sexta-feira, 26 de junho de 2020

>>> LINK DA SEMANA


Volkswagen Passat Perua, um sonho dos anos 80 para quem podia pagar...

*** 

>>> FIAT STRADA 2021


Fiat lança Nova Strada e reinventa, mais uma vez, o segmento de picapes no Brasil

Em épocas de grandes mudanças, a Fiat se preparou para novos tempos. E a Nova Strada é o mais recente lançamento que aponta a marca nessa direção. Em sua segunda geração, a picape compacta evoluiu por completo para manter sua liderança de duas décadas de mercado.


A chegada da Nova Strada destaca a especialização da Fiat como fabricante de picapes para todo tipo de uso. Um dos maiores méritos do projeto foi de manter as qualidades pelas quais o veículo sempre foi reconhecido – versatilidade, qualidade, confiança, robustez e custo-benefício no uso de trabalho – para atender também o consumidor que deseja um veículo moderno, tecnológico e seguro para a família e o lazer. Por isso, a marca inova, uma vez mais, ao apresentar a inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros.


Com a Nova Strada e a picape Toro, a Fiat conta com os dois veículos mais vendidos do Brasil no segmento de comerciais leves. No importante segmento das picapes (12,9% dos veículos comercializados no país em 2019), os dois modelos somados colocaram a marca com 41,4% das vendas na categoria no ano passado. Isso significa que, de dez picapes vendidas no país, quatro são da fabricante instalada em Betim (MG). Os números robustos da picape compacta fizeram com que sua produção batesse o recorde de um milhão de unidades em 2014. Já são mais de 1,5 milhão de exemplares da Fiat Strada vendidos até hoje e, no ano passado, o modelo bateu seu recorde histórico de vendas com 58,2% de participação no segmento.

Design inovador

O visual da Nova Strada está em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat. Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro – vencedor de cinco prêmios nacionais e internacionais de design, inclusive o cobiçado Red Dot Award – o modelo tem identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o desenvolvido foi realizado no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).


Sua forte presença é marcada por uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). O conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente. Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo.




Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma impressão visual de presença muito marcante.

Nova base de desenvolvimento

A total renovação da Nova Strada 2021 começa com a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. Com 10% a mais em rigidez torcional, o modelo aumentou sua já reconhecida resistência e durabilidade estrutural. Isso se deve à utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (under body), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética.


Por meio da plataforma MPP, também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro.


Agora a Nova Strada tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria. Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus. A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. Todos esses números demonstram a grande versatilidade e a desenvoltura ampliada da nova picape para qualquer situação de uso.



E por falar em versatilidade, a Fiat trouxe mais uma inovação para a Nova Strada. A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo. O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.

A utilização da plataforma MPP permitiu ainda outras melhorias, a exemplo do diâmetro de giro de apenas 10,7 m, o melhor da categoria. Além disso, a nova plataforma abriga uma moderna arquitetura eletrônica, garantindo novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento, presentes somente em veículos de segmentos superiores.

Tecnologia de ponta

A moderna plataforma MPP permite uma arquitetura com equipamentos sofisticados. Como itens de série em todas as versões, a Nova Strada recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+).


Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.


O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.


As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

Outro grande destaque é a nova central multimídia Uconnect 7”, um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do Brasil. Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e é o mais intuitivo, funcional e amigável do mercado, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.

A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

A Nova Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).

Interior funcional

Além do visual imponente e de todas as evoluções técnicas que a Nova Strada apresenta, o desenvolvimento da nova picape levou em consideração a praticidade que os clientes esperam encontrar em seus deslocamentos nos centros urbanos.


Para aumentar o conforto a bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com conforto.

As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes.


Além do maior espaço interno da categoria, o conforto também é garantido pelo baixo índice de ruídos, graças à plataforma MPP, que propiciou a instalação estratégica de material fono-absorvente. Contribui para o silêncio a suavidade de funcionamento do moderno motor 1.3 Firefly.


Outro fator de grande conforto a bordo está no sistema de ar-condicionado, redimensionado especialmente na nova geração da picape, para climatizar a cabine de maneira uniforme para todos os ocupantes.

Segurança exemplar

A segurança da Nova Strada é garantida pelo desenvolvimento do projeto mais moderno já realizado em torno de uma picape compacta no Brasil. São as novas suspensões que asseguram ótima estabilidade e dirigibilidade, direção com assistência elétrica progressiva (mais direta com o aumento de velocidade), faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, além de recursos eletrônicos de última geração, como os controles de estabilidade, tração avançado (TC+) e assistente de rampa, que facilita a partida em subidas íngremes.

Além desses equipamentos, a Nova Strada conta com estrutura reforçada, que foi sistematicamente testada no Safety Center da FCA Latam, em Betim (MG). O veículo foi avaliado em crash tests convencionais, inclusive com um inédito teste de impacto lateral contra poste.

Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes.

A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil. Ainda assim, a Nova Strada foi mais longe e toda a sua área frontal recebeu cuidados especiais de proteção ao pedestre. O indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.

Mopar: garantia de 3 anos e ampla lista de acessórios

Um veículo tão significativo e com tantas evoluções como a Nova Fiat Strada não poderia ficar sem um programa de pós-vendas à altura. Por isso, a Mopar, marca de peças, acessórios, serviços e atendimento ao cliente da FCA, preparou uma série de novidades para aprimorar a experiência do consumidor da picape.


A começar pela garantia de fábrica que, pela primeira vez na história do modelo, passa a ser de 3 anos, com a possibilidade de adquirir um dos planos da Garantia Adicional Fiat de 12 ou 24 meses, para chegar a até 5 anos de cobertura. E o mais importante: essas opções – plano Amplo, com mais de 10 mil itens de cobertura, e plano Motor e Câmbio, focado em itens essenciais – podem ser adotadas inclusive por clientes profissionais, uma exclusividade na categoria.


O plano de revisões da Nova Strada é o mais competitivo do segmento e por isso também se destaca. Nas versões com motor 1.3, por exemplo, o valor das três primeiras revisões é de R$ 1.284, 27,3% mais baixo que o da principal concorrente. Quando se analisa o trio de revisões iniciais das versões com propulsor 1.4, o custo total é de R$ 1.336, 22% a menos do que na mesma rival em versão equivalente.


Outra área que recebeu muita atenção da Mopar foi a lista de acessórios. Há mais de 50 itens originais para personalizar a nova Fiat Strada, dos quais quase metade é inédita para o modelo. Alguns acessórios que já fazem sucesso na Fiat Toro agora estão disponíveis para a picape mais vendida do Brasil.


Entre as novidades há estribos laterais, santantonio, engate para reboque, divisor de caçamba, suporte de bicicleta, bolsas de caçamba, suporte para escada e até suporte interno de estepe, para aproveitar ao máximo o espaço de carga da cabine Plus. Seja para deixá-la mais capaz para o trabalho ou apenas para torná-la mais atraente, nunca foi tão fácil montar uma Strada na medida da necessidade do consumidor.

Opcionais

A gama da Nova Strada dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão Endurance tem: Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura); Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional); e Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento).

A versão Freedom apresenta o seguinte pacote de opcionais: Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento). A versão Volcano tem como opcional roda de liga leve 16 polegadas.

* Press Release/Grupo FCA.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

>>> GALERIA #0055


Ford Condor II Motorcoach (1972)

















***

>>> VOLKSWAGEN NIVUS


Chegou o Nivus, o novo carro da Nova Volkswagen

O Nivus chegou. Chegou para inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro. Chegou para inovar em termos de conectividade e design. Chegou para ser o novo carro da Nova Volkswagen. Sucesso em todo o mundo, o Nivus chega às concessionárias de todo o Brasil no início de agosto, com uma gama enxuta de versões, preço extremamente competitivo e excelente performance para uma nova geração de consumidores.


“O Nivus é o coração da Nova Volkswagen. Daqui do Brasil, projetamos um carro global, para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo”, destaca Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. “Por isso, a chegada às concessionárias no Brasil, programada para o início de agosto é motivo de orgulho e otimismo para todos nós”, completa. Fabricado na planta da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus é um personagem fundamental na maior ofensiva de produtos da Volkswagen na América Latina.

“Totalmente desenvolvido na América Latina, o Nivus começou a ser produzido no dia 8 de junho, seguindo a programação inicial de lançamento no mercado. Todas as nossas fábricas da Volkswagen no Brasil e na Argentina já retomaram a produção de forma gradativa, respeitando todas as normas de segurança de combate à pandemia”, ressalta Di Si.

Gama simplificada e preços competitivos. Primeiro ‘smart car’ do País, o Nivus tem uma oferta enxuta e de baixa complexidade, tanto de versões quanto de opcionais. O seu ‘New Volkswagen’ será oferecido nas versões Comfortline 200 TSI por R$ 85.890 e na versão Highline 200 TSI por R$ 98.290. Ambas equipadas com elevado nível de itens de série voltados para o conforto, comodidade e segurança, sem abrir mão das características visuais marcantes do modelo.

“O Nivus é uma combinação de sucesso do design cupê arrojado com apelo esportivo, versatilidade e posição de dirigir um pouco mais alta. Tudo isso faz com que esse carro complete ainda mais o nosso portfólio, criando um segmento completamente novo no mercado.”, explica Gustavo Schmidt, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen América Latina. “Com o Nivus, nosso foco é o cliente com idade média entre 30 e 35 anos, ligado a esportes, tecnologia, games, música, carros, gastronomia, viagens e pets. Esses são os vibrant millennials!”, detalha Schmidt. Não é à toa que o Nivus será o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que também será produzido e comercializado no mercado europeu a partir de 2021.

Muito conteúdo desde a versão de entrada

Além do consagrado motor 200 TSI e da transmissão automática de seis marchas, o Nivus traz de série em todas as configurações direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função ‘Coming & Leaving home’ e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.


Para a versão topo de linha Highline, que chega completa, oferecendo apenas a cor como opcional, o nível de features impressiona, colocando o Nivus como referência em conteúdo. Ela traz de série o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veículo no Brasil. Também é equipado com sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, revestimento dos bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com ‘shift-paddles’, o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha.

A cereja do bolo fica por conta da “Ilha digital”, a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil com foco no consumidor local. E itens de série no Nivus Highline. O VW Play é uma incrível tela temperada anti-risco de altíssima resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. Destaque para a conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP ‘Meu VW’ pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros. É uma experiência inédita de uso do infotainment como um tablet a bordo.

Outra excelente notícia é que o VW Play está disponível também como opcional para a versão Comfortline, que vem de série com o sistema de infotainment Composition Touch, em tela de 6,5 polegadas. O VW Play faz parte de um único opcional disponível para o Nivus, o pacote ‘VW Play & Tech’, que além da moderna central de infotainment, agrega também o ACC, sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento frontal e volante multifuncional revestido em couro com ‘shift-paddle’. Tudo isso por R$ 3.520.

Série especial de lançamento

Para celebrar a estreia mundial do Nivus, a Volkswagen preparou uma série especial, a Launching edition. Baseada na versão topo de linha Highline 200 TSI, o modelo vem nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, com teto e espelhos retrovisores em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e belíssimas rodas de liga leve de 17 polegadas Cassino Dark com acabamento diamantado. A diferença fica por conta dos apliques laterais e do para-choque traseiro, e rack de teto, que na opção Vermelho Sunset são em chrome effect e prata, respectivamente, e na versão Cinza Moonstone assume as cores Preto Ninja e preto.


O lineup do Nivus contará com seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. Estas duas últimas criadas exclusivamente para o modelo.

Confiável, eficiente e com excelente aceitação entre os clientes de Polo, Virtus e T‑Cross, o motor 200 TSI Total Flex (família EA211) equipa as duas versões do Volkswagen Nivus, proporcionando acelerações e retomadas vigorosas. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, este propulsor gera até 128 cv (94 kW) de potência e excelente torque de 20,4 kgfm (200 Nm) já a partir de 2.000 rpm. O resultado é um Nivus extremamente ágil e esperto a todo momento. O motor 200 TSI está acoplado à consagrada transmissão automática de seis marchas (AQ250).

Em números, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, o seu ‘New Volkswagen’ obteve, conforme normas do INMETRO, 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol).

A suspensão também foi totalmente desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. E por entregar uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição muito confortável ao volante. O Nivus é 27,5 mm mais alto que o Polo, sendo 10 mm da suspensão e mais 17,5 mm do conjunto roda/pneu. Dessa forma, o vão livre do solo do Nivus é maior que o do Polo, o que permite superar lombadas com maior facilidade. Destaque também no Nivus para as regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção, proporcionando excelente posição de dirigir.

Segurança de segmento premium

Segurança é uma das premissas obrigatórias nos carros da Volkswagen. E com o Nivus não é diferente. O resultado deste empenho envolvendo diversas áreas da empresa resultou em um veículo recheado de recursos tecnológicos de segurança ativa e passiva. Algumas delas encontradas apenas em veículos de segmentos superiores.

A grande novidade é o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista determinar a velocidade que deseja trafegar e a distância que quer manter em relação ao veículo à frente. A partir destes parâmetros, o Nivus acelera e freia automaticamente em função do tráfego.

Atrelado ao ACC está o monitoramento frontal de veículos e o sistema de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), que evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando automaticamente (sem qualquer interferência do motorista) o veículo ao identificar um risco iminente de acidente. Em velocidades superior, o sistema também atua com o propósito de evitar danos físicos maiores aos ocupantes.

Importante destacar que tanto no caso do ACC quanto do AEB, a responsabilidade pela segurança do veículo permanece com o motorista. Por isso, a atenção é fundamental. Caso o motorista demonstre sinais de cansaço, o Nivus dispara um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, por meio do Detector de Fadiga, após a análise de uma série de parâmetros, que o condutor pode estar cansado e que precisa, de repente, de um pit-stop para tomar um café e recuperar a atenção ao volante.

Outro recurso importantíssimo, e que está presente no Nivus, é o Post Collision Brake. Este sistema reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisões sequenciais.

O Nivus é produzido sobre a multifacetada Estratégia Modular MQB, presente nos modelos Polo, Virtus, T‑Cross, Jetta, Passat e Tiguan Allspace. Sua incrível flexibilidade é um dos vários recursos que tornam o Nivus um veículo de versatilidade única no mercado brasileiro. Destaque para o porta-malas, com capacidade para 415 litros, número superior ao dos hatches médios e até mesmo de alguns sedãs. Suas medidas permitem o transporte de cargas volumosas, assim como a amplitude da abertura de sua tampa facilita o acesso ao compartimento com grandes objetos.

O espaço interno é outra virtude do Nivus. Com 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de distância entre-eixos, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura, o crossover coupé de personalidade única e marcante transporta até cinco ocupantes com muito conforto para pernas, joelhos, ombros e cabeças.

O Nivus não chega para ser apenas mais um na imensidão. Lindo, versátil, moderno e conectado, o seu ‘New Volkswagen’ já é um sucesso em todo o mundo e chega às concessionárias com atributos para conquistar os brasileiros. Afinal, o Nivus é o novo carro da Nova Volkswagen!

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

>>> IMAGEM DA SEMANA

2020 Volkswagen Arteon Shooting Brake

***

>>> BMW X5 M50i


BMW lança o novo X5 M50i no Brasil

A BMW confirma para o mês de agosto a chegada ao Brasil do novo SUV BMW X5 M50i. Fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, o modelo é concebido pela BMW M, divisão responsável pelo desenvolvimento das versões de alta performance do BMW Group. O X5 M50i chega para ampliar as opções de escolha dos clientes dentro da família M com valor de R$ 628.950.


O modelo será atendido sob demanda na rede BMW de todo o Brasil e nas lojas oficiais da BMW no Instagram e Facebook. “Tecnologia, conectividade, potência, design e atitude caracterizam este SUV”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW Brasil. “A opção amplia o poder de escolha e atende pedido de clientes para uma versão mais potente com motorização gasolina”, reforça o executivo.

O BMW X5 M50i oferece aos usuários os mais avançados sistemas assistentes de condução semiautônoma, fortalecendo aspectos como conforto, alta qualidade da experiência de dirigir e a interação entre o motorista e o veículo por meio de tecnologia acessada com praticidade e simplicidade.

Outro diferencial é o Connected Drive, que mantém o veículo conectado à internet o tempo todo sem custos adicionais ao usuário. A tecnologia permite acesso em tempo real a uma vasta gama de recursos, tais como informações de trânsito, acesso à plataforma de aplicativos e integração com smartphones.

O novo SUV da fabricante alemã dispõe também de diferenciais como Gesture Control, que permite ao motorista e passageiro dianteiro controlarem funções do veículo com gestos; Live Cockpit com reconhecimento de voz para comunicação com assistente pessoal inteligente que utiliza inteligência artificial; e Night Vision, recurso capaz de identificar, com antecedência, pedestres e animais na pista e auxiliar o condutor na tomada de decisões em situações de pouca visibilidade.

Powertrain

O mais novo integrante da família M vem equipado com um V8 de 4.4L que responde com grande sensibilidade ao acionamento do acelerador. A potência advém de um bloco de oito cilindros, de 4.395cm3, 530 cv e torque de 750 Nm.


O conjunto mecânico dispõe ainda de tração integral e uma transmissão automática esportiva com shift paddle de oito velocidades. Esta configuração é responsável por impulsionar o SUV da inércia aos 100km/h em 4,3 segundos, além de permiti-lo alcançar 250km/h como velocidade final.

Para frear o ímpeto do novo X5 M50i são utilizados freios esportivos M, que oferecem o máximo desempenho. O sistema de tração e o diferencial M Sport aumentam as propriedades dinâmicas laterais e longitudinais do veículo. As rodas são de liga leve M V-Spoke, de 22” e os pneus medem 275x35 na frente e 315x30 atrás.

Equilíbrio e agilidade são garantidos por intermédio da suspensão adaptativa M, que se ajusta ao estilo de condução do veículo por meio de um seletor localizado no console central.

Tecnologia embarcada

O BMW X5 M50i agrega a tecnologia Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. O sistema inclui funções como alerta de mudança de faixa; alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro; assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral e alerta de evasão. Já o Parking Assistant Plus utiliza câmeras e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro para medir os espaços e estacionar automaticamente. As manobras podem ser vistas em tempo real por meio das funções do Surround View: Top View, Panorama View e 3D View.

Por intermédio do BMW ConnectedDrive, os usuários têm à disposição recursos como chamada de emergência inteligente; BMW Teleservices; serviços BMW Online (portal de notícias, clima e aplicativos); serviços remotos (permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo por meio de smartphones Android e iOS); preparação para Apple CarPlay e informações de trânsito em tempo real. Outro diferencial é o BMW Concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana, que proporciona maior comodidade e a garantia de uma experiência única de dirigibilidade.


O BMW X5 M50i também conta com sistema Comfort Access 2.0 que permite o acendimento automático das luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima a três metros do veículo com a chave. O BMW Head-Up Display, por outro lado, possibilita a projeção de todas as informações necessárias para o condutor em seu campo de visão, a fim de que não se perca o foco no trânsito. As informações apresentadas variam desde rotas do sistema de navegação até avisos de Driving Assistant e velocidade do veículo.

Há também o recurso BMW Live Cockpit Professional, cuja interface se apresenta em duas telas: um display digital de 12,3” com tecnologia touch e o iDrive de 12,3”, além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais com controle de voz. O sistema também disponibiliza HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD.

Design

As linhas do BMW X5 M50i enfatizam a natureza exclusiva e esportiva do modelo, com generosas entradas de ar no para-choque dianteiro para atender a demanda de refrigeração do propulsor V8. Também são destaques os designs exclusivos das soleiras laterais, para-choque traseiro e do rack de teto e molduras da janela em High-Gloss Shadow Line.

O novo BMW X5 M50i traz como destaque no conjunto óptico faróis a laser BMW Laserlight, com um facho de luz com alcance de até 600 metros. O SUV desembarca ainda com seis opções de pintura externa: Branco Alpino, Branco Mineral, Carbon Black, Preto Safira, Cinza Arctic e Azul Phytonic.

Conforto

O modelo é ofertado com quatro opções de revestimento, todas em couro merino, nas tonalidades Ivory/ Preto, Preto/ Preto, Café/ Preto e Cognac/ Preto. Entre os itens de conforto destacam-se bancos dianteiros Comfort com ajustes elétricos e aquecimento, ar condicionado digital com controle de quatro zonas e porta-copos com refrigeração e aquecimento. O volante – da linha M – em couro e o painel de instrumentos revestido em couro Walknappa também saltam aos olhos.

Outro destaque no interior é o sofisticado sistema de som premium assinado pela Bower & Wilkins que mantém uma qualidade de som constante e uníssona em todos os assentos do veículo.

* Press Release/BMW Group.

>>> EMPRESA PIONEIRA



Primeiro veículo elétrico da Skoda foi um caminhão de cerveja em 1939


Fundada em 1895, a Skoda é uma das mais antigas montadoras de automóveis do mundo e, desde seus primeiros anos, vem experimentando eletricidade e outros combustíveis alternativos.


Seu primeiro híbrido gasolina/elétrico ganhou vida em 1908, quando os fundadores Vaclav Laurin e Vaclav Klement procuraram Frantisek Krizik, o homem que projetou o sistema de bondes de Praga, na República Tcheca, que funciona até hoje.

1908


Krizik pegou um protótipo L&K tipo E e construiu um sistema único que usava um motor a gasolina e um motor elétrico. Lembre-se, isso foi há mais de um século, então a tecnologia da bateria que permitia que a energia fosse armazenada ainda não havia sido inventada, mas, apesar da construção rudimentar, deu aos engenheiros um importante salto à frente.

Trinta anos depois, em 1938, próximo da Segunda Guerra Mundial, as importações de petróleo estavam ameaçadas e a Skoda precisava encontrar uma maneira de manter o fluxo de suprimentos. Assim, eles construíram um caminhão de cerveja elétrico que poderia entregar o produto da fábrica em Pilsen aos bares e restaurantes da cidade. Tinha um banco de baterias recarregáveis ​​de chumbo-ácido montadas no chassi e podia transportar até 6,614 libras (3 toneladas) de cerveja. O caminhão entregou cerveja por muitos anos, de acordo com registros da fábrica.

1919

Um caminhão movido a carvão foi desenvolvido em 1919, com um grande queimador de madeira na parte traseira, provando que a tecnologia funcionava, mas, como era considerada muito complexa para a produção, foi abandonada até o final da década de 1930 e o início da década de 1940, quando a Skoda revisitou a tecnologia.

Os engenheiros da empresa conseguiram incorporar um gerador de gás de madeira que poderia converter madeira e carvão vegetal em gás utilizável para alimentar o motor de combustão interna. Vários protótipos rápidos foram feitos em 1942, e eles tinham conversores de gás de madeira integrados montados no pára-choque dianteiro, cercados por guarnições falsas para fazer com que se misturassem.

1942

Os empreendimentos da Skoda em veículos elétricos continuaram nos anos 90. Em 1992, uma versão elétrica do modelo Favorit foi construída. Foi apelidado de Eltra 151 e foi amplamente financiado por uma comissão de um importador suíço, que planejava vendê-lo em toda a Europa. Tinha um banco de 14 baterias de chumbo-ácido de 6 Ah de 190 Ah que alimentavam o motor elétrico de 21 HP (21 PS / 15 kW) e mantinham a transmissão regular do modelo, exceto a quinta marcha. Tinha um alcance de condução de 64 a 97 km e podia atingir uma velocidade máxima de 80 km/h. A recarga pode ser feita usando um plugue doméstico padrão.

O Eltra 151 foi seguido por uma versão de coleta encomendada pela mesma empresa suíça e vendida em todo o mundo, incluindo a Califórnia. Nove desses carros foram trazidos de volta à República Tcheca pelo serviço postal e foram usados ​​em locais diferentes por alguns anos.

Skoda Enyaq iV

Os fortes laços da Skoda com o mundo elétrico dos carros continuarão no próximo ano, com o Enyaq iV . O SUV de emissão zero é quase tão grande quanto o Kodiaq de médio porte e será lançado em quatro versões, três com tração traseira e o modelo 302 HP RS AWD, que contará com dois motores elétricos e uma bateria de 82 kWh. O modelo de longo alcance é esperado com um alcance de até 310 milhas (500 km) com uma única carga.

***