quarta-feira, 31 de agosto de 2022

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1952 Alfa Romeo 1900 M

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>>> 25 ANOS DE SUCESSO


Mercedes-Benz Sprinter comemora 25 anos de sucesso no Brasil

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil está celebrando 25 anos do lançamento da Sprinter no mercado brasileiro. Estreando em 1995 na Alemanha, o modelo foi o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber um nome próprio, que hoje designa uma ampla linha. A chegada ao Brasil em agosto de 1997, apenas dois anos após seu lançamento na Alemanha, marcou a introdução no país do segmento de Large Vans, veículos comerciais de médio porte, com peso bruto entre 3,5 e 5 toneladas.


Fabricada na Argentina, a Sprinter veio suprir a necessidade de um veículo com boa capacidade de carga e passageiros, capaz de se movimentar com agilidade no trânsito pesado das grandes cidades e garantir facilidade de carga e descarga num cenário onde os caminhões tradicionais enfrentam dificuldades de operação. A recém-chegada logo ganhou a confiança dos clientes e usuários e, com o passar dos anos, tornou-se parte da paisagem urbana brasileira. Mais de 180 mil unidades da Sprinter circulam hoje no Brasil.

“A Sprinter é um dos modelos da Mercedes-Benz mais próximos ao público brasileiro, participando de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país. Ela demonstra perfeitamente o foco da Mercedes-Benz no atendimento das necessidades do cliente, cada vez mais diversificadas e especializadas, com a maior eficiência, confiabilidade e praticidade”, afirma Carlos Garcia, CEO e Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.


O executivo também comenta o exemplo do serviço de entregas para o e-commerce, uma área de atuação cada vez mais importante, em que a Sprinter tem papel de destaque. “Esta interação com o cliente e o usuário é uma das marcas mais importantes desses 25 anos de trajetória e uma das razões do sucesso da Sprinter. E a garantia de que a Mercedes-Benz continuará na vanguarda deste importante segmento”, finaliza.

Disponibilizada em quatro diferentes tipos construtivos - van para passageiros, furgão vidrado, furgão, ou chassi com cabine - a Sprinter conta com 87 possibilidades de configuração que possibilitam ao cliente a escolha do modelo mais apropriado às suas necessidades. A gama vai desde as alternativas para transporte escolar, turismo, traslados, transporte urbano e fretamento aos furgões para serviços de entrega e chassis com cabine voltados para o transporte de mercadorias. Entre outras utilizações destacadas estão as ambulâncias, veículos de segurança e motorhomes.


“A Sprinter é um produto muito significativo para a história da Mercedes-Benz. Ao longo desses 25 anos no país, ela estabeleceu uma forte conexão com seus usuários porque acompanha as inovações de negócios desenvolvidas pelos nossos clientes, oferecendo confiabilidade, economia e flexibilidade, que viabilizam a aplicação nas áreas mais diversas”, afirma Aline Rapassi, Gerente de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Em seus 25 anos de trajetória, a Sprinter acumulou uma coleção de prêmios conferidos pela imprensa especializada. Entre os mais recentes se destacam o Melhor Valor de Revenda, da agência Autoinforme, o Melhor Compra, da revista Quatro Rodas, Campeão de Vendas e Campeão de Revenda, da Frota & Cia e Melhor Furgão e Melhor Chassi-cabine do jornal O Estado de S. Paulo.

Ampla rede de concessionários

A Sprinter é comercializada por meio da rede de concessionários da Mercedes-Benz do Brasil, que conta com mais de 180 pontos em todo o país, onde os clientes encontram consultores de vendas preparados para entender a operação para indicar a melhor configuração de veículo dentre as 87 possibilidades e também atendimento técnico capacitado e serviços de pós-venda. Além disso, a linha é atendida de forma exclusiva por oito Van Centers especializados nas grandes metrópoles: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte, um em São Paulo, um em Fortaleza e um em Curitiba.

Três gerações

Lançada no Brasil em 1997, a Sprinter ganhou sua segunda geração em 2012, já equipada com sistemas de assistência avançados, como o pioneiro programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista. Em sua terceira geração, a atual, a Sprinter oferece importantes recursos de segurança e conforto para o motorista e passageiros. Além do design interno ergonômico, conta com importantes funções e equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo mais completo da categoria, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.


A Sprinter também traz ar-condicionado potente com controle digital, partida do motor sem chave, direção elétrica, volante multifuncional e sistema multimídia. O conceito do cockpit é ser o mais aproximado possível de um automóvel, para maior conforto do motorista. A interatividade é assegurada pelo sistema MBUX, com tela touchscreen de 7 polegadas, espelhamento de smartphones compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, entradas USB e transmissão de áudio via Bluetooth.

Força e confiabilidade

Lançada em março deste ano, a nova linha Sprinter Street 315 CDI conta com a eficiência do novo motor a diesel OM654 de quatro cilindros e 163 cv, que tem como característica o desempenho operacional combinado à redução nas emissões, o que fortalece sua vocação para o transporte em trechos urbanos e mistos. A transmissão manual de seis marchas, com alavanca posicionada na parte inferior do painel, se caracteriza pela suavidade na inserção de marchas e garante melhor aproveitamento de torque, maior agilidade no trânsito, economia de combustível e baixas emissões.

O novo motor tem bloco de alumínio, com peso reduzido, e se caracteriza pelo funcionamento mais silencioso e com menos vibrações. Para melhor desempenho e durabilidade, os cilindros contam com revestimento NANOSLIDE, que diminui o atrito. Do ponto de vista ambiental, o motor OM654 também reduziu o índice de emissões com a adoção de sistemas de recirculação e pós-tratamento dos gases de escape. Segundo os critérios de medição do Inmetro, o consumo é 6% menor na cidade e 11% melhor na estrada.

Uma Sprinter para cada uso

A linha Sprinter já nasceu com uma proposta flexível, oferecendo três versões básicas prevendo usos variados: furgão, van e chassi com cabine. A terceira geração inclui também o furgão vidrado, que possibilita uma ampla variedade de configurações para transporte de pessoas.

As opções dimensionais para os furgões são nada menos que 16. Os furgões Sprinter 314 CDI Street, 315 CDI Street e 416 CDI são oferecidos com três opções de comprimento: curto, longo e extralongo, e quatro de capacidade volumétrica, com 7,5 m³, 9m³, 10,5m³ e 14 m³. Já o 516 CDI, com maior capacidade, tem versões com 14 m³ e 15,5 m³ e duas opções de distância entre eixos. Um dos grandes destaques das versões Street é poderem ser dirigidas por motoristas com habilitação categoria B. Vários pacotes de acabamento são oferecidos para cada modelo, multiplicando a diversidade à disposição dos compradores.

Maior ainda é o número de opções da Sprinter Van, que começam por cinco diferentes capacidades (passageiros + motorista): 9+1, 15+1, 17+1, 19+1 e 20+1. Somam-se a elas vários pacotes de equipamento, que incluem itens de conforto como ar-condicionado frontal e traseiro e assentos de luxo e recursos tecnológicos, como o piloto automático.

A linha inclui ainda a Sprinter Truck, chassi com cabine, que possibilita adaptações praticamente sem limites para as mais diversas finalidades. Há três opções básicas, com capacidade de carga de 3.500 kg, 4.100 kg e 5.000 kg, a primeira e a última com duas variantes de distância entre eixos. Todas as versões podem ter pacote Comfort ou Hi-Tech e a Sprinter Truck 516 CDI com maior distância entre eixos conta também com o pacote Motorhome, voltado para essa aplicação, que tem como diferencial o assento do passageiro simples (nas outras versões ele comporta duas pessoas).

Serviços especiais

Paralelamente ao veículo, a Mercedes-Benz Cars & Vans oferece aos compradores da Sprinter dois planos de manutenção. O primeiro cobre a manutenção regular e inclui mão de obra e itens como filtros de ar, óleo e combustível e troca do óleo do motor. Também é feita a verificação de mais de 25 itens para assegurar o perfeito funcionamento da van.

O Plano Completo, por sua vez, acrescenta a esses itens a reposição de componentes de desgaste – freios, embreagem, suspensão e óleo - por um custo fixo mensal.

O cliente da Sprinter também pode contratar a plataforma de conectividade Vans Connect, que permite configurar alertas de velocidade e trajetória, organização de rotas, localização do veículo em tempo real com visualização do trânsito e auxílio na recuperação do carro em caso de roubo ou furto.

A Sprinter tem um ano de garantia de fábrica, que pode ser ampliada por mais um ou dois anos com a contratação da Garantia Adicional, que pode ser ampliada para cobrir, além do powertrain, o sistema de injeção, sistemas elétricos do motor e do veículo, suspensão, direção, ar-condicionado e freios.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

>>> HIPPIE CAVIAR HOTEL


Renault Hippie Caviar Hotel, ou a sua casa em meio à natureza

Em 2021, a Renault apresentou a primeira versão do showcar Hippie Caviar Hotel, baseado no furgão Trafic, para responder a um desejo crescente de viajar para contemplar e aproveitar a natureza em meio a paisagens exuberantes, com todo o conforto e os serviços de um hotel 5 estrelas.


O Novo Renault Trafic SpaceNomad foi o primeiro furgão transformado para responder a esta necessidade, fazendo parte do catálogo e comercializado desde julho de 2021.


A Renault apresentará a segunda parte de sua estratégia de produto para veículos de lazer na próxima edição do Salão de Hannover, com o showcar Hippie Caviar Hotel II.

Fabricado com base no Novo Kangoo L2 E-Tech Elétrico, este furgão transformado é um verdadeiro refúgio móvel, versátil e dinâmico para aventureiros e atletas que buscam grandes sensações e experiências ao ar livre.


Projetado como um campo base, ele permite se deslocar facilmente de um lugar para outro. Além disso, o Hippie Caviar Hotel II precisa de apenas 30 minutos para recuperar 170 km de seus 285 km de autonomia de carga total. Já o motor entrega 90 kW (120 cv), sendo alimentado por uma bateria de 45 kWh recarregável em tomadas de 80 kW, em corrente direta.

Vários porta-objetos foram estrategicamente projetados para carregar equipamentos esportivos na cabine e do lado de fora do veículo.

No rack de teto, é possível transportar esquis e ainda sobra espaço para um enorme teto solar, permitindo aproveitar o céu estrelado quando o banco traseiro é transformado em uma confortável cama.


Este showcar se insere totalmente na estratégia da Renault de redução de suas emissões de carbono durante todo o ciclo de vida do veículo, a exemplo de suas prateleiras e assoalho produzidos em cortiça e pneus reciclados, bem como a motorização 100% elétrica.

A segunda versão do Hippie Caviar Hotel será apresentada no dia 19 de setembro, no Salão IAA Transportation, em Hannover.

* Redação/Renault do Brasil.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

Kombi Picape 1976

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>>> F-PACE PHEV NO BRASIL


Jaguar F-Pace Híbrido Plugin chega ao Brasil

A Jaguar Land Rover lançou no mercado nacional o novo F-PACE 2023 PHEV, modelo híbrido plug in com 400cv de potência. O preço sugerido parte de R$ 604.250, na versão R-Dynamic PHEV.


O veículo virá equipado com um carregador residencial (home charger) e também poderá ser carregado em locais públicos de carregamento, como shoppings, centros comerciais e serviços em estradas.


Além da versão R-Dynamic SE PHEV, o F-PACE 2023 também poderá ser encomendado nas versões R-Dynamic SE P340, com motor a gasolina de 340cv com tecnologia MHEV (híbrido leve), e o esportivo SVR, equipado com a motorização V8 Supercharger de 550cv, que leva o veículo de veículo de 0-100km/h em 4,0 segundos.


Toda a linha 2023 também conta com o sistema InControl™ Telematics, que permite monitoramento e controle do veículo a distância através do aplicativo Jaguar InControl™.


O Jaguar F-PACE 2023 na versão R-Dynamic PHEV, modelo híbrido plug-in, com 400cv de potência e 640Nm de torque permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 5,3 segundos.


O veículo, que já está disponível para reserva em todas as concessionárias Jaguar, acompanha um home charger (carregador residencial).


Além disso, é possível usufruir de estações de carregamento públicas, como restaurantes, academias, centros comerciais e até serviços em estradas, facilitando o trânsito diário e preservando a mobilidade do cliente.

* Redação/CarBlogBr.

>>> RAM CLASSIC


Ram Classic: mais uma muscle truck de respeito da marca

Chega ao mercado brasileiro a Ram Classic, uma nova porta de entrada para a única marca de picapes premium no país, entregando força, conforto, capacidade e tradição. Um modelo digno de receber o título de classic muscle truck, graças ao icônico motor HEMI® V8 de 5,7 litros e 400 cv de potência e ao design singular e atemporal, com linhas que resgatam o estilo “big-rig” da segunda geração das picapes Ram, na década de 1990.


A nova picape é mais um passo no processo de expansão contínua da marca Ram no Brasil, sendo o quarto lançamento (sem contar edições limitadas) em menos de três anos. Essa série de ondas de poder inigualável começou na virada de 2019 para 2020 com a renovação da Ram 2500 e teve sequência com a Ram 1500 em 2021 e da Ram 3500 em março passado.

Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic estará disponível a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca Ram. A primeira versão a chegar será a Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.


As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Coração icônico

Abrigando o histórico HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel. O motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento.


Com câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo, o HEMI® acumula várias gerações em mais de 50 anos de tradição e uma enorme legião de fãs. Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível.

Caso do sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%.

Também colabora com a eficiência energética a sincronização do eixo de comando variável das válvulas. Isso reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.

E o HEMI® ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 W que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e ainda diminui ruídos. Sobre questões sonoras positivas, há de se destacar o prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros.

Transmissão moderna e robusta

A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. O sistema é inteligente e seguro. Por ex., ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).


Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.

Design marcante

O nome Classic faz todo o sentido ao se observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend em 1994.


Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.


De qualquer ângulo, saltam aos olhos os traços musculosos, que reforçam a esportividade da Ram Classic. Também contribuem para o estilo muscle truck o capô com ressaltos e detalhes especiais, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas. Com desenho de cinco raios, na versão Laramie, elas são prateadas, combinando com todos os cromados, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta, em linha com o padrão chrome delete.

Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.

Alto nível de equipamentos

O interior da Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade de acabamento típicos da marca das picapes mais desejada do Brasil e uma longa lista de série, da qual se destacam: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.


Além de todo espaço, conforto e luxo, muito superior a qualquer picape média disponível no Brasil, com acabamentos emborrachados no painel de portas dianteiro parcialmente revestido em couro e no painel de instrumentos revestido em couro, além da iluminação em LED, a praticidade fala alto na Ram Classic com uma série de recursos. Caso do assento traseiro bipartido que pode ser levantado, deixando à mostra não apenas o subwoofer como um nicho para objetos e, ainda mais interessante, uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.


Vale citar ainda os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais do assoalho traseiro. Impermeáveis e removíveis, eles podem receber, por exemplo, latas de bebidas e pedras de gelo para mantê-las na temperatura ideal ou até aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.


Em relação à segurança, a Ram Classic está muito bem servida com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.

Caçamba gigante

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.


Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. Detalhe importantíssimo, pois a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado.

Três revisões gratuitas

Marca de pós-vendas da Stellantis, a Mopar preparou um plano de manutenção extremamente competitivo para a Ram Classic, que traduz bem o termo inglês dependability, um dos valores da marca Ram. As revisões são anuais ou a cada 12 mil km, mas a melhor notícia é que as três primeiras paradas na concessionária são gratuitas. Outro destaque é a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão.


Os lubrificantes e fluidos utilizados são da linha original Mopar Oil, desenvolvida pela Shell em conjunto com a engenharia da Stellantis. A tranquilidade é completada pela assistência 24 horas do Privilege Service e pela garantia de fábrica de 3 anos, que pode ser ampliada até 5 anos, com a compra de 1 ou 2 anos de extensão, nos planos Total ou Motor e Câmbio.

E como o cliente Ram é apaixonado pela marca, nada mais natural que personalizar a Ram Classic a partir do portifólio com mais de 20 acessórios originais Mopar. Entre os destaques há alargador de para-lama off-road, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate. Em breve a lista vai crescer com itens como estribos automáticos e capota elétrica.

* Press Release/Grupo Stellantis.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> REE P7-B


REE apresenta o caminhão elétrico P7-B

Os veículos elétricos de entrega estão se tornando cada vez mais populares e a empresa israelense REE está tentando lucrar com o lançamento do novo caminhão baú P7-B.


Com base na arquitetura modular P7 da empresa, o veículo tem como alvo o mercado de entregas de curtas distâncias. Dado o seu propósito, o P7-B é um pouco simples, mas possui um grande para-brisas, portas de alta visibilidade e para-lamas bem destacados.

A verdadeira estrela do show é o compartimento de carga que permite que o modelo transporte aproximadamente 22.900 litros de mercadorias. O P7-B também tem uma altura de entrada baixa, uma capacidade de carga útil de 2.000 kg e uma classificação de peso do veículo de 6.350 kg.

O desempenho do caminhão fica por conta do trem de força de tração nas quatro rodas que produz 536 cv (400 kW / 544 PS) e 402 lb-ft (545 Nm) de torque. Essa configuração permite que o modelo atinja uma velocidade máxima de 120 km/h e tenha um alcance de 240 km.

Outra característica de destaque é o sistema de direção de todas as rodas do P7-B, que permite que as rodas dianteiras e traseiras girem em direções opostas para facilitar as manobras em baixa velocidade. Isso dá ao modelo um raio de giro de 6 metros, muito bom para um veículo grande.


A REE também observou que o P7-B conta com frenagem regenerativa, controle de deslizamento, assistência de partida em subida, vetorização de torque e atualizações por satélite. No interior, há uma “cabine focada no motorista” com ótima ergonomia e uma interface 'homem-máquina' projetada para o máximo conforto, segurança e produtividade.

A REE diz que o P7-B foi construído em resposta às necessidades do mercado e foi desenvolvido com feedback de clientes em potencial. A diretora de negócios, Tali Miller, explicou: “O feedback de nossos clientes foi de que este é o caminhão que eles esperavam – um caminhão de trabalho centrado no motorista que dirige como um sedã, mas é construído para entregar sob o ciclo de trabalho comercial mais severo. ”


Embora este veículo em particular seja anunciado como um protótipo, a empresa planeja colocar o P7-B em produção devido a uma “quantidade esmagadora de solicitações” para um veículo desse porte. Como resultado, o modelo está programado para ser construído nos Estados Unidos e no Reino Unido a partir de 2023.

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quinta-feira, 18 de agosto de 2022

>>> PROPAGANDA

 

2002 Chrysler Pacifica

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>>> FORD BRONCO HERITAGE EDITION


Ford homenageia o Bronco 1966 com novas edições especiais

Os novos modelos Bronco não têm visual retrô o suficiente para você? A equipe de marketing da Ford ouviu em alto e bom som seus clientes mais saudosistas com o lançamento das novas séries especiais Heritage Edition e Heritage Limited Edition dos SUVs Bronco e Bronco Sport. Ambos homenageiam o Bronco original de 1966 com suas cores e sugestões de design, enquanto em outro aceno ao modelo clássico, cada um dos modelos de edição especial será limitado a 1.966 unidades.


Toda a família Bronco 2023 se beneficia de uma paleta de cores especial, incluindo o Robin's Egg Blue, o Peak Blue e o Yellowstone Metallic, que será exclusivo da Heritage Limited Edition. Todos os tons exteriores são combinados com uma pintura Oxford White para o teto, grade, letras, gráficos e rodas de liga leve tradicionais.


Começando com o Bronco Heritage, que vem em carrocerias de duas e quatro portas, ele recebe um novo conjunto de rodas de alumínio de 17 polegadas, combinadas com para-lamas quadrados do Bronco Everglades , um para-choque de aço revestido, pintura bicolor e uma faixa branca no perfil. O Bronco Heritage Limited possui diferentes rodas de liga leve de 17 polegadas com centros “dog-dish” em preto brilhante e anéis Oxford White. Dentro da cabine, os assentos são estofados em tecido (Heritage) ou couro/vinil (Heritage Limited), o painel é pintado em Oxford White e o console central tem detalhes em vermelho (Heritage Limited).


O Bronco Heritage é equipado com o motor 2.3 EcoBoost produzindo 300 cv (224 kW / 304 PS) e 325 lb-ft (441 Nm) de torque, enquanto o Bronco Heritage Limited recebe o mais potente EcoBoost V6 de 2,7 litros produzindo 330 cv ( 246 kW / 335 PS) e 415 lb-ft (563 Nm) de torque. O pacote opcional Sasquatch adiciona o sistema High Performance Off-Road Stability Suspension (HOSS) 2.0 com amortecedores sensíveis à posição e maior altura ao solo, além dos pneus para terrenos lamacentos Goodyear de 35 polegadas e os eixos de travamento eletrônico dianteiro e traseiro da marca Dana.


Passando para o SUV monobloco, o Bronco Sport Heritage tem rodas de alumínio Oxford White de 17 polegadas, enquanto o Heritage Limited se beneficia dos pneus todo-o-terreno de 29 polegadas mais aderentes. No interior, o Heritage é preenchido com detalhes do Navy Pier, enquanto o Heritage Limited se distingue pelos bancos de couro e pelos toques exclusivos no console central.


O Bronco Sport Heritage vem equipado com motor EcoBoost de 1,5 litro que produz 181 cv (135 kW /184 PS) e 190 lb-ft (258 Nm) de torque, enquanto o Heritage Limited recebe o EcoBoost de 2,0 litros mais forte que produz 248 cv e 277 lb-ft (376 Nm). O sistema HOSS oferece maior altura de deslocamento e uma configuração de suspensão com foco off-road, definida para melhorar o conforto em condições extremas.


A Ford já está recebendo encomendas para o Bronco Sport Heritage e Heritage Limited 2023, com o Bronco regular seguindo até o final deste ano, priorizando os atuais pedidos.

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quarta-feira, 17 de agosto de 2022

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1936 Morris CS8

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>>> VOLVO B510R


Volvo lança B510R, chassi rodoviário que dá salto em tecnologia, segurança e conectividade

O novo modelo Volvo que chega em 2023 é o ônibus mais potente do Brasil e faz parte de uma linha de chassis recém apresentada na Europa. Os novos motores de 13 litros com emissões nível Euro 6, a nova geração da transmissão I-Shift e os diversos outros avanços reduzem o consumo de combustível em até 9%.


“É o ônibus mais potente, inovador e moderno que a Volvo já criou. Reflete todo o legado de inovação da marca e, mais uma vez, estabelece um novo patamar em veículos rodoviários em nosso continente”, orgulha-se Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina.


Os aprimoramentos tornaram o chassi ainda mais conectado, seguro e ambientalmente correto que seus antecessores. O motor e a caixa de câmbio são novos e os mesmos que equipam o consagrado Volvo FH, o caminhão o mais vendido do mercado brasileiro entre todas as categorias. “A maior comunalidade com a linha de caminhões da marca contribui para a introdução de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que agiliza o fornecimento de componentes no pós-venda ao cliente”, observa Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.

Menos emissões, mais tecnologia

O novo motor é de 13 litros, com emissões reduzidas, atendendo às normas Proconve P8/Euro 6, que vigoram a partir de 2023. Ele possui a tecnologia Common Rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os veículos trazem também a conhecida tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho, com máxima economia. “Todo o trem-de-força e sua instalação foram projetados para garantir um menor consumo de combustível e um menor número de paradas para manutenção para todo o conjunto”, destaca Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus da Volvo.


Outro aperfeiçoamento é a bomba de água eletrônica e um compressor de ar que desacopla quando não está trabalhando, trazendo um resultado ainda melhor. Além disso, os ventiladores do radiador e do Intercooler são elétricos e só são ligados, parcial ou totalmente, quando é necessário, reduzindo a perda mecânica e hidráulica.

A transmissão dos novos chassis é a renomada I-Shift, que em sua 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves.


“Esse conjunto de inovações faz com que os novos chassis pesados Volvo Euro 6 sejam até 9% mais econômicos dos que seus antecessores, dependendo da topografia e rota. Ou seja: conseguimos conciliar baixas emissões com alta economia, em benefício de nossos clientes e também de todo o planeta”, assegura Paulo Arabian.

Menor manutenção

São muitos os aperfeiçoamentos feitos nos novos chassis. É o caso da separação, pela primeira vez, entre o radiador de água e o Intercooler, uma mudança que garantiu menor perda térmica. O desenho criativo feito pela engenharia da Volvo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, fazendo com que o óleo tenha maior vida útil, proporcionando um intervalo de troca de fluídos de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior.

Painel digital

As inovações chegaram também ao posto de trabalho do motorista, com um novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização dos instrumentos, dependendo das informações que desejar priorizar.


O volante de couro é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos, podendo inclusive atender o telefone pelo sistema Bluetooth sem tirar a visão da estrada.

Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e uma melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela é totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.

Mais segurança

Os novos ônibus têm ainda mais segurança, um valor fundamental da Volvo. O freio motor VEB (Volvo Engine Brake) tem agora 510hp, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado.

As consagradas tecnologias Volvo, como o Sistema de Segurança Ativa (SSA), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e freios à disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração, continuam presentes na nova linha. Nessa geração de chassis, o SSA está habilitado também para carrocerias com para-brisa bipartido. Além disso, estão presentes todos os avanços recentes em segurança, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e o “Assento Vibratório”.


Adicionalmente, a Volvo oferece como opcional de segurança o sistema de Zonas de Segurança. Essa tecnologia, exclusiva da marca, utiliza dados de GPS para reduzir a velocidade automaticamente em áreas críticas como descidas de serra, curvas perigosas ou terminais rodoviários.

Direção Dinâmica

Outra novidade opcional nos novos chassis é o Volvo Dynamic Steering, um avançadíssimo sistema de direção criado pela marca, que controla a condução com alta precisão, mais suavidade ao volante e confere uma estabilidade maior ao veículo.

Ampla faixa de modelos e capacidades

A nova geração de chassis rodoviários pesados Euro 6 da Volvo começa a ser entregue a partir de 2023. Serão versões 4x2, 6x2 e 8x2, nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Na versão 4x2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas. Já na 6x2, é de 24,75 toneladas. Na versão 8x2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

>>> PARALISAÇÃO


Toyota não acompanha demanda do clássico Land Cruiser série 70 e pausa pedidos na Austrália

A demanda pelo Toyota Land Cruiser da Série 70 é tão forte na Austrália que o fabricante do carro não está aceitando mais pedidos. Embora a Série 70 exista desde 1984, ela continua sendo extremamente popular no país graças à sua robustez e relativa simplicidade em comparação com os SUVs modernos. No entanto, a demanda pelo veículo, bem como problemas de produção, levaram a Toyota Austrália a parar de aceitar novos pedidos.


“A oferta disponível está sendo impactada por interrupções contínuas de produção experimentadas pela indústria automotiva global”, confirmou recentemente a montadora. “Ao mesmo tempo, a popularidade do modelo entre os clientes australianos permanece em níveis históricos.”

A Toyota constrói o LandCruiser 70 no Japão e acredita-se que seja um dos veículos mais afetados em meio à escassez de semicondutores que continua a atormentar a indústria.


“A equipe da Toyota tem trabalhado diligentemente para entregar um número recorde de veículos com apoio extraordinário de nossa empresa-mãe”, acrescentou o vice-presidente de vendas, marketing e operações de franquia da Toyota Austrália, Sean Hanley. “Ao mesmo tempo, a forte demanda e os desafios de fornecimento em todo o setor em todo o mundo significam que simplesmente não podemos atender aos pedidos mais rapidamente. Portanto, decidimos pausar novos pedidos de clientes para o Land Cruiser Série 70. Os revendedores estarão em contato direto com os clientes sobre os tempos de espera para pedidos individuais existentes nos próximos meses.”


O Land Cruiser Série 70 continua tão popular na Austrália que, há apenas alguns meses, a Toyota anunciou uma série de atualizações, incluindo a instalação de frenagem de emergência autônoma com detecção de pedestres e ciclistas. A Toyota também aumentou a carga útil do veículo. Em 2021, aproximadamente 13.900 modelos Land Cruiser Série 70 foram vendidos em todo o país.

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segunda-feira, 15 de agosto de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

Ford Belina II 1985 restaurada...

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>>> CARRO-FORTE 100% ELÉTRICO


Empresa de transporte de valores apresenta carro-forte 100% elétrico

A TBForte, empresa do Grupo TecBan especializada em segurança e transporte de valores, apresentou ao mercado seu primeiro carro-forte 100% elétrico, durante a Lat.Bus Transpúblico, Feira Latinoamericana do Transporte, evento de mobilidade urbana que aconteceu de 9 a 11 de agosto de 2022 em São Paulo.


O carro-forte foi construído a partir de um caminhão iEV1200T, da Jac Motors. O trem de força é composto por motor elétrico de 170 cv de potência e 122 kgfm de torque. De acordo com a empresa, a autonomia é de 240 quilômetros com a carga completa, o suficiente para as operações diárias da empresa nas grandes cidades. A bateria é de 97 kWh.

Com o primeiro carro-forte elétrico, a empresa assume o compromisso de sustentabilidade na mobilidade urbana, com redução de emissão de gases poluentes na atmosfera. A intenção é investir no modelo e se tornar empresa modelo do setor.

Operação com elétricos

Além do carro-forte, a TBForte também vai utilizar outros veículos 100% elétricos nas operações de transporte de valores e documentos, como parte da escolta, e também para garantir segurança do atendimento técnico da TecBan em manutenções necessárias e preventivas de caixas eletrônicos do Banco 24 Horas que precisem de abertura de cofre.

Segundo a empresa, os carros elétricos escolhidos para a operação são do modelo E-JS1, também da JAC Motors.

* Rubens Morelli/Canal VE.

>>> MERCEDES-BENZ O 500


Ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganham novas tecnologias e se consolidam como os mais seguros no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus O 500 rodoviários como os mais completos em segurança no mercado. Reafirmando esse posicionamento do produto, a marca lançou 10 novos recursos tecnológicos na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorreu entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.


Entre as novidades destacam-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.


No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

“Com esses dez novos itens, agora são 21 recursos tecnológicos de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que estamos mostrando na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no test-drive para demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 no O 500 RSDD. Aliás, este modelo também se destaca pelo novo motor com tecnologia BlueTec 6, solução da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente ao Euro 6, que entra em vigor no Brasil em 2023”.

“Os avanços constantes em tecnologia de segurança para ônibus rodoviários reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros e com todo o ecossistema do transporte responsável”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. E só chegamos até aqui porque pensamos no coletivo”.

Pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias

A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4x2, 6x2 e 8x2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:

- ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento;
- SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo;
- IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via;
- Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas;
- Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração;
- Freio de estacionamento com comando eletrônico;
- ESS, sinalização de parada de emergência;
- Aviso de atar cinto de segurança para o motorista;
- Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada;
- Preparação para inibidor de partida.

11 itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:

- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo;
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa;
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus;
- Piloto automático de velocidade;
- Sistema de auxílio em rampa;
- Top-Brake – sistema auxiliar de freio;
- Sistema anti-tombamento;
- EBS – sistema eletrônico de freios;
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente;
- ESP – controle eletrônico de estabilidade;
- Freio a disco ou tambor.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.