Renault Master 2012 chega com equipamentos de série mais baratos
A Renault apresentou no final de junho a linha 2012 de veículos utilitários com uma nova versão do Master: o minibus L3H2 Executivo, com chassis longo e teto alto. Além da disponibilização de mais itens de série, outro destaque da nova linha é o reposicionamento de preços. Isso fez com que, por exemplo, a inclusão do trio elétrico custasse apenas R$ 500,00 a mais no preço dos veículos, ao invés dos R$ 1.700,00 de antes quando era oferecido opcionalmente.
Outros preços que caíram foi o do Pack Climatização e do Pack Segurança. O Pack Climatização, que inclui ar condicionado dianteiro e traseiro, passa de R$ 9.300 para R$ 8.700. O Pack Segurança, composto de freios ABS e airbag duplo, cai de R$ 4.300 para R$ 2.900.
“Estamos investindo em uma linha de veículos utilitários que tem na versatilidade, robustez e baixo custo de manutenção as suas principais características”, destaca o vice-presidente Comercial da Renault do Brasil, Gustavo Schmidt.
Todas as versões do Master são equipadas com o motor diesel 2.5 dCi 16V, que tem cabeçote de alumínio e sistema Common Rail. O Master desenvolve a potência máxima de 115 cv (3.500 rpm) e 29,6 kgfm de torque (1.600 rpm).
O segmento de comerciais leves está em expansão no País, e o ritmo de crescimento da Renault está acima da média nacional. Em 2010, por exemplo, a Renault comercializou 31.206 unidades, e a previsão para 2011 é de 52.067 veículos, um significativo crescimento de 67%. No segmento de furgões, o Master deve responder esse ano por 18% de participação da sua faixa de mercado; já o Kangoo Express deve ficar com 9% na sua categoria.
MINIBUSO novo modelo Master Minibus L3H2oferece um grande número de itens de série e alto padrão de conforto, conforme exigência do público para o qual é destinado, e chega ao mercado com duas opções de bancos: fixos revestidos de curvim automotivo ou reclináveis com revestimento misto, curvim e tecido.
De acordo com Alexandre Oliveira, diretor de vendas a empresas da Renault do Brasil, o Master Minibus L3H2 é o único da categoria com bagageiro de 1.700 litros, por causa da posição elevada da última fileira de bancos. Entre os diversos outros itens de série, destacam-se a direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, regulagem de altura dos faróis e terceira luz de freio (brake light). O preço do novo veículo é de R$ 127.600,00. Frotistas podem conseguir um desconto de até 20%.
A exemplo dos demais modelos transformados da Renault, o Master Minibus L3H2 oferece todos os benefícios da garantia original de fábrica e a mesma facilidade de financiamento, já que o cliente fatura o veículo completo, evitando dois financiamentos, o do carro e o da adaptação.
* Ralfo Furtado/Revista Carga Pesada.