sexta-feira, 28 de abril de 2017

>>> LINK DA SEMANA


Chegar de Kombi no casamento vira tendência entre noivos descolados...

***

>>> AUDI E-TRON SPORTBACK


A arquitetura da e-mobilidade:
Audi e-tron Sportback concept

Estudo de design e demonstração de tecnologias, carro elétrico com muita potência com aparência de cupê: a Audi apresentou um conceito versátil no Salão de Xangai. O Gran Turismo de quatro portas e-tron Sportback é equipado com motor de 320 kW e combina elementos clássicos da marca a uma série de detalhes que são tendência: arquitetura eletrizante, adaptada para a tecnologia em um pacote elétrico.


O Audi e-tron Sportback representa um importante marco para a montadora no que diz respeito à mobilidade elétrica. Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG, confirma: “Nosso Audi e-tron chegará em 2018 – o primeiro carro elétrico no seu segmento competitivo adequado para o uso diário. Com uma autonomia de mais de 500 km e a experiência da condução elétrica, faremos desse SUV o produto mais desejado da próxima década. Seguindo seus passos de perto, em 2019, será lançada a versão de produção do Audi e-tron Sportback – um cupê facilmente identificável como carro elétrico ao primeiro olhar”.

No seu interior de cor clara, o conceito e-tron Sportback oferece uma mistura de claridade funcional e redução de controles como princípio. Telas expansíveis sensíveis ao toque abaixo do display central, no console central e nos acabamentos das portas fornecem informações e interagem com os sistemas a bordo. Superfícies horizontais no painel e o console central que aparenta estar flutuando transmitem uma sensação de perspectivas abertas para os ocupantes dos quatro assentos individuais.


A tecnologia de iluminação do carro-conceito é uma inovação visível tanto de dia quanto de noite. Unidades de LEDs Matrix controladas digitalmente na dianteira e na traseira produzem um excelente rendimento de iluminação. Projetores Matrix digitais minúsculos produzem literalmente suas marcas na estrada à frente, tornado as luzes em canais de comunicação dinâmicos e versáteis com o ambiente. A marca foi a primeira no mundo a adotar faróis full LED e deu às tecnologias Matrix LED, iluminação a laser e OLED um impulso significativo em relação às suas descobertas. O estudo de tecnologia para Xangai estreia uma série de funções complexas que orientam a visão e a interação com os arredores em uma nova direção.

Tiras estreitas de luzes em ambos os lados abaixo do capô – as luzes de condução diurna – se tornam os olhos na face do estudo. Graças à combinação de LEDs e uma superfície microespelhada, além de controles tecnológicos complexos, um grande número de movimentos animados e assinaturas são possíveis. Quando é dada a partida no e-tron Sportback e as portas estão abertas, o sistema usa segmentos comutáveis para gerar sinais de boas-vindas visualmente dinâmicos.


Abaixo das luzes de condução diurnas, à esquerda e à direita da grade Singleframe, existem dois campos de luz compreendendo cerca de 250 LEDs. Eles oferecem uma vasta gama de possibilidades para criar gráficos detalhados ou sinais de comunicação específicos, mesmo com o carro em movimento.

Para seu trem de força, o e-tron Sportback usa a configuração que também será adotado no futuro modelo de produção: um motor elétrico no eixo dianteiro e dois no traseiro enviam potência às quatro rodas, transformando o cupê de alta performance em um estilo quattro típico da Audi. Seus 320 kWde potência- que pode chegar a 370 kW no modo boost – oferece um nível adequado de propulsão, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 4,5 segundos. Com a bateria de 95 kW/h carregada, sua autonomia ultrapassa os 500 km.


Como no conceito e-quattro, a bateria de íons de lítio do estudo de tecnologia fica posicionada entre os eixos, abaixo do assento do passageiro dianteiro. Essa instalação proporciona um centro de gravidade baixo e uma distribuição de peso balanceada na proporção 52:48 (dianteira/traseira). Isso dá ao SUV uma excelente dirigibilidade dinâmica e segurança na pilotagem se comparado a outros veículos do segmento. A bateria pode ser carregada pelo Sistema de Carregamento Combinado com dois conectores para corrente alternada (AC) ou corrente direta (DC).

Dr. Dietmar Voggenreiter, Membro do Conselho de Administração para Marketing e Vendas da Audi AG, entende o significado especial da mobilidade elétrica para o mercado chinês: “Tomamos uma decisão consciente ao apresentar pela primeira vez o e-tron Sportback em Xangai, uma vez que a China é o maior mercado de automóveis elétricos no mundo. Isso se aplica tanto à infra-estrutura e apoio financeiro quanto às vendas. Já existem cerca de 150 mil postos de recarga no país, e há 100 mil previstos para entrar em funcionamento até o final de 2017.Estamos todos equipados para esse rápido crescimento. Nos próximos cinco anos estaremos oferecendo cinco modelos e-tron na China, incluindo veículos apenas com bateria capazes de exceder 500 km de autonomia, como o e-tron Sportback”.


A dianteira do veículo traz a familiar grade octagonal Singleframe com um largo corte horiontal – a consideravelmente reduzida quantidade de ar requerida pelo motor elétrico significa que a grande abertura pode ser dispensada aqui. A superfície escultural pintada na cor da carroceria tem um padrão estruturado que sustenta o logo dos quatro anéis – assim como a clássica grade Singleframe.

As bordas da superfície central são puxadas para trás, permitindo que o ar flua por cima. As entradas de ar são encaixadas em uma moldura preta octogonal que estrutura quase toda a dianteira. O capô descendente, as saias dianteiras e os arcos das rodas se combinam às luzes para dar ao carro uma face inconfundível.


Os designers da Audi também adotaram uma nova aderência para o fluxo de ar através do capô. Acima da seção frontal, que mergulha profundamente na dianteira, uma ponte paralela ao nariz conecta dois arcos de rodas e também funciona como defletor de ar. Isso dá à dianteira uma característica muito mais dinâmica do que a estrutura robusta projetada de um carro com motor a combustão instalado na frente.

Nas laterais do carro conceito, os arcos das rodas se estendem para fora da cabine com bordas de cima apontadas para a horizontal, definindo a distinta arquitetura quattro. Além de oferecer evidências visuais de uma bitola larga e potencial dinâmico, elas também ligam o e-tron Sportback ao DNA da marca. Grandes rodas de 23 polegadas com desenho de seis raios destacam a presença confiante do cupê. O comprimento de 4,90 metros, largura de 1,98 m e altura de 1,53 m, vom entre-eixos de 2,93 m posicionam o e-tron Sportback no segmento C, próximo ao A7.


Pequenas câmeras substituem os retrovisores externos. Essa tecnologia oferece outras vantagens além de melhorar o fluxo de ar e reduzir o ruído. O ponto cego do retrovisor físico é virtualmente eliminado, assim como a obstrução de visão diagonal. As imagens da câmera são mostradas em displays separados nas portas. A Audi apresenta a tecnologia como uma prévia da versão de produção.

No Salão de Frankfurt 2015, a Audi revelou o conceito e-quattro – o precursor do primeiro veículo de produção totalmente elétrico da marca. Como um SUV radicalmente reconfigurado oferece autonomia de até 500 km com o espaço e conforto de um automóvel grande da marca. O modelo tem desempenho de um esportivo de alta performance – o e-tron quattro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A versão de produção desse SUV elétrico pioneiro chegará ao mercado em 2018. Já o e-tron Sportback concept terá uma versão de produção em 2019.

* Press Release/Audi do Brasil.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

>>> PROPAGANDA


Austin Cargo Truck, 1947.

***

>>> MITSUBISHI AVENTUREIRA


Richard Rasmussen recebe uma L200 Triton
Sport preparada para enfrentar todos os desafios

O aventureiro e apresentador Richard Rasmussen está ainda mais preparado para enfrentar os desafios extremos de suas viagens pelo Brasil. Em parceria com a Mitsubishi Motors, ele recebeu uma nova L200 Triton Sport que, além da força e resistência de fábrica, traz ainda diversos itens que deixaram o carro pronto para encarar os terrenos mais desafiadores.


"O carro é super confortável", destaca ele. "Com tudo o que a Mitsubishi providenciou de acessórios, posso até dormir nele. Não vejo a hora colocá-lo num terreno bruto", afirma. Richard irá ao Mato Grosso em menos de dois meses, onde poderá usar tudo o que a L200 Triton Sport tem a oferecer.

Logo de cara, a picape chama atenção. O veículo recebeu guincho, luzes extras, rack de teto e uma barraca para duas pessoas e instalada no teto. Para chegar a qualquer lugar, foram instalados protetores reforçados de cárter, transmissão, frontal, coifas, flare e no tanque.


"Estou ansioso para colocar a L200 Triton Sport na terra, que é seu habitat natural. Encarar os desafios está no DNA dela", comenta. Richard é apresentador dos Programas Mundo Selvagem de Richard Rasmussen, Top 5 e Missão Américas, todos exibidos pelo canal NatGeo.

L200 Triton Sport: pronta para qualquer desafio

O modelo vem equipado com o novo e moderno motor 2.4L turbo diesel, único na categoria em todo o mundo, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. Aliado a tudo isso, o exclusivo sistema MIVEC, que é capaz de entregar alto torque em baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da confiabilidade, durabilidade e economia de combustível.


O sistema de Tração Super Select II é o mais completo do mercado: 4x2, 4x4 (que pode rodar no asfalto), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão, o carro é capaz de superar com facilidade.

Ao todo, a L200 Triton Sport permite até 20 combinações de marcha, mostrando toda a aptidão off-road desta picape, que é a única equipada com Paddle Shifters, permitindo a esportividade da transmissão manual com a praticidade de automática.

* Press Release/Mitsubishi Motors.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

>>> IMAGEM DA SEMANA


Chevrolet Panel Van Custom, 1950.

***

>>> BAIXO CUSTO


Brasileiro monta Kombi Motorhome
e gasta menos de R$ 14.000, incluindo o carro


O post sobre como transformar uma Kombi em motorhome por menos de R$ 3.000 (clique aqui) ganhou vida própria e viralizou pelas redes sociais. E o resultado disso foi um 'boom' de novos posts e conversas sobre esse assunto. Entre os vários e bons posts, um que nos chamou a atenção foi o projeto do Murilo Braido, que mora em Praia Grande (SP), que montou uma Kombi motorhome gastando menos de R$ 14.000, incluindo o carro. Ele comprou uma Kombi Furgão ano 1997 por R$ 7.000, gastou R$ 1.000 em mecânica, funilaria e pintura e mais R$ 5.000 com todos os itens pra montar o motorhome. 






''Uma Kombi deste mesmo modelo e ano em bom estado custa em torno de 10 mil ou seja, peguei a minha bem 'ferrada' e com vários podres e buracos na lataria e assoalho. Mas sou mecânico e foi tudo bem simples. Comecei consertando e trocando todas as peças para deixar a mecânica em dia, nessa fase gastei em torno de R$ 1.000 reais. Após estar boa pra andar, comecei a tapar os buracos e remover os podres da lataria, pintei ela inteira no rolinho, (isso mesmo no rolinho de espuma com esmalte sintético). Em seguida comecei a fazer o forro interno térmico, basicamente colei isopor de 20mm por dentro, e forrei com chapas de Xapadur ou Eucatex (muda de nome conforme o lugar). Apos isso comecei com a cama e o baú ao lado da cama, que foi feito em compensado naval de 18mm (duas chapas foram o suficientes)… O resto foi praticamente comprar e adaptar dentro do carro. Comprei quase tudo pela internet, a maioria pelo Mercado Livre. Paguei 7 mil na Kombi, gastei 1 mil pra consertá-la e gastei mais 5 mil em todo o resto contando até mesmo cada parafuso...''

* Silnei Andrade/Portal Mochila Brasil.

>>> EM DESTAQUE


Picapes Volkswagen são destaque na Agrishow 2017

A Volkswagen irá expor a suas picapes na edição de 2017 da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto (SP), entre 1 e 5 de maio. Além da Nova Amarok, a marca contará com em seu estande com a Nova Saveiro e uma pista de testes instalada em uma área de 3.300 metros quadrados, onde os veículos poderão ser testados. O estande da marca terá em exposição as picapes disponíveis no mercado nacional: Nova Amarok Extreme, Nova Amarok Highline, Nova Amarok Trendline, Nova Amarok SE, Nova Amarok S, Saveiro Cross e Saveiro Robust.




Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow tem como característica a participação de pequenos, médios e grandes fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços. A feira deste ano ocorre em uma área de 440 mil m², reunindo mais de 800 marcas em exposição, que levam inúmeras novidades de vários segmentos.


O evento também proporciona oportunidades de atualização profissional, por meio de lançamentos, divulgação de novas tendências e demonstrações de inovações tecnológicas. Com mais de 150 mil visitantes, a Agrishow 2016 alcançou negócios da ordem de R$ 1,95 bilhão.

Referência em design, conectividade e tecnologia


Uma das novidades apresentadas pela Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, a Nova Amarok chegou às concessionárias para se tornar referência em sua categoria em termos de design, conectividade e tecnologia, além de manter a imagem de robustez e força, já reconhecidos pelo mercado. O modelo traz os sistemas de infotainment mais avançados do mercado, capazes de espelhar o celular com as plataformas MirrorLink, Google Android Auto e Apple Carplay.


Disponível em seis versões, o modelo traz um uma série de itens exclusivos na categoria, como bancos dianteiros (motorista e passageiro) com ajustes elétricos e sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão). Fora isso, mantém uma série de itens que continuam exclusivos na categoria, como a tração 4x4 permanente, o ABS off-road e a transmissão automática de oito velocidades.

A Nova Amarok oferece bancos dianteiros que são referência em quesitos de ajustes e conforto entre as picapes. E mais: junto com a Nova Amarok chegou a série inédita “Extreme”, com componentes ainda mais ousados e diferenciados.

A linha 2017 da picape Volkswagen é oferecida no mercado brasileiro nas versões S (cabine simples e cabine dupla), SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme (estas sempre com carroceria de cabine dupla). A versão S conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv de potência e 34,7 kgfm (340 Nm) de torque, sempre associado à transmissão manual de seis velocidades.

As demais configurações são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv e torque de 40,8 kgfm (400 Nm) com transmissão manual (versão SE) e 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (item de série nas demais versões).

A versão Highline traz (de série) indicador de perda de pressão dos pneus. Esse sistema (composto de 4 sensores instalados nas válvulas de enchimento dos pneus) mede diretamente a pressão de cada pneu e aciona um alerta no quadro de instrumentos se um deles tiver a pressão abaixo do valor recomendado.

Outra novidade é que airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro e faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED são equipamentos de série nessa versão.
Todas as versões equipadas com a transmissão automática de 8 velocidades (Trendline, Highline e Highline Série Extreme) trazem de série hastes de troca de marcha atrás do volante (shift paddles).

Interior de luxo e funcional

O novo painel de instrumentos chama a atenção. O quadro de instrumentos com iluminação vermelha, nas versões S e SE, dá lugar a um novo conjunto com iluminação branca, de leitura ainda mais fácil. As saídas de ar passam a ter formas retangulares e há uma nova faixa decorativa horizontal, que nas versões S, SE e Trendline é na tonalidade “deep inox”, e na Highline, é “bright silver”. Comandos do ar-condicionado, disposição da régua central dos controles no painel e um amplo porta-objetos na parte central superior do painel: tudo é novo.


Exclusivo para a Amarok Extreme, o novo instrumento combinado “Premium Color” apresenta tela colorida 3D de 3,5”. Outras exclusividades desta versão são as capas esportivas dos pedais e os tapetes em carpete com a inscrição “Extreme”

A Nova Amarok marca a estreia de bancos que trazem recursos inéditos para ajustes e em conforto na categoria de picapes. Isso porque os bancos dianteiros da picape Volkswagen possuem o certificado “ergoComfort”. Os novos bancos com ajustes elétricos da Amarok (de série nas versões Highline e Extreme) foram certificados pelo instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken - AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”.

A AGR é uma associação mantida por médicos e terapeutas que promove ações e pesquisas para prevenção de dores nas costas. Os novos bancos contam com ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento).

Tecnologia e segurança

A Nova Amarok oferece o que há de mais moderno no segmento de picapes médias. A Amarok apresenta de série e como item exclusivo na categoria o sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão). Esse sistema aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.


Freios com ABS “off road”, que otimizam a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da picape Volkswagen. Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Nova Amarok dispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

terça-feira, 25 de abril de 2017

>>> SUV ELÉTRICO


SUV elétrico de sete lugares estreia na China

A NextEV é uma start-up chinesa que deu o que falar no final do ano passado, com o protótipo de um superesportivo (NIO EP9), limitado com 1360 cv. A novidade da empresa agora é a sua proposta de um SUV de produção totalmente elétrico (com um motor em cada eixo, o que lhe confere tração integral), com capacidade para transportar sete ocupantes.


Com lançamento previsto para 2019 e apenas para o mercado chinês, o ES8, foi apresentado ao público durante o Salão de Xangai. O modelo de 4,97 metros de comprimento e 3 metros de distância entre eixos é feito com base numa plataforma em alumínio. Estima-se que poderá vir a ter autonomia até 500 km. A capacidade do porta-malas ainda não foi revelada.


Visualmente, o NIO ES8 tem iluminação totalmente em LED, teto, colunas e retrovisores em preto brilhante; maçanetas das portas e tampa do carregador retráteis.


O interior conta com uma tela de estilo 'tablet' para operar o sistema de infotainment e instrumentação, saídas de ar de grandes dimensões e um pequeno robô que interage com os ocupantes.

* Redação/AutoHoje.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

>>> VÍDEO DA SEMANA


 Picape Jeep Willys...

***

>>> DISCOLBUS


Ônibus Volkswagen mostra sua
versatilidade como espaço ambulante para eventos

Já pensou em fazer sua festa em um ônibus e rodar pelos principais pontos de São Paulo simultaneamente? Isso é possível e se tornou tendência. A Discolbus, por exemplo, é uma das empresas que oferecem essa experiência em São Paulo. A bordo de um veterano Volksbus 17.240 é possível organizar comemorações sobre rodas para até 40 pessoas em trajetos escolhidos pelo cliente.


A ideia vem dos EUA, mas está no Brasil há cerca de 10 anos e tem chamado atenção de quem passa pelas ruas: os ônibus contam com toda estrutura necessária para uma festa: espaço para DJs, caixas de som profissionais, iluminação e bar.


Um dos responsáveis pela empresa é Claudemir Vieira Flores, que trabalha no ramo há mais de três anos e sempre foi apaixonado por ônibus. Graças ao Volksbus as festas a bordo ficaram mais confortáveis. “Comprei um Volkswagen pelo motor. O veículo é silencioso e não dá trancos. Oferece estabilidade e conforto para os meus clientes em suas recepções”, explica.

Camila Aparecida Chaves é cliente da Discolbus e já usou seus serviços duas vezes e conta que está planejando as próximas: “Já fiz duas festas, uma delas foi meu aniversário. Estou combinando fazer outras. O ônibus traz muita comodidade e praticidade. Sai mais barato do que comemorar em uma balada em São Paulo. A melhor coisa é poder reunir os amigos e curtir sem se preocupar em dirigir”.

A Discolbus oferece mais de cinco tipos de serviços, entre eles festas particulares, coorporativas e passeios noturnos. As revisões e manutenções do Volksbus são feitas periodicamente. “Temos um cuidado enorme para que o ônibus não pare no meio de uma viagem ou que ocorra algum acidente. Afinal, a festa não pode parar”, diz Claudemir.

* Press Release/MAN Latin America.

>>> 40 ANOS


Lada Niva completa 40 anos
e ganha série comemorativa

Praticamente sem mudanças e mantendo a mesma carroceria dos tempos da União Soviética, o Lada Niva segue vivo na Rússia e acaba de completar quatro décadas no mercado. E para comemorar o marco histórico, a montadora russa apresentou a série especial “40th anniversary” do utilitário.


A edição limitada se destaca pelo quadro de instrumentos com detalhes na cor laranja, bancos e volante com forração em couro e as soleiras em aço inoxidável. Por fora, além das opções de cores cinza, preto, bege e marrom, a Lada vai oferecer pela primeira vez a opção da pintura camuflada, em dois tons de verde e preto.


O conjunto mecânico do modelo segue o mesmo do carro vendido no Brasil nos anos 1990: um 1.7 de quatro cilindros a gasolina de apenas 83 cv. Sempre com câmbio manual de cinco marchas e tração nas quatro rodas. Suficientes para levar o Niva a 142 km/h de máxima de acelerar de 0 a 100 km/h em 17 segundos, de acordo com o fabricante.


Serão produzidos 1977 exemplares do Niva “40th anniversary”, que serão comercializadas no mercado europeu a partir de junho.

* Evandro Enoshita/Motor Show.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

>>> LINK DA SEMANA


História do modelo Caio Gabriela, um dos grandes sucessos da indústria nacional de ônibus.

***

>>> AIRCROSS SALOMON


Citroën Aircross Salomon:
Uma série especial repleta de aventura

As ruas e estradas brasileiras abrem caminho para o Novo Citroën Aircross Salomon, um aventureiro urbano com vocação SUV, repleto de vitalidade e energia. Um modelo para quem deseja um veículo moderno, confortável e robusto, tanto para rodar na cidade quanto para viajar e explorar lugares afastados em meio à natureza. Uma proposta coerente com os atributos da Salomon, uma das marcas mais associadas aos esportes de montanha em todo o mundo.


A série especial Citroën Aircross Salomon será limitada a 700 unidades, sendo 300 com motor 1.5i Flex e câmbio mecânico (preço a partir de R$ 63.435) e 400 combinando o motor 120 VTi Flex Start à caixa de câmbio automática sequencial (preço a partir de R$ 68.515).

De maneira discreta e elegante, o Citroën Aircross Salomon poderá ser facilmente reconhecido nas ruas graças a detalhes de estilo e acabamento exclusivos. Monogramas Salomon estão presentes nas laterais (próximo aos espelhos retrovisores externos) e na tampa traseira. Nas laterais, destacam-se também os detalhes em cinza Grafito, como as capas dos espelhos retrovisores e as maçanetas, assim como a antena curta na traseira. Visto de frente, o Citroën AIRCROSS Salomon diferencia-se pelas molduras em cinza Antra no acabamento do para-choque e nas luzes diurnas de LED.

Todos os Citroën Aircross Salomon também são equipados com rodas de liga leve 16” Buggy Diamantada. O cliente pode escolher entre quatro cores: Blanc Banquise (branco sólido), Gris Grafito (cinza metálico), Blanc Nacré (branco perolizado) e Rouge Rubi (vermelho metálico). No interior, o grafismo Salomon é aplicado no painel de bordo, próximo à saída de ar do lado direito. Nas unidades em Blanc Nacré, a moldura do painel também será branca.


Completas, ambas as versões trazem de série direção elétrica, suspensão elevada, barras de teto longitudinais; controle elétrico dos retrovisores externos, vidros dianteiros e traseiros; computador de bordo, além de contar com a moderna central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas e rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar. “Trata-se de uma série especial exclusiva e com grande número de conteúdos de série, trazendo o look similar ao das versões topo de linha do Aircross”, destaca Nuno Coutinho, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.

Tecnologias a serviço do bem-estar a bordo

Por meio da tela central tátil de 7 polegadas, é possível manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário. O painel do modelo oferece, ainda, os seguintes recursos:

- MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);
- Duplicação da tela do Smartphone na tela da central multimídia;
- USB 2.0 input com corrente de 1A;
- MyCitroën: um aplicativo gratuito, simples e intuitivo para prolongar a experiência de condução no seu smartphone, com a tranquilidade de ter controle de consumo, localizador de veículos, navegação e muito mais.

Comportamento dinâmico

O Citroën Aircross Salomon pode ser equipado com duas opções de motorização, 100% adequadas às necessidades dos consumidores. São elas:

- 1.5i Flex: que privilegia o baixo consumo e a eficiência de utilização, mas sem abrir mão do prazer ao dirigir. Este motor desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já estão disponíveis a apenas 2.000 rpm.


- 120 VTi Flex Start: referência de tecnologia, desempenho e dirigibilidade, oferece uma potência de 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Além da tecnologia - que elimina, por exemplo, o reservatório de gasolina situado no compartimento do motor -, uma das maiores virtudes deste motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. Aliás, 80% do torque já estão disponíveis a partir de 1.500 rpm. Este motor estará sempre associado à caixa de câmbio automática sequencial com paddle shift.

* Press Release/PSA Peugeot Citroën.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

>>> GALERIA #0016


Mack C609 (1965)











***