarão, estão apenas itens que passam pelo crivo do gosto pessoal da dupla de sócios. “Clássicos, contracultura, publicações de arte em geral e livros técnicos na área das ciências humanas”, define. Na música, a curadoria segue a mesma linha: “Muito rock, jazz, música brasileira, experimental, cult, e discos raros. Só coisa boa”, garante.
 
Dentro do utilitário ano 2010, luminárias a bateria ajudam os leitores a decidir sobre as compras quando a noite já caiu. Já quem quiser um disco pode atestar o bom estado do vinil em uma vitrola portátil, a pilha.
 
 
Camarão conta que o sebo móvel tem chamado muita atenção pelas ruas onde passa. “Às vezes, rola um estranhamento, as pessoas pensam que é alguma coisa do governo. Mas, depois que percebem o que realmente é, somos bem-aceitos.” Ele conta que o projeto foi escolhido como um case de marketing por um grupo de alunos e professores da agência experimental de publicidade e propaganda do Centro Universitário Curitiba UniCuritba, que vai prestar assessoria ao projeto.

Alvará

A proposta inusitada do sebo móvel criou, entretanto, um impasse para os sócios quando enfrentou a burocracia estatal. Camarão não conseguiu o alvará de funcionamento, nem a liberação para ocupar via públicas, pois a modalidade de empresa não está prevista na legislação.
 
“Há uma lista de coisas que podem ser vendidas por ambulantes, como algodão doce e cachorro-quente. Discos de rock não estão neste rol”, alfineta. A dupla espera legalizar a empresa em breve e assim conseguir instalar uma máquina de cartão de crédito, cuja falta tem atrapalhado os negócios. “Mas vai dar certo. 2013 será o nosso ano”, acredita Jahir.

* Sandro Moser/Gazeta do Povo.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

>>> VÍDEO DA SEMANA



FNM D11000 1972!
Brilhando novamente...

***

domingo, 18 de novembro de 2012

>>> KOMBI É KOMBI...


Matéria publicada no jornal Estado de Minas em 2007 ressalta a importância da Kombi na economia de base brasileira.


* Daniel Camargos/Estado de Minas.

>>> TRANSIT CONNECT WAGON


Ford lança a Transit Connect Wagon para sete passageiros
 
A Ford acaba de apresentar, nos Estados Unidos, a Transit Connect Wagon, uma minivan para sete passageiros que pretende revolucionar o transporte nessa categoria. Com três diferentes modelos – XL, XLT e Titanium (topo de linha) o novo veículo eleva o nível de espaço e carga com a conveniência de portas laterais deslizantes e a possibilidade de configuração dos bancos, conforme as necessidades do cliente. A estratégia do novo modelo é oferecer um produto 3 em 1, com a flexibilidade de uma perua, dirigida como um carro, ou como um utilitário e, ainda poder transportar a carga de uma picape.
 

Para Mark Fields, primeiro candidato a CEO e presidente da Ford, trata-se de um novo sete lugares que cria um segmento próprio, com capacidade para cargas de até 1.200 quilos e livre escolha de configuração do espaço interno. “É uma combinação única de estilo e preço acessível”, disse o executivo.
 
 
A motorização oferece duas versões: um quatro cilindros de 2.5 litros e um EcoBoost opcional de 1.6 litro, ambos acoplados a uma transmissão automática de seis velocidades. A carroceria, de elegante e moderno design, é oferecida em dois comprimentos de distância entre eixos – com opção para cinco ou sete lugares, além de teto de vidro panorâmico completo, câmera de ré de 6,5 polegadas e sistema Sync com My Ford Touch, ativado por comando de voz.
 
 
A Transit Wagon tem por base a atual van Transit compacta, introduzida na América do Norte em 2009, que se constitui, hoje, no veículo favorito dos proprietários de pequenos negócios, frotas de empresas ou para transporte de executivos e turistas, graças a sua eficiência no consumo de combustível, já tradicional nos veículos Ford, manobrabilidade e facilidade de condução.
 
* Press Release/Ford do Brasil.

sábado, 17 de novembro de 2012

>>> SUBARU FORESTER 2014


Subaru mostra novo Forester

A Subaru apresentou o novo Forester, um SUV cuja quarta geração já começou a ser vendida no Japão e será exibida no próximo Salão de Los Angeles. Este modelo foi originalmente lançado em 1997 e a sua representatividade no mercado europeu ainda é tímida. A nova geração não difere muito em termos estéticos, apesar de ter crescido em todos os sentidos, passando a ter agora 4 595 mm de comprimento (mais 35 mm que na geração precedente), 1 795 mm de altura (mais 15 mm), 1 695 de largura (mais 20 mm) além de 2 640 mm (mais 25 mm) de distância entre eixos.


No Japão a oferta de motores inclui o 2.0 de 148 cv e o 2.0 boxer turbo (FB20, com quatro cilindros horizontalmente opostos) de 276 cv, apenas acoplado a uma caixa automática de dupla embreagem. Nos EUA terá uma nova geração do motor boxer de quatro cilindros naturalmente aspirado DOHC 2.5 de 170 cv e 236 Nm de binário, que pode surgir acoplado a uma caixa manual ou automática (Lineartronic CVT, de dupla embreagem) de seis velocidades. Outra opção é o 2.0 de quatro cilindros turbo de injeção direta com 250 cv e 349 Nm de binário apenas disponível com caixa CVT de oito relações.


O interior do Subaru Forester 2014 também foi alterado e entre as novidades, destacam-se o sistema de áudio Harmann Kardon, câmera de auxílio ao estacionamento e uma tela LCD multifunções, além dos novos revestimentos.

* Redação/Auto Hoje.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

>>> LINK DA SEMANA


 
Blog oficial do ilustrador Mauricio Morais com muitas imagens de suas criações, artigos interessantes e até um concurso de pintura com uma velha conhecida do pessoal que circula por aqui! Participe!
 
***

>>> CHINESES NO SALÃO


CN Auto mostra novos modelos a serem produzidos na fábrica de Linhares

Importadora oficial das marcas chinesas Hafei [linha Towner] e da Jinbei [linha Topic], a CN Auto participou pela terceira vez do Salão do Automóvel, apresentando em uma área de 700 m² suas novidades como a nova linha Towner que será a sucessora da atual e deverá ser o modelo produzido no Brasil, bem como mostra a nova Topic que passa a ser comercializada a partir do próximo ano.
 
 
A CN Auto reforçou na 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo seu compromisso com a fábrica da marca, que vai produzir os modelos Towner a partir de 2014, em Linhares, no Espírito Santo. Cinco modelos/versões deverão ser produzidos, começando com a Pick-up Cabine Simples e de caçamba alongada. E, ao longo de suas fases, será complementado com a produção de uma Pick-up Cabine Dupla, Pick-up Cabine Estendida, Minivan Passageiros e Minivan Furgão.
 
 
Esse início deverá ocorrer a partir de 2015, e a capacidade produtiva da nova planta será de 25 mil unidades/ano por turno na sua capacidade plena, gerando empregos da ordem de 1.200 diretos. De acordo com o diretor comercial da empresa, desde agosto de 2008, quando a importadora iniciou suas atividades comerciais no País, a CN Auto mostrou-se interessada em instalar uma fábrica no País, por entender que os mini utilitários têm larga aplicação em diferentes segmentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, e com as restrições cada vez maior dos grandes centros, bem como os grandes eventos e o crescimento do País a necessidade de transporte de cargas e a mobilidade de pessoal faz com que acreditemos cada vez mais no maior crescimento do mercado de utilitários e é nele que a CN Auto sempre apostou e quer ser referência nesse importante segmento.
 
Topic Facelift
 
O lançamento reservado para o Salão do Automóvel 2012 foi a Topic Facelift. Em relação ao atual modelo em comercialização, a nova Topic traz grade frontal, conjunto ótico e para-choque mais modernos atualizados para a categoria de vans e utilitários.
 
Além da motorização a gasolina, a CN Auto mostra a nova Topic com kit GNV. E, para isso, a empresa firmou parceria com a Comgás, que vai instalar um simulador de consumo com essa matriz energética, por meio do qual os usuários profissionais terão oportunidade de comparar a Topic com kit GNV e as demais vans disponíveis no mercado brasileiro, e com isso ter a certeza que hoje a Topic com GNV apresenta o melhor custo benefício do mercado.
 
 
“É importante ressaltar que nova Topic traz um kit GNV de 5ª geração, na qual a central eletrônica faz todo o mapeamento do combustível utilizado,fazendo com que o veículo tenha o melhor desempenho, e tudo isso sem perder a garantia”, explica o diretor comercial.

* Press Release/CN Auto S.A.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

>>> IRIZAR i3


Irizar lança o novo modelo i3 na Espanha

Um novo nicho de mercado passa a ser explorado pela Irizar no transporte europeu de passageiros, com o lançamento de seu modelo de carroçaria i3 no salão espanhol FIAA 2012. Identificado para o transporte urbano, o veículo promove otimização em sua acessibilidade e na capacidade de adaptação às mais diversas configurações desejadas pelo operador.
 


A estrutura do i3 foi concebida de acordo com a norma de segurança europeia R66/01, com aspectos que incidem na maior segurança de passageiros e motorista, principalmente no que tange a colisões frontais e na rigidez do conjunto do teto.
 
 
A nova carroçaria agrega todos os atributos da linha Irizar correspondentes a confiança, segurança, desempenho e rentabilidade. O i3 pode ter comprimentos que variam entre 10,50 metros e 15 metros, com largura de 2,55 metros e uma generosa altura interna que pode alcançar 2,55 metros. A versão com piso baixo tem altura do degrau, entre a via do pavimento e o piso do salão em 34 centímetros, podendo ser reduzida para 27 centímetros com o uso do sistema de “ajoelhamento” da carroçaria.

* Redação/AutoBus.
* Fotos/Leandro Ferreira e Ricardo Taveira.

>>> PROPAGANDA



No final de 1948, quando a Volkswagen estava prestes a colocar a Kombi no mercado, a Chevrolet apresentava o seu furgão, conhecido como Dubl-Duti (Séries 3700 e 3900). A receita era a mesma: um chassi reforçado, mecânica simplificada e boa capacidade de carga. Não durou muito, mas serviu de base para as vans atuais da marca.

***

>>> PROJETO CANCELADO


Protótipo Bulli (Nova Kombi), mostrado no ano passado pela Volkswagen, tem projeto cancelado

O chefe do setor de desenvolvimento e pesquisa da matriz da Volkswagen, Ulrich Hachenberg, confirmou que a fabricante cancelou o projeto da nova Kombi. O novo modelo seria a versão definitiva do protótipo Bulli, mostrado em Genebra (Suíça), no ano passado, e tinha chances de ser fabricado em 2014. A justificativa para essa decisão, conforme o executivo, é de que, nesse momento de crise, não há demanda suficiente na Europa e Estados Unidos, mercados para os quais o carro estaria mais voltado.


No lugar do Bulli, a Volkswagen vai apostar num utilitário esportivo compacto mais simples e menor que o Tiguan, provavelmente o modelo Taigun, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. A novidade deverá estrear em breve.

* Carlos Guimarães/Car And Driver.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

>>> IMAGEM DA SEMANA



Audi Q7 desfilando na Grécia com "alguns metros a mais", como parte das promoções de venda da Johnny Walker, famosa marca de bebidas.

***

>>> ECO RENAULT


Eco Truck: A proposta da Renault para um caminhão mais econômico

O departamento da Renault desenvolveu um estudo chamado Optifuel Lab. Partindo da premissa que o óleo diesel continuará a ser predominante para o transporte rodoviário, mesmo que num futuro mais distante, a fabricante francesa tratou de desenvolver um veículo que fosse, além de moderno, econômico.
 

O modelo, que na primeira olhada mostra que a aerodinâmica faz parte do seu DNA, prova que ainda há muitas oportunidades para reduzir significativamente o consumo de combustível a partir do desenho. Este Renault-Conceito, da maneira que foi projetado, conseguiu uma economia de 13% de combustível, se comparado a um modelo com tecnologia Euro 5; isso, segundo os engenheiros da Renault, se traduz em menos 120 gramas por quilômetro em redução de dióxido de carbono emitidos na atmosfera.
 
 
O Laboratório Optifuel existe desde 2007 e, de lá para cá, lançou um programa de pesquisa desenvolvido sobre o veículo experimental. Não se destina a tráfego comercial, mas a fim de permitir novas soluções para reduzir o consumo do teste em condições reais de utilização. Trata-se de um programa de pesquisa abrangente, que reúne diferentes áreas de conhecimento (aerodinâmica, motorização, resistência ao rolamento, ajuda com a gestão, etc). O veículo de teste também fornece uma oportunidade para avaliar as peças desenvolvidas para montar a carroceria e outros itens do veículo, para quem sabe, posteriormente, serem adaptadas para um caminhão comercial. De acordo com a engenharia da Renault Trucks, muitas melhorias hoje colocadas em seus modelos comerciais saíram de experimentos realizados no Optifuel Lab.

* Marcos Villela/Transporte Mundial.

>>> SÉRIE 10 ANOS


Série Especial Frontier 10 Anos chega às revendas com design renovado

Um dos destaques da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo, a linha da picape Frontier ganha a partir deste mês a série especial '10 anos', que celebra uma década de produção do modelo e da marca no Brasil. A novidade traz um design diferenciado e vários equipamentos inéditos para o modelo. A Frontier '10 anos' terá duas versões - SV Attack (com trações 4x2 e 4x4) e SL AT (4x4) -, com preços a partir de R$ 95.990.
 

Na dianteira, a Nissan Frontier 10 Anos se diferencia pelos novos design do para-choque, mais encorpado, dos farois de neblina e da grade. Com as modificações no estilo, a picape forte de verdade ficou com visual ainda mais robusto. Outra novidade é o acabamento na cor 'titanium' no centro do para-choque, abaixo da placa de licença nas versões Attack, oferecendo um toque de esportividade ao modelo. A série especial conta com novo desenho das rodas de liga leve aro 16 - na versão SL o jogo é de 18 polegadas -, com visual mais esportivo, além de frisos na cor da carroceria e a logomarca "10 anos" que identifica a série no tapete e nas laterais. As lanternas traseiras ganham máscara negra (SV).
 
Por dentro diversos detalhes cromados e equipamentos diferenciados para a linha da picape, como novos desenhos da direção, do painel de instrumentos e do painel central, onde fica o ar-condicionado, além de bancos de couro com o logotipo 'Frontier'; computador de bordo; ar-condicionado de duas zonas, que permite cada ocupante do banco dianteiro escolher a temperatura individualmente, e a chave presencial inteligente I-Key, comodidade também encontrada nas linhas Tiida, Sentra e Livina. A SL 4x4 AT tem ainda câmera de ré com visualização no console central, na mesma tela do novo sistema de áudio 2 DIN, que conta com Cd player, entrada auxiliar, USB, mp3 e comando de áudio e piloto automático no volante.
 
 
A versão SL 4x4 10 Anos conta também em sua lista de equipamentos com a tecnologia VDC (controle eletrônico de estabilidade), importante sistema de segurança. Airbag e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) são itens de serie desde a versão de entrada. A linha Nissan Frontier é equipada com o motor 2.5 16V turbodiesel, que atende às novas exigências brasileiras de emissões, em vigor desde o início do ano. As opções com tração integral são programadas para gerar potência de 190 cv a 3.600 rpm com torque máximo de 45,8 kgfm a 2 mil rpm, enquanto as 4x2 entregam 163 cv a 3.600 rpm a 41,09 kgfm a 2 mil rpm.
 
 
Produto que marcou o início das atividades industriais da marca no Brasil, a picape Nissan Frontier completa dez anos de produção este ano. Em uma década, mais de 80 mil unidades saíram da linha de montagem da Curitiba Veículos Utilitários (CVU), fábrica do Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). O modelo conquistou os brasileiros, com as vendas aumentando fortemente nos últimos anos, atingindo 255% de crescimento na comparação do acumulado de janeiro a setembro entre 2010 (5.433 unidades) e 2012 (13.925). Em agosto, a picape da Nissan atingiu o maior volume em um único mês desde o início da produção, em 2002, com 2.155 unidades comercializadas. "A série 10 Anos chega não apenas para manter o crescimento de vendas da Frontier, mas para reafirmar mais um vez o nosso compromisso de fazer dela a melhor e mais competitiva picape da categoria", Tiago Castro, gerente de marketing de produto.

* Press Release/Nissan do Brasil.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

>>> VOLVO V60 SPORTWAGON


Volvo V60 é uma perua com apelo jovem

A Volvo Cars lançou em setembro o V60, a versão perua do sedã S60. O modelo desembarca de olho nas famílias que prezam pelo luxo e espaço, mas com uma pitada de esportividade. Para tanto, o carro vem vestido com a linha R-Design, que lhe confere um visual mais jovem, fugindo um pouco do padrão comportado da marca sueca. O Sportwagon, como a Volvo o classificou, chega em três configurações e com duas opções de motor e câmbio.


A de entrada é a T5 R-De­­sign Comfort, que parte de R$ 130.900. Traz motor 2.0 turbo com injeção direta de combustível, capaz de gerar 240 cv. A transmissão é automatizada de dupla embreagem PowerShift e seis velocidades. A versão oferece itens importantes de série, principalmente no quesito segurança, onde a Volvo é referência. Destaque para o City Safety, tecnologia que pode evitar colisões frontais em velocidades de até 50 km/h, freando o carro automaticamente, e o sistema BLIS, que monitora os pontos cegos.

Sensor de Iluminação

Mesmo com um amplo pacote de equipamentos, a T5 Comfort não contempla alguns itens “básicos” para um carro premium, como sensores de iluminação e de chuva e GPS. Segundo o presidente da Volvo Cars para a América Latina, Paulo Solti, tais componentes iriam encarecer a versão de entrada por sofrerem tributação na importação, comprometendo assim o preço competitivo. “Temos clientes com perfis diferentes para cada faixa de preço”, disse o executivo ao explicar que o consumidor Volvo prioriza potência do motor, itens de segurança e requinte interno. “E isso ele já encontra no T5 Comfort”, apontou Solti, informando que o carro “mais básico” responderá por 60% das vendas da linha Sportwagon.


A versão intermediária é a T5 R-Design Dynamic, que carrega o mesmo conjunto mecânico do modelo anterior. A diferença está no preço, que sobe para R$ 149.900, e no pacote de itens, que agora sim inclui sensores crepuscular e de chuva, além de faróis de xenônio adaptativos, banco elétrico para o motorista e teto solar. Contudo, ainda falta o GPS.

Ele só aparece de série no topo de linha T6 R-Design AWD, ao preço de R$ 199.900 e equipado com o motor 3.0 turbo de 304 cv e transmissão automática Geartronic de seis marchas. A versão possui tração integral e é completa, com direito a leitor de DVD, sistema de navegação e câmera de ré acoplada ao sensor de estacionamento, sendo todas as imagens projetadas numa tela de 7 polegadas. O kit multimídia DVD/GPS/Câmera de ré é opcional nos acabamentos anteriores e pode ser instalado de fábrica por R$ 15.599.

O T6 R-Design AWD vem ainda com piloto automático adaptativo, que diminui de maneira automática a velocidade ao se aproximar do carro à frente; Pedestrian Detector, que indica a presença de pedestres na frente do veículo, freando automaticamente para minimizar os riscos de um atropelamento; sistema de assistente de faixa, que alerta o motorista para mudanças de faixa involuntárias; e leitor de placas de sinalização, o qual indica se o condutor está acima do limite de velocidade da via.

R-Design

A linha R-Design agrega elementos únicos para o V60, como para-choque e grade esportiva em acabamento black piano, extratores de ar e saí­das duplas de escapamento. As rodas de 18” complementam o visual. No interior, a linha está presente nos bancos e volante esportivos, pedaleiras de alumínio e painel de instrumentos com fundo azul.

* Renyere Trovão/Gazeta do Povo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

>>> VÍDEO DA SEMANA



Uma pequena amostra dos modelos de Kombi para 1982. Destaque para o modelo Luxo, muito raro atualmente...

***

>>> CAYENNE TURBO S


Porsche revela Cayenne Turbo S

A Porsche revelou no mês passado o Cayenne Turbo S, a nova e mais potente versão do SUV luxo. O preço do novo Cayenne chega ao mercado europeu em janeiro de 2013 a partir de 197 898 euros. O novo topo de gama da segunda geração do SUV surge com 550 cv, um incremento de 50 cv de potência em relação à já conhecida versão Turbo, mas também o binário extraído do bloco V8 4.8 subiu dos 700 Nm para os 750 Nm. Isto reflete-se numa aceleração de zero a 100 km/h em 4,5 segundos (menos 0,2 segundos) e chega aos 283 km/h (mais 5 km/h) de velocidade máxima. Contudo, o consumo combinado de 11,5 litros por cada 100 km é o mesmo do Cayenne Turbo convencional.


Em termos de equipamento de série este modelo de tração integral herda do Cayenne Turbo a combinação da suspensão pneumática com o controle ativo dos amortecedores (PASM) e o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC). Também de série surge o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), que trabalha com a distribuição do binário nas rodas traseiras em conjunto com um diferencial autoblocante traseiro comandado eletronicamente. O novo Cayenne Turbo S está também equipado com o pacote Sport Chrono de série.


Esteticamente, as alterações são sutis, incluindo entradas de ar, as molduras dos faróis e as molduras dos retrovisores pintadas em preto brilhante. As rodas 911 Turbo II de 21 polegadas que surgem de série, com o símbolo da Porsche colorido, foram redesenhadas especificamente para Turbo S, com o interior em preto brilhante. Por dentro, destaque para os pacotes em couro bicolor e de interior em carbono.

* Redação/Revista AutoHoje.

domingo, 4 de novembro de 2012

>>> OBRA DE ARTE


Ford F-100 1956, uma obra de arte de Chip Foose

Além dos carros incríveis customizados em apenas uma semana, o programa Overhaulin’, do Discovery Channel, ficou famoso pelas pegadinhas com os donos dos veículos. Com a maioria dos quase 100 modelos modificados em cerca de 90 programas, divididos em cinco temporadas, foi simulado um furto do veículo e havia atores vestidos como policiais, no melhor estilo Pegadinha do Mallandro ou Topa Tudo por Dinheiro…

O maestro das modificações, Chip Foose, provou do próprio veneno: há três anos, o então produtor do programa, Bud Brutsman, armou a tal pegadinha para o customizador. Foi simulado o roubo de sua picape Ford F-100, uma das 127 mil fabricadas em 1956. Aos 14 anos, Foose comprou a picape de seu pai, Sam, que tinha uma oficina onde ele passava dia e noite. As alterações foram baseadas em algumas linhas que Foose havia traçado para o utilitário e o patriarca da família se encarregou de pegar os tais rascunhos para o projeto do Overhaulin’. Chamado de Overlord, o episódio levou cinco meses para ser filmado, pois a mesma equipe que finalizava um carro por semana ainda montava a picape, em paralelo, trabalhando escondido do mestre.


O cara ficou tão surpreso quanto os participantes do programa e hoje esse é o único veículo que o californiano, com 45 anos, diz não vender por nada. Ele promete passá-lo para seu filho, Brock. Diferente dos episódios convencionais, a picape pronta foi revelada no estande da Roush Performance, durante o Sema Show 2006. Foose foi às lágrimas, assim como seu pai, esposa e muita gente que viu de perto a gravação.


Conhecida pelos motores e modelos Ford endiabrados, a Roush, evidentemente, enfiou um V8 do mal sob o capô de altura reduzida — uma das idéias dos desenhos de Foose. Comprovamos isso durante uma volta da Foose Design até a praia (Huntington Beach), distante alguns quilômetros. O fotógrafo João Mantovani foi a passeio com o customizador ao volante. “Dione” nem precisou gastar o inglês meia-boca dele com o cara. Afinal, essa é uma experiência para ficar calado e apreciar! Mas em português bem claro, quando chegamos à avenida da praia, ele confessou: “A picape anda muito e o cara acelera bem. A-NI-MAL!”.


Mesmo com relações longas, o câmbio automático de três velocidades parece curto. Os pneus BFGoodrich 305/35 R20 na traseira não suportam o torque do big block de 7,4 litros e lixam com força. Claro, são 60 kgfm, é para borrachar feito gente grande! Como cheguei atrasado ao ensaio, tive que me contentar com algumas manobras com a picape. Há um bom tempo, não pegava um antigo assim, nervosão, carburado. O quadrijet Holley 770 cfm acerta a proporção de ar e gasolina a caminho do motor e exige apenas uma casquinha do acelerador, enquanto se vira a chave para o veoitão funcionar. Ou seja, foi só bater na chave com um pouco de pé direito para os escapes gritarem. Coisa linda!

Os 455 cv roncam ao serem acordados e a lenta, pouco acima de 1.000 rpm, convida para uma volta mais agressiva. Foose confessa que curte o carro no limite. “Amo essa F-100. Primeiro, porque é o carro que aprendi a dirigir, aos 12 anos. Segundo, porque foi do meu pai e será do meu filho, Brock. Só não sei daqui quanto tempo, nem se será com esse big block. Não há dinheiro que me faça vendê-lo”, confessa o especialista, acelerado para ir à reunião de pais e mestres na escola dos filhos.


Eu, curioso, ele, com pressa, perguntei o que acontece ao rodar sem espelhos externos nesta “fifty six” e com placa traseira preta, que nem sequer existe na Califórnia. Sem titubear ele responde: “Sem espelhos, o estilo melhora e a placa preta eu pintei sem dó!”. Ficou melhor mesmo. O interior também tem um estilo que dá raiva, tanto pela qualidade quanto pelo acerto de cores. O galão em laranja dá um acabamento arrojado para quebrar a sobriedade do preto e cinza. O pinstriping do painel acompanha o revestimento. Painel e volante originais mantêm a classe do F-100.


Foose garante que não mexe nesse carro, pela história do episódio e por ter sido feito com a participação de seu pai. Porém, ele conta que na F-100 pensada por ele e desenhada anteriormente, há detalhes que serão feitos em uma das outras duas F mantidas no estacionamento de sua oficina. “Além de alterações visuais leves, algo necessário nesse modelo é mais espaço para as pernas. Então, vou cortar a parede corta-fogo, perto dos pedais e jogar mais para frente, cerca de 10 cm. Como o cofre do motor é grande, não vai fazer diferença para a frente, mas, sim, para quem rodar na picape com essa alteração”, comenta.

As rodas Foose Design e uma pintura espelhada, muito lisa e com direito a um pin duplo (cinza), seriam suficientes para quem gosta de ver um carro lindo — e olha que esse tem vidros brancos, como todos os projetos do customizador. Entretanto, os gigantes discos de freios nas quatro rodas, com pinças Baer estampadas com o logo Foose mostram que o buraco é mais embaixo.

A caçamba de madeira, imaculada, não leva nada depois da reforma e assim será. Perguntado se na traseira não há muito freio para pouco peso, Foose responde: ”Nem uso muito o freio. O pouco que rodo é para acelerar.” Assim, ele se despediu e saiu fritando os pneus no estacionamento fechado para as fotos, a caminho da escola dos filhos. Realmente, ele usa a F-100 com o acelerador apertado!

* Texto: Eduardo Bernasconi - Fotos: João Mantovani/Revista Fullpower.